terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cachaça, produto genuinamente brasileiro

Se hoje a cachaça é um dos orgulhos do País, no século 17 foi o pesadelo dos nossos colonizadores. Mal éramos um esboço de nação e já tínhamos descoberto a bebida da cana. Não demorou para, em 1635, a Coroa proibir seu consumo. Como o veto não pegou, na década seguinte tentou-se proibir a comercialização.
Toda essa preocupação não tinha nada a ver com a ordem pública. O problema era não comprar de Portugal vinho e bagaceira, uma aguardente rival, feita de uva. Cansada de fazer vistas grossas, em 1659, a Metrópole mandou destruir alambiques e tacar fogo em navios exportadores de cachaça.
Tentando se aproveitar, um governador local criou altas taxas para o produto proibido. Claro que acabou em confusão. Alambiqueiros gostavam mesmo era de tomar vinho português, mas, em favor de seus bolsos, agitaram a Revolta da Cachaça, no Rio de Janeiro, em 13 de setembro de 1661. Ganharam a luta com a liberação da nossa aguardente. Por causa disso, em lei do ano passado (2009), 13 de setembro passou a ser Dia Nacional da Cachaça.

Matéria de Natália Pesciotta publicada na revista "Almanaque Brasil"

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO