sábado, 31 de outubro de 2009

FHC faz severas críticas ao governo Lula

Em reportagem que sai amanhã (01) em alguns dos mais importantes jornais do País, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, distribui alfinetadas ao governo Lula dizendo entre outras coisas que o país caminha para o autoritarismo. A respeito da candidatura de Dilma, ele afirma que se ela ganhar as eleições, sobrará um "subperonismo (o lulismo) contagiando os dóceis fragmentos partidários, uma burocracia sindical aninhada no Estado e, como base do bloco de poder, a força dos fundos de pensão." No que pese os erros do governo Lula, o que se percebe nas entrelinhas é que o ex-presidente está com a vaidade ferida, com uma "dorzinha de cotovelo". Afinal, o "supra-sumo", o "Farol da Alexandria", o doutor da Sourbonne, em seus oito anos de governo, nunca teve a projeção que o semianalfabeto, o operário, está tendo. Leia na íntegra.

Leia mais...

Flamengo vence o Santos

Com força total o Flamengo derrotou o Santos no Maracanã por 1 a 0 com gol de Adriano.

Leia mais...

São Paulo vence o Barueri

O São Paulo venceu em casa e tirou provisoriamente o Palmeiras do topo. Com o placar de 1 a 0 sobre o Barueri, que nunca venceu o São Paulo em sua história.

Leia mais...

Suástica

Muito antes de ter sido utilizada como símbolo nazista, a suástica já era conhecida por antigas civilizações brâmanes e budistas. O símbolo, formado a partir da superposição de quatro letras Gama maiúsculas, do alfabeto grego, tinha em sânscrito o nome de "svastika", significando bom agouro, boa sorte. O que prova que os humanos têm o poder de estragar muita coisa originalmente boa, além do meio ambiente.

Leia mais...

Zoom

Foto de Malu Pedarcini intitulada "Girassois de Seillac"

Leia mais...

Arte fotográfica


Pierre Beteille é um fotógrafo francês, mestre em Photoshop, ilustrador, webdesigner, designer gráfico, flash designer...entre outras coisas. Ele faz um trabalho bastante inusitado com fotos suas. Veja o site e tire suas conclusões.

Leia mais...

Esculturas diferentes


Maurizio Savini é artista italiano, cuja especialidade é criar esculturas com chicletes (e todas são cor-de-rosa).

Leia mais...

Big loucura, isso sim

Na versão portuguesa do programa Big Brother, um dos participantes agrediu outro com chutes e socos no rosto e foi expulso da casa.
Nos EUA uma competidora pegou a escova de dentes de um desafeto e limpou a privada com ela.
Na Inglaterra, um homem e uma mulher se agrediram a bandejadas. Ela pirou, pulou no pescoço dele e gritou que iria matá-lo. Também na Inglaterra, em outra edição do programa, uma moça arrancou uma câmera da parede, com intenção de incendiá-la.

Leia mais...

Presente do Passado



Uma das músicas mais tocadas no mundo.

Leia mais...

Verbo amar

Conjugarei o verbo amar
Em todos os tempos
Passado, futuro, condicional, imperativo imperfeito,
Mais-que- perfeito, infinitivo,
Por todos os tempos
Durante todo o tempo
Desde o começo
Até o fim dos tempos
De tempos em tempos
Levando um certo tempo,
Esquecendo algum tempo
Mas durante tanto tempo
Que ninguém
Nunca chegou a conjugá-lo tanto.
e, no entanto,
se o tempo me deixar o tempo
hei de conjugá-lo contigo,
Por toda parte
Ainda durante muito tempo...
Mas, então, somente e durante todo tempo no tempo presente.

Antonio Santiago

Leia mais...

Para não esquecer



Cenas fictícias de uma tragédia real. Um dos piores massacres da história.

Leia mais...

Fórmula 1

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vai largar na primeira posição no novo circuito da Fórmula 1, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O brasileiro Rubens Barrichello, ainda na briga pelo vice-campeonato da temporada contra Sebastian Vettel, ficou com o quarto tempo do treino de classificação. Já Vettel larga na segunda posição após ter conseguido sua volta em 1min41s625.

Leia mais...

De onde elas vieram?

Por Xênia Bier*

Gente, de uns anos para cá venho observando o comportamento das crianças. Cada vez mais me surpreendo e me assusto. Muito já se falou disso: os pais não impõem limites porque são adeptos da modernidade do "psicologês", que até pouco tempo rezava a cartilha do "não frustrar a criança". Felizmente os psicólogos aboliram essa regra, pois perceberam que sem frustração ninguém amadurece emocionalmente.
Não vou repetir o que já foi dito, sobre as crianças, por profissionais capacitados - e outros nem tanto. Eles já apresentaram as teorias pelos meios de comunicação. Até vi e ouvi um humorista dar a própria definição. Disse ele: "Deus inventou as crianças para provar que o inferno existe" (Valha- me Deus!).
Como gosto de viajar no impossível, me pergunto: de onde vieram as crianças que chegaram à Terra a partir de alguns anos? Todas as culpas são atribuídas aos pais, à televisão, à escola e ao caramba a quatro... Eu não aceito!
Essas crianças com as quais convivemos são muito diferentes. Nada influencia essas almas velhas em corpo infantil. Não é possível que as mídias tenham tanto poder assim. Nada pode programar milhares de crianças com potencial de gênio em todo o mundo!
A inspiração para esta coluna foi a garota Klara Castanho, a Rafaela de Viver a Vida. Até o Juizado de Menores já mandou recado ao autor, Manoel Carlos: pegar leve com a personagem, considerada muito mal-educada e adulta. Um mau exemplo. E viva a hipocrisia! Rafaela é o espelho perfeito dessa estranha criança de hoje. Novamente, a pergunta que não quer calar: de onde elas vieram?

* Xênia é ex-apresentadora de televisão

Leia mais...

Presente do Passado



Um clássico cantado pelo "A Voz"

Leia mais...

Agenda cultural

Confira a programação com as estreias nas telas do cinema.

Leia mais...

Prevenção às drogas

O Consultório de Psicologia Popular, em Sarandi, está abrindo as inscrições para trabalho em grupo preventivo de orientações sobre drogas. O curso será ministrado pela psicóloga Heliane R. de Faria que abordará:
. os tipos de drogas mais consumidas;
. as causas;
. as consequências;
. o tratamento.
Ao todo acontecerão seis encontros e poderão se inscrever jovens de 12 à 18 anos, dependente ou não de drogas. Serão formadas turmas de seis pessoas, sendo que haverá separação entre meninos e meninas. Com três turnos (manhã, tarde e noite), sempre às segundas-feiras, terá a duração de 1h.
Os interessados devem ligar nos telefones (44) 3035 0098 ou 9914 6169 para agendar horário.

Leia mais...

Zoom

Foto de Isabel Gomes dos Santos intitulada "Kremlin"

Leia mais...

Mulher da selva se recusa a comer

A cambojana Rochom P'ngieng, que atualmente tem 28 anos, desapareceu quando era pequena, em 1989, na selva de Ratanakkiri, 600 km ao nordeste da capital do país, Phonm Penh.
A "mulher da selva", que recebeu o apelido por supostamente ter passado 18 anos vivendo na selva, foi hospitalizada por se recusar a comer, informaram seu pai e fontes médicas.
Ela deixou a selva, onde sempre andava nua e suja, no início de 2007, quando foi capturada ao tentar roubar comida em uma fazenda. Não sabia falar e fazia ruídos como um animal.
Sal Lu, o homem que afirma ser o pai dela, declarou à AFP que Rochom P'ngieng foi internada por não se adaptar à vida em um vilarejo.
"Ela se negou a comer arroz durante um mês. Ficou muito magra. Ainda não consegue falar e age como se fosse um macaco. Na noite passada tirou os vestidos e tentou fugir pelo banheiro", disse.

Leia mais...

Reflexão

"Um reacionário não é apenas um fascista. Dante - um importante intelectual - era um reacionário, e mesmo atualmente existem muitos escritores que não fazem outra coisa a não ser criticar a modernidade, a tecnologia e as utopias revolucionárias." (Umberto Eco)

Leia mais...

Vidente

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, elogiou nessa sexta o caráter "revolucionário" de Dilma Rousseff e afirmou que seu "coração" diz que a atual ministra-chefe da Casa Civil chegará à Presidência do Brasil.

Leia mais...

Hoje é dia do...

Hoje, 31 de outubro, é o Dia das Bruxas, o Dia do Saci, o Dia Mundial do Comissário de bordo e o Dia Mundial da Poupança.

Leia mais...

Medicamentos gratuitos

Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor estabelece que os planos de saúde poderão ser obrigados a pagar medicamentos dos usuários. A Comissão aprovou que os remédios associados a atendimento ambulatorial, internação hospitalar ou obstetrícia devem ser bancados pelos planos de saúde. O projeto também prevê prazos mais curtos para a carência sobre doenças preexistentes e novas regras para reajustes por faixa etária.
O projeto agora vai à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Aprovado, segue para o plenário e, depois, vai ao Senado. O projeto pode beneficiar os mais de 52 milhões de brasileiros que possuem convênios de saúde.
Entre outras mudanças, a revisão obriga operadoras a atenderem o paciente na modalidade contratada em caso de urgência ou emergência 24 horas após a adesão e pelo tempo necessário. O paciente também contará com atendimento 24 horas nos serviços por telefone.

Fonte: Portal Terra

Leia mais...

Do fundo do baú

"Você é Jovem, Velho ou Dinossauro?", este é o título do livro de Ziraldo, mas para responder a esta pergunta vou copiar aqui a ideia do jornalista Marcelo Duarte que postou em seu blog várias raridades que fizeram sucesso.
A primeira é esta propaganda de cigarro, cujo slogan era "O fino que satisfaz". Quem estrelava era o "pão" - pão? (nossa essa foi jurássica) Pedrinho Aguinaga, que na época era assim como se fosse o Gianechini hoje.

Leia mais...

As vacinas nos cães

Você que tem um cão e gosta do seu animalzinho, não deixe de vaciná-lo.
Abaixo o calendário de vacinas (octupla, pneumodog e anti-rábica)

Vacina - Idade recomendada
Octupla - 60 dias
Pneumodog - 75 dias
Pneumodog - 90 dias
Octupla - 105 dias
Pneumodog - 120 dias
Anti-rábica - 5 a 6 meses

Leia mais...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Jornalismo na era digital

Carlos Castilho é jornalista e professor, com um vasto currículo pelos principais veículos de comunicação do País. Nesta matéria ele discorre sobre o futuro das empresas e dos profissionais de jornalismo europeus e a internet como ferramenta de trabalho.

Leia mais...

Concurso

A Petrobras Distribuidora vai abrir vagas de nível técnico para a formação de cadastro de reserva nos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/), organizadora da seleção, entre a 0h do dia 4 e 23h59 do dia 20 de novembro. A taxa cobrada no ato da inscrição é de R$ 26,80.

Leia mais...

Indenização milionária

A família da norte-americana Jennifer Strange, que morreu após participar de um concurso para ver quem conseguia beber mais água sem ir ao banheiro, deverá receber US$ 16 milhões (cerca de R$ 28 milhões) de indenização. A justiça norte-americana considerou a rádio KDND-FM, organizadora do evento, responsável pela morte de Jennifer, 28 anos, em janeiro de 2007. A mulher, de 28 anos, participou da competição na tentativa de ganhar o prêmio – um videogame Nintendo Wii – para os três filhos.
No concurso “Hold your wee for a Wii” (“Segure seu xixi por um Wii”, em tradução livre), os participantes receberam garrafas de 225 ml de água para beber a cada 15 minutos, sem poder ir ao banheiro. Depois de oito rodadas, os participantes passaram a receber garrafas de 500ml de água. Jennifer perdeu a competição e, poucas horas depois, morreu em decorrência de intoxicação aguda por água — acredita-se que ela tenha bebido 7,5 litros.
Segundo especialistas, o rápido consumo de uma grande quantidade de água pode alterar o equilíbrio normal de eletrólitos do corpo. A intoxicação causa um inchaço do cérebro, que para de regular funções vitais como a respiração.

Leia mais...

Melhores do mundo

A meia Marta, do Santos, está indicada para concorrer ao quarto prêmio consecutivo de melhor jogadora do mundo da Fifa. Além de Marta, a atacante santista Cristiane, atual terceira melhor jogadora do mundo, também está entre as indicadas.

Leia mais...

Zoom

Foto de DDiArte intitulada "Neptuno"

Leia mais...

O PT e a conjuntura eleitoral no Paraná

A Direção Executiva do PT-PR divulgou um documento em que reafirma seus posicionamentos a respeito de sucessão, alianças, sustentação e governabilidade.

Leia mais...

Futebol feminino em Maringá

O jogo de futebol feminino que está marcado para o dia 08 de novembro em Maringá corre o risco de não acontecer caso o estádio Willie Davids não receba os laudos necessários para a liberação. Para que seja liberado para o jogo faltam a confirmação de policiamento, laudos técnicos da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e ainda a vistoria da Federação Paranaense de Futebol.

Leia mais...

A grande pirâmide

Foto de Malu Pedarcini
A cidade Maia de Chichen Itza fica no estado mexicano de Yucatán. Arqueólogos acreditam que ela foi construída entre 435 e 455. O local funcionava como centro político e econômico da nação Maia. Lá viviam nobres e estudiosos. Chichen Itza quer dizer "perto do poço dos itzáes". Uma das maiores atrações do local é a pirâmide Kukulcán. No equinócio de primavera, a luz do sol passa através de fendas na pirâmide e projeta a imagem de uma serpente nas escadarias do templo.No dia 7 de julho de 2007, a pirâmide de Itza ficou em quinto lugar na eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo. A pirâmide tem 91 degraus em cada um de seus quatro lados. Somando os degraus de cada lado com a plataforma final, são 365 degraus. Ou seja, um para cada dia do ano.
O local foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1988.

Leia mais...

Macarrão instantâneo

Pronto em apenas três minutos, o macarrão instantâneo é conhecido pela população como prático e ideal para quem não gosta, ou não sabe, cozinhar. Entretanto, o conjunto de macarrão e tempero pronto pode ser uma perigosa combinação para a saúde. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) testou dez marcas do produto e constatou que as quantidades de sódio e gordura estão acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por outras sociedades médicas.
"Alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional", atesta a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci. Segundo a coordenadora, estes altos índices são consequência da fritura que o macarrão instantâneo é submetido para que possa ser cozido rapidamente depois. "Os valores de gordura e de sódio estão diferentes do informado no rótulo", explicou.

Fonte: Portal IG

Leia mais...

Blog de Protógenes é investigado pela PF

A Polícia Federal instaurou um procedimento interno para investigar o blog que o delegado Protógenes Queiroz mantém na internet. O delegado já foi intimado a apresentar defesa da acusação de que o blog atenta contra a imagem da PF ao vincular a instituição ao banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, investigado na Operação Satiagraha.

Leia mais...

Daiane fez tratamento para gordura localizada

O Esporte Clube Pinheiros, por meio de uma nota oficial, defendeu a sua atleta Daiane dos Santos da acusação de dopping pela substância furosemida. O clube argumenta que a atleta estava se recuperando de uma cirurgia na época em que passou pelo exame que detectou a substância proibida. Além, disso, revelou que a ginasta ingeriu o diurético por meio de tratamento para redução de gordura localizada.

Leia mais...

Mundial Sub-17

A seleção brasileira se complicou de vez no Mundial sub-17. Nesta sexta-feira, a equipe entrou em campo em Lagos, na Nigéria, precisando de uma vitória sobre a Suíça, mas acabou surpreendida e foi derrotada por 1 a 0. Com o resultado, o time tem a classificação à segunda fase ameaçada.

Leia mais...

Dólar

A moeda americana terminou o dia a R$ 1,756, com valorização de 1,44% nesta sessão. Ainda assim, o dólar registrou desvalorização de 0,96% em outubro, e acumula queda de 24,7% no ano.

Leia mais...

Da coluna do Zé Simão


O primeiro contemplado com o programa "Minha Casa, Minha Vida", agradece a Lula.

Leia mais...

Presente do Passado



O "príncipe" Ronnie Von em momento místico nos anos 70.

Leia mais...

Descalço

Vou andar descalço pelas estrelas
colher flores no universo
vou levar meus versos pra qualquer lugar
que seja longe da tua constelação.
Vou me afastar aos poucos
numa chuva de corpos celestes
viajar sem destino
brilhar de sol e de lua
e como estrela-cadente
cair em você.
Vou puxar os cometas pelas caudas
e te dar os anéis de Saturno
me afogar no mar da tranquilidade
e me ocultar no lado escuro da lua,
vou me perder de você
pra nos encontrarmos
numa dobra do tempo qualquer
em que sejamos um só
infinitamente, para sempre!

Antonio Santiago

Leia mais...

Diabetes

O diabetes aumenta em 26% as chances de a mulher desenvolver fibrilação atrial – tipo mais comum de distúrbio no ritmo cardíaco, que pode levar ao derrame, insuficiência cardíaca e fadiga crônica –, segundo estudo publicado na edição de outubro da revista médica Diabetes Care. De acordo com os autores, “homens com diabetes também têm maior risco, mas a associação entre as duas condições não é tão forte”, com a obesidade e a pressão alta sendo fatores de risco mais relevantes para o diabetes.
Com o estudo de cerca de 35 mil pacientes – entre diabéticos e não-diabéticos – acompanhados por sete anos, os pesquisadores concluíram que essa conexão entre duas grandes “epidemias” exige que os médicos prestem atenção especial às diferenças entre os sexos, porque elas podem ter “significativas implicações em como tratar o diabetes em homens e mulheres".

Escrito por Leandro Perché

Leia mais...

Mitos e verdades da osteoporose

Por Regina Jorge*

Aqui o reumatologista Dr. Sérgio Lanzotti, especializado em densitometria óssea pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, esclarece dúvidas e fala sobre os mitos e verdades da osteoporose.
Mais comuns do que se imagina, são vários os mitos sobre osteoporose, o que afasta a população da prevenção e diagnóstico precoce.
Apesar da osteoporose ser conhecida, a doença ainda carrega muitos mitos que afastam a população da prevenção e do diagnóstico precoce, fundamentais para mudar a realidade de cerca de 10 milhões de brasileiros com a doença. Por ter um curso silencioso, em 75% dos casos ela só é diagnosticada após algum tipo de fratura. Anualmente, cerca de 1,5 milhão de fraturas são causadas pela doença, taxa de incidência mais alta do que as de ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e câncer de mama somadas. Por isso, esclarecer os mitos comumente relacionados à doença significa mais saúde e qualidade de vida.

Mito - A osteoporose não é fatal.
Fato - As fraturas decorrentes da osteoporose podem ter consequências bastante sérias inclusive levar ao óbito. As fraturas de quadril são as mais graves e, na maioria dos casos, chegam a ser fatais no prazo de um ano. No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, ocorrem anualmente cerca de 1 milhão de fraturas decorrentes de osteoporose, das quais 250 mil são de quadril. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia as fraturas por osteoporose ocorrem três vezes mais do que doenças coronárias; sete vezes mais do que derrame cerebral e oito vezes mais do que câncer de mama.

Mito - Devo me preocupar com a osteoporose somente após a menopausa.
Fato - A queda do nível de cálcio nos ossos é maior depois da menopausa, entretanto sua instalação pode se iniciar na infância. Portanto, sua prevenção deve ocorrer ao longo da vida. É importante garantir a formação de ossos resistentes durante a juventude e vida adulta, uma vez que o a massa óssea começa a ser fortalecida já na infância e seu pico ocorre por volta dos 20 anos de idade. Uma dieta que tenha boa quantidade de cálcio, a prática de atividades físicas e a exposição à luz do sol – necessária para a formação de vitamina D -, são fatores fundamentais para que crianças e adolescentes desenvolvam uma massa óssea de qualidade, fundamental para a prevenção futura. Essas medidas podem ajudar a evitar fraturas na idade adulta.

Mito: Tomar sol com bloqueador solar pode contribuir para o desenvolvimento da osteoporose?
Fato - O sol é a única fonte natural de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo corpo e, portanto, essencial para prevenir e tratar a osteoporose. Sendo assim, recomenda-se tomar sol diariamente por 15 a 30 minutos expondo as regiões de colo, braços e rosto sem a utilização de protetor solar já que ele bloqueia também a formação da vitamina D. Essa exposição deve ser feita até às 10h e depois das 16h para não correr o risco de câncer de pele.

Mito - Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física, pois pode ter fratura.
Fato – A prática de atividade física adequada é fundamental para fortalecer os ossos, os músculos, melhorar o equilíbrio e conseqüentemente evitar fraturas. A força muscular sobre os ossos constitui o estímulo fundamental para a manutenção e o aumento da massa óssea. Como conseqüência, ocorre a melhora do equilíbrio e a prevenção de quedas, além da melhor proteção dos ossos durante as atividades físicas. Além do bem-estar físico, os exercícios proporcionam conforto social e emocional. Dessa forma, a pessoa com osteoporose se sente mais segura em manter uma vida ativa, não se privando até mesmo de pequenos hábitos do dia a dia, atitude muito comum ao descobrir a doença.

Mito - Quem não gosta de leite apresenta maior risco de ter osteoporose
Fato - Caso a pessoa não consuma a quantidade diária de cálcio necessária, pode apresentar maior risco de ter osteoporose. É importante lembrar que existem várias fontes de cálcio como derivados de leite, peixe e vegetais verdes escuros. A quantidade diária recomendada está entre os 800 e os 1.000 mg, para os jovens, e entre 1.000mg e 1.200 mg nos adultos, uma vez que perdem mais cálcio do que os jovens.

Mito – A osteoporose não tem cura, portanto não pode ser tratada.
Fato – A osteoporose não tem cura, mas existem tratamentos capazes de impedir a sua progressão, evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas. Por ser uma doença crônica, tomar o medicamento continuamente e de forma adequada é fator essencial para o seu controle.

*Regina trabalha na assessoria de imprensa da agência In Press Porter Novelli

Leia mais...

Entrevista com José Saramago

José Saramago é sem dúvida um dos mais polêmicos escritores da atualidade. Ateu convicto, nesta entrevista ele fala sobre o seu relacionamento com a Igreja e faz uma afirmação sobre o Papa Bento XVI dizendo "Não me agrada a figura, parece-me um hipócrita".

Leia mais...

VI Semana de Jornalismo

Acontece de 03 até 05 de novembro a VI Semana de Jornalismo no Cesumar. Mais informações no site http://www.cesumar.br/ ou pelo telefone
(44) 3027 6360.

Leia mais...

Excentricidades

Gênios artísticos são realmente criaturas excêntricas. O alemão Goethe só escrevia de pé. Beethoven despejava água gelada na cabeça, para "estimular o cérebro". Balzac acreditava que o café é que era fonte de inspiração. E o campeão de xadrez Emanuel Lasker fumava cigarro "mata-rato", para poder pensar melhor.

Leia mais...

Amigos e salvadores

Barry, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.
A imagem de salvador de viajantes sustentada pelos cães são bernardos surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a adestrar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cachorros foram ensinados também a guiar os viajantes que cruzavam as redondezas, além de buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool frequentemente visto nas ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em sua carreira. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.

Leia mais...

Solidariedade até debaixo d'água

Os golfinhos nunca deixam companheiros feridos para trás. Quando algum deles se machuca e corre o risco de morrer afogado por não poder emergir para respirar, dois outros aproximam-se, ficando um de cada lado, para levá-lo junto. Enquanto levam o amigo, os golfinhos precisam fazer algumas paradas para tomar fôlego, pois ficam permanentemente embaixo d´água durante o transporte, então largam o paciente e sobem à superfície por alguns momentos. Acredita-se ainda que os membros de um grupo revezam-se no transporte do ferido. Graças a esse comportamento, muitas pessoas, normalmente banhistas e surfistas, já foram salvos de afogamentos por esses mamíferos samaritanos.

Leia mais...

Famosos

Maddona com os filhos adotivos David Banda e Mercy em visita ao Malauí na África.

Leia mais...

Avião desaparecido é encontrado

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), informou que o avião da FAB que estava desaparecido foi encontrado hoje pelo índios Matis que habitam a região. Segundo a Fundação, dos onze passageiros e tripulantes que estavam na aeronave, nove estão com vida. Não foi informado qual o estado de saúde dos sobreviventes.

Leia mais...

Daiane dos Santos flagrada no antidoping

A ginasta brasileira Daiane dos Santos foi flagrada em exame antidoping realizado no mês de julho deste ano. A substância detectada no organismo da atleta é a furosemida.
Segundo comunicado da Federação Internacional de Ginástica (FIG), o teste foi realizado quando a atleta não estava competindo, algo comum no esporte mundial atualmente.
O caso foi encaminhado à Comissão Disciplinar da FIG na quinta-feira, e a atleta já foi notificada. Agora, Daiane tem até 13 de novembro para solicitar uma audiência e expor suas razões.
Após esta data, a comissão vai emitir um parecer à FIG, que então julgará o caso. Daiane tem 21 dias para apelar junto ao Tribunal de Apelações da FIG.
A furosemida é um diurético geralmente usado na perda de peso, e no esporte ela é ajuda a mascarar casos de doping.

Fonte: Portal IG

Leia mais...

Presente do Passado



Essa música foi um fenômeno na década de 60.

Leia mais...

Rosária fala sobre participação popular

Em entrevista a Rádio Banda 1 de Sarandi, ao competente jornalista Antonio Santos, a professora Rosária Sékua, falou sobre a importância da participação popular nos partidos políticos, que na visão dela é a única forma do cidadão influir efetivamente nos seus destinos. Rosária é vice-presidente de formação política do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e tem viajado o Estado todo organizando e ministrando cursos de formação.

Leia mais...

Falta grana

O prefeito de Curitiba Beto Richa está, digamos assim, chateado com a ministra Dilma Rousseff. O motivo foi ela ter jogado água no chopp dele, ou melhor, ter afirmado em alto e bom tom, que não sairá um centavo dos cofres federais para as obras do metrô, que o prefeito pretende fazer, ou pelo menos começar até a Copa de 2014.

Leia mais...

Doce total

A top alemã Heidi Klum posou coberta de chocolate para uma campanha publicitária.

Leia mais...

Farra das passagens aéreas

Depois de reduzir despesas, mudar regras e obter até devoluções de dinheiro por causa da farra das passagens, o Congresso Nacional ainda patina na transparência sobre o uso da cota aérea a que cada parlamentar tem direito para se deslocar em razão do mandato. Cinco meses após ser anunciada como uma das principais medidas para evitar o uso indevido do benefício, a divulgação dos bilhetes aéreos de deputados e senadores não saiu do papel.
As novas regras obrigam a publicidade dos gastos, o que não tem sido feito por nenhuma das duas Casas legislativas. A Câmara culpa as companhias aéreas e diz que suspendeu há três meses o pagamento a essas empresas até que elas se ajustem às suas exigências. O Senado afirma não ter ideia do motivo do atraso nem sinaliza que divulgará as informações. Já as companhias aéreas se eximem de qualquer responsabilidade.

Fonte: Congresso em Foco

Leia mais...

Sem limites

Ao contrário do cheque especial, o governador Roberto Requião não tem limites e ontem fez mais uma vítima com sua incontinência verbal. O agraciado dessa vez foi o deputado Professor Lemos, do Partido dos Trabalhadores (PT), aliado de primeira hora. O governador insinuou que o deputado é homossexual e sugeriu que ele não abuse dos hormônios femininos e nem use silicone. A pergunta que não quer calar é, por que Requião tem ideia fixa nessa questão do homossexualismo? Será que Freud explica?

Leia mais...

Situação difícil

A Flex, empresa remanescente da recuperação judicial da Varig, deve paralisar as operações a partir de amanhã. Com uma dívida de R$ 8 milhões e sem pagar o aluguel de seu único avião há quatro meses, a Flex não tem dinheiro para renovar o seguro da aeronave (US$ 150 mil), que vence hoje, e sem o qual não pode operar.
A proprietária do avião, a Wells Fargo, também já avisou que, se a empresa não pagar o que deve até hoje, vai iniciar um processo de arresto do jato. "Agora é esperar que algum credor peça a falência", afirma o gestor judicial da Flex, Aurélio Penelas.
A empresa possui 210 funcionários e não tem de onde tirar recursos para pagar a folha de salários de outubro. "Mais uma vez os funcionários da Varig serão dispensados de forma abrupta", diz a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Fonte: Folha Online

Leia mais...

Cadastro de inadimplentes

Para que um consumidor que tenha dívidas seja incluído em um cadastro de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC, não será mais preciso que a notificação seja feita com aviso de recebimento. Esse foi o entendimento do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que editou uma súmula (decisão que deve ser seguida por outros tribunais) sobre o assunto.
Os ministros do órgão aprovaram a súmula com o seguinte texto: "é dispensável o Aviso de Recebimento (AR) na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros".
As associações de defesa do consumidor são contra a decisão da Justiça.

Fonte: Folha Online

Leia mais...

A volta de Glória

Glória Maria, que está na Bahia curtindo as filhas Laura e Maria, contou que só quer pensar em trabalho em janeiro, quando retorna à Globo. Com contrato até 2011, mas já renovado até 2016, ela não sabe se apresentará o Fantástico.


"Tenho tido reuniões todo mês para acertar minha volta, mas até agora só sei que eles estão cheios de projetos e querem que meu retorno seja superbacana. Se é para o Fantástico ninguém me disse. Mas, claro, vou fazer o que determinarem", disse.


Fonte: Portal Terra

Leia mais...

Melhor do mundo

Os brasileiros Luís Fabiano (Sevilla), Kaká (Milan) e Diego (Juventus) estão em uma lista preliminar dos jogadores indicados ao prêmio de Melhor do Mundo divulgada nesta sexta-feira pela Fifa.

Leia mais...

Zoom

Foto de Grendel intitulada "Freedon for one day"

Leia mais...

Peixão

Foto de Luiz Costa/Hoje em Dia/Futura Press

Esta "carpinha" de 60 quilos foi pescada por Jamerson Lumardi, o Alemão, na lagoa da Várzea das Flores, em Belo Horizonte (MG).

Leia mais...

Correção das tarifas de energia

Os presidentes das principais concessionárias de energia do País concordaram nesta quinta-feira (29) em rever os preços das tarifas para corrigir os erros nos reajustes dos últimos sete anos.
Em audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica, as companhias de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro disseram aguardar apenas um posicionamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre como será feita a correção dos preços daqui para frente.
“Reafirmo nosso compromisso de tentar resolver o problema junto com a Aneel e o Ministério de Minas e Energia”, afirmou o presidente da Ampla Energia, do Rio de Janeiro, Cristián Eduardo Fierro Montes.
Único a falar com a imprensa após a audiência, o presidente da Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Moraes, admitiu a cobrança indevida, mas alegou que ela não ocorreu de forma ilegal e nem houve “dolo” por parte das empresas.

Leia mais...

Hoje é dia do...

Hoje, 30 de outubro, é o Dia da Decoração, o Dia do Balconista, o Dia do Comerciário, o Dia do Ferroviário e o Dia do Ginecologista. Parabenizamos a todos os profissionais que pertencem a essas categorias.

Leia mais...

Charge

Charge de Clayton publicada no "O Povo online"

Leia mais...

Palmeiras faz bonito

Com três gols de Obina o Palmeiras venceu o Goiás por 4 a 0 e respirou aliviado. Com um jogo bonito o time do Parque Antarctica continua na ponta com 57 pontos.

Leia mais...

Honduras: até que enfim

Sob pressão internacional, a comissão de diálogo do presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, assinou nesta quinta-feira (sexta-feira no Brasil) um acordo com os representantes do presidente deposto, Manuel Zelaya, para dar ao Congresso a tarefa de decidir sobre a restituição do líder, destituído por um golpe militar há quatro meses. O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, cumprimenta o subsecretário de Estado americano para o Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, logo após a assinatura do acordo que pode permitir sua restituição ao poder, com o aval do Congresso.
O anúncio foi feito pelo secretário de Assuntos Políticos da OEA (Organização dos Estados Americanos), Víctor Rico, em um breve comparecimento perante a imprensa junto ao subsecretário de Estado americano para a América Latina, Thomas Shannon. "Chegamos a uma feliz conclusão. Há alguns minutos as delegações designadas para este diálogo assinaram a ata e os textos correspondentes", comentou Rico.

Fonte: Portal UOL

Leia mais...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quércia apoiará Serra

O presidente do Diretório Estadual do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia, disse nesta quinta-feira que o partido estará unido com o governador José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2010.
"Estaremos juntos com o governador José Serra na disputa pela Presidência", disse Quércia após encontro com Serra e 63 prefeitos paulistas do PMDB no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
A declaração de Quércia contraria a decisão do comando nacional do PMDB, que fechou um pré-acordo com o PT para apoiar a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República. Pela proposta, o PMDB ficará com a vaga de vice na chapa de Dilma.
Favorável à candidatura de Serra, Quércia criticou o pré-acordo. "Não se pode fazer alianças visando cargos, o que contraria a história e a ideologia do PMDB", disse.

Fonte: Folha Online

Leia mais...

Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo

Foto de Malu Pedarcini
O Coliseu de Roma começou a ser construído por ordem de Flávio Vespasiano, em 72 d.C. Por isso, também era conhecido como Anfiteatro Flaviano. O lugar era utilizado para batalhas de gladiadores e para a recriação de guerras famosas.
Em latim, Coliseu quer dizer grande ou colossal. O nome se deve ao Colosso de Nero que ficava ao lado do anfiteatro. O projeto só foi concluído em 80 d.C., por Tito.
O Coliseu tem 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e, originalmente, mediu 52 metros. Hoje, mede 48,5 metros.
Para realizar batalhas navais, o Coliseu tinha um dispositivo que acumulava a água da chuva e era capaz de enchê-lo em poucos minutos.
Inicialmente o Coliseu tinha capacidade para receber 50 mil espectadores. Mas, durante o reinado de Alexandre Severo, o anfiteatro ganhou mais um andar (quatro ao todo) e passou a ter capacidade para 90 mil pessoas.
O Coliseu foi construído com mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo (tipo de pedra calcária com grandes poros). A maior parte dos materiais nobres foram roubados com o decorrer do tempo.
Os assentos eram divididos de acordo com a classe social. As classes altas ocupavam o "Podium", as classes médias o "Maeniana" e os pobres e as mulheres ficavam no "Portici". Havia ainda uma tribuna reservada para a realeza e políticos, esse setor chamava-se "Pulvinar".
No início do século V um terremoto destruiu grande parte do Coliseu. Alguns imperadores tentaram reformar o local, mas sem sucesso. Esse foi o início da decadência do anfiteatro. Os jogos com mortes humanas foram proibidos em 404, depois desta data, só eram permitidos massacres de animais.
Em 7 de julho de 2007, o Coliseu foi escolhido como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo.

Leia mais...

Do fundo do baú


A estreia de "Bonanza" aconteceu em 12 de setembro de 1959 nos Estados Unidos. Foi o primeiro seriado em que todos os episódios foram filmados a cores. O seriado conta a história de Ben Cartwright e seus três filhos, Adam, Hoss e Joe, no Velho Oeste. Eles vivem em um rancho chamado Ponderosa.
Os filhos de Ben, interpretado pelo ator canadense Lorne Greene, têm mães diferentes. As esposas do cauboi não aguentavam a vida na fronteira e acabavam morrendo.
O seriado foi exibido pela rede americana NBC entre 1959 e 1973. Trata-se do segundo programa de maior duração da história da TV nos Estados Unidos. Ele teve, ao todo, 440 episódios e 14 temporadas.

Leia mais...

Solidariedade

O deputado federal André Vargas (PT-PR) se solidarizou com o seu colega de Partido, deputado estadual professor Lemos, diante das ofensas proferidas pelo líder do governador Requião na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli, que chamou Lemos de “sem-vergonha”, entre outros termos e do próprio Governador Requião, hoje pela manhã na Assembleia Legislativa.
Para Vargas, o PT não pode se silenciar diante de movimentos políticos bruscos, como a atitude de Osmar Dias, em assinar a CPI do MST, do líder do governo e do governador, que comete grosserias e impropérios contra integrantes do PT. Do ponto de vista da política interna do PT, Lemos e Vargas não atuam do mesmo lado, estão em correntes diferentes, “mas temos que ser solidários com nossos companheiros. Ajudamos a eleger Requião com uma pequena margem e emprestamos nossos quadros para ajudar o Paraná. Nunca pedimos nada e participamos do governo a convite, portanto merecemos respeito”, cobrou Vargas.

Leia mais...

Invenções malucas

A carteira anti-roubo é uma invenção australiana. Feita de aço inoxidável, ela é dotada de dispositivos especiais que destroem seu conteúdo. Ao ser aberta por alguém que desconhece a senha, a carteira libera uma tinta azul que mancha tudo o que há em seu interior e, ao mesmo tempo, apaga as fitas magnéticas dos cartões.

Leia mais...

Necessidades calóricas

Um adulto comum necessita em média 2.000 calorias diárias para suprir suas necessidades energéticas, porém essa regra não funciona no mundo todo. Pessoas que vivem em países temperados utilizam cerca de 3.500 calorias diárias. Já na Antártida, onde se vive com temperaturas extremamente baixas, as pessoas precisam de cerca de 5.000 calorias ao dia.

Leia mais...

Mais de duas mil prisões

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 2.191 pessoas durante esta quinta-feira em uma megaoperação iniciada à zero hora. De acordo com a polícia, 509 pessoas foram presas em flagrante, 1.601 foram presas por mandado, e outras 81 foram recapturadas. Além disso, 170 adolescentes foram apreendidos. A Operação Gênese teve como objetivo cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão em 645 municípios do Estado onde poderiam estar escondidos autores de homicídios, latrocínios, sequestros, entre outros crimes. A ação visou também recapturar foragidos, apreender produtos piratas, máquinas caça-níqueis, entre outros objetos.
Ao todo, foram cumpridos 1.213 mandados de busca e apreensão. Além disso, maconha, cocaína, crack e outros entorpecentes foram colhidos. A polícia capturou 57 quilos de maconha, 23 quilos de cocaína, 18,5 quilos de crack, 3,2 quilos de outros entorpecentes, além de 112 armas.
A Polícia Civil informa que participaram da ação 9.299 policiais, cerca de um terço do efetivo, e 3.024 viaturas.

Fonte: Portal IG

Leia mais...

Alerta

Foto do site Bem Paraná.com
Com essas mamas é bom o governador por as barbas de molho.

Leia mais...

Coração artificial

Está sendo produzido na França um novo modelo de coração artificial, que promete reproduzir as funções do coração humano de forma quase natural. Os primeiros pacientes devem receber o equipamento em 2011. O novo coração, desenvolvido pelo cirurgião cardíaco francês Alain Carpentier, é recoberto por um tipo de pele sintética especialmente desenvolvido para prevenir a rejeição do tecido. A invenção é revolucionária porque tem um sensor capaz de regular batimentos e fluxo sanguíneo de acordo com as necessidades do paciente. A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros da EADS, gigante francesa do ramo aerospacial, que utilizam os sensores eletrônicos na orientação de mísseis. O coração foi testado com sucesso em animais e será utilizado primeiro em pacientes que correm risco de vida e sem outras opções de tratamento.

Leia mais...

Zoom

Foto de Malu Pedarcini da escultura "O Polegar" de um artista chamado César (a escultura está na Praça Carpeaux em Paris na França)

Leia mais...

Lula comemora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta quinta-feira os bons resultados das montadoras de caminhões e atribuiu a recuperação das vendas, que estão "bombando", às ações do governo para combater a crise no setor, qualificada como "desgramada". Ele citou especificamente o programa Procaminhoneiro, lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia a compra de caminhões por pessoas físicas e empresas com juros de 4,5% ao ano e prazo de até 96 meses.

Fonte: Agência Estado

Leia mais...

Dólar

O dólar fechou o dia cotado a R$ 1,731 para venda, em baixa de 1,36% frente ao real. Foi a maior queda diária em quase três meses.

Leia mais...

Desaparece avião da FAB

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu hoje (dia 29), pela manhã, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região e iniciaram as buscas.

Leia mais...

Presente do Passado



Um hino à liberdade e uma aula da história do Brasil

Leia mais...

Deixe-me

Deixe-me te fazer feliz,
fazer o que nunca fiz,
oferecer-te o que você nunca teve,
realizar nosso sonho esperança.
Deixe-me tocar sua pele,
e com sussurros de amor
pulsar seus pensamentos
acendendo novos desejos.
Deixe-me acordar você com beijos
em leves toques,
acariciar seus lábios com os meus
e despertar em mim
sentimentos adormecidos e esquecidos.
Deixe-me olhar seus olhos,
navegar seu mundo,
conhecer seu universo.
Deixe-me deixar
você ser o que quero que seja para mim,
a cada palavra, a cada toque...
Deixe me ser vital para você,
como você é para mim.

Antonio Santiago

Leia mais...

John Lennon em filme

Com estreia mundial prevista para o final de dezembro, o filme "Nowhere boy" vai abordar a infância e adolescência de John Lennon. Com roteiro baseado em livro escrito por Julia Baird, meia-irmã do ídolo, conta as influências familiares que ele teve, principalmente da mãe e da tia que o criou e seus primeiros passos na música e amizade com Paul McCartney.

Leia mais...

Concurso

Em Santa Catarina, a Companhia de Águas e Saneamento termina amanhã o período de inscrições para os cargos de operador de equipamento, desenhista, técnico de contabilidade, eletrotécnico, técnico nas áreas de saneamento, mecânica, edificações, eletrônica, agrimensura e segurança do trabalho, economista, advogado, administrador, geólogo, engenheiro, assistente social e auditor. Os salários variam de R$ 939,37 para nível fundamental e médio, R$ 1.605,85 (nível técnico) e de R$ 3.680,75 e R$ 4.872,86 para candidatos graduados. As provas serão realizadas em 13 de dezembro nas cidades de Chapecó, Rio do Sul, Criciúma e Florianópolis.

Leia mais...

Gigante

Esses "ossinhos" são o que restaram dos maxilares de um "monstro marinho" gigante descoberto na costa do Reino Unido. O predador, chamado de pliossauro, viveu nos oceanos há 150 milhões de anos. Para se ter uma ideia do tamanho do bichinho somente o crânio mede 2,4 metros e presume-se que teria 16 metros de comprimento.

Leia mais...

Crise moral no jornalismo

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Leia mais...

Redução de IPI será prorrogada

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o governo vai prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos de linha branca adotada em 17 de abril, até 31 de janeiro de 2010. Naquela data, foi definido que o imposto para geladeiras baixaria de 15% para 5%; máquinas de lavar, de 20% para 10%; fogões, de 5% para zero; e tanquinhos, de 10% para zero.
Se não fosse prorrogado, o estímulo fiscal só valeria até 31 de outubro. Segundo o ministro, a manutenção do IPI para a linha branca irá obedecer o critério de concumo de energia, ou seja, os equipamentos que possuem selo de qualidade indicando a redução no consumo terão IPI mais baixos.
De acordo com Mantega, o setor de produção e comercialização se comprometeu em manter esforços para continuar aumentando contratações, com a previsão de aumento do consumo.

Fonte: Portal IG

Leia mais...

Mudanças no Orkut

O Orkut ganha, a partir de hoje, sua primeira “reforma” geral desde seu lançamento em janeiro de 2004. O Google está anunciando uma nova versão do serviço, que segundo a empresa foi “totalmente redesenhado para aprimorar a experiência de navegação, integração e comunicação dos usuários”. De acordo com Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina, a nova plataforma vai facilitar a inovação: “nos próximos seis meses o Orkut vai mudar, e vai mudar muito”, diz ele. Segundo o Google, a expectativa é de que até o final do primeiro semestre de 2010 a maioria dos 80 milhões de usuários já tenha migrado para a nova versão. O acesso ao novo Orkut será feito através de convites e quem não for convidado de primeira não precisa de preocupar: a versão “antiga” continuará funcionando normalmente, sem perda de dados ou recursos.

Fonte: Portal IG

Leia mais...

Enxaqueca e AVC

Veja a relação entre a enxaqueca com alteração visual e o risco de AVC. Nesta matéria de Julliane Silveira você pode tirar as dúvidas sobre o assunto.

Leia mais...

Eleições no PT

Acontece dia 22 de novembro as eleições internas para renovação da direção do Partido dos Trabalhadores (PT), em todos os níveis (municipal, estadual e federal). Uma das chapas que concorre em Maringá é a chapa “O Partido que Queremos”, que conta com a presença do Vereador Humberto Henrique como candidato a Presidente do Diretório local. A plataforma da chapa é um PT de luta, acalentado pelo sonho de uma sociedade justa e inclusiva, que privilegia o ser humano. Um PT de opções firmes e coerentes com seus sonhos. Um PT que, de braços dados com os Movimentos Sociais, lute por um Projeto Político Social mais amplo, para além das eleições.
Chapa – O PARTIDO QUE QUEREMOS! Nº 630
Presidente: HUMBERTO HENRIQUE Nº 530

Leia mais...

Presente do Passado



Uma música que deixou saudades.

Leia mais...

Do blog do Fábio Campana

O Requião só não tem preconceito contra o nepotismo.”
Do deputado Antonio Belinati, que acredita que as manifestações preconceituosas e de intolerância de Requião serão a marca mais forte de sua passagem pelo governo do Paraná.

Leia mais...

Anel de princesa

A Disney lançou uma linha de aneis de noivado com as princesas de contos de fada. A designer Kirstie Kelly vai assinar peças semelhantes às que as princesas Cinderela, Branca de Neve, Aurora de Bela Adormecida, Bela de A Bela e a Fera e Jasmine de Aladdin, entre outros mil clássicos de animados usaram. Por enquanto as peças só estão à venda nos Estados Unidos.

Leia mais...

Comentário lúdico

Após colocar o Estado do Paraná na mídia nacional e de levar 'espinafrada" até do Louro José, o governador Requião emitiu uma nota onde afirma que foi mal interpretado ao fazer um comentário "lúdico" sobre o câncer de mama. Aguardemos o próximo comentário.

Leia mais...

Zoom

Foto de Bruno Pais intitulada "Medusas"

Leia mais...

Famosos

Um retrato da primeira-dama francesa, a cantora e ex-modelo Carla Bruni vai ser leiloado em novembro. A fotografia foi feita por Michel Comte, quando Carla era apenas modelo. O lance vai variar entre 6.000 e 9.000 euros
(R$ 15,4 mil e R$ 23 mil).

Leia mais...

Morre cantora canadense

A cantora canadense Taylor Mitchell, de 19 anos, morreu em decorrência do ataque de coiotes quando fazia uma trilha pelo parque de Cape Breton. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos graves ferimentos.

Leia mais...

Reflexão

"O microscópio e o telescópio são extensões da nossa visão; o telefone é a extensão da nossa voz; em seguida, temos o arado e a espada, extensões do nosso braço. O livro, porém, é outra coisa: o livro é uma extensão da nossa memória e da nossa imaginação." (Jorge Luis Borges)

Leia mais...

Biblioteca

Dacre Stoker, sobrinho-bisneto de Bram Stoker, autor da obra "Drácula" - escrita originalmente em 1897, e o especialista em vampiros Ian Holt acabam de publicar "Dracula: The Un-Dead" , pela editora Dutton Adult, na Grã-Bretanha, Estados Unidos, França e Canadá. No Brasil o livro vai ser lançado em fevereiro de 2010. Seus direitos já foram vendidos para o cinema.
Na nova trama, o conde retorna sedento por vingança e se une à condessa Bathory --outra das possíveis fontes de inspiração para o original-- para eliminar os sobreviventes do primeiro livro e enfrentar o agora crescido filho de Mina e Jonathan. Elogiado por manter o clima sombrio e imprimir uma narrativa moderna, "Drácula" mostra-se mais vivo do que nunca.

Leia mais...

Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto na noite desta quarta-feira (28) que proíbe estrangeiros e empresas estrangeiras de comprarem terras nas Amazônia que tenham sido regularizadas pelo programa Terra Legal, criado neste ano. O programa permite a regularização de terras de 268 mil posseiros que ocuparam terras na região até dezembro de 2004.
O decreto assinado por Lula permite a venda de áreas entre 400 e 1.500 hectares apenas três anos após a titulação pelo programa, desde que os compradores não sejam estrangeiros nem empresas. Brasileiros donos de outras áreas na região podem comprar mais terras, até o limite total de 1.500 hectares.

Fonte: Portal Globo.com

Leia mais...

Bichinho de estimação

Uma família australiana tem como animal de estimação uma fêmea de crocodilo. A proprietária do animal, Vicki Lowing, disse que seu filho Andrew, de 15 anos, e a crocodilo Johnie, de 13 anos, cresceram praticamente juntos, segundo o jornal "Courier Mail".

Leia mais...

Curso com expoentes do jornalismo

A partir de hoje (29) às 20h, acontece na Casa do Saber, em São Paulo, o curso "Temas Contemporâneos: Grandes Jornalistas". O curso contará com a participação de grandes nomes do jornalismo brasileiro. Serão abordados os tipos de personalidades, atitudes e decisões que acabam contribuindo para criar um profissional de sucesso no jornalismo. Os depoimentos do curso vão formar um painel da comunicação jornalística atual, abordando dilemas éticos e constrangimentos legais, a busca de informações, o estilo de informar, as repercussões sobre a vida e os costumes. Também serão abordados os impasses e desafios impostos ao jornalismo pelas mudanças socioeconômicas, o crescimento da comunicação virtual e o fim da exigência do diploma para exercício da atividade.
As aulas vão até o final de novembro, às quintas, terças e sábados, às 20h: Joyce Pascowitch (dia 5), Ricardo Kotscho (12), Alberto Dines (19), Juca Kfouri (24, às 17h), Marcelo Tas (26) e Boris Casoy (28, às 11h).
Valor do curso: R$ 225 na inscrição e duas parcelas de R$ 220.
Mais informações pelo telefone 0xx-11-3707-8900.

Leia mais...

Campeonato Brasileiro

Veja na tabela a classificação do Campeonato Brasileiro após a rodada de ontem.

Leia mais...

Hoje é dia do...

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro no Brasil e o Dia Mundial da Psoríase. Como comemoração ao Dia Nacional do Livro, as bibliotecas municipais de Maringá estão fazendo a campanha do dia do perdão, solicitando que quem tenha livros por empréstimo que sejam devolvidos até hoje que não pagarão multa.
Já sobre a psoríase, ela é uma doença de pele incurável e não contagiosa. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frenquência em pessoas da pele branca.

Leia mais...

Dilma e o PP

Ao jantar ontem com representantes do PP, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que sua bandeira de campanha à presidência da república será o "aprofundamento" dos programas sociais implantados durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Destacou Minha Casa, Minha Vida e ainda sinalizou que o anúncio oficial de sua candidatura poderá ser realizado em uma reunião política antes da convenção partidária do PT, como ela mesmo vinha dizendo que seria. “Só posso ser candidata quando for aprovada na convenção ou em uma reunião política”.
Quanto às alianças com o PP afirmou que “O PP integra a base de sustentação do governo do presidente Lula. Em termos de proximidade, eu tenho uma relação extremamente próxima com o ministro Márcio Fortes. Nós temos uma responsabilidade publico-administrativa sobre o encargo do PT muito grande. Nesse sentido, há uma grande valorização e reconhecemos no PP um parceiro”
Um dos representantes do partido que saiu mais cedo da reunião garantiu que os dois partidos “vão estar no mesmo barco”.

Leia mais...

Flamengo perde para o Barueri

O Flamengo que estava invicto há dez partidas no Campeonato Brasileiro acabou perdendo para o Barueri por 2 a 0 e caiu para o sexto lugar com 51 pontos ganhos enquanto o Grêmio Barueri subiu para o 11º lugar com 44 pontos.

Leia mais...

São Paulo assume a liderança

Com a vitória por 1 a 0 ontem sobre o Internacional, o São Paulo voltou à posição em que se acostumou a ocupar nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, ou seja, a liderança. O gol do tricolor foi marcado por Washington, nos acréscimos do primeiro tempo.
Agora, com 55 pontos, o São Paulo fica na torcida e precisa contar com tropeços de Palmeiras e Atlético-MG na quinta-feira. O time de Muricy Ramalho pode voltar à ponta se conseguir um empate diante do Goiás. Já o Inter caiu para a quarta posição no Brasileirão, estagnado com 52 pontos.

Leia mais...

Requião se defende

"Quando me referi às paradas da diversidade, ocorriam-me os riscos que o abuso de hormônios femininos, com fins terapêuticos ou estéticos, representam para a saúde. Entre os riscos, o câncer de mama".
Do governador Roberto Requião dizendo que sempre foi defensor das minorias e que sua declaração à respeito do câncer de mama em homossexuais está sendo usada por pessoas mal intencionadas e com objetivos eleitoreiros.

Leia mais...

Protógenes assume PC do B do Guarujá

O delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal, assumiu o comando do PC do B do Guarujá (SP), onde tem domicílio eleitoral. A informação foi confirmada pelo secretário-geral do PC do B paulista, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.

Leia mais...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mega-sena

Um apostador paulistano levou sozinho o prêmio da Mega-Sena sorteado neste quarta-feira, de R$ 22.023.474,44 milhões.
As dezenas sorteadas nesta quarta-feira foram: 04 - 17 - 18 - 54 - 56 - 59

Leia mais...

Empregos temporários

O Internacional Shopping Guarulhos abriu cerca de 2,5 mil vagas para funções de vendedor, estoquista e auxiliar de vendas. Os interessados devem deixar os currículos no setor de administração do shopping ou nas lojas nas quais tenham interesse em trabalhar. O shopping fica na rodovia Presidente Dutra, km 230, Itapegica (telefone: 11-2425-1000). Os candidatos podem conferir as vagas no site http://www.internacionalshopping.com.br, “painel de empregos”.
No Shopping Bonsucesso, são aproximadamente 500 vagas para vendedores e atendentes. Os interessados devem levar o currículo diretamente nas lojas do local, na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5.308, Pimentas (telefone: 11-2489-9690).
No Poli Shopping, cerca de 200 profissionais devem ser contratados. Os currículos devem ser entregues na administração, que fica no piso do estacionamento, na Rua São Vicente de Paula, 178, Centro (telefone: 11-2409-6555).

Leia mais...

Invasão de estrangeiros

O capital estrangeiro avança no setor brasileiro de açúcar e álcool mais cedo e de forma diferente do esperado. Com o negócio anunciado ontem pela Santelisa, tradicional usina de propriedade familiar da região de Ribeirão Preto (SP), e a francesa Louis Dreyfus, que dá o controle de uma nova holding para o grupo europeu, as multinacionais já têm 20% da produção sucroenergética nacional. A invasão estrangeira era esperada e desejada, mas a expectativa, no auge da empolgação com o mercado de álcool interno e externo, em 2007, era que esse avanço se daria com a formação de novos negócios – e não com a compra de usinas já estabelecidas. Mas veio a crise internacional e o combustível festejado como alternativa ao petróleo não deslanchou. A falta de compradores, especialmente lá fora, e investimentos pegou as usinas brasileiras no contrapé, como é o caso da Santelisa, que existe há 70 anos. Endividada, a empresa não teve outra saída a não ser a associação com os franceses. Mais dez grupos estrangeiros já estão na produção brasileira do setor, entre eles alguns dos mais atuantes no segmento de commodities, como Cargill, Bunge, Teréos, Adecoagro, Noble Group e até a petrolífera britânica BP.

Fonte: do blog "O Filtro"

Leia mais...

Bolo de frutas

Ingredientes:
10 maçãs ou abacaxis
3 colheres de sopa de manteiga
300g de açúcar cristal
100g de uvas passas
3 colheres (sopa) de amêndoas cortadas bem finas

Preparo:
Aqueça a manteiga e acrescente as maçãs descascadas e picadas na panela, mexa por 5 minutos. Quando estiverem macias e amarronzadas acrescente duas colheres de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos com a panela destampada, até que as maças estejam com a massa mais grossa.
Acrescente o açúcar.
Continue cozinhando até que forme uma massa e desgrude da panela. Quando estiver difícil de mover a colher retire do fogo acrescente as castanhas e as uvas passas.
Cozinhe por mais 3 minutos, remova do fogo e coloque num prato e forme tipo um bolo de 2,5 cm de grossura. Deixe esfriar, corte em quadrados e sirva.

Leia mais...

Dólar

O dólar comercial foi vendido por R$ 1,755, em um acréscimo de 0,92% sobre a cotação final de ontem.

Leia mais...

Questão de gosto




Esta propaganda da Gillette, exibida nos Estados Unidos, foi motivo de chacota por lá. Tudo porque mostra um homem depilando os "países baixos". Mas quem pensa que isso não é coisa de macho está enganado. A moda agora é homem sem pelos. "Aquela coisa do homem dos anos 80, peludo e urso, chegou ao fim", explica a profissional Raimunda Freitas, esteticista e professora de depilação. A moda manda que os homens depilem os pelos das costas, ombros e peito. Já para a virilha e parte íntima, recomenda-se aparar o excesso, pois é importante e higiênico, segundo os entendidos.

Leia mais...

Pompeia, história de uma tragédia


Texto e fotos de Malu Pedarcini
A primeira guerra química da história foi feita por um vulcão. A tragédia aconteceu no dia 24 de agosto de 79 d.C. O povo de Pompeia festejava e de repente tudo aconteceu. O Vesúvio, que estava dormindo há 900 anos, explodiu com toda a sua fúria. Uma chuva de cinzas tomou conta da cidade de 20 mil habitantes. Infelizmente, a chuva não era somente densa: ela estava carregada de vapores clorídricos. E assim, intoxicada, a população de Pompeia morreu pouco a pouco. Durante os dias 24, 25 e 26 continuaram a cair cinzas tóxicas sobre a cidade, soterrando-a e dizimando vidas. Ao amanhecer do dia 27 o sol surgiu novamente, mas a cidade e 16 mil pessoas não existiam mais.

Leia mais...

Diploma

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados encerrou hoje (28) sua reunião sem votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretende implementar novamente a necessidade de diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Leia mais...

Aécio tem pressa

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que lançará sua candidatura ao Senado em janeiro se o seu partido não decidir, até dezembro, quem será o candidato à Presidência.
"Se o partido em dezembro ainda não tiver decidido seu candidato a presidente, seja por prévias ou não, eu sou candidato ao Senado já a partir de janeiro. Não posso esperar. Preciso então cuidar de Minas", disse, após almoçar com o presidente do DEM, Rodrigo Maia.

Fonte: Folha Online

Leia mais...

Do Paçoca com Cebola

O blog Paçoca com Cebola lista os parlamentares (fichas-sujas) incumbidos de fiscalizar os investimentos para as obras da Copa de 2014.

Leia mais...

Zoom

Foto de José Luís Cunha intitulada "Nus"

Leia mais...

Infarto em mulheres

De acordo com um estudo publicado no jornal Circulation, da American Heart Society, mulheres têm mais infartos não-identificados do que os homens e maior probabilidade de terem um diagnóstico errado e não serem atendidas no pronto-socorro.
Os sintomas de infarto relacionados a dores no peito aparecem nos homens e em várias mulheres, mas muitas delas não sentem essa dor. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo publicado no Circulation descobriram que 43% das mulheres infartadas não sentiram dor aguda no peito, um sintoma básico em homens.
“Embora mulheres também sintam o aperto no peito como um sintoma do infarto, elas devem saber que esse pode não surgir”, diz Nieca Goldeberg, autor do “Programa do Coração Saudável da Mulher”. Ele diz que, geralmente, as mulheres têm sintomas como falta de ar, fadiga inexplicável ou dor na parte inferior do tórax, que pode ser confundida com dor de estômago.
Segundo a pesquisa publicada no Circulation, 57,9% das mulheres apresentaram falta de ar, 54,8%, fraqueza e 42,9% fadiga incomum. Outros sintomas apresentados por mulheres foram náusea, tontura, desconforto na parte inferior do tórax, pressão na parte superior do abdômen e dor nas costas.
Alguns desses sintomas podem surgir semanas antes do ataque cardíaco ocorrer.

Leia mais...

Férias

Se você é do tipo workaholic e não para nunca, aqui vai um bom motivo para você não mais deixar as férias de lado. Períodos de descanso de tempos em tempos não são apenas agradáveis, como também fazem um grande bem à saúde. Estudos da Universidade de Nova Iorque feitos com 12 mil homens com tendências a problemas cardíacos durante nove anos mostraram que aqueles que tiram suas férias regularmente possuem menos risco de morte. Além disso, as férias contam como importante fator na redução do estresse, causa bem conhecida de diversas outras doenças. Suspeita-se que o principal motivo pelo qual as férias possuem esses efeitos milagrosos é o fato de disporem às pessoas mais tempo para exercícios e interação com família e amigos.

Leia mais...

Degeneração macular

Um grande estudo realizado nos EUA encontrou fortes evidências que pessoas idosas que apresentam degeneração macular relacionada à idade têm maior risco de apresentar doenças do coração. A degeneração macular é um distúrbio que resulta na perda de visão no centro do campo visual, a mácula.
Os resultados do trabalho, publicados na edição deste mês da revista Ophthalmology, ajudam a comprovar que a degeneração macular do envelhecimento e as doenças cardiovasculares compartilham os mesmos fatores de risco: tabagismo, pressão alta, indicadores inflamatórios e variações genéticas. No entanto, o estudo não apontou relação entre o distúrbio da visão e o risco de derrames.
O trabalho foi feito com os dados do Estudo sobre a Saúde Cardiovascular, que acompanhou por sete anos 1.786 adultos.

Leia mais...

Plebiscito e referendo

Plebiscito (plebs= povo e scitum=decisão, decreto) e referendo são duas formas diretas de consulta para saber se o povo aprova ou rejeita certas decisões de seu governo. O plebiscito consulta o eleitor antes da decisão ser tomada; o referendo depois.

Leia mais...

Presente do Passado



Essa fez muito sucesso nos anos 70.

Leia mais...

Ah! Como eu queria...

Ah...como eu queria!
Com minha boca tatear seu corpo,
sondar caminhos, descobrir tesouros,
arrepiar minha pele,
ficar preso em seus braços,
fechar os olhos, suspirar pecado!
Ah! como eu queria!
por atalhos de meus pensamentos,
fazer castelos degustar desejos,
que a mente cria e o paladar alcança.
Ah! como eu queria!
deixar meu gosto na saliva de sua boca,
deixar a marca em tuas curvas,
matar minha sede e me entregar aos seus encantos,
mergulhar seu corpo,
na cachoeira de seus desejos!

Antonio Santiago

Leia mais...

SASC recebe doação de equipamentos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC) recebeu na terça-feira (27), doação de computadores, câmera fotográfica digital, scanner, aparelho de DVD, impressoras, caixas de som, máquina de datilografia e acessórios da Polícia Federal. O delegado Donizetti Aparecido Tambani disse que os equipamentos foram substituídos e a Polícia Federal decidiu repassar para o uso de alguma entidade. Os materiais serão utilizados na Casa Lar do Idoso e no Centro Dia do Idoso.

Leia mais...

Menina Fantástica

A fase final do concurso Menina Fantástica será realizada em São Paulo, entre 9 de novembro e 13 de dezembro. A grande vencedora será escolhida pelo público, via telefone e internet. A sortuda assinará um contrato com a Mega Model, agência que produz o concurso, no valor de R$ 500 mil.

Leia mais...

Paranaense preso por transportar maconha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase 650 quilos de maconha ontem dentro de um caminhão que trafegava no quilômetro 319 da BR-277, na região de Guarapuava, no interior do Paraná. De acordo com a polícia, a droga estava escondida em um fundo falso na carroceria do veículo, que seguia para o Rio de Janeiro.
O motorista, um paranaense de 28 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele disse aos policiais que levaria os entorpecentes até um posto de combustíveis na capital carioca e receberia R$ 5 mil pelo transporte. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil da cidade.

Leia mais...

Recanto poético

A Estrela (Manuel Bandeira)

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alta luzia?

E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.

Leia mais...

Coral de Maringá canta na Praça de São Pedro em Roma

O papa Bento XVI pediu na audiência geral desta manhã que os fiéis prestem mais atenção às leituras do Evangelho durante as missas dominicais e que dediquem um tempo maior à "meditação sobre a Bíblia". Antes, um coral infanto-juvenil da cidade de Maringá, no Paraná, cantou a música "Aquarela do Brasil" na Praça São Pedro. Assistiram à celebração desta quarta-feira o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, e o casal holandês Paul e Wilma Van Munster, vítimas de uma agressão na capital italiana ocorrida em agosto de 2008.

Leia mais...

Esperança para a cura do câncer

Uma pesquisa realizada na Irlanda sugere que um componente encontrado no açafrão da Índia, presente no tempero curry, pode matar células cancerosas. O componente químico curcumina já era visto como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testado para tratamento de artrite e até demência. Testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, mostraram que a curcumina pode matar células de câncer de esôfago.
A cientista Sharon McKenna e sua equipe descobriram que a curcumina começou a matar as células cancerosas dentro de 24 horas. "Cientistas já sabiam há tempos que compostos naturais têm potencial para tratar células defeituosas que se transformaram em células cancerosas e suspeitamos que a curcumina poderia ter valor terapêutico", disse a cientista.
As células também começaram a se digerir, depois que a curcumina desencadeou os sinais de morte celular.

Leia mais...

Câncer ginecológico - cuidados e prevenção

Saiba tudo sobre o câncer ginecológico e a melhor forma de prevení-lo. Veja matéria completa com a oncologista Silvana Maria Trippi Gotardo, diretora médica da clínica Oncolin-Oncologia (SP).

Leia mais...

Ação de despejo

Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram nesta quarta-feira (28) um projeto que acelera os processos de ação de despejo de inquilinos. Em média, para tirar um locatário que não paga o aluguel, o proprietário leva 14 meses. Com a alteração de 14 artigos da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), esse tempo deve cair para quatro meses.
Aprovada por unanimidade em caráter terminativo, a proposta deve ir à sanção presidencial após o intervalo de cinco sessões. Se não houver recurso nesse período, o projeto não passará pelo plenário, indo direto para o presidente Lula. "Não acredito que tenhamos recurso, já que o projeto foi aprovado por unanimidade. Espero que até novembro ele esteja sancionado", afirmou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), relatora da proposta na CCJ.

Fonte: Congresso em Foco

Leia mais...

Homenagem à tia do rock

Com direção do jornalista e escritor Nelson Motta, Ria Lee será homenageada em São Paulo. Cantores como Lenine, Paula Toller, Ed Motta, Silvia Machete e Marina de la Riva estarão no palco do Citibank Hall interpretando suas canções. "A Rita tem uma obra colossal, que vem desde os Mutantes, com inúmeros clássicos. Chamei pessoas que não foram vistas cantando esse repertório", diz Nelson Motta.

Leia mais...

Campeão de mentira

O ex-tenista Andre Agassi, dono de oito títulos de Grand Slam, admitiu ter usado a droga metanfetamina conhecida como "cristal" e mentido para as autoridades do esporte para evitar uma punição. Em seu livro, publicado em capítulos pelo jornal inglês The Times, o norte-americano descreve com franqueza como seu assistente o apresentou à droga em 1997, quando ele vivia um mau momento nas quadras e tinha dúvidas sobre seu iminente casamento com a atriz Brooke Shields.
"Slim deixa uma pequena montanha de pó na mesa de café. Ele corta e cheira. Ele corta de novo. Eu cheiro um pouco... Há um momento de arrependimento, seguido por uma profunda tristeza. Depois vem uma onda de euforia que tira da minha mente todos os pensamentos negativos. Eu nunca me senti tão vivo, tão esperançoso -- nunca senti tanta energia", disse Agassi, que agora tem 39 anos, segundo seu livro.

Leia mais...

Meio ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou hoje que o país pode garantir uma redução de 40% em suas emissões de gases poluentes até 2020, o que considerou como "uma meta ousadíssima" para uma nação em desenvolvimento.

Leia mais...

Ideal de saúde

Uma campanha intitulada Fat Talk Free Week (algo como “Uma semana sem conversas sobre engordar”), propõe que as pessoas fiquem 7 dias sem falar sobre o assunto, evitando frases que endossem negativas sobre o próprio corpo e de outras pessoas. A campanha tem o apoio da The Academy for Eating Disorders, entidade mundial que reúne profissionais envolvidos com pesquisas sobre os transtornos alimentares, e do Proata (Programa de Orientação e Apoio aos Pacientes com Transtornos Alimentares) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“É comum ouvir grupos de mulheres adotando uma fala depreciativa sobre o próprio corpo, sempre se comparando com modelos de beleza que todos sabemos não ser real”, afirma Liliane Kijner Kern, psiquiatra e terapeuta de família e casal ligada ao Proata. “Isso é quase um mantra que puxa a autoestima para baixo, dia após dia”, diz.
A campanha, afirma a especialista, é uma tentativa de conscientização da sociedade para que as pessoas reavaliem seus atos, deixando de focar apenas a busca de um corpo que seja associado a um modelo estético. A Fat Talk Free Week propõe que as pessoas busquem por um ideal de saúde – e que é diferente para cada tipo de mulher – o que requer que as pessoas cuidem do próprio corpo (e não fiquem mais magras).
“É possível alcançar um ideal de saúde quando nós melhoramos nossa saúde corpórea, mental e nossa qualidade de vida”, diz Kern. Isso pode trazer melhoras não só na pessoa, mas no círculo de convivência e na família.
A psiquiatra observa que a aversão ao próprio corpo pode levar as mulheres a buscarem métodos que muitas vezes são extremamente agressivos. “Dietas restritivas, exercício em excesso – muitas vezes feitos como obrigação, sem nenhum prazer – tudo isso é uma violência contra o corpo”, diz.

Fonte: Portal UOL

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO