sábado, 30 de outubro de 2010

Guarda Municipal treina ações de segurança para o Mundial

 Foto: divulgação
Curitiba segue em ritmo acelerado na preparação para sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Na manhã desta sexta-feira (29), 31 guardas municipais concluíram, com exercício prático na Arena da Baixada, o curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC).
Parceria da Secretaria Municipal de Defesa Social com o Exército, a atividade é direcionada justamente para situações de conflitos em estádios de futebol e outros eventos com grande público.
O curso iniciou na última segunda-feira (25) e, desde então, os guardas estavam confinados em treinamento no Quartel General do Pinheirinho. Comandados pelo chefe da seção de operações, tenente Inácio, logo no início da manhã os guardas conheceram as instalações do estádio – arquibancadas, vestiários, vias de acesso e de fuga.
Na sequência, os guardas simularam um possível confronto contra um grupo de torcedores “vândalos” nas arquibancadas. Cerca de 30 soldados fizeram o papel dos torcedores armados com bexigas com água. Desde o começo do ano, o Exército está colaborando com a preparação da Guarda para atuar no período do Mundial.
O major Edmar Cordeiro explica que este tipo de treinamento prioriza a proteção do patrimônio, autoridades e cidadãos. “Cada ação depende do tipo de transtorno. Por isso é importante que estes guardas estejam bem treinados e já preparados para lidar com situações extremas onde os cidadãos ordeiros precisam de proteção”.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO