segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Zoom

Foto de Marques Tavares Carlos intitulada "Adormecer em um leito colorido"

Leia mais...

Presente do Passado



"Anak" (palavra filipina que significa "criança") é uma das canções mais famosas de Freddie Aguilar, cantor filipino. A música se tornou um sucesso mundial e foi lançada em 56 países e em mais de 26 diferentes línguas estrangeiras. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias.

Leia mais...

Do fundo do baú

Publicado na revista "O Cruzeiro" em 1929

Leia mais...

MEC avalia instituições de ensino superior

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o desempenho das instituições de ensino superior avaliadas no IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição). Foram avaliadas 2.000 universidades, sendo que apenas 21 obtiveram nota máxima. A maioria, 884, obteve nota 3 no IGC --a escala vai de 1 a 5--, o que representa satisfatório. Das 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3, informou o MEC. O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação.
A nota da prova é um dos fatores que compõem o CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas "variáveis de insumo", que consideram corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.
A UEM, assim como a UEL obteve nota 4 no IGC. Veja tabela completa aqui.

Leia mais...

Calcule sua aposentadoria

O site da Previdência Social oferece um dispositivo onde o segurado pode calcular sua aposentadoria por tempo de contribuição. O simulador desconsiderada a contagem para contribuição especial, ou seja, exercícios sujeitos a condições especiais que sejam prejudiciais à saúde ou integridade física do trabalhador. A consulta pode ser feita por qualquer segurado do INSS. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e a idade mínima. O cálculo não serve para a aposentadoria integral, onde o tempo de contribuição já é estabelecido: 35 anos para homens e 30 para mulheres.
Passo a passo:
No último parágrafo do texto há a seguinte pergunta: "Você deseja SIMULAR a Contagem de Tempo de Contribuição?". Clique em cima de "Contagem de Tempo de Contribuição", onde existe um link. Selecione o tipo e o número do documento e clique em "Continuar". Veja se as informações correspondem e clique novamente em "Continuar". Selecione o período e clique em "Calcular". Acesse aqui.

Leia mais...

Macaulay nega paternidade

O ator Macaulay Culkin negou ser o pai biológico de Prince Michael II, filho caçula de Michael Jackson. O assessor de imprensa dele disse ao site TMZ que isso era tão ridículo que nem merecia ser discutido.

Leia mais...

UEM - Vestibular de Verão

A partir de amanhã (01) até 21 de setembro as inscrições podem ser feitas para o vestibular de verão da UEM. São 1582 vagas com 333 reservadas ao Sistema de Cotas Sociais. As vagas estão distribuídas em 48 cursos de graduação e 333 são direcionadas a alunos que realizaram seus estudos integralmente no ensino público e que possuem renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional. Maiores informações no site www.vestibular.uem.br. Já, as inscrições para o vestibular à distância terminam dia 03 (quinta-feira).

Leia mais...

Moda primavera-verão






Cores quentes e estampas
A primavera está chegando. E com ela o calor, as flores, o desabrochar da vida. Para combinar com esta estação os estilistas sugerem modelos com detalhes poderosos, fluidos, estampados, assimétricos e coloridos. A moda é entrar na nova estação com conforto e abusar da feminilidade nas produções.

Leia mais...

Presente do Passado



Jorge Mautner canta "Positivismo", música irreverente que mistura história e política

Leia mais...

Mínimo deve subir para R$ 507

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo informou hoje que o salário mínimo deve subir para R$ 507 em 2010. Segundo ele, esse valor consta da proposta orçamentária do governo que será entregue às 18h30 no Congresso.

Leia mais...

Amar é...

Tudo já foi dito sobre o amor. Ele já foi cantado em versos e prosa durante milênios. Mas nunca é demais falar sobre esse nobre sentimento, que move o mundo, que nos transforma, que nos dá felicidade e também nos faz sofrer na mesma proporção. Amar é compreender, aceitar, cuidar, proteger. Amar é não pedir explicação quando a outra parte deixa de te amar, afinal em coração não se manda, portanto é respeitar. Amar é querer o bem da outra pessoa mesmo que ela não te ame, não te queira. Amar é um estado de espírito e eu prefiro morrer de amor que perder a capacidade de amar, pois como disse o grande poeta Fernando Pessoa “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

Antonio Santiago

Leia mais...

Charge


Leia mais...

Novo viaduto não atenderá Sarandi

Foi anunciada hoje por Ulisses Maia, chefe do gabinete do prefeito, a construção de um novo viaduto no cruzamento da Avenida São Judas Tadeu. Segundo ele, o contorno mais próximo fica distante e a população seria prejudicada, pois teria que se deslocar a uma distância muito grande. No entanto, para Alfredo Perez de Souza, presidente da Associação de Moradores de Sarandi, a construção do novo viaduto não resolve o problema da cidade, uma vez que fica a dois quilômetros daquele município. Hoje aconteceram protestos no Jardim Copacabana e Jardim Diamante em Sarandi. Os moradores desses bairros afirmam que a obra os deixará cercados, já que estão previstos poucos pontos para a entrada de carros, e que não foram consultados pela prefeitura durante a elaboração do projeto.

Leia mais...

Zoom

Foto de Paulo Penicheiro intitulada "Dividida em dois"

Leia mais...

Recanto Poético

O retrato fiel (Gilka Machado)

Não creias nos meus retratos,
nenhum deles me revela,
ai, não me julgues assim!
Minha cara verdadeira
fugiu às penas do corpo,
ficou isenta da vida.
Toda minha faceirice
e minha vaidade toda
estão na sonora face;
naquela que não foi vista
e que paira, levitando,
em meio a um mundo de cegos.
Os meus retratos são vários
e neles não terás nunca
o meu rosto de poesia.
Não olhes os meus retratos,
nem me suponhas em mim.

Leia mais...

Macaulay Culkin é pai do caçula de Michael

Mais uma notícia polêmica sobre Michael Jackson. Agora o tabloide “The Sun” afirmou que Macaulay Culkin, o astro do filme “Esqueceram de Mim” é o pai de um dos filhos de Michael. Segundo o jornal, Macaulay é pai do caçula Prince Michael II, cujo apelido é Blanket. O ator teria doado o esperma. Mack (apelido dado a Culkin por Michael) era uma das poucas pessoas em quem Michael realmente confiava. "Ele sabia que o amigo nunca o decepcionaria", disse uma fonte ao jornal.

Leia mais...

Presente do Passado



Rítmo cigano de Santa Esmeralda, famosa banda dos anos 70. Mesmo sendo longa vale a pena ouvir.

Leia mais...

Consumo responsável

Você sabia que 1/3 do que consumimos vai para o lixo. E com isso o Planeta vai sofrendo cada vez mais. Veja aqui dicas para ser um consumidor responsável.

Leia mais...

Criança mata pai nos Estados Unidos

Um menino de dez anos pode ser indiciado por assassinato nos Estados Unidos, acusado de ter morto o seu pai com um tiro da cabeça. Segundo algumas fontes, o garoto teria dito, em um telefonema, que atirou no pai porque ele era duro demais ao impor disciplina.Este não é o primeiro caso no país em que uma criança é acusada de matar o pai. Em novembro, um menino de oito anos foi acusado de assassinar o pai e outro homem no Estado do Arizona. Se o garoto for condenado pelo crime, a pena pode chegar a confinamento em um centro de detenção juvenil até os 21 anos de idade, disse a emissora de TV americana KRQE.

Leia mais...

Vanusa se defende

Tem um vídeo circulando na internet onde a cantora Vanusa aparece, supostamente alcoolizada, cantando o Hino Nacional. Ela, no entanto tem outra versão sobre o fato. Leia aqui.

Leia mais...

Troca, troca

Gugu Liberato estreou na Record ontem com média de 16 pontos no Ibope, enquanto Eliana que retornou ao SBT depois de anos teve 8 pontos de audiência. A Globo manteve o primeiro lugar com 22 pontos.

Leia mais...

Agosto: mês do cachorro louco está no fim

Priscila Trezza*

Teorias existem aos montes. É só buscar no Google. Desde explicações envolvendo a mitologia grega, a história romana, a época das navegações, até a vida sexual dos cães. Dizem que o nome do mês foi criado em homenagem ao imperador romano César Augusto, que deve ter ficado muito contente, pois sabemos como os imperadores romanos eram narcisistas.
Outra explicação para agosto ser um mês de azar teria surgido em Portugal, por volta de 1500, na época das grandes navegações. Grande parte das viagens começava em agosto e isso era péssimo para quem resolvia casar neste mês: ficava sem marido logo após a cerimônia. Quanto aos cachorros propriamente ditos, explica-se que há um aumento de cadelas no cio neste mês, e a cachorrada fica em polvorosa.
Difícil botar fé em qualquer uma dessas teorias. Afinal, quem há de saber com certeza de onde surge uma crendice?
Pessoalmente, não tenho muito afeto pelo mês de agosto. Dizem que é porque é o tempo do meu inferno astral, já que sou do signo de Virgem. Não creio em astrologia tampouco, mas parece que tudo dá errado neste mês. Talvez seja a fé na crendice que leve à falta de sorte. É como aqueles testes científicos com macumba. Pega-se um grupo de pessoas e divide-se em dois subgrupos: um sabe que será vítima de um “trabalho” e o outro, desconhece esse fato. É feito um “trabalho” para todos. O subgrupo que sabe passa um mau bocado, caem os cabelos, o corpo enche de berebas, acaba o namoro, brigam com o chefe. O grupo que desconhece segue a vida normalmente. Com o medo de agosto deve ser assim.
Hoje é 31, que bom. Lá vai ele por este ano.

*Priscila é fonoaudióloga

Leia mais...

'Até tu, Brutus"?

De onde veio a expressão "Até tu, Brutus"?
Uma pessoa trair a confiança de outra é algo tão antigo que é comum dizer uma frase com mais de 2 mil anos de existência na hora de mostrar surpresa com as atitudes de alguém: "Até tu, Brutus?" Segundo o professor de língua portuguesa Ari Riboldi, a frase remete a uma famosa história da Idade Antiga. No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. O complô resultou no assassinato do imperador a punhaladas pelo grupo de senadores. Na hora da morte, Júlio César reconheceu o filho entre os seus algozes e proferiu a frase. "Até tu, Brutus, filho meu?". "É uma frase célebre que, com o tempo, adquiriu um sentido simbólico", afirma Riboldi.

Leia mais...

E-mail, como usar corretamente

Andréa Piscitelli, professora da Pós-Graduação da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e do MBA do varejo da FIA (Faculdade Interação Americana), enumera os erros mais comuns no envio de e-mails. Confira quais são e como evitá-los. Além da objetividade, é preciso deixar claro dentro de que prazo se espera uma resposta. Formais demais e poucos objetivos. Ou muito informais, traduzindo a linguagem falada para a escrita. Esses são os principais problemas na redação dos e-mails trocados entre colegas de trabalho ou de empresas. A informação é da consultora

1- Pouca objetividade
A finalidade do e-mail deve estar clara desde o assunto da mensagem. Pense o que deve ser dito, que detalhes são imprescindíveis para o entendimento do pedido ou resposta e pronto. Se a mensagem precisar ser muito longa, talvez seja melhor uma conversa telefônica, que depois pode ser 'oficializada' por e-mail. Se o assunto for longo, evite parágrafos grandes e divida-os em tópicos de fácil leitura.

2- Excesso de informalidade na escrita
A rapidez e agilidade inerentes à comunicação por e-mail não justificam informalidade. O erro mais comum é abreviar palavras, como se tornou usual nos programas de comunicação rápida como MSN, Skype. Para evitar, lembre-se: não importa que tipo de comunicação está sendo feita e, sim, quem irá receber a mensagem. Também é necessário acentuar as palavras e, agora, de acordo com as novas regras ortográficas.

3- Escrever em letra maiúscula ou em negrito
Denota falta de educação. Caso faça parte da formatação dos tópicos explicados no e-mail, tudo bem. Mas jamais responda um e-mail escrevendo com letra maiúscula. Nem quando a conversa empaca. Se isso acontecer, passe a mão no telefone e explique o assunto.

4- Não informar o prazo
Além da objetividade ao explicar o assunto, é preciso deixar claro dentro de que prazo se espera uma resposta. Na comunicação via e-mail, espera-se que a resposta seja imediata, mas essa pode não ser a dinâmica da outra empresa ou talvez sua demanda pode não ser entendida como urgente.

5- Responder com cópia para todos sem necessidade
Nem sempre quando uma mensagem é enviada a um grupo, é necessário acompanhar as respostas também em grupo. Principalmente, quando as respostas são apenas para confirmar o recebimento do e-mail, informar entendimento da mensagem, ou seja, o famoso 'ok'.

Leia mais...

Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Trinta e um de agosto é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A esclerose múltipla começa com um distúrbio no sistema imunológico. Algumas células de defesa, que devem proteger o organismo, estranham-no e passam a destruí-lo. A camada de mielina é lesada. O dano à mielina, que tem como função conduzir os estímulos nervosos, impede a transmissão das mensagens entre o cérebro e o resto do corpo. Na maioria dos portadores, a doença provoca uma série de crises. Os sintomas podem ser discretos ou intensos, aparecer e desaparecer. Muitas vezes, as manifestações do mal são confundidas com outras doenças, menos graves, como labirintite. Os principais sintomas são: falta de coordenação motora, vertigem, dor facial, dormência, perda de visão, perda de audição, dor nos braços e desequilíbrio. Atualmente, o exame mais eficaz para reconhecer a esclerose múltipla é a ressonância magnética. Com ele, são notadas as lesões que surgem no sistema nervoso. A doença atualmente não tem cura, mas há medicamentos adequados que conseguem reduzir a intensidade dos surtos, tornar menos frequentes as ocorrências e oferecer boa qualidade de vida ao doente. Os remédios são distribuídos pelo serviço público de saúde e devem ser exigidos. O médico precisa sempre acompanhar o paciente para controlar possíveis efeitos colaterais. O tratamento também pode envolver: fisioterapia, terapia corporal, hidroterapia e exercícios físicos. Costuma acometer mais as mulheres e pessoas brancas (pessoas com genótipo caucasiano), com idade em média de 18 a 45 anos. No Brasil para cada 100 mil habitantes ocorrem 10 casos da doença.

Fonte: Hospital Santa Lúcia

Leia mais...

domingo, 30 de agosto de 2009

Simplicidade feminina

Por Danuza Leão*

Os homens não entendem as mulheres. Por que será? Elas são seres simples, e basta prestar um pouquinho de atenção para saber o que passa em suas mentes. Mas, como elas não costumam dizer o que sentem, e eles não costumam perguntar, permanece a incompreensão. Para começar, uma mulher precisa, acima de tudo, se sentir desejada o tempo todo. Nada lhe agrada mais do que entrar num restaurante e sentir que todos olham para ela. Mulher sente isso no ar, e tem mais: não é necessário que seja um homem ao qual ela dedicaria ao menos um minuto de seus pensamentos. Se uma mulher receber o galanteio de um feirante - não que eles sejam os reis da sutileza ou, aliás, por isso mesmo, se acha o máximo. E existem algumas que, quando estão com o moral baixo, vão dar uma volta no centro comercial da cidade, onde os homens são mais sensíveis ao charme feminino. Bem mais, seguramente, do que nos desfiles de moda. A obrigação de um homem é desejar a mulher que está com ele. Uma amiga me contou que se encontrou com um conhecido num avião e logo depois da decolagem ele perguntou, à queima-roupa, se ela queria transar com ele.


Ela - no mínimo pelo inesperado da pergunta - nem soube o que responder. Concluiu o cavalheiro: "Bem, eu já fi z minha obrigação, então não se fala mais nisso''. Um gênio, convenhamos.Uma das coisas que os homens não sabem, e jamais saberão, é como agir depois da primeira transa. Vamos supor que tenha sido na casa dele. Quando ela acorda e abre os olhos, a primeira coisa em que pensa é: "Ai, meu Deus, e agora?" Levanta-se na ponta dos pés, recolhe os sapatos, a bolsa, as meias, esquece os brincos, claro, e sai de mansinho para que ele não acorde. Nessa hora só quer chegar em casa. Depois de tomar um banho, a cabeça começa a clarear e ela não sabe se muda de cidade, só para não encontrá-lo. O telefone fica na secretária de medo que seja ele - Deus a livre. A noite chega e ela começa a ficar nervosa. Não quer vê-lo nunca mais, mas ele tinha obrigação de ligar. Mas nada. Ah, que ódio. Ela tenta justificar. Afinal, saiu sem nem deixar um bilhete. Mas, bem lá no fundo, ela não entende como, depois de tudo o que aconteceu, ele não entra porta adentro dizendo: "Eu tinha que te ver". Pelo sim, pelo não, põe um jeans, uma camiseta e faz um rabo-de-cavalo para bancar a simplesinha se ele aparecer. Mas nada. A coisa começa a ficar preta. A não ser que ele tenha sofrido um infarto, nada explica esse silêncio. Se ele não der uma demonstração rápida de que aquela ficará como a noite mais inesquecível de sua vida, por mais moderna e liberada que ela seja, vai odiar esse homem como só uma mulher é capaz. Ao mesmo tempo, daria tudo na vida para que ele telefonasse. Afinal, charmoso ele é. Mas, como seu prazo emocional está no limite, se ele ligar vai tratá-lo como se trata um cachorro. Elas são assim. Mas vocês, homens, ainda não aprenderam? Custa ligar? Nem que seja para dizer que ela esqueceu os brincos?

*Danuza Leão é cronista e autora de vários livros

Leia mais...

Vamos brincar de decorar?

Desenhe a planta e veja como fica o seu projeto de decoração. Acesse aqui.

Leia mais...

Recanto Poético

Ouvir Estrelas (Olavo Bilac)

Ora (direis) ouvir estrelas!
Certo...Perdeste o senso!
E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila.
E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas?
Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.

Leia mais...

Concurso para analistas

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou edital para selecionar 230 Analistas em Tecnologia da Informação. O cargo exige nível superior de escolaridade. Inscrições entre 21 de agosto e 11 de setembro. Remuneração de R$ 5,8 mil. O concurso é organizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio). Veja o edital aqui.

Leia mais...

Bananas assadas com calda de goiaba

Ingredientes:
6 bananas nanicas descascadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento
2 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal cortada em pedacinhos + um pouco para untar
1 xícara (chá) de geléia de goiaba
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
1/2 colher (café) de noz-moscada em pó
1 colher (café) de canela em pó + um pouco para decorar
1 colher (sopa) de sherry (ou outro licor alcoólico de sua preferência)

Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média (180ºC). Unte uma assadeira com manteiga e disponha as bananas, salpicando o açúcar mascavo e a manteiga por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 8 minutos. Retire o papel alumínio e deixe a banana dourar. Enquanto isso, leve ao fogo baixo uma panela com a geléia, o suco de limão, o gengibre, a noz-moscada, a canela e o sherry. Mexa de vez em quando por cerca de 5 minutos e desligue o fogo. Coloque a calda numa travessa, disponha as bananas, salpique a canela e sirva.

Leia mais...

Crianças morrem em bebedouro de gado

Dois irmãos de 3 e 5 anos morreram afogados em um bebedouro para gado próximo à residência onde moravam na manhã deste domingo, em São Vicente do Sul (RS). Segundo a Polícia Militar, as crianças foram encontradas pela mãe, que sentiu falta dos dois e saiu para procurá-los por volta das 11h30. Quando ela chegou ao local, eles já estavam mortos.

Leia mais...

Empate

São Paulo e Palmeiras empataram esta tarde no Morumbi. O clássico terminou sem gols e o empate favoreceu o Palmeiras que continua com quatro pontos na frente do seu adversário. O jogo marcou o reencontro do São Paulo com o técnico Muricy Ramalho.

Leia mais...

Presente do Passado

Para você que aprecia boa música, Mercedes Sosa e Pablo Milanez

Leia mais...

Já vai tarde

O domingo está indo embora e levando com ele a minha solidão. Isso me deixa mais feliz que senador agraciado com ato secreto. Mais umas músicas do Lenine e do Santana, e depois de saber o paradeiro do Belchior no Fantástico vou para os braços de Morfeu. E amanhã, recomeço tudo novamente! E se Deus ajudar, com muito sol e calor. Até o “argh” próximo domingo.


Antonio Santiago

Leia mais...

O burro e o 14 Bis

A foto acima flagra Santos Dumont usando um burrinho para movimentar o primeiro “mais pesado que o ar”. Foi a poucos dias da primeira exibição pública do 14-Bis, em outubro de 1906. Insatisfeito com os primeiros testes, o aeronauta apostou que a baixas velocidades poderia corrigir a instabilidade do modelo. Foi assim que o animal, sobre o qual ninguém mais soube notícias, deu sua contribuição para o progresso da humanidade. A história não registra se, de alguma forma, o pai da aviação repartiu com o burrico as glórias do invento.

Leia mais...

"Sei lá, as rosas não falam!"


"Queixo-me às rosas,
mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti"
Angenor de Oliveira. Assim mesmo, com "ene", foi um dos maiores compositores do Brasil e pasmem, estudou apenas até o antigo curso primário. O apelido de “Cartola” ele ganhou por usar um chapéu coco na sua juventude para se proteger do cimento, pois era ajudante de pedreiro. Uma de suas canções mais lindas nasceu de uma pergunta de sua mulher, dona Zica, que vendo uma infinidade de rosas que nasciam no jardim perguntou a ele se sabia o motivo. “Sei lá, as rosas não falam”, teria respondido à mulher. Alguns dias depois estava pronta a obra-prima do maior sambista da Estação Primeira da Mangueira.

Malu Pedarcini

Leia mais...

Rir é preciso

Pescaria em família

Pai e filho saem pra pescar. Duas horas depois volta o pai sozinho, com um peixe enorme.
E a mulher:– Nossa, benhê! Que peixão!
– Isso não é nada. Você devia ter visto o que engoliu o Carlinhos.

Leia mais...

Zoom

Foto de Miguel Andrade intitulada "Luz que aquece a alma"

Leia mais...

Municípios paranaenses têm retrocesso

O Paraná é o segundo Estado mais desenvolvido do País, perde apenas para o Estado de São Paulo. No entanto, conforme novo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na semana passada, 54% dos municípios paranaenses tiveram retrocesso entre 2005 e 2006 – anos mais recentes, cujos dados de saúde, renda, emprego e educação já foram computados. O município que teve maior queda foi Carambeí que perdeu 91 posições. Já, Flórida, na região de Maringá, se destacou. Tirou nota 10 em saúde, embora na cidade nem tenha hospital. Isso se explica porque os pacientes são levados até Maringá, onde fica a sede do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense, que oferece os serviços que faltam nas cidades menores.

Leia mais...

Cuidados com a panela de pressão

Você comprou uma panela de pressão, mas tem medo de usá-la? Não se preocupe. Se ela for usada com cuidado, pode ser uma grande aliada na hora de cozinhar. Veja dicas e normas de segurança!
Procure o selo do Inmetro: Na hora da compra, verifique se a panela tem esse selo, que garante a qualidade.
Limpe bem: Para fazer a higiene do produto, lave à parte a tampa e a borracha de vedação.
Cheque a vedação: Se a panela não produzir pressão e o vapor escapar pela tampa, veja se a borracha está colocada corretamente. Não deixe frestas.
Atenção na hora de lavar: Procure por frestas ou áreas amassadas na tampa: elas colocam a sua segurança em risco.
Calcule o volume: Evite o entupimento da válvula. Para isso, ocupe no máximo dois terços do volume da panela.
Abra após o resfriamento: Não abra a panela logo ao desligar o fogo: espere o resfriamento natural ou tente resfriá-la embaixo da torneira de água fria - mas sem erguer a válvula.

Leia mais...

Argh! É domingo...

Ao contrário da sexta-feira eu abomino o domingo. Não gosto dele na mesma proporção que amo a sexta. O domingo é mais sem graça que dançar com a irmã. É o dia da minha solidão, onde eu pratico o triatlo – televisão, leitura e música. Fico mais solitário que o Suplicy no PT. Entro em contagem regressiva esperando a semana começar e a rotina me absorver novamente. A minha experiência sugere que me falta algo, mas acredito que Deus proverá.

Antonio Santiago

Leia mais...

Jornada

Quando iniciamos a nossa jornada rumo ao auto-conhecimento devemos estar preparados para os desafios que encontraremos pela frente. Os principais dizem respeito às escolhas e decisões que tomaremos e que se confrontarão com as dos demais, podendo surgir conflitos. O medo da desaprovação é um dos principais motivos que nos levam às vezes a agir de acordo com as conveniências, deixando de lado nossa vontade. Desse modo somos aceitos pela sociedade, porém iremos continuar carregando o vazio na alma. Enquanto não formos capazes de assumir a diretriz da nossa vida e termos em mente que o principal é o amor por nós mesmos e a busca pela paz interior estaremos fadados a pagar um alto preço.

Malu Pedarcini

Leia mais...

Sílvio é vaidoso

O cabeleireiro José Jacenildo dos Santos, 63, o “Jassa”, disse que o apresentador Silvio Santos, seu mais famoso cliente, não entra no ar sem ser penteado por ele. Contou que Silvio Santos sempre passa em seu salão antes de seguir para o SBT. "Se gravar os programas dele 30 dias, penteio o cabelo dele 30 dias. Qualquer programa que fizer vem primeiro aqui", diz. Segundo o cabeleireiro, Silvio Santos não pede nenhum tipo de exclusividade no atendimento. "Ele tinge o cabelo no meio de todo mundo, sem problema nenhum".

Leia mais...

Xuxa de princesa

Caracterizada de princesa, Xuxa participa de sequência de cenas do seu próximo filme "Xuxa e o Fantástico Mistério da Feiurinha"

Leia mais...

Gás hilariante ameaça a Terra

O verdadeiro vilão do efeito estufa. Estudiosos concluem que é o gás hilariante. Leia aqui.

Leia mais...

Marina assina filiação ao PV

Hoje durante o encontro nacional do Partido Verde (PV), a senadora Marina Silva (AC) assinará sua filiação ao partido. Em entrevista na qual anunciou sua decisão de deixar o PT, Marina agradeceu a um grupo de petistas que a pressionaram a permanecer na legenda, como o presidente do PT, Ricardo Berzoini, os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP). A senadora não mencionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque disse que não discutiu com o petista a sua saída da legenda.

Leia mais...

Presente do Passado


Um sucesso dos "anos de chumbo" na inconfundível voz da baiana Gal Costa

Leia mais...

Reflexão

"Um homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é semelhantemente infinita em cada um". (Jean Paul Sartre)

Leia mais...

Presente do Passado


Oh Suzana!, versão adaptada do folclore americano
Nossa homenagem ao cantor Nelson Roberto Perez, mais conhecido como Bob Nelson, que morreu nesta sexta-feira (26), aos 91 anos, vítima de uma parada cardíaca. Bob Nelson foi o primeiro artista brasileiro a misturar o ritmo regional caipira com o country americano. No auge da carreira, quando já fazia a mistura do caipira com o country, Bob Nelson chegou a compor músicas para Luiz Gonzaga. Sua importância musical foi homenageada por Erasmo e Roberto Carlos, com a canção A Lenda de Bob Nelson.

Leia mais...

Dia do vendedor lojista

Hoje é dia do vendedor lojista. Isso pode parecer estranho, já que existem outros dias também dedicados aos vendedores. É que dia 30 de agosto é dia de São Ficário padroeiro do vendedor lojista. Essa profissão é uma das mais antigas que se tem notícia, pois desde que o homem existe o comércio é praticado. Tempos atrás não se exigiam muitas qualificações para ser vendedor. Atualmente o mercado busca profissionais que tenham habilidade, que estejam motivados. Para isso é necessário que os vendedores se mantenham informados, façam cursos, aprendam técnicas de vendas, uma vez que vender é até mais importante do que produzir.

Leia mais...

Incentivo

Com a intenção de incentivar e impulsionar a formação de professores o Ministério da Educação enviou projeto de lei ao Congresso Nacional onde estabelece que estudantes de pedagogia possam pagar com trabalho o empréstimo obtido por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O ministro Fernando Haddad disse que "Quem quiser ser professor não vai pagar a sua formação". Afirmou também que quem se interessar pode procurar o curso de uma universidade pública ou de uma instituição particular com financiamento. "Se ele for atuar em escola pública não terá que retornar ao fundo o que recebeu para pagar sua mensalidade. Se o jovem tiver boa nota no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e quiser trabalhar na rede pública, não terá que pagar por isso", explicou.
A ideia é que o estudante possa financiar 100% dos custos com atividade profissional. Para cada mês de trabalho, 1% da dívida consolidada será abatido. A medida também será estendida aos estudantes de medicina. Após a formatura, o profissional terá que trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) em regiões onde há carência de médicos.

Leia mais...

Superproteção faz bem?

O que você pensaria de uma mãe que deixasse o filho de apenas 9 anos atravessar sozinho uma megalópole como a cidade de Nova Iorque de metrô? Lenory Skenazy deixou e por isso foi considerada a pior mãe da América. O filho dela, Izzy, sobreviveu bem à aventura e ela fundou um movimento chamado "Free Range Kids", e também escreveu um livro com o mesmo nome sobre o assunto. No livro Lenory afirma que a superproteção dos pais não faz nada bem aos filhos. Segundo ela, a televisão cria um pânico injustificado tornando o que ontem era feliz e normal, em selvagem e perigoso hoje. Diz ela, “É como se a gente nadasse numa sopa de medo, com medo de processos, machucados, sequestros e até de culpa. As pessoas adoram culpar os pais por não serem responsáveis suficientes. O ‘Free Range’ está tentando desmistificar isso. Nossa mensagem para os pais é que eles não devem viver no medo ou sentir que precisam trancar o filho no quarto para ele estar seguro. Criança precisa se sujar”.


Malu Pedarcini

Leia mais...

sábado, 29 de agosto de 2009

Curiosidades

Por que os dias da semana terminam em feira? Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira... Os números dos dias são fáceis de entender, em uma semana de sete dias que se inicia no domingo. Mas a e palavra 'feira'? O que ela significa?
Na sua origem, os nomes dias da semana tinham influência na astrologia, cada um representava um astro do nosso Sistema Solar: Sol (domingo), Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado). Segundo o Guia dos Curiosos, nos países latinos, por influência do cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, dia do descanso, consagrado pelo Velho Testamento. Não satisfeita com a origem pagã dos nomes dos dias, a igreja católica dos paises de língua portuguesa transformou a homenagem aos astros em números, isso graças ao apostolado de São Martinho de Braga, que afirmava que não se podia "dar nomes de demônios aos dias que Deus criou". Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente. Estava criada a semana portuguesa.

Leia mais...

Mega-sena acumula outra vez

Novamente a mega-sena acumula e não faz nenhum milionário. Confira os números do concurso 1104: 02 - 03 - 06 - 35 - 49 – 58. Noventa e cinco pessoas acertaram a Quina e vão receber R$ 17.867,29 cada uma. Outras 6.982 fizeram a Quadra e ganharão R$ 347,29.

Leia mais...

Fla vence Santo André

Jogando com os reservas Zé Roberto e Denis Marques que substituíram os titulares Adriano e Emerson, o Flamengo derrotou o Santo André por 3 a 0, neste sábado no Maracanã. Com isso o rubro-negro carioca soma 30 pontos e fica mais próximo do G-4 e mais distante da zona de rebaixamento.

Leia mais...

Zoom

Foto de José Arnaut intitulada "Pinha"

Leia mais...

Vírus viaja rápido

Margaret Chan, diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que 40% das mortes provocadas pelo vírus da nova gripe aconteceram com pessoas sem problemas de saúde, jovens adultos saudáveis. Em entrevista para o jornal “Lê Monde”, ela disse que o vírus A1N1 viaja com uma velocidade incrível e que em seis semanas percorreu a mesma distância que outros vírus em seis meses.

Leia mais...

Do fundo do baú

Publicado na Revista "Seleções" em 1957

Leia mais...

Resgate

Existem várias versões para o surgimento do ser humano. Segundo os cientistas somos o resultado de uma evolução animal, já para os cristãos, Deus fez o homem de barro e de sua costela fez sua melhor obra, a mulher. Seja como for, o homem evoluiu, começou a desenvolver o cérebro, e usando a inteligência foi transformando o mundo. Primeiro a passos de formiga e assim chegamos ao estágio atual onde tudo acontece muito rápido, tanto para o bem como para o mal. Com a mesma rapidez que o homem usa o intelecto para o bem, ele destrói o seu maior patrimônio, a TERRA. E o que é pior, o homem e a mulher em sua corrida louca em busca de bens, de valores materiais, estão matando o mais importante, o AMOR. Não só o amor homem/mulher, mas também o amor pela natureza, pelo semelhante e por si mesmo. Aí eu pergunto: quantas vezes você parou nos últimos tempos para apreciar o espetáculo de uma noite de luar? Qual foi a última vez que perdeu cinco minutinhos admirando um céu estrelado? Quanto tempo faz que não toma banho de chuva ou admira um arco-íris? Você tem notado as flores? Tem ouvido o canto dos pássaros? Tem se emocionado com o sorriso de uma criança, ou com o caminhar de um velhinho?
Eu fiz essas perguntas a mim mesmo e mudei. Estou tentando conciliar a loucura da vida moderna com o que restou do Planeta.

Antonio Santiago

Leia mais...

Charge


Leia mais...

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nesta época onde a temática é a conscientização, o slogan escolhido não podia ser mais apropriado: “Quem não fuma não é obrigado a fumar”. Porque não é só o fumante ativo que sofre as consequências dos malefícios do cigarro. Os fumantes passivos, aqueles que respiram a fumaça correm o mesmo risco de ter as doenças dos fumantes ativos. O fumo passivo é a terceira causa de mortes evitáveis no mundo, após o tabagismo ativo e o alcoolismo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer-INCA/MS, sete brasileiros morrem a cada dia por doenças causadas pelo fumo passivo.

Leia mais...

Cura do câncer

Pesquisadores do Instituto Butantan de São Paulo obtiveram destaque no 22º Congresso Internacional da Sociedade de Trombose e Hemostasia, realizado em Boston, Estados Unidos, no mês de julho, com um trabalho sobre a saliva do carrapato estrela. A pesquisa, ainda não publicada, descobriu uma proteína obtida nas glândulas salivares do carrapato que pode resultar em um remédio de combate ao câncer. As pesquisas começaram com uma análise genética das glândulas salivares do carrapato, o que resultou na descoberta de uma proteína anticoagulante parecida com as presentes na saliva humana, como a TPPI. Esta proteína, produzida em laboratório, foi testada em ratos com tumores e em 42 dias, eles apresentaram reversão completa. O estudo segue em fase pré-clinica, mas ainda enfrenta diversas barreiras burocráticas para avançar em produção e comercialização de um possível medicamento.

Leia mais...

Lya Luft em Maringá

Fernanda Steigenberg*

Na última sexta-feira Maringá recebeu a visita da romancista, poetisa e tradutora brasileira Lya Luft na I Feira Educacional. Ela elogiou a cidade pela segurança, pois aqui ainda se consegue andar sem medo, com os vidros dos carros abertos, além da boa fama que Maringá tem no País. A palestra foi sobre autoridade, afinal, hoje quem manda em muitas casas são os filhos, pois muitos pais não exercem a voz de autoridade e por consequência muitos professores também não conseguem fazê-lo. Segundo ela, é nesse quadro de famílias desestruturadas, violência e consumo exagerado que está instaurado o caos da educação brasileira, em que falta a voz de autoridade.

*Fernanda Steigenberg é jornalista em Maringá

Leia mais...

Simplesmente Clarice

"Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo".

Essa brasileira nasceu com o nome de Haia, em um pequeno vilarejo da Ucrânia, quando seus pais fugiam da Guerra da Prússia e estavam à caminho do Brasil. Chegou aqui ainda bebê e passou a se chamar Clarice. Essa bruxa das letras (assim definida por Otto Lara Resende), também recebeu outras definições de escritores contemporâneos. Antonio Callado dizia que era enigmática, Drummond a descrevia como um mistério e Paulo Francis a achava insolúvel. Seus textos não têm enredo, mas sim sensações. Dizia a respeito de si mesma: “Não sei o que quero e, quando descobrir, não preciso mais. Acho que quero entender. Quando escrevo, vou descobrindo, aprendendo. É um exercício de aprendizagem da vida”. Cursou a faculdade de Direito, casou-se com um diplomata, teve dois filhos e passou a vida escrevendo. Certa vez ao ser entrevistada pelo jornalista José Castello que perguntou por que ela escrevia, Clarice retrucou dizendo: “Vou lhe responder com outra pergunta: Por que você bebe água?”. Ao que Castello respondeu prontamente, “porque tenho sede” e ela emendou “Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva”. Essa mulher admirável, sempre foi marcada pela solidão e pelo sofrimento. Um dos seus filhos sofria de esquizofrenia e ela foi vítima de um grave acidente - quase morreu ao tentar apagar um incêndio. Apesar do sucesso dos seus livros passou por dificuldades financeiras. Vidente e visionária, porém nunca abandonou o que mais gostava de fazer, ou seja, escrever. Poucos meses antes de morrer deu uma entrevista em que confessou: “Quando não escrevo, estou morta. Nasci para escrever. Cada livro meu é uma estreia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que chamo de viver e escrever”.
Morreu de câncer em 1977, às vésperas de completar 57 anos.
Malu Pedarcini

Leia mais...

Recanto Poético

Não entendo (Clarice Lispector)

"Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

Leia mais...

Eleição no PT

Foto de André Leandro Veneruci
Hoje em coletiva no Plenarinho da Câmara em Maringá, Ênio Verri e José Eduardo Dutra lançaram suas candidaturas à presidência estadual e nacional do PT, respectivamente. Os jornalistas presentes questionaram os últimos acontecimentos no Senado, a posição em defesa do Sarney e o estremecimento que isso causou no PT (inclusive com a saída de dois senadores que se desligaram por não concordarem com a política petista) e a candidatura da ministra Dilma Rousseff. Dutra defendeu a governabilidade e disse que não há divisão no PT. Afirmou que “O PT nunca ocupou cargo de destaque na mesa do senado e os problemas não podem ser personalizados em uma pessoa. A base do PT está unificada e as divergências são mínimas”, concluiu ele. Sobre a candidatura de Dilma, os petistas foram unânimes em afirmar que é prioritária, daí a necessidade de manter uma política de alianças com os outros partidos que tenham a mesma linha de pensamento para garantir um palanque forte para Dilma. Essas posições foram referendadas pelo Ministro do Planejamento Paulo Bernardo, pela presidente do PT estadual Gleisi Hofmann e por Ênio Verri, deputado estadual, licenciado e Secretário de Planejamento do Governo Requião.

Leia mais...

Presente do Passado


Composição do imortal Lupicínio Rodrigues, na voz "aveludada" de Paulinho da Viola

Leia mais...

Rubinho sai em quarto

Surpreendendo a todos, o italiano Giancarlo Fisichella, a bordo da Force India, conseguiu uma inusitada pole position em Spa-Francorchamps, e vai sair na frente na corrida que terá largada no domingo, às 9 horas (horário de Brasília). Rubinho conseguiu o quarto lugar

Leia mais...

Mostra de arquitetura e decoração

Acontece de 04 a 20/09 em Maringá o ArtHouse, mostra de tendências de arquitetura e decoração. O evento terá a participação de diversos profissionais que em um espaço de 550m2 e terreno de 1500m2 montarão ambientes com móveis e equipamentos modernos, o que de mais moderno existe no setor.

Leia mais...

Modelo detida por nudez

Kathleen Neill, modelo americana de 26 anos, foi detida na quarta-feira pouco depois que, para surpresa dos presentes, tirou a roupa na sala de armas e armaduras do Museu Metropolitano de Arte (Met) de Nova York. As autoridades a acusaram do crime de comportamento lascivo e depois a deixaram em liberdade. A sessão fotográfica não autorizada faz parte do projeto do artista gráfico nova-iorquino Zach Hyman de retratar corpos nus em locais públicos da cidade, como Times Square, o bairro de Chinatown ou a estátua do touro de bronze de Wall Street.

Leia mais...

Bingos fechados em Maringá

Dois bingos que funcionavam clandestinamente, um deles em uma casa na Avenida Pedro Taques, Jardim Alvorada, foram fechados pela Polícia Militar ontem. Foram apreendidos computadores, dinheiro, materiais de jogo e duas pessoas foram presas. A denúncia aconteceu por meio do número 181 – Disque Denúncias.

Leia mais...

Tamiflu pode ser fabricado na UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está preparada para produzir o medicamento Tamiflu. O remédio que é utilizado no tratamento da nova gripe seria produzido no laboratório da universidade que atualmente não está trabalhando com sua potência total. Para que isso aconteça é necessário que o Ministro da Saúde dê a autorização e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça uma inspeção no local. Para Edeilza Gomes Brescansim, coordenadora geral do Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (LEPEMC), isso não será problema, pois o laboratório acaba de receber o Certificado de Boas Práticas de Fabricação na Linha de Sólidos

Leia mais...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bolo de tangerina

Ingredientes:

4 ovos
2 tangerinas
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de fazer:
Descasque e pique as tangerinas, tirando os caroços e a parte branca do centro. Coloque os pedaços no liquidificador e bata juntamente com os ovos. Acrescente o óleo e bata mais um pouco. A seguir, acrescente o açúcar, a farinha e bata. Por último, junte o fermento e bata. Coloque a massa em uma fôrma refratária untada e polvilhada com açúcar mascavo. Leve ao microondas por 8 minutos na potência 80% e mais 3 minutos na potência alta. Se forno convencional, em torno de 40 minutos. Desenforme morno.
OBS: Se desejar regue o bolo com uma calda feita com uma xícara (chá) de suco de tangerina misturada com meia xícara (chá) de açúcar.

Leia mais...

Zoom

Foto de Duarte Almeida

Leia mais...

Candidato a deputado

Por Rolando Boldrin*


Sempre que chega uma eleição me vem uma saudade danada do Genésio. Ele era do sertão da Bahia, chegou com uma trupe de migrantes e se acostou lá na minha terra. Genésio devia ter uns 50 anos quando resolveu, por ser muito popular, se candidatar a deputado. É preciso que se diga que era analfabeto de pai e mãe. Apesar de viver há 36 anos em São Joaquim da Barra, não perdia aquele sotaque de baiano da molesta. Isso posto, vamos à campanha política. Nos discursos, ele estava sempre acompanhado, como é natural, por seus cabos eleitorais – sempre tem aquele que dá os palpites apelativos ao pé do ouvido do candidato:
Cabo eleitoral (ao ouvido do Genésio) – Fala da fome, Genésio.E ele falava… Mas o que atraía mesmo a multidão era o bordão que o Genésio usava para abrir cada comício:
Genésio (com sotaque do sertão da Bahia) – Eu sou a fulô que nasceu na Bahia… E veio dá o botão aqui em São Joaquim da Barra.
Era risada geral.Nessas caminhadas discursivas, eis que Genésio chega na cidade de Ituverava.
Genésio – Eu sou a fulô que nasceu na Bahia e veio dá o botão em São Joaquim da Barra. Povo de I-ga-ra-pa-va…
Cabo eleitoral (corrigindo ao pé do ouvido) – Genésio! Não é Igarapava, é Ituverava!
Genésio – Povo de I-tum-bi-ara…
Cabo – Genésio! Você errou de novo. Não é Itumbiara. É Ituverava!
Genésio (ainda no microfone) – Dêxa de sê burro, ô cabo! Pois tu sabe que cidade do interiô é tudo a mêma merda…É claro que o querido Genésio perdeu as “inleição”…
*Rolando Boldrin é apresentador, compositor e ator

Leia mais...

Do fundo do baú

Publicado na revista "Seleções" em 1954

Leia mais...

Frase da semana

"Todas as minhas fantasias extraconjugais resolvi em cena, sem qualquer frustração".
Fernanda Montenegro, atriz, ao falar de sua fidelidade ao marido, o falecido ator Fernando Torres, durante os 56 anos de casamento.

Leia mais...

Biografia autorizada de Michael

A editora americana Kraken Opus vai lançar em dezembro o livro "The Official Michael Jackson Opus", biografia autorizada em vida por Michael Jackson e agora por seu espólio. No livro há milhares de documentos, entre desenhos, fotos, cartas e letras de músicas. Algumas dessas músicas são inéditas, nunca vieram a público. Um dos desenhos que mais chama a atenção é sobre a Guerra do Vietnã, onde ele pede o fim do conflito. Nesta época Michael tinha 13 anos e era aluno da Walton Elementary School, na Califórnia.

Leia mais...

Legistas confirmam que foi homícidio

O Instituto Médico de Los Angeles concluiu que o cantor Michael Jackson morreu vítima de intoxicação aguda causada pelo anestésico “Propofol”. A autópsia revelou que o medicamento foi ministrado em uma dose muita alta causando a parada cardíaca que resultou na morte do ídolo pop. Além deste medicamento foram encontrados vestígios do sedativo Midazolam, Valium, lidocaína e o emagrecedor efedrina. Com isso quem fica em situação difícil é o médico pessoal de Michael, o doutor Conrad Murray.

Leia mais...

Ênio Verri e José Eduardo Dutra lançam candidatura

Amanhã (28), às 9h na Câmara de Maringá o deputado estadual Enio Verri lançará sua candidatura à presidência do PT estadual e o ex-diretor da Petrobrás e da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, será o candidato da CNB à presidência nacional do PT. Estarão presentes o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo, a presidente do PT-PR Gleisi Hoffmann e o deputado federal André Vargas. O evento está sendo organizado pelo vereador Mário Verri, que é um dos coordenadores da CNB em Maringá.

Leia mais...

Ufa! Até que enfim é sexta

Sexta-feira. Alguns dizem que hoje é o dia internacional da cerveja. Já os mais afoitos acham que é o dia do adultério. Para mim, sexta tem um significado especial. É dia de encontro da “confraria”. É na sexta que nos encontramos para trocar ideias, muito “papo-cabeça” e também muito “besteirol’. Na pauta sempre muita risada, música, cinema e falação da vida alheia. Rola todo tipo de assunto e a comilança e “bebelança” também correm soltas, não necessariamente nesta ordem. No final saio de alma lavada e pronto para encarar a próxima semana até a outra sexta chegar. ‘Are baba!”


Antonio Santiago

Leia mais...

Presente do Passado

"Rua Ramalhete", de Tavito, para matar saudades

Leia mais...

Charge


Leia mais...

Licitação para coleta do lixo

Foto de André Leandro Veneruci
A Prefeitura de Maringá lança novo edital para contratação emergencial de empresa para aterrar o lixo produzido na cidade. A abertura dos envelopes com as propostas deve ser na segunda semana de setembro. Com isso, o contrato será estendido de seis meses para um ano. O lixo vai ter pré-tratamento dos resíduos antes do aterramento, com a separação dos materiais orgânicos dos recicláveis. Este trabalho deve ser feito por cooperativas de catadores. O preço máximo da tonelada continua 68 reais.

Leia mais...

Depressão na infância

Heliane R. de Faria*


Depressão não é manha, muito menos coisa de gente querendo chamar a atenção. É uma doença muito séria e que deve ser tratada logo aos primeiros sintomas. Doença de gente grande, certo? Errado. Crianças e até bebês também podem sofrer de depressão. Sentimentos como alegria, sorrisos e a disposição para todas e quaisquer brincadeiras nos remetem à infância.
Geralmente quando olhamos uma criança que não quer brincar ou deixando de fazer algo que goste muito, costumamos dizer que o pequeno está doente. E é por aí mesmo. A depressão pode atingir até 1% das crianças de até seis anos e até 2% das crianças em idade escolar. São estimativas americanas. No Brasil ainda não há estudos que indiquem a expectativa de crianças que possam vir a ter depressão. As pesquisas apontam para um número parecido com o dos americanos. É nessa hora que paramos para pensar quais os motivos que podem causar depressão em crianças, já que não elas, teoricamente, não têm preocupação alguma, simplesmente têm que brincar. Crianças têm preocupações, sim! Às vezes até preocupações que criança alguma deveria sentir como medo da violência, seja doméstica ou externa. Há outras razões que podem causar a depressão, entre as quais a ausência de um dos pais, sobrecarga de atividades, separação dos pais e mudança de cidade. Nem todas as separações ou mudanças de cidades deixarão as crianças depressivas, por isso precisamos observar as atitudes dessas pequenas.

Crises – Como não conseguem falar o que sentem, o corpo fala pelas crianças, isto é, a tristeza vem dizer o que a boca não consegue expressar. Acontece um distúrbio no apetite (ou a criança começa a comer muito ou perde a fome), excesso de irritação e desânimo em realizar tarefas que antes davam muito prazer à criança, choro constante, medos e ansiedade. Muitas vezes a tristeza é inevitável. Morte e separações levam um tempo para a tristeza ir embora.
Os pais devem ficar de olho e verificar se essa tristeza não está se alongando demais. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar um psicólogo infantil e levar a criança para uma avaliação. Só o profissional saberá orientar a criança e os pais para um final feliz.

Dicas:Examine os desenhos e brincadeiras de faz-de-conta do seu filho. Se o assunto morte e doenças forem constantes procure orientação. Esteja sempre atento aos sinais que a criança lança, já que não tem linguagem suficiente para se expressar. Distúrbio do sono e até uma asma podem indicar um começo de depressão. Reforce a autoestima da criança sempre a elogiando e dizendo que é competente nas suas atitudes.

*Heliane R. de Faria é psicóloga - Telefones: (44) 3035 0098 – 9914- 6169

Leia mais...

Zoom

Foto de Tânia Alves intitulada "4 legged table"

Leia mais...

Recanto Poético

Erra uma vez (Paulo Leminski)

Nunca cometo o mesmo erro duas vezes
já cometo duas, três, quatro, cinco, seis
até esse erro aprender que só o erro tem vez.

Leia mais...

Agenda Cultural

Veja aqui os filmes e estreias da semana na telona.

Leia mais...

Biblioteca

Mirian Goldenberg, 51, é antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com uma vasta lista de publicações literárias. Entre elas, destaca-se o título “Coroas” que aborda como a mulher de 50 anos se enxerga hoje. Para fundamentar sua obra ela entrevistou brasileiras, alemãs e espanholas e chegou as seguintes conclusões: “as mulheres de 50 anos se equilibram entre duas forças, de um lado, há o peso dos anos, de outro, a conquista da liberdade – inclusive a de não ter obrigação de provar nada”. Para Mirian, as mais realizadas são aquelas que não deixam o tempo atropelar os projetos individuais – e as que gostam do corpo, com suas imperfeições e mudanças. Ela diz que as brasileiras se preocupam mais com a decadência do corpo e os homens. Diz ela: “O corpo aparece de duas maneiras: problemas de saúde como artrites e dores na coluna e, especialmente, com relação à aparência. Essas mulheres não são mais jovens e raramente são magras, ficando longe do padrão valorizado – o que constitui um problema. Em relação aos homens, as solteiras ou separadas queixam-se das mesmas coisas das de 30 ou 40 anos: a dificuldade de encontrar parceiro. Dizem que os interessantes estão casados. As casadas queixam-se das faltas de seus maridos – falta de sexo, de companheirismo ou de dinheiro”. Sobre essas mulheres de 50 ou mais que buscam a felicidade Mirian conclui que quando se tem um projeto próprio que não começa aos 50, mas muito antes, as chances são bem maiores. “Quando elas percebem o envelhecimento como uma continuidade desse projeto e não como uma ruptura ou como um momento de mudanças e quando não aceitam as classificações e os estigmas sociais e fazem da própria vida uma permanente invenção, com certeza terão uma vida mais produtiva e feliz”. Afirma também que quando se gosta do próprio corpo com suas imperfeições e mudanças e não se paralisam ou querem imitar modelos de corpo, comportamento e desejos dos mais jovens, a idade não vai pesar. O livro é bem abrangente e traz muito mais informações como realização profissional, sexualidade, casamento, solidão e preconceitos. Recomendo a leitura.


Malu Pedarcini

Leia mais...

Contorno Norte

Hoje em seu blog J. J. Cecílio coloca uma matéria da revista mensal "A Construção" divulgada em abril de 1988 que diz: “Somente com a conclusão do Contorno Norte (outro projeto a ser concretizado dentro dos próximos dois anos) é que será resolvido definitivamente o problema do tráfego dentro da cidade. O levantamento topográfico da obra (25 mil m de extensão), que juntamente como o Contorno Sul (17.200 m), formará um anel viário em torno de Maringá com quase 45 mil m de comprimento, já está sendo efetuado, cumprindo um acordo celebrado entre o prefeito Said Ferreira e o governo do Estado.”

Leia mais...

Dia do Bancário

Hoje é dia do bancário. Foi criado para lembrar a greve histórica de 1951, quando os bancários iniciaram uma das mais longas greves da categoria. Em uma assembléia no Sindicato dos Bancários em São Paulo, com a presença de 28% da categoria, a greve foi deflagrada e logo duramente reprimida. O DOPS prendia e espancava os grevistas. Em todo o Brasil a manipulação da imprensa levou os bancários de volta ao trabalho, mas a categoria em São Paulo resistiu e, em consequência, a repressão aumentou. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Centenas de bancários foram demitidos e as comissões por bancos foram desmanteladas pelos banqueiros. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra e provocou, também, a criação do Dieese em 1955.
Nas últimas décadas, inovações tecnológicas e novos métodos de organização do trabalho causaram profundas transformações nos processos de trabalho. Como consequência temos desemprego, precarização e flexibilização das relações de trabalho e isso atingiu diretamente a categoria. O perfil do bancário mudou. De conhecedor de técnicas passou a vendedor-polivalente. Não se exige mais conhecimentos prévios para o exercício da profissão. Os bancos procuram desqualificar os bancários das agências por meio de inovações tecnológicas e reorganização do trabalho, transferindo as atividades para fora das agências e o saber-fazer do trabalhador para o computador.

Leia mais...

Buscas

Hoje busco em mim caminhos ainda não percorridos, sonhos incertos, música suave na alma. Busco me despir de antigas manias, hábitos arraigados que teimam em se manter apesar da minha luta constante. Busco a sabedoria, aquela que não está escrita nos livros que leio e sim aquela que nasce das trocas, das permutas, no eterno aprender e descobrir a vida. Sei que ainda tenho muito a aprender e realizar. Quero viver um grande amor, daqueles que deixam o coração aos tropeços e resgatam o brilho do olhar. Um amor que não precise de palavras para se expressar, que se traduza no sentir, na vontade de estar perto, de acarinhar, de amar sem cobranças, sem mentiras, sem hipocrisias. Um amor que não se fundamente apenas na aparência, que esteja liberto de frescuras, que some, multiplique e divida com cumplicidade, com afeto, com paixão.


Malu Pedarcini

Leia mais...

Guatassara recebe críticas

No meio de tensão e ânimos acirrados, Guatassara Boeira, secretário municipal de planejamento, abandonou a audiência pública que discutia o Plano Diretor de Maringá, na última quarta-feira, e recebeu críticas dos parlamentares presentes. O vereador Mário Verri (PT), membro do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, condenou a atitude do secretário e afirmou que ele desrespeitou a população. “O plenário estava lotado e o secretário tomou uma atitude equivocada e desrespeitosa”.

Leia mais...

Presente do Passado


The Mamas & The Papas cantando Monday, Monday - sucesso dos anos 60

Leia mais...

Palocci candidato a governador

Matéria publicada na Folha de São Paulo informa que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho deverá ser o candidato do PT ao governo de São Paulo em 2010. Segundo os jornalistas que fizeram a reportagem trata-se de um acerto com o presidente Lula a fim de tentar "limpar o nome" numa eleição majoritária para ele voltar a ser uma estrela de primeira grandeza.

Leia mais...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ranking das beldades casadas com esportistas

Ranking elaborado pelo tablóide inglês "The Sun" com as esposas e namoradas mais bonitas de atletas que não são jogadores de futebol. As modelos brasileiras Adriana Lima e Gisele Bündchen fazem parte da lista. Veja as belas aqui.

Leia mais...

Gripe A1N1

Mais duas vítimas fatais da gripe A1N1 foram confirmadas hoje pela Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Com isso o número de óbitos subiu para 10. O Estado do Paraná já fez 170 mortes e a situação no Brasil é de 557 óbitos.

Leia mais...

Celebridades se transformam em personagens históricos

O artista plástico Thiago Cóstackz utilizando a técnica do “body art” que usa o corpo como forma de expressão pintou os corpos dos famosos, entre eles, Fernanda Tavares, Carlos Casagrande, Isabela Fiorentino, Mariana Weickert, Jaqueline Dalabona, a princesa Paola d’Orleans e Bragança, Laura Wie e muitos outros. Ele faz uma releitura das mais conhecidas obras da história da arte mundial. E assim, usando apenas um tecido branco na cintura e as mãos para se cobrir, Carolina Dieckmann se transformou na estátua grega Vênus de Milo, que representa Afrodite, a deusa do amor e da beleza.

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO