terça-feira, 13 de outubro de 2009

Novo sistema de cobrança eletrônica

Entra em operação na próxima segunda-feira o novo sistema de cobranças eletrônicas proposto pela Federação Brasileira de bancos (Febraban). Chamado de Débito Direto Autorizado (DDA), o serviço permitirá ao cliente de banco (pessoa física ou jurídica) consultar suas contas por meio da internet, telefone e caixa eletrônico, dispensando a entrega de boletos impressos por correio.
Para utilizar o novo serviço, primeiro é preciso pedir o cadastramento no seu banco. Antes de enviar um boleto, a instituição financeira responsável pela cobrança vai verificar se o cliente está no DDA e, caso estiver, mandará a cobrança para o sistema eletronicamente. Seu banco vai consultar o sistema e disponibilizar os boletos, que poderão ser pagos ou não por meio da internet, telefone ou caixa eletrônico.
Na primeira fase de operação, só serão incluídos no DDA boletos de cobrança, como plano de saúde, mensalidade escolar, condomínio, financiamento, etc. Ficam de fora o pagamento de impostos como IPTU e IPVA e contas de água, luz, gás e telefone. Caso opte por não pagar até a data de vencimento, o boleto deverá ser impresso e pago no banco emissor.
De acordo com o Procon-SP, o consumidor não é obrigado a aderir ao DDA e ao utilizar o sistema deve ficar atento às confirmações de pagamento. No caso de não emissão do comprovante, deve informar a instituição financeira onde efetuou o pagamento. Para problemas de cobrança, o procedimento para reclamações é igual ao de um boleto: é preciso questionar a empresa emissora e, se não houver resolução, procurar um órgão de defesa do consumidor.

Fonte: Portal Terra

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO