domingo, 31 de janeiro de 2010

Pé na estrada

Depois de mais de 800 km de viagem, saindo de Vitória, finalmente cheguei ao litoral norte de São Paulo. Uma viagem maravilhosa pelo litoral paulista e carioca. Semana que vem estarei de volta.

Leia mais...

Zoom

Foto de Marta Ferreira

Leia mais...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença genética que ataca principalmente a população negra, mas os brancos também podem ser acometidos por ela. É uma doença hematológica (do sangue) que causa destruição crônica das células vermelhas do sangue, episódios de intensa dor, susceptibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, à morte precoce. Para saber mais sobre esta doença leia a matéria na íntegra.

Leia mais...

Reflexão

"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito."
(Jean Paul de Goudi)

Leia mais...

Zoom

Foto de Deyvis Malta

Leia mais...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Zoom

Foto de Maria Flores

Leia mais...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Recanto poético

Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender,
viver ultrapassa qualquer entendimento.

(Clarice Lispector)

Leia mais...

Zoom

Foto de J. Pedro Martins

Leia mais...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pé na estrada

Depois de um maravilhoso turismo ecológico, uma verdadeira aula de biologia “in loco” e após visitar a casa onde nasceu, e saber mais sobre a infância do Rei Roberto (que contaremos aqui) é hora de fazer as malas e descer a serra rumo à Vitória, que não vejo desde 1986.

Leia mais...

Mineirinho

O pão de queijo é uma iguaria que foi criada em Minas Gerais, no século XVIII, para ser servida nas mesas dos senhores, ao lado dos biscoitos de polvilho. A tradicional receita leva leite, ovos, queijo-de-minas curado e ralado e o polvilho (a parte nobre da mandioca).

Leia mais...

Dúvidas

Sacramentada a coligação PT/PDT, parece que o problema vai ser escolher o vice de Osmar Dias. A turma do Agronegócio quer porque quer a bela e competente Gleisi Hoffmann, mas o pessoal dos sem-terra insiste no presidente da Itaipu, Jorge Samek. É esperar para ver.

Leia mais...

Aécio é o nome

Pelas propagandas fazendo apologia ao governo de Minas Gerais que vi no estado do Rio e aqui no Espírito Santo, não tenho dúvidas. O candidato tucano à presidência da República, será Aécio Neves e não José Serra, como quer nos fazer crer o PSDB.

Leia mais...

O óbvio

Mesmo longe do Paraná, tenho acompanhado a movimentação política por aí. E hoje leio nos jornais da capital, aquilo que até a minha tia de Bituruna já sabia. O PT vai mesmo de Osmar Dias. É o Agronegócio fazendo campanha juntinho com os sem-terra. Como diria Tancredo Neves, “Em política só não vi boi voar”, mas pelo jeito que a coisa anda, falta pouco.

Leia mais...

Reunião suprapartidária

Release

O prefeito Beto Richa, de Curitiba, e o deputado estadual Valdir Rossoni, presidente do PSDB Paraná, coordenam uma reunião suprapartidária nesta quinta-feira (28), às 20h, na Câmara Municipal de Pitanga. “Vamos discutir com as diversas lideranças de Pitanga e região a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o Estado do Paraná. O PSDB está dialogando com diversos partidos e com a sociedade organizada para apresentar este projeto à população paranaense nas eleições de outubro”, explica Richa.
O PSDB mantém conversas com lideranças de outras legendas com o objetivo de construir uma grande aliança que conduza o projeto de desenvolvimento para o Estado do Paraná nos próximos quatro anos. “Agora, essas conversas começam a se intensificar. Há muitas especulações porque estamos em ano eleitoral, mas os partidos trabalham para formar um leque de alianças que construa uma candidatura forte. Estou otimista para que o PSDB consiga formar essa grande aliança”, afirma Richa.

Leia mais...

Maus tratos é crime

Flávio Mantovani esclarece que maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. Portanto, caso você saiba ou veja alguma situação de maus tratos contra animais domésticos ou silvestres, denuncie. Ligue 190.

Leia mais...

Milagre

Guerlane Guay, uma haitiana de 14 anos foi retirada com vida dos escombros de sua casa no domingo, após passar 13 dias soterrada. Ela sobreviveu porque onde estava tinha água, o que a ajudou a se manter viva.

Leia mais...

Zoom

Foto de Cris Mena

Leia mais...

Atrasados

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou ontem uma verba de R$ 220,2 milhões para o pagamento dos atrasados de segurados que ganharam uma ação de concessão ou de revisão de benefício contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A quantia que o segurado irá receber refere-se à grana que ele deveria ter recebido, no máximo, nos últimos cinco anos.
Serão beneficiados 45.768 segurados em todo o país.
O CJF não informou exatamente o dia em que o segurado poderá retirar o benefício, já que a data varia de acordo com o calendário dos TRFs (Tribunais Regionais Federais). No entanto, o pagamento da grana costuma ser realizado por volta do dia 10.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Campeão de bilheteria

O filme "Avatar" ja ultrapassou "Titanic" com a marca de U$$ 1,85 bilhão em seis semanas.

Leia mais...

Carnaval nas Cataratas

Release

O Parque Nacional do Iguaçu montará operação especial para atender os turistas no feriado de Carnaval, de 13 a 16 de fevereiro. O atrativo deve receber 25 mil turistas nos quatro dias do feriadão. A expectativa é baseada na tradição do atrativo, que nesta época recebe milhares de pessoas que aproveitam os dias de folia para passear nas Cataratas do Iguaçu.
Pensando na melhor comodidade dos visitantes, a concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), elaborou um plano de atendimento. O trabalho consiste na ampliação do horário de visitas; colocação de tendas; e reforço no transporte, bilheteria, efetivo de funcionários e equipe de apoio.
Horário – Nos dias 13, 15 e 16 de fevereiro o horário de atendimento de bilheterias, estacionamento e transporte não terá alterações. Já no domingo (14), o Parque Nacional do Iguaçu abrirá em horário especial, sendo o atendimento das bilheterias das 8 às 18 horas; estacionamento das 7h30 às 20 horas e o retorno do último ônibus, saindo de Porto Canoas, previsto para 19h30.
Ônibus - No sábado (13), serão três ônibus extras; no domingo (14), serão colocados 13 ônibus extras; na segunda-feira (15), três ônibus extras e na terça-feira (16), três ônibus extras estarão disponíveis aos visitantes.
Passe comunidade - Com o benefício, os moradores de Foz e dos demais municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu possuem beneficio de 90% de desconto no valor do ingresso geral e desconto também no estacionamento e transporte. O beneficio é concedido mediante cadastro prévio no guichê de atendimento ao passe comunidade. O cadastro é individual e haverá necessidade de comprovação de residência, que pode ser feita por meio das faturas de água, luz ou telefone fixo. Ou ainda, por meio do título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de estudante, carteira funcional de servidor público e certificado de registro e licenciamento de veículo.
Mais informações: (45) 3521- 4400.

Leia mais...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reflexão

Este texto de Bertolt Brecht continua bem atual. Com este ano teremos eleições seria bom cada um de nós refletir e nos mirarmos nele.

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afetou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

(Bertolt Brecht)

Leia mais...

O pão nosso de cada dia

Os primeiros pães surgiram há cerca de 12 mil anos na Pérsia. Eles eram uma mistura de vários tipos de grãos moídos e água, cozida sobre pedras quentes. Era seco e duro, mas muito nutritivo. Nas mãos dos egípcios, no novo Império (1567 a 1085 a.C.), a panificação recebeu seu grande impulso. Havia mais de 40 variedades de pães. Eles criaram o processo de fermentação, que deixou o pão mais macio e saboroso. Os egípcios perceberam que a massa, umedecida, depois de um certo tempo, liberava alguns gases, tornando o pão mais poroso. Aos poucos, o pão chegou ao Império Romano. Começaram a aparecer escolas de padeiro, profissão surgida por volta do ano 50.

Leia mais...

Pé na estrada


Cachoeiro de Itapemirim não é simplesmente a terra do Rei Roberto Carlos. É uma cidade de 120 anos e com mais de 200 mil habitantes. Situada entre montanhas, no sul do Espírito Santo, ela é cortada por um rio, o Itapemirim, o que lhe dá um certo charme. O carro chefe de sua economia é o mármore e na agricultura predomina a cultura do café. O povo é hospitaleiro e o sotaque é uma mistura de mineiro, carioca e até baiano, estados com os quais o Espírito Santo faz fronteiras.Ah! Sim! Cachoeiro como já disse anteriormente não é apenas a cidade do Roberto. Daqui sairam grandes talentos como o escritor Rubem Braga, os cantores e compositores Raul e Sérgio Sampaio, os atores e diretores de cinema Carlos Imperial e Jece Valadão, o ex-ministro da Agricultura Ernene Galvêas, a bailarina Luz Del Fuego e no esporte o jogador de futebol Jair Bala e Larissa do volêi de praia. Como veem, Cachoeiro é pródiga em celebridades. Mais um dia por aqui e pé na estrada novamente. Desta vez rumo à Vitória e suas maravilhosas praias.

Leia mais...

Zoom

Foto de Alfonso Paz

Leia mais...

Reflexão

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
(Mahatma Ghandi)

Leia mais...

Revisão

Os poupadores que tinham saldo na caderneta de poupança em março, abril e maio de 1990, durante o Plano Collor 1, têm só até o dia 15 de março deste ano para pedir a revisão das perdas relativas à grana que, na época, não foi bloqueada pelo governo. É preciso ir à Justiça.
De acordo com a advogada Daniela Francisca Lima, do Innocenti Advogados Associados, o ideal é estar com a documentação em mãos até o final deste mês. "O poupador precisa solicitar os extratos ao banco onde tinha a caderneta o quanto antes. Caso contrário, corre o risco de perder o prazo", diz a advogada.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ressurreição

O PT ressuscitou os mensaleiros José Dirceu, Genoíno e outros. Eles vão atuar na campanha de Dilma intensamente. Será que teremos que passar por tudo novamente?

Leia mais...

A espera de um milagre

Embora distante de minha querida terrinha, fico sabendo que o senador Osmar Dias ainda espera por uma desistência de Beto na corrida ao governo, e o consequente apoio a sua candidatura. Pelo visto, Dias acredita em mula sem cabeça, cegonha, Saci-pererê e até no arrependimento do Arruda.

Leia mais...

O Saara é aqui

Quem pensa que em Maringá faz calor precisa conhecer o sul do Espírito Santo.Aqui tem um sol para cada um. O buraco da camada de ozônio está aqui bem pertinho, sobre nós. Ufa! O efeito estufou.

Leia mais...

Pensando bem...

Da coluna do José Simão

E o Big Bagaceira Brasil? Pode ser também Big Bibas do Bial: até quem não é, quer ser. O único hetero da casa é a sapata. As pessoas só falam disso. Parece boate gay.

Leia mais...

Faltava tecnologia

Quase 50 anos antes de se tornar realidade, a televisão já era uma invenção viável. Seus princípios fundamentais haviam sido desenvolvidos de maneira independente em vários países. Ela só não apareceu antes porque não havia comunicação entre os seus pioneiros e por algumas ideias estarem mais adiantadas do que a tecnologia disponível.

Leia mais...

Pé na estrada

Que o homem agride a natureza até a minha neta Mariana já sabe. Mas o que ela não sabe e eu descobri agora é que existe um lugar aqui no Espírito Santo que mostra que o homem e a natureza podem conviver harmoniosamente ocupando o mesmo espaço.
Burarama é um pequeno distrito pertencente à Cachoeiro de Itapemirim, um verdadeiro paraíso ecológico.
Este lugar, perdido entre altas montanhas, onde a água brota por todos os lados, é habitado por cerca de 2.600 pessoas que amam o pedacinho de chão aonde vivem.
O canto dos pássaros é uma verdadeira sinfonia neste Shangri-lá onde a flora e a fauna se fundem em um espetáculo divino.

Leia mais...

Zoom

Foto de Viesturs Links

Leia mais...

domingo, 24 de janeiro de 2010

O pioneiro

Lançado em junho de 1808, o primeiro jornal a circular no Brasil foi o Correio Braziliense, distribuído clandestinamente. Ele era escrito e impresso em Londres. Com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, surgiu o primeiro jornal impresso no país: a Gazeta do Rio, em setembro do mesmo ano. O semanário de quatro páginas era feito na Imprensa Régia (oficina tipográfica oficial) e tratava de assuntos ligados à corte. As notícias vinham com dois meses de atraso.

Leia mais...

Reflexão

"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias."
(Deepak Chopra)

Leia mais...

Zoom

Foto de DDiArte

Leia mais...

sábado, 23 de janeiro de 2010

Cara atual

Só no início do século XVII, os jornais ganharam a forma atual. O mais antigo deles, que se originou de um boletim comercial que circulava entre os mercadores de Antuérpia e Veneza, talvez tenha sido o holandês Nieuwe Tijdinghen, publicado em 1605. Os mercadores holandeses, que viajavam por todo o mundo, serviam como correspondentes internacionais, coletando uma variedade de informações das terras distantes.

Leia mais...

Reflexão

A grande tragédia da vida não é a morte, mas o que morre dentro de nós enquanto vivemos.” (Norman Cousins)

Leia mais...

Zoom

Foto de Álvaro Duarte

Leia mais...

Pé na estrada

Últimas horas no Rio de Janeiro. Se o tempo e o trânsito ajudarem, a noite estarei em Cachoeiro do Itaperimim, terra do Rei Roberto Carlos.

Leia mais...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ajuda para o Haiti

Nesse fim de semana, 23 e 24 de janeiro, todas as paróquias da arquidiocese de Maringá estarão fazendo coleta para as vítimas do terremoto no Haiti. As doações feitas pelos fieis durante as missas serão encaminhadas pela Cáritas à Igreja do Haiti.

Leia mais...

O Rio de Janeiro continua lindo...

Rio. Cidade de antagonismos, de contrastes, de paradoxos. De um lado a linda praia de São Conrado, em frente a maior favela do Brasil, Rocinha, com seus mais de 300 mil habitantes. Logo adiante, os pobres moradores da favela do Vidigal lado a lado, desafiando os ricos do Leblon. O mesmo acontece com a favela Pavão-Pavãozinho que contrasta com a paisagem de Copacabana, que é o paraíso de turistas. A grana do Brasil e do mundo todo. euros, dólares e o dinheiro sujo e ensanguentado do tráfico de drogas se confrontam. O povo é maravilhoso, receptivo, amável, porém no quesito limpeza, deixa muito a desejar. No final da tarde as praias parecem uma praça de guerra de tanta sujeira. Eles sujam na mesma proporção da sua simpatia. A malandragem tão falada (e verdadeira) do carioca, na realidade é autodefesa, luta pela sobrevivência. É uma cidade maravilhosa. Sem disfarces, sem maquiagem, não é cenográfica. Uma cidade do tempo do império, por isso literalmente real.

Leia mais...

O primeiro jornal

O primeiro órgão regular a divulgar as notícias foi a gazeta romana Acta Diurna (Realizações Diárias), que começou a ser publicada diariamente em 59 a.C. Afixado por toda a cidade, o jornal foi iniciado pelo imperador Júlio César, e não era muito diferente dos tabloides diários de hoje em dia. Controlado pelo governo, ele trazia novidades sociais e políticas, detalhes de julgamentos criminais e execuções, anúncios de nascimentos, casamentos e mortes, e até mesmo os destaques de eventos esportivos e teatrais no Coliseu.

Leia mais...

Preocupados

A 2ª Conferência Nacional de Cultura está prevista para acontecer em março e já está gerando polêmica na grande imprensa em função do seu conteúdo. Um dos trechos que está deixando a mídia preocupada é o item 1.4, que trata de Cultura, Comunicação e Democracia.
"O monopólio dos meios de comunicação (mídias) representa uma ameaça à democracia e aos direitos humanos, principalmente no Brasil, onde a televisão e o rádio são os equipamentos de produção e distribuição de bens simbólicos mais disseminados, e por isso cumprem função relevante na vida cultural".

Leia mais...

Recanto poético

Amo como ama o amor.
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.
Que queres que te diga,
além de que te amo,
se o que quero dizer-te é que te amo?
(Fernando Pessoa)

Leia mais...

Zoom

Foto de Carlos Vilela

Leia mais...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Versátil

Essas 3 letras significam Disco Versátil Digital. Do tamanho de um CD comum, o DVD é um disco ótico com capacidade para guardar de 7 a 300 vezes mais informações que os CDs-ROM. O disquinho tem uma resolução de imagem 2 vezes melhor que a das fitas de videocassete e som digital. O produto foi lançado nos Estados Unidos em março de 1997 por um consórcio que reunia fabricantes de produtos eletrônicos e de informática e estúdios de cinema e de música.

Leia mais...

Novo rebento

Vanessa Giácomo e Daniel Oliveira esperam o segundo filho. A atriz está de cinco meses. Vanessa terminou a novela "Paraíso" grávida, mas não sabia. O casal já tem um filho, Raul.

Leia mais...

Avesso do avesso

Sampa é indescrítivel. Quem quiser saber como é, e o que esse bicho de mil cabeças, essa verdadeira medusa, terá que necessariamente visitá-la. Mas, eu acho que quem melhor definiu essa cidade, foi o mestre Caetano Veloso “é o avesso, do avesso, do avesso”. Mas toda vez que venho aqui, fico entre maravilhado e assustado. Mas sempre volto, como todo mundo que por aqui passa.

Leia mais...

Aposentadoria

Os postos do INSS não podem se negar a trocar a aposentadoria normal por tempo de contribuição de um segurado se ele tiver direito à aposentadoria especial. A decisão está em um parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) de dezembro do ano passado e vale mesmo se o segurado já tiver adquirido o primeiro benefício do INSS.
Para ter a conversão, o segurado deve ter preenchido as condições para se aposentar de forma especial, que possibilita a concessão do benefício mais cedo e sem o fator previdenciário.
O parecer foi feito pela Pocuradoria Federal Especializada junto ao INSS, mesmo órgão que defende a Previdência em questões judiciais.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Zoom

Foto de Cris Mena

Leia mais...

Pé na estrada

Chegamos a São Paulo ontem no começo da tarde e pegamos um congestionamento ao entrarmos na Marginal. Nada fora do comum, coisa de rotina por aqui. O dia estava lindo, muito sol e a a Penha (bairro onde estamos), como sempre muito movimentada. Hoje, pela madrugada, a maior chuva. Vimos nos jornais que causou alagamentos em diversos pontos. Aqui onde estamos tudo normal, pois se algum dia este bairro ficar alagado, é sinal dos fins dos tempos, porque o bairro está localizado em um dos pontos mais altos da cidade, fica em uma colina.

Leia mais...

Afastados

Os deputados distritais do Distrito Federal foram afastados ontem (20) pela Justiça pelo juiz Vinícius Santos, da 7ª Vara de Fazenda do Tribunal de Justiça do DF, e atende pedido do Ministério Público do Distrito Federal, cabendo ainda recurso. Os pedidos de impeachment ainda serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e também precisarão ser aprovados por uma comissão especial antes de seguir para votação no plenário da Casa.

Leia mais...

Novo tremor no Haiti

Ontem(20) aconteceu outro terremoto no já tão castigado Haiti. O tremor atingiu 5,9 ponto na escala Richter, um ponto a menos que o primeiro e durou alguns segundos. Desta vez, felizmente os danos foram somente as construções já semidestruídas, porém provocou pânico em Porto Príncipe.

Leia mais...

Novo líder

No próximo dia 2 de fevereiro será escolhido do novo líder da Bancada do PT na Câmara para 2010. O atual líder, deputado Cândido Vaccarezza (SP), está convocando a bancada do partido para reunião às 14h30, no plenário 14. Na mesma data, em sessão às 11h, a Câmara dos Deputados retoma os trabalhos da sessão legislativa de 2010.

Leia mais...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ah! Destino

Ainda penso no meu destino, e dai?
Tenho pensado e repensado, e dai?
Ah! pensamento, pra onde me leva?
Em que caminho ainda colocará meus pés, e que paisagens verão meus olhos?
E nesse caminho e paisagens ainda verei seus olhos...
Ah! Seus olhos, ainda que os veja eles verão os meus olhos?
Ah! Destino...pra onde me leva?
Nascendo de olhos abertos, saio de olhos fechados, com a sensação de ter entendido o mistério ignorado...
O maior de todos os mistérios foram seus olhos sempre pelos meus olhos amados...
Ah! Destino...cruza e descruza caminhos dos amantes que anseiam ser amados...
Ah! Destino, pra onde nos leva?

Miro Pedroso de Moraes

Leia mais...

Vantagem

Os Estados onde ainda é vantajoso abastecer o carro flex a álcool são Mato Grosso (diferença de 40,23% no preço comparado com a gasolina), Tocantins (32,63%), Goiás (32,58%) e Pernambuco (30,16%).

Leia mais...

Preço nas alturas

A empresa aérea Air France-KLM anunciou que a partir de 1º de abril (e não é mentira), as pessoas obesas que viajarem com a companhia e não conseguirem se acomodar em um único assento, pagarão quase o dobro da passagem. O valor cobrado será o do assento normal, mais 75% e segundo a empresa a medida é por motivos de segurança. A porta-voz da companhia, Monique Matze disse que "Precisamos garantir que o encosto do assento possa ser inclinado livremente para frente e para trás, e que todos os passageiros estejam com os cintos de segurança devidamente afivelados".

Leia mais...

Perguntar não ofende

Se existe mesmo um acordo entre os irmãos Dias de não se confrontarem nas urnas como alega o mais velho Álvaro, por que Osmar, o mais novo, não assume isso publicamente?

Leia mais...

O melhor que há

Se você é assim como eu e adora viajar, com certeza vai se deliciar com estes destinos. São 42 lugares imperdíveis segundo o New York Times. Tem de tudo, desde destinos culturais, praias paradisíacas, gastronômicos e até regiões onde degustar um bom vinho é o que há.

Leia mais...

Frase canalha

"Homem é igual caixa de isopor: é só encher de cerveja que voce leva para qualquer lugar."

Leia mais...

Ecos do Chile

A eleição no Chile esta semana deixou os petistas com a pulga atrás da orelha. Lá, como aqui, a presidente tem uma popularidade estratosférica, o que não foi suficiente para fazer o sucessor. E como historicamente as coisas na América Latina sempre funcionam em efeito dominó, é realmente de tirar o sono.

Leia mais...

Louvável

Ouvi o senador Álvaro Dias dizer em uma das várias entrevistas que ele concede todos ao dias (ele adora luzes), que a vontade de ser governador é uma coisa pessoal. Louvável o senador admitir isso, ao contrário dos outros, sem exceção, que ainda insistem no surrado discurso, de que é o povo que quer, as bases. Ningéum assume a questão pessoal.

Leia mais...

Pisando em ovos

Enquanto a eleição para reitor já começou na UEL em Londrina, inclusive com nomes já colocados, aqui na UEM, todo mundo está pisando em ovos. A oposição esperando a situação se mexer e vice-versa.

Leia mais...

Trinta gols

Vou manter os 30. Espero contar com a sorte de não ter nenhuma lesão neste ano. Se não fiz os 30 gols no ano passado foi pela lesão que tive na mão. O torcedor pode esperar de mim o mesmo que viu no ano passado ou um pouco mais.”

De Ronaldo, prometendo uma boa campanha com muitos gols para o ano de 2010.

Leia mais...

Sem pai e sem mãe

Outra triste realidade no Haiti é o número de órfãos. Milhares de crianças perderam os pais no terremoto e muitas vagam sozinhas pelas ruas.

Leia mais...

Precedente

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) deu ganho de causa a um técnico de enfermagem em Porto Alegre (RS) que ao invés de ter o intervalo de uma hora para almoço, tinha apenas quinze minutos. O TST entendeu como hora extra o tempo restante, ou seja os quarenta e cinco minutos que ele abria mão e continuava trabalhando. Segundo a CLT todos aqueles que trabalham por um período de mais de seis horas têm direito a no mínimo uma hora para repouso e alimentação.

Leia mais...

Extrato do INSS

O Ministério da Previdência espera para março o início da consulta na Caixa Econômica Federal ao histórico de contribuições dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segundo o ministro da pasta, José Pimentel.
A ideia de oferecer a consulta na Caixa é ampliá-la a todos os trabalhadores com carteira assinada, inclusive os que não têm conta no banco, já que a instituição é responsável pelos cartões do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), chamados de Cartão Cidadão.
Desde maio do ano passado, o Banco do Brasil já emite o extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) a seus correntistas. Na época, Pimentel disse que a Caixa forneceria o serviço a seus clientes até o final do ano passado, o que ainda não ocorreu.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

IV Congresso Nacional do PT

De 18 a 21 de fevereiro acontecerá em Brasília o IV Congresso Nacional do PT. O evento será realizado nas dependências do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, localizado no Plano Piloto de Brasília, e contará com participação de 1.350 delegados eleitos durante o PED 2009 em todos os estados brasileiros.
A pauta principal do IV Congresso tera os seguintes pontos:
1 - Conjuntura nacional e internacional;
2 - Tática, política de alianças, programa e candidaturas para as eleições 2010;
3 - construção partidária e plano de ação.
Durante o evento também será realizada a posse dos novos dirigentes nacionais do PT, eleitos no PED 2009.

Leia mais...

O espermograma do velhinho

Um velhinho tinha que fazer espermograma. Foi à farmácia e comprou um potinho desses para coleta de material. Chegando em casa, foi ao banheiro e tentou com a mão direita, tentou com a esquerda e até com as duas, e nada! Então, chamou sua mulher. Ela tentou com a mão direita, tentou com a esquerda, com as duas e até com a boca, mas também não conseguiu. Não vendo outra opção, ela chamou a vizinha.
Esta, querendo ajudar, mesmo bastante constrangida, tentou com a direita, com a esquerda, com as duas mãos, e muito sem graça, pediu licença e tentou com a boca, mas não obteve sucesso!
A vizinha, não se dando por vencida, chamou a filha de 18 anos, uma menina encantadora. E mais uma vez repetiram-se as tentativas... uma mão, outra, as duas, com a boca, mas também não conseguiu.
O velhinho triste, voltou à farmácia e devolveu o pote ao vendedor dizendo:
- Dá pro senhor me ver outro potinho, porque lá em casa, ninguém conseguiu abrir este!

Leia mais...

Zoom


Foto de Benjamin Vieira

Leia mais...

Abandono

O Maringá em Destaque chama a atenção para o abandono do parque Alfredo Nyfeller que está jogado às moscas. O poder público parece que não é muito chegado em parques.

Leia mais...

Asas no chão

Este hotel inusitado fica na Suécia. É um jumbo e tem até suite nupcial.

Leia mais...

LBV vai entregar kits de material escolar

Release
A Legião da Boa Vontade dá início, neste mês, à tradicional campanha Criança Nota 10 - Sem Educação não há Futuro!, que vai entregar mais de 12 mil kits de material escolar a alunos das escolas de educação básicada Instituição e a participantes do programa LBV - Criança: Futuro no
Presente!, desenvolvido em seus Centros Comunitários e Educacionais, que estão localizados em dezenas de cidades brasileiras.
Os kits são adequados a cada modalidade de ensino e compostos de vários itens, como mochila, estojo, lápis preto nº 2, caixa de lápis de cor com 12 unidades, canetas esferográficas azul e preta, estojo com dois marca-textos, apontador com depósito, borracha, tesoura sem ponta, tubos de cola, cadernos de desenho e universitários, papel sulfite, papel almaço, régua e jogo pedagógico.
As doações podem ser feitas nas unidades de atendimento da Instituição ou pelos sites www.lbv.org.br e www.euajudoamudar.org. O telefone para contato ou outras informações é (44) 3226-3836. A LBV também está no Twitter (www.twitter.com/lbvbrasil).

Leia mais...

Tremor no Chile

Um terremoto de 5,1 graus na escala Richter atingiu ontem Santiago e e região. Não foram registrados danos e nem vítimas, pois o epicentro aconteceu a 100 quilômetros de profundidade.

Leia mais...

Reflexão

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra".
(William Shakespeare)

Leia mais...

PDT deve apoiar Dilma

O PDT, por meio de sua Executiva Nacional, divulgou que vai apoiar a candidatura da ministra Dilma Rousseff. A proposta ainda vai ser avaliada pelo Diretório Nacional, mas já teve a adesão de Cristovam Buarque.

Leia mais...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pé na estrada

Amanhã finzinho de madrugada e comecinho do dia estarei pegando estrada, uma viagem que sonho à anos. Sampa/Rio/Vitória/litoral de São Paulo e de quebra uma esticada até Cachoeiro do Itapemirim, e a praia de Guarapari, que fui há 26 anos atrás. Além da bagagem um pen-drive com mais de 500 músicas. Eclético, tem de tudo(menos sertanojo), desde brega até música erudita. Serão quase 5000 km de viagem ida e volta.Uma aventura que espero, seja inesquecível.

Leia mais...

Como nasceu a Pastoral da Criança

"Eu era viúva havia cinco anos e estava tomando lanche com meus cinco filhos à noite, quando o telefone tocou. Era maio de 1982. No telefone, estava o meu irmão dom Paulo Evaristo Arns, na época o cardeal de São Paulo. Ele me contou que vinha de uma reunião da ONU. Eles pediram a dom Paulo que pensasse sobre como a Igreja poderia ajudar a expandir o uso do soro oral para as mães, com o intuito de evitar a desidratação, causada pela diarreia. E ele me aconselhou a pensar em como fazer isso. Foi, para mim, um momento de muita emoção. Na ocasião, eu era diretora da Saúde Materna Infantil do Estado do Paraná e o partido político no governo havia mudado. Apesar de eu não pertencer a nenhum partido político, eles me tiraram da direção da Secretaria da Saúde. Eu me sentia subutilizada quando dom Paulo me telefonou, parecia que Deus estava me abrindo uma grande porta: ensinar as mães a cuidar melhor de seus filhos. Depois que meus filhos foram dormir naquela noite, eu planejei a Pastoral da Criança inteira. Eu queria salvar vidas."

Zilda Arns, 75 anos, médica, sanitarista

Fonte: revista Época

Leia mais...

Presente do passado



Uma das musas da Bossa Nova.

Leia mais...

Enfim, férias!

Se tem uma coisa que todo mundo gosta, são férias. Deputados, senadores e vereadores gostam muito mais ainda, tanto é que as deles são mais longas. E férias são democráticas e sem preconceitos, todo mundo tira, independente de sexo, raça, credo, ideologias, faixa etária e condição social. As minhas chegaram, começam amanhã. E a Malu, invejosa como toda mulher, sai também. Então a partir de amanhã, e por uns 20 dias o blog será itinerante, postaremos de onde estivermos, possivelmente muito longe. A tecnologia permite isso, e com a globalização estaremos antenados em tudo que acontece por aqui na terrinha e na região. Continuem lendo, vocês terão novidades. Muitas.

Antonio Santiago

Leia mais...

Aniversário

Quem aniversariou ontem foi nossa amiga Danielle, da Rede Massa (SBT). Feliz Aniversário Dani! E que você continue com esse carisma todo, linda como o seu sorriso.

Leia mais...

Viva Elis!

Hoje faz 28 anos que o Brasil perdeu uma das maiores cantoras de todos os tempos. Neste dia, em 1982, morria de forma prematura e conturbada, Elis Regina, a "Pimentinha", como ela era conhecida. Elis foi uma mulher polêmica, sempre a frente de seu tempo. Essa gaúcha começou a carreira na década de 60, fez sucesso ao lado de Jair Rodrigues com o programa 2 na Bossa, mas teve a consagração nos festivais de MPB, nas TVs Tupi e Record . Elis, era explosiva, temperamental de difícil convivência, mas fiel aos verdadeiros amigos, que eram bem poucos. Sempre foi engajada politicamente, e nos anos de chumbo criticou muitas vezes a ditadura militar. Só não foi presa, porque sua popularidade era enorme, o que não evitou que, pressionada pelos milicos, tivesse que cantar o hino nacional em um estádio durante uma solenidade. Isso fez com que a esquerda raivosa e burra da época se voltasse contra ela. Foi uma das baluartes da campanha pela anistia, e a música de João Bosco e Aldir Blanc (O bêbado e o equilibrista) cantada por ela virou o hino dos exilados. Há pessoas que vem ao mundo para fazer poeira e outros para comê-la, seguramente Elis pertencia ao primeiro grupo.

Antonio Santiago

Leia mais...

Cara de paisagem

Ainda com relação ao aumento da passagem em Londrina, o meio político londrinense está estranhando a posição do PT, que até agora fez cara de paisagem. E como a música de Cauby Peixoto “Conceição”, ninguém sabe, ninguém viu. Realmente, os tempos mudaram.

Leia mais...

Cruzada

Em Londrina está se formando uma verdadeira cruzada contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, o segundo em seis meses. Primeiro, foi o ex-líder do prefeito, que está preparando um mandado de segurança para tentar anular o aumento. No vácuo está vindo a Câmara de Vereadores e o PSDB. Os tucanos já disseram que assinam como co-autores em qualquer ação nesse sentido.

Leia mais...

Frase canalha

“Passado de mulher é igual a cozinha de restaurante: melhor não conhecer senão você não come."

Leia mais...

Chove chuva

A chuva tal quais os flanelinhas não dão uma trégua, chove todos os dias (e noites também). “Estou pensando seriamente, arrumar madeira e construir uma arca”, exagera meu vizinho.


Leia mais...

Zico desempregado

Depois de um empate sem gols no domingo e em segundo lugar no Campeonato Grego com sete pontos atrás do rival Panathinaikos, a direção do Olympiacos confirmou nesta terça-feira que demitiu Zico do cargo de treinador da equipe.

Leia mais...

Presente do passado



A voz e a guitarra de um Beatle.

Leia mais...

Salve-se quem puder

Primeiro mudaram completamente o conceito de música sertaneja, depois criaram o tal sertanejo “universitário”, agora inventaram o “luau” sertanejo. Logo teremos a “have” sertaneja e no futuro o “Blues” sertanejo, o sertanejo erudito, o Rock sertanejo e por aí adiante. A Som Livre (Globo) aposta nisso.

Leia mais...

Abandono

Se alguém adivinhar em que cidade fica esta "rua" ganha um doce. Vamos fazer uma tentativa?
No chute eu diria que é onde Judas perdeu as meias, ou seria Fim da Picada City? Nem uma coisa nem outra. Fica em uma cidade cantada em verso e prosa como modelo de planejamento e qualidade de vida. Esta é a Rua Yukio Saito na Vila Morangueira, que virou sinônimo de lixão e onde muitos meninos vem fumar um "baseado" ou coisa pior, pois sabem que a polícia jamais passa por ali.

Leia mais...

Janis vai virar filme

Ela morreu em 1970, vítima de uma overdose de heroína. Janis Joplin tinha apenas 27 anos e estava no auge. Foi uma das estrelas de Woodstock. Agora sua vida promete virar filme, uma superprodução que terá a direção do brasileiro Fernando Meirelles. Um grupo de investidores norte-americanos vai entrar com o dinheiro e Meirelles já está estudando o roteiro. A data para o início das filmagens ainda não foi definida.

Leia mais...

Zoom

Foto de Ana Teles

Leia mais...

Conta sem tarifa

Você que necessita de uma conta bancária, mas não faz grandes movimentações, saiba que este serviço pode ser gratuito. São os chamados serviços essenciais, regulamentados pelo Banco Central, e que dão direito ao cliente de fazer até quatro saques, tirar dois extratos e ter até dez folhas de talão de cheque. Se você for abrir uma conta nestas condições fique atento. Muitos gerentes omitem a informação da gratuidade na ocasião da abertura da conta, e oferecem muitas vezes o serviço tarifado.

Leia mais...

Pensamento positivo

"Não posso dizer que foi uma coisa fácil, ainda mais sendo eu primária. Mas é uma coisa importante, que tem que ser encarada com pensamento positivo".

Da apresentadora Hebe Camargo sobre como recebeu o diagnóstico que estava com câncer.

Leia mais...

Viagem mágica

“Até que ponto a realidade virtual havia substituído o gosto pela aventura”. Ao fazer este questionamento o escritor Paulo Coelho resolver lançar um desafio, sem dúvida, muito empolgante. Ele desafiou os seus leitores a fazer uma longa viagem em busca de uma espada. O percurso de 1.500 quilômetros começa na Espanha e termina a um "passinho" do meridiano de Greenwich. O viajante passará por lugares mágicos e terá que provar a façanha por meio de fotografias. Serão 12 provas inspiradas no livro "O Diário de Um Mago" e o prêmio US$ 10 mil e claro, a espada. O prazo para cumprir todas as etapas termina em janeiro de 2011.

Leia mais...

Pai e filho

Foto Portal Terra
Sean, o garoto que após longa batalha judicial foi entregue ao pai, o americano David Goldman, aparece aqui com ele assistindo a um jogo de basquete em Nova York.

Leia mais...

Hotel au-au

Esta casa com arquitetura à la au-au, é um simpático hotelzinho americano que fica em Cottowood, no estado de Idaho. Ele pode hospedar apenas quatro pessoas por noite e o quarto fica localizado na cabeça do cachorro.

Leia mais...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Morre Gilmar Lima

Gilmar Lima, 31 anos, ex-jogador do Palmeiras (1999), Guarani (2000 e 2002) e Internacional (2001), morreu na noite de ontem (17) na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo. Atualmente ele estava afastado do futebol, mas pretendia tentar um contrato em Portugal. Ele estava de carona em um trator que rebocava um ônibus, o veículo tombou e atirou Gilmar no chão e o ônibus que vinha logo atrás não conseguiu frear, matando-o instantaneamente.

Leia mais...

PSDB adia definição para escolha candidato

Foto divulgação
Release
Reunida nesta segunda-feira, Executiva do PSDB marcou para 8 de fevereiro a definição do candidato do partido ao Governo do Estado.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, disse nesta segunda-feira (18) que o Diretório do partido saberá escolher com serenidade seu candidato para as eleições de outubro. “Os integrantes do Diretório têm percorrido o Paraná e sabem qual é a preferência dos eleitores, dos prefeitos e dos vereadores”, afirmou Richa.
Richa e o senador Álvaro dias são pré-candidatos. “A proposta inicial era tomar uma decisão hoje, mas um entendimento entre todos concluiu por convocar o Diretório, com um número mais amplo de membros”, explicou o deputado estadual Valdir Rossoni, presidente do PSDB Paraná.
De acordo com Rossoni, o objetivo é definir logo o nome, para iniciar o processo de construção das alianças com outros partidos. “Vamos considerar a opinião das lideranças, a rejeição de cada candidato, a possibilidade de crescimento e a capacidade de agregar aliados”, explica Rossoni, apontando as pesquisas divulgadas em dezembro como parâmetro para a reunião.
Líder nas mais recentes pesquisas, publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo (institutos Datafolha e Paraná Pesquisas), Richa afirmou que acatará a decisão do partido: “O que for melhor para o PSDB, para que o partido siga unido, eu aceitarei”.

Leia mais...

ProJovem Trabalhador no Paraná

Release

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou no início deste ano a liberação de recursos para outras sete cidades que foram contempladas com recursos para o programa ProJovem Trabalhador, o antigo Juventude Cidadã.
Serão beneficiados os seguintes municípios: Apucarana, Bandeirantes, Ibiporã, Jandaia do Sul, Mandirituba, Palmeira e Piraquara. Cada uma receberá R$ 474.075,22 para capacitação de 300 jovens que terão bolsa-auxílio de R$ 100,00 para receberem qualificação profissional, na faixa etária de 18 a 29 anos.
No final do ano passado, o deputado André Vargas (PT-PR) anunciou investimentos de R$ 3,1 milhões para mesma modalidade do ProJovem em Londrina e Maringá.
Vargas se diz bastante orgulhoso dos investimentos nesta área, especialmente por ter sido relator na Câmara do projeto que instituiu o novo ProJovem, ampliando a faixa de idade, os investimentos e organizando melhor as modalidades.
O deputado reforça a importância do programa. “Dar oportunidade aos jovens é a melhor forma de tirá-los do ambiente de violência, oferecendo profissionalização e a oportunidade de concluir os estudos para aqueles que ainda não terminaram. Além disso, ainda há uma bolsa-auxílio de R$ 100,00 para que possam freqüentar os cursos”, conclui Vargas.

Leia mais...

Nunca se explique

Publicado na revista Época

"Era 1964. Eu tinha 30 anos e estava fazendo pós-graduação nos Estados Unidos. No Brasil, o golpe militar trouxe um clima em que qualquer coisa era subversão. Não era preciso fazer nada para ir preso. Muitos amigos meus foram assassinados. Eu escrevia artigos falando de liberdade, nada explícito contra o regime, mas é claro que eu era contra ele. E assim ganhei inimigos. Eu tinha sido pastor. Pessoas que não gostavam de mim dentro da igreja começaram a me fazer acusações. Nada era claro. Nunca sabemos direito como são as coisas. Chegavam mensagens do tipo ‘consta que existe um documento contra você’ e tal. Eram ameaças. E, naquela época, até provar que focinho de porco não era tomada elétrica... Eu quis me defender. Publiquei artigos em revistas americanas para me explicar. Não houve repercussão. Foi então que meu professor de filosofia na universidade, muito sábio, me deu o melhor conselho que já me deram na vida. Ele me disse: ‘Rubem, nunca se explique. Para seus amigos, não é preciso se explicar. Para seus inimigos, é inútil se explicar’. Eu tentei seguir o conselho. Sempre tento, mas muitas vezes eu desobedeço. Ninguém segue conselho, né?"

Rubem Alves, 76 anos, paulista, escritor, educador

Leia mais...

Médico terá que se explicar

O médico Áureo Ludovico de Paula, o mesmo que fez a cirurgia de redução de estômago no apresentador Faustão, e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás sofreram ação do Ministério Público Federal. O médico por realizar cirurgias de redução de estômago com técnica não regulamentada para a cura do diabetes tipo 2 e o Conselho de Goiás por omissão.
De acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), o procedimento utilizado não é reconhecido. O médico se manifestou dizendo que está sendo injustiçado e que a técnica não é experimental, uma vez que existe na literatura médica há muito tempo.

Leia mais...

Presente do passado



Para quem não consegue esquecer.

Leia mais...

Por quê?

Ontem, ao final do programa Fantástico da Rede Globo, Marília Pêra, que na minha modesta opinião é a melhor atriz brasileira, leu o discurso que a Dra. Zilda Arns fez no Haiti, pouco antes de morrer. No discurso ela fala de amor, de Deus e sobretudo, justiça social. Impossível não se emocionar. Mas continuo a questionar, porque ela? E os que desviam dos cofres públicos o dinheiro que poderia ser usado em saneamento básico, em saúde? Esses verdadeiros Herodes podem ficar? Por que levar quem salva vidas, quem evita mortes prematuras dando chance aos desvalidos, aos menos favorecidos? E deixar os que se locupletam, os que enganam, os hipócritas? O duro é ver que essa corja agora se arvora de bons, e fazem discurso sobre o trabalho, que a Dra Zilda fez e deixou como legado, e o que é pior, convencem.

Antonio Santiago

Leia mais...

Intercâmbio


Nossa correspondente no Equador, Alexandra Galarza, nos envia fotos da Catedral de Quito.

Leia mais...

Folclore do futebol

Nas décadas de 60 e 70, o futebol no interior do Paraná era muito forte. Em virtude disso aqui na região, a rivalidade era exacerbada entre as cidades de Londrina, Maringá e Bandeirantes. E o meu amigo Vanderlei Teodoro, narrador e comentarista, com passagens por todas as rádios de Londrina e Ribeirão Preto me contou a seguinte história. O Grêmio Maringá jogava em Bandeirantes contra o União. Jogão, pegado, catimbado, como era comum naqueles tempos. Quem é da época sabe que a defesa do time de Bandeirantes batia mais que o BOPE. A partida estava empatada, o juiz, (Rubens Maranho, me parece) apita pênalti contra o time da casa. Confusão formada, invasão de campo, pressão até do gandula. Queriam que o árbitro voltasse atrás. Ele que tinha apreço à vida sentiu que ela corria perigo e tomou uma sábia decisão. O pênalti seria mantido, mas teriam que formar barreira, como nas faltas fora da área. É óbvio que o gol não saiu. Folclore do futebol? Vai saber.

Leia mais...

Perguntar não ofende

Os tucanos adiaram a decisão ou simplesmente o anúncio de que Beto Richa será o candidato ao governo pelo PSDB?

Leia mais...

Charge

Leia mais...

Preterida

Segundo notícia veiculada no blog do Fábio Campana, em 2001 a Câmara dos Deputados poderia indicar dois nomes para compor o Conselho da República, órgão que dá assessoria de alto nível ao Presidente da República. Foi sugerido o nome da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Ela teve apenas 94 votos, em segundo ficou o jurista Evandro Lins e Silva, com 113 votos e quem ganhou a indicação foi o deputado Edmar Moreira (aquele do castelo), com 229 votos. Haja estômago!

Leia mais...

Famosos

Foto: Vinicios Eduardo/AgNews
Os atores Caio Blat e Maria Ribeiro, na tarde de ontem (17), deixando a maternidade com o pequeno Bento nos braços . Bento nasceu na sexta-feira (15) por parto normal, pesando 47,5 cm e medindo 3,340 kg.

Leia mais...

Onde há fumaça...

Meus correspondentes em Londrina não são o Marcelo Resende nem o César Tralli, mas adoram uma investigação. Eles estão levantando informações a respeito de um ex-vereador da Capital do Café, que investiu uma boa grana em negócios aqui em Maringá. Nada demais, se a origem do dinheiro não fosse duvidosa.

Leia mais...

Abandono

Em seu blog Flávio Mantovani faz um relato sobre o número de cães abandonados que existem em Maringá, do descaso das autoridades e desabafa sobre os maus tratos a que são submetidos os animais.

Leia mais...

A coisa é feia

O médico e meu amigo Odarlone, discordou de uma postagem que fiz aqui sobre o Campeonato Paranaense. Na opinião dele, nós deveríamos prestigiar o nosso futebol e pararmos de torcer para times de outros estados, principalmente os paulistas. Ontem num esforço sobrehumano eu vi alguns minutos do jogo transmitido pela RPC e me desculpe amigo. A coisa é feia. Vou continuar com o timão.

Leia mais...

Missa em memória da dra. Zilda

A Arquidiocese de Londrina e a Coordenação Estadual Paraná estão convidando a todos para a missa de 7º dia da Dª Zilda Arns, em Florestópolis - Paraná, berço da Pastoral da Criança. A missa acontecerá amanhã (19), as 19 horas, na Igreja Matriz, e será celebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina.

Leia mais...

Perdoará dívida

Além de doar 5 milhões de euros para as vítimas do terremoto no Haiti, a Itália, afirmou ontem (17) por meio do ministro de Assuntos Exteriores, Franco Frattini, que irá cancelar a dívida de 40 milhões de euros que o Haiti tem com a Itália.

Leia mais...

Presente do passado



Essa não faltava nas "brincadeiras" dançantes.

Leia mais...

Cantava para Deus

Sentia que a cada dia, minha vida acabava mais um pouquinho. Então eu cantava pedindo a Deus para me deixar viver.”

Da enfermeira Jean Batiste Mimose, 42 anos, grávida de um mês, que foi resgatada com vida, após passar três dias sob os escombros do hospital que ela trabalhava.

Leia mais...

Viver perto da morte

"O terremoto é a maior dessas tragédias, sem dúvida, mas quem apostar contra a capacidade da alma haitiana em viver perto da morte pode errar feio."

Do jornalista Diego Escosteguy falando sobre o quanto é forte o povo do Haiti

Leia mais...

Zoom

Foto de Alfonso Paz

Leia mais...

Alguém duvida?

Não é preciso ser a mãe Dinah para saber que Beto Richa será confirmado hoje na reunião do tucanato como candidato do PSDB ao governo. Pois assim como a candidatura de Requião à presidência da República, ninguém acredita nas pesquisas que Álvaro Dias vai apresentar no encontro.

Leia mais...

Como esquecer?

Leia mais...

Novo amor

Foto Ego
Parece que o jogador Romário está curtindo um novo amor. Ele foi flagrado com a loira da foto em uma festa rave no Rio de Janeiro no último fim de semana.

Leia mais...

A Paz é uma conquista coletiva

"Na realidade, todos nós estamos aqui, neste encontro, porque sentimos dentro de nós um forte chamado para difundir ao mundo a boa notícia de Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas, é luz e esperança na conquista da PAZ nas famílias e nas nações. A construção da Paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade social.
A Paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas da busca do bem comum, que aprendemos com nosso mestre Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundância" (Jo 10.10)."

Da dra. Zilda Ars, na terça-feira (12), em Porto Príncipe, Haiti, discursando para uma assembleia de religiosos da qual participou.

Leia mais...

Super Models

Chanel Iman, à esquerda, cumprimenta Karlina, vencedora do Super Models of the World

Katrina Karlina, de 16 anos, foi a grande vencedora do Super Models of the World da Ford Models, realizado dia 15 em São Paulo. Ela é da Letônia, e se destacou entre as 36 candidatas de outros países. A top ganhou um contrato de US$ 250 mil, por dois anos. A representante brasileira Bruna Tiedt, 16, de Blumenau, que havia vencido a etapa nacional (Supermodel Brazil), ficou em oitavo lugar.

Leia mais...

Convite à Dança

Na terça-feira (19), às 20h30, no Teatro Reviver, o projeto Convite à Dança apresentará o espetáculo "Soul Jazz". A entrada é franca - Informações pelo telefone (44) 3218-6100.

Leia mais...

Acidente

O cantor Amado Batista levou um susto ontem. Seu carro se incendiou quando ele trafegava na BR - 060, entre Terezópolis de Goiás e Anápolis. Os bombeiros foram acionados, mas mesmo assim o carro ficou completamente destruído. O cantor nada sofreu.

Leia mais...

Exames da OAB

O portal UOL publicou o gabarito extraoficial dos exames da OAB.

Leia mais...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Encarando o passado

"O Brasil é uma enorme Lagoa dos Negros. Os horrores da escravidão foram esquecidos e os bandeirantes, que assassinaram índios, transformados em heróis. As narrativas das comunidades quilombolas, dos povos de terreiro e das aldeias indígenas continuam fora da sala de aula, do museu, do monumento e da mídia, apesar de uma lei recente obrigar sua inclusão nas escolas."

Para entender o texto acima, leia toda a matéria publicada no Blog da Amazônia. Vale a pena!

Leia mais...

Consternação

"Costa dedicou sua vida à causa da paz, aliando sólida experiência diplomática à sensibilidade para lidar com os desafios típicos das situações de conflito."

Nota do Ministério de Relações Exteriores brasileiro manifestando "profunda consternação" com a notícia de que o brasileiro Luiz Carlos da Costa, número 2 da missão da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, que morreu no terremoto.

Leia mais...

Bandidos à solta

Se não bastasse a tragédia que se abateu sobre o Haiti, o terremoto além de destruição e mortes, trouxe um outro problema para a população. A Penitenciária Nacional teve avarias com o tremor e cerca de 3 mil presos fugiram, alguns bem perigosos, e agora estão barbarizando os já tão sofridos moradores.

Leia mais...

Reflexão

"O que há de mais admirável nas democracias é a facilidade com que qualquer pessoa pode passar da crônica policial para a crônica social."
(Mário Quintana)

Leia mais...

Presente do passado



A linda canção de Chico Buarque na voz "colorida' de Cauby Peixoto

Leia mais...

Sétima arte

Prosseguindo a mostra de cinema em casa, “Cultura à custa da Malu”, hoje eu assisti ao épico “Os Girassois da Rússia”, do genial diretor italiano Vittorio De Sica. O filme estrelado por uma das melhores duplas do cinema mundial, o talentoso Marcello Mastroianni e a bela e não tão menos talentosa Sophia Loren.
O enredo retrata a saga da belíssima Giovanna que parte em busca do marido Antonio (belo nome) que partiu para lutar na Rússia durante a Segunda Guerra Mundial. Após anos sem notícias, ela viaja para a Rússia atrás do marido, atravessando cidades e campos de girassois. Quando enfim ela o encontra, percebe que algo mudou entre eles. O final é surpreendente. A fotografia é impecável e a trilha sonora de Henri Mancini é maravilhosa, um clássico. Resumindo, Os Girassois da Rússia é um tributo ao amor; aos amantes da sétima arte e um filme para jamais ser esquecido. Uma reflexão sobre os verdadeiros valores da vida a dois, dentre eles um dos mais sublimes: o juramento perante o altar ou em qualquer outro lugar. Eu recomendo.

Antonio Santiago

Leia mais...

Charge

Leia mais...

Como esquecer?

Leia mais...

Turismo vampiresco

Você já ouviu falar em uma cidade chamada Forks? Não? Nem eu. Desconhecida até há bem pouco tempo ela é a bola da vez do chamado turismo vampiresco. Tudo por causa das locações do filme "O Crepúsculo". A cidade fica no estado de Washington nos Estados Unidos, que por sua vez, localiza-se na costa Oeste, de frente para o Oceano Pacífico e fazendo fronteira com o Canadá. Verdadeiras multidões estão visitando o lugar, antes desconhecido e chuvoso. Veja as fotos.

Leia mais...

Dicas para economizar

Começo de ano. Os gastos se multiplicam. IPVA, IPTU, material escolar, matrícula dos filhos, e de repente ao fecharmos as contas notamos aflitos que estamos no "vermelho". O que fazer? O professor de finanças William Eid Júnior diz que “Lidar com dinheiro exige, antes de mais nada, uma boa dose de bom senso”. Aqui ele dá 40 dicas para você organizar suas finanças.

Leia mais...

Terremoto na Argentina

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos um terremoto de magnitude 6,3 foi registrado na sul da costa da Argentina neste domingo. O epicentro do tremor foi localizado a 354 km a sudeste de Ushuaia, cidade mais ao sul do país, a uma profundidade de 21 km, informou o USGS. O abalo ocorreu às 8h, hora local (10h no horário de Brasília).
Nenhum alerta de tsunami foi emitido imediatamente pelo Centro de Alerta de Tsunami da Costa Oeste e Alasca

Leia mais...

Humor negro

Ainda sobre o futebol paranaense, um amigo me disse que alguns jogos deveriam ser transmitidos para certos países da África, assim os mandatários desses países, mostrariam ao seu povo, que existe coisa pior que a fome.

Leia mais...

Sem graça

Sem a participação de equipes das principais cidades do interior começou ontem o Campeonato Paranaense de Futebol, e a julgar pelo primeiro jogo ontem, quando o Coritiba venceu o Serrano de Prudentópolis, esse campeonato vai ser mais sem graça que o carnaval curitibano.

Leia mais...

Roleta

Amanhã teremos mais um round no ninho tucano. O ringue está armado, os combatentes já escolheram as armas. Pesquisas e muita oratória. De um lado o prefeito viajante, Beto Richa armado até os dentes com Data-folha, Ibope, Vox-populi e Paraná Pesquisas. Do outro, o experiente Álvaro Dias com uma arma desconhecida, o Ipespe e portanto ninguém conhece os seus efeitos ainda. Quem vencerá? Façam suas apostas.

Leia mais...

Momento Vanusa



A conceituada jornalista Lúcia Hipólito exagerou na "dose" ao criticar o presidente Lula em uma entrevista concedida por telefone.

Leia mais...

Troca-troca

Conforme havíamos postado aqui há alguns dias atrás, os sinais são cada vez mais evidentes de que o ministro do Planejamento Paulo Bernardo mudará de pasta e assumirá a Casa Civil no lugar de Dilma Rousseff. A troca acontecerá para que ela se desencompatibilize do cargo e fique livre para assumir à candidatura à presidente. A notícia já faz parte da grande imprensa nacional.

Leia mais...

Arestas

Meus correspondentes em Londrina, espertos que só eles, me dizem que as relações entre o deputado André Vargas (PT) e o ministro Paulo Bernardo estão, digamos assim, abaladas. Tudo por contas das críticas que Vargas fez à maneira como a bela e competente Gleisi Hoffmann, vem conduzindo o partido na política de alianças. Se quiser, Lula acaba isso com um simples telefonema.

Leia mais...

Presente do passado



Para quem gosta de uma guitarra, o som animado do Dire Straits

Leia mais...

Tomaram doril

O prefeito Silvio Barros e seu irmão caçula, Ricardo, deram um tempo na mídia. Estão mais sumidos que bilau de lutador japonês de sumô. Isso é preocupante.

Leia mais...

Famosos

Foto: Ag.News
Luiza Brunet e a filha Yasmin em dia de sol no Rio de Janeiro.

Leia mais...

Seguro habitacional

A partir de 18 de fevereiro, quem assinar um contrato de financiamento da casa própria terá mais opções na contratação dos seguros por morte e invalidez e por danos físicos ao imóvel, que são cobrados em todos os financiamentos imobiliários. Com isso, a prestação da casa própria poderá ficar até 3% mais barata, considerando um contrato de um cliente com 60 anos de idade, que paga até 13% da prestação com seguros.
As novas regras exigem que os bancos ofereçam ao menos duas opções de seguro para o mutuário. Se o cliente não gostar das opções, poderá escolher uma cobertura individual direto da seguradora, mas o banco poderá cobrar uma taxa de até R$ 100. Hoje, é comum o mutuário contratar o seguro habitacional do próprio banco em que faz o financiamento.

Fonte: Jornal Agora SP

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO