sábado, 22 de agosto de 2009

Crônica


Sobre as escolhas

Celia Musilli*

Recado aos pessimistas: “Eu sei que a realidade é horrível, mas é o único lugar onde posso encontrar um bom filé.” (Woody Allen)

Recado aos otimistas: “Tudo passa. Chuva passa, tempestade passa, até furacão passa. Difícil é saber o que sobra.” (Millôr Fernandes)


Quanto a mim, não compartilho da opinião dos pessimistas, isto deixa a realidade pior do que já é. Tampouco faço coro com os otimistas, que fabricam alegria como se a vida fosse um livro de auto-ajuda. São coisas diferentes. É preciso vivenciar cada momento, sem disfarces. Compreendendo os recados e nuances da tristeza e da felicidade.
A todo momento, passamos por experiências e somos levados a fazer escolhas, sem conhecer o futuro. A tendência é ficar com o que parece "lógico", fugindo das revoluções. Mas justamente aquilo que parece difícil, ou até impossível, é o que nos faz sentir mais vivos. E o que seria da vida sem os riscos? Por isso eu mergulho. Sou uma escafandrista até o fim. Muitas vezes, no fundo, vejo estrelas do mar que jamais se revelariam num mundo de superfícies.

* Célia Musilli é jornalista e escritora e escreve para a Folha de Londrina

4 comentários:

Seja cuidadoso com os seus comentários. Ofensas e agressões pessoais não serão aceitas.