quarta-feira, 30 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia



Benkó Dixieland Band e a húngara Myrtill Micheller interpretando "Misty", do legendário pianista e compositor americano Errol Garner.

Leia mais...

Farpas

Não tenho problemas nenhum com ele. Apenas não o acho um técnico bom. Ele tem uma vida incomum, e isso raramente é positivo para uma equipe".

De Pelé, mais uma vez dando uma cutucada em Maradona.

Leia mais...

Um vice finalmente

O DEM conseguiu o que queria. Convenceu o PSDB a aceitar o deputado Indio da Costa (DEM-RJ) como vice de Serra. A escolha foi influência do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia e do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Leia mais...

Dom Anuar inicia Visita Pastoral em Atalaia

Hoje às 19h30 na paróquia Nossa Senhora Rainha o arcebispo Dom Anuar Battisti presidiu a santa missa de abertura da Visita Pastoral em Atalaia, que vai até o próximo domingo, 4 de julho.
Nessa quinta-feira (1º) o arcebispo de Maringá visitará escolas, a delegacia e diversas empresas. Às 19h30 haverá santa missa na comunidade Santa Rita. A programação para sexta-feira (2) inclui visita à câmara de vereadores, prefeitura, hospital, encontro com a Pastoral da Criança e duas missas: às 15h na matriz com o Apostolado da Oração e às 19h00 na comunidade conhecida como Batalha.
Já no sábado (3) Dom Anuar visitará doentes e se reúne com catequistas e o Conselho Pastoral Paroquial, além de presidir a missa na matriz às 19h30. O encerramento da Visita Pastoral em Atalaia será no domingo (4) às 9h com santa missa também na igreja matriz.

Leia mais...

Assembleia recebe projeto que cria a Secretaria de Estado da Mulher

Foto de Thea Tavares
A Assembleia Legislativa recebeu nessa terça-feira (29), o anteprojeto de lei que cria a Secretaria de Estado da Mulher. O Poder Executivo, autor da proposição, justifica que a nova pasta terá o objetivo de promover e zelar pelos direitos da mulher. Antes de ser votado em Plenário, o projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a constitucionalidade e legalidade das matérias que tramitam na Assembleia.
Para Gleisi Hoffmann, que participou de reuniões com a primeira-dama Regina Pessutti e com representantes de diversas entidades que lutaram pela criação da pasta, enfim o Paraná estará apto a aderir aos planos nacionais da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. “Poderemos ter ações específicas em nosso Estado, em parceria com o Governo Federal, especialmente no que diz respeito ao Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, comentou Gleisi. “O governador Pessutti realizou o compromisso assumido. O Paraná era um dos poucos Estados que não tinha esta Secretaria", complementou.
De acordo com o anteprojeto, a Secretaria da Mulher formulará e implementará políticas, planos, programas e ações que visem assegurar os direitos da mulher e o reconhecimento da sua importância perante a sociedade, nos termos da Constituição do Brasil. Com isso, o Poder Executivo assume o compromisso de dar à mulher acesso as suas necessidades básicas, conforme texto do projeto.

Leia mais...

Descaso

Nosso amigo Jota Silva, do blog Maringá em Destaque chama a atenção para o descaso com que um dos cartões postais de Maringá vem sendo tratado. O Parque do Ingá está fechado há mais de um ano e a tal reforma não acaba nunca se é que já começou.

Leia mais...

Imóvel vazio em São Paulo pagará mais IPTU e poderá ser desapropriado

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou por unanimidade uma lei que estabelece o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo para imóveis ociosos. De acordo com a nova legislação, o proprietário terá de comprovar o uso de seu apartamento ou casa na região central da cidade de São Paulo. Caso contrário, vai pagar um aumento sucessivo de até 15% do IPTU, que poderá ser desapropriado. Segundo reportagem do Estadão, o objetivo do projeto é diminuir o déficit habitacional de São Paulo e frear a especulação imobiliária.

Fonte: do blog "O Filtro"

Leia mais...

Horário especial na UEM

Nesta sexta-feira (2), a Universidade Estadual de Maringá trabalhará em horário especial em razão dos jogos do Brasil e Holanda na Copa do Mundo do Futebol. As atividades docentes e técnico-administrativas serão das 7h40 às 10 horas e com retorno às 14 horas. A medida não vale para serviços que não podem paralisar. O horário noturno não sofre alteração.

Leia mais...

Presente do passado



A ingênua e gostosa música de Biafra

Leia mais...

Eles chegaram!


Eles chegaram! As vuvuzelas tocaram mais fortes para receber Arthur e Bernardo. Vieram com uma semana de diferença um do outro. Mas da mesma forma. Tiveram que ir buscá-los, não quiseram vir espontaneamente. Acho que estão tentando entender o que está acontecendo. Que lugar é esse, que todos gritam, soltam rojões e se vestem de amarelo? Um dia entenderão, e farão a mesma coisa ou quem sabe até serão protagonistas. Por que não? Pode ser que um dos dois, ou os dois, sejam craques e dêem muitas alegrias a este sofrido povo brasileiro. Mais o que importa é que sejam felizes. Eu sei que a felicidade não é uma coisa ampla, geral e irrestrita. Que ela é feita de momentos. Mas que eles tenham muitos momentos de felicidade extrema, assim como estou tendo nesta fase de minha vida.
E que eles cresçam saudáveis, e o mais importante, sejam pessoas que se indignem com as injustiças sociais e com os preconceitos, sejam eles de qualquer natureza.
Bem vindos meninos!

Antonio Santiago

Leia mais...

Beleza, leveza, perfeição


Bolshoi Ballet - "The Nutcracker - Snowflakes"

Imperdível!

Leia mais...

Eleições na UEM

Por que apoio os Professores Mauro Baesso e Julio Damasceno para a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá

Por Marta Bellini*

Sempre prometo a mim e à minha filha que ficarei quieta em qualquer eleição desse planeta. Não cumpro. Minha própria filha, também estudante da UEM, já foi “picada” pela mosca da política. Então, estamos quites.
Nessa eleição de 2010, para a Reitoria da Universidade, resolvi apoiar a Chapa composta por Mauro Baesso e Julio Damasceno. E não vou sozinha. Quero fazer como as formigas: trabalhar sempre trazendo mais um ... mais aluno, mais um funcionário e mais um professor para uma nova política Universitária.

Por que apoio a Chapa do Mauro e Julio Damasceno?

1 – Porque senti necessidade de escolher pessoas novas para a administração. Nenhuma forma de administração que passa décadas no poder é capaz de se manter ilesa política e administrativamente. Explico-me: anos de poder pioram nossos vícios. Penso que a democracia se faz com mudanças de administradores, mudanças de opiniões e de formas de agir desde a ação mais pessoal à mais formal. Tenho um defeito. Depois que um colega próximo a mim, torna-se reitor ou toma uma posição hierárquica importante na Universidade, não o visito mais. Constrange-me procurar reitor sem a representação dos Conselhos ou sindicato. Tenho mais um defeito: se um dia preciso conversar sobre algum assunto administrativo difícil quero ser tratada como uma colega docente na mesma altura acadêmica. Não gosto de estratégias politiqueiras. Penso que os Professores Mauro e Julio saberão representar nossa condição política e acadêmica na UEM.

2 – Porque quero crer que, para uma Instituição de Ensino funcionar democraticamente, é preciso dar espaço à argumentação de seus membros. Quero dizer com isso: argumentar é participar, por meio da razão, dos debates de sua comunidade. E, para isso, não basta falar ou escrever. É preciso ser ouvido, ser lido, e fazer com que aqueles que nos ouvem ou lêem possam (ou não) aceitar nossos pontos de vista. Não basta relatar experiências, fornecer fatos ou enunciar verdades; a argumentação visa a troca de opiniões, visa a busca de adesão daqueles a quem ela se dirige, busca senso de justiça.

3- Porque gostaria de apreciar mais o sentimento de comunidade, de pertencimento a um grupo de pessoas, de pertencimento a uma academia que preze a justiça, a competência e a melhoria das relações culturais e sociais na nossa Instituição.

*Marta é professora do DFE/UEM

Leia mais...

Mexerico

Corre à boca pequena, média e grande também, um boato de que um importante figurão teria engravidado uma menor. Seria mais uma lenda urbana?

Leia mais...

Será que é definitivo?

Charge de Simon via "Jornale"

Leia mais...

A Filha do Limpinho

Por Ruth Bolognese

A vereadora curitibana, Renata Bueno, jovem, bela e apaixonada por um colega de bancada, é também candidata à governadora de todo o Paraná pelo PPS, o partido da família?

Coitada da Renata. Vai ter que comprar um aventalzinho de plástico (R$1.99 nas melhores lojas do ramo) e ajudar o pai a lavar tinas e tinas de votos todos os dias, com sabão de soda e amaciante. Pelo menos é o que Rubens Bueno, conhecido como “O Limpinho”, vem prometendo desde que entrou para a política do Paraná na qualidade de eterno presidente do PPS.

Leia mais...

Presente do passado



Quem com mais de 40, não dançou essa música nas "brincadeiras dançantes"?

Leia mais...

Luciano Hulk produzirá documentário com Madonna

Foi muito bacana. Eu vou produzir com ela um documentário sobre as favelas do Brasil. Ela faz as coisas de verdade, ela responde e-mail. É muito engraçado quando você abre o e-mail e está escrito Madonna”.

Do apresentador Luciano Hulk, dizendo que vai produzir um documentário com a diva pop Madonna.

Leia mais...

Cristo será reinaugurado

Foto de Malu Pedarcini
O mais famoso cartão postal do Brasil, o Cristo Redentor, será reinaugurado hoje (30). Após passar por uma reforma que durou quatro meses, ele ganhou uma nova iluminação e prestes a completar 80 anos vai mostrar toda a sua grandiosidade no alto do Corcovado.

Leia mais...

Belo prêmio

Veja a grana preta que a CBF vai receber pela classificação da seleção brasileira nas quartas de final.

Leia mais...

Na mídia

Matéria sobre os tiros contra aluno na sala de aula da Uningá está no "Estadão" de ontem (29).

Leia mais...

Zoom

Foto de Idalina Alpoim

Leia mais...

Duelo de Titãs

Foto: reprodução
No Parque Nacional Kakadu, na Austrália, uma cena impressionante. Um grande crocodilo de água salgada medindo cinco metros de comprimento atacou um tubarão touro e o devorou.

Leia mais...

Duas opções

Em hipótese nenhuma o Osmar estará ao lado de uma chapa do PSDB. Ele tem duas opções: é Dilma ou Dilma”.

Do presidente licenciado do PDT e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, sobre a candidatura de Osmar Dias.

Leia mais...

Desconvocado

Álvaro não é a Jabulani, mas foi chutado para escanteio. Ontem ele foi “desconvocado” de ser vice. Ele começou a ser defenestrado quando FHC entrou na jogada. Só para refrescar a memória, o senador sessentão assinou uma CPI da corrupção, contra o então presidente Fernando Henrique em 2001, o que ocasionou a sua expulsão e de seu irmão mais novo do PSDB. O Farol da Alexandria deu o troco. Política é isso!

Leia mais...

Concurso

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vai realizar processo seletivo simplificado para o preenchimento de 335 vagas de auxiliar de carceragem. Para fazer o concurso o interessado deverá ter cursado o nível médio. Os novos servidores serão contratados pelo período de um ano, prorrogável por mais um. O salário é de R$ 1.275,76 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Os interessados podem se inscrever apenas nos dias 1º e 2 de julho, na sede do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos (GARH), localizada na Rua José Loureiro, nº 540, Centro, 2º andar, Curitiba (PR). O horário de atendimento é de 9h às 12h e das 14h às 17h. Os candidatos devem levar preencher e entregar o formulário disponível na página www.policiacivil.pr.gov.br.

Leia mais...

Ainda não foi desta vez

Não teve acordo. Vamos trabalhar para que nas próximas horas a gente possa chegar a um acordo”.

Do presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, ao sair da reunião com as lideranças do seu partido e do PSDB, ontem à tarde.

Leia mais...

Dilema

Agora quem está com um “pepino” é o bonitinho Beto Richa. Ele terá que escolher o vice e um candidato a senador para fazer dupla com o Ricardo ficha suja (PP), já que Gustavo Fruet parece mesmo que vai declinar. Isso tudo claro, se a Justiça permitir o registro da candidatura do pepista.

Leia mais...

Conselhos esquisitos

O "Kama Sutra" demorou 20 anos para ser escrito pelo teólogo indiano Mallanaga Vatsyayana.
Lançado entre os anos 493 e 498, "Kama Sutra" significa, em sânscrito, "Ensinamentos do Amor". O Kama Sutra aconselha que o homem descarte para o casamento moças mentirosas, carecas, de pele manchada ou aquelas cujas mãos estão sempre úmidas. Mulheres com seios muito grandes ou muito pequenos também devem ser evitadas.

Leia mais...

Até que enfim

Acabou a novela (será?). Como eu sempre disse aqui, Osmar assumiu a sua candidatura ao governo, numa aliança com o PMDB e o PT. O PMDB deve indicar o vice, provavelmente Caíto Quintana, e Requião e Gleisi serão os candidatos ao Senado.

Com esta decisão, quem ganha é o Paraná que terá uma eleição, debates e alternativas e não elegerá Beto Richa por aclamação, como queriam os tucanos e o blogueiro Fábio Campana.

Leia mais...

Histórias da Copa

Foi na Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, que o Brasil conseguiu seu primeiro título. Só para ter uma ideia de como as coisas mudaram de lá para cá, pela vitória sobre a Áustria, ainda na primeira fase, cada jogador brasileiro recebeu o equivalente a 70 dólares. O bicho pelo título foi de 2 mil dólares.

Leia mais...

Oito anos do penta

Hoje faz oito anos que a Seleção Brasileira de Futebol, sagrou-se pentacampeã da Copa do Mundo de Futebol, ao derrotar a Alemanha, na final, por 2 a 0, em Yokohama, no Japão.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 30 de junho, é o Dia do Caminhoneiro e o Dia do Economista.

Leia mais...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia


Lenine: esse faz parte da trilha sonora da vida de muita gente.

Leia mais...

Ampliação dos benefícios do Passe Livre do Estudante

Do site do Humberto Henrique

Os vereadores de Maringá aprovaram um projeto de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) ampliando os benefícios do Passe Livre do Estudante. A proposta mantém a quantidade de dois créditos diários, mas aumenta de dois para quatro o número de linhas que o estudante poderá cadastrar no sistema.
Serão duas linhas do bairro para o terminal e outras duas até a instituição de ensino. Segundo Humberto, “isso vai oferecer uma tranqüilidade maior para o estudante e, principalmente, uma diminuição de problemas com os ônibus lotados nos horários de pico”.
Atualmente, o sistema permite o cadastro de apenas duas linhas. Uma é utilizada para deslocamento do bairro até o terminal e outra para fazer integração até a escola.
Como a quantidade de créditos diários permanece igual, não haverá aumento de despesa para o município que, segundo o vereador, já paga cerca de R$ 5 milhões por ano para manter o Passe Livre do Estudante.
Para virar Lei, o projeto ainda precisa passar por mais duas votações, ser sancionado pelo prefeito e depois publicado no Órgão Oficial do Município.

Leia mais...

II Seminário Internacional de Auditoria em Entidades Binacionais

Uma comissão de parlamentares ou de servidores da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) participará do II Seminário Internacional de Auditoria em Entidades Binacionais, evento que será realizado pela Controladoria-Geral da República do Paraguai, dia 16 de julho. A participação dessa Comissão está sendo proposta pelos deputados tucanos Luiz Carlos Hauly (PR) e Vanderlei Macris (SP).
O objetivo dessa participação é detalhar uma ação conjunta de controle das entidades e empresas binacionais, a exemplo do Acórdão 2918/2009 do Tribunal de Contas da União (TCU) que aprovou o controle das contas da binacional Itaipu, após representação feita pelo deputado Hauly.

Leia mais...

Revisão do Plano Collor 1

Os poupadores com ação na Justiça pedindo a revisão do Plano Collor 1 (1991) estão próximos de ter o reajuste.
A PGR (Procuradoria-Geral da República), órgão ligado ao Executivo, cuja função é fiscalizar o cumprimento da lei, emitiu um parecer favorável aos poupadores em um processo que está no STF (Supremo Tribunal Federal) e que valerá para todas as ações do Plano Collor 1. O parecer é do dia 22 de junho e foi recebido pelo STF no dia 24.
Essa ação, além de outra que pede a revisão dos planos Bresser e Verão, foram escolhidas pelo STF como repercussão geral. Ou seja, a decisão que o Supremo der valerá para todas as ações que estão na Justiça. A Procuradoria ainda vai se pronunciar sobre os outros dois planos, mas o parecer também deverá ser favorável ao poupador.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Para descontrair

TRATO É TRATO E PONTO FINAL

Estavam na China um brasileiro, um americano e um argentino. Estavam bebendo na praça. Só que na China isso é proibido e eles foram pegos em flagrante. Presos, foram mandados ao juiz para receberem sua sentença.
O juiz deu uma bronca enorme e disse que cada um ia receber 20 chicotadas como punição. Só que estavam em transição entre o ano do cão e o do rato, então cada prisioneiro tinha direito à um pedido:
- Você americano! Seu país é racista, capitalista e eu odeio vocês, mas promessa é promessa! Qual o seu desejo, desde que seja não escapar da punição?
- Quero que amarrem 1 travesseiro nas minhas costas!
- Que assim seja! E tome as chicotadas com o travesseiro nas costas.
Lá pela décima chicotada o travesseiro cedeu e o americano levou 10 chicotadas das 20 prometidas.
- Sua vez argentino! Seu povo é muito arrogante e trapaceiro. Odeio vocês, mas promessa é promessa!
- Qual o seu desejo?
- Que amarrem 2 travesseiros nas minhas costas!
E assim foi.
Lá pela décima quinta chicotada os travesseiros cederam e o argentino tomou 5 das 20 chicotadas. Mas ficou feliz porque passou a perna no americano!
Foi a vez do brasileiro.
- Ora, ora, você é brasileiro... povo simpático, bom de futebol, humilde... como eu gosto do seu povo, você terá dois pedidos!!!
- Bem, eu quero levar 100 chicotadas...
- Espantoso!!! Ainda por cima é corajoso!!! - Seu pedido será realizado!!!- Qual é o próximo pedido?
- Amarra o argentino nas minhas costas!!!!!

Leia mais...

Presente do passado



"Diz que fui por aí" com o Zimbo Trio

Leia mais...

Socialites vão discutir sobre candidatura de Dilma

Dona Lily Marinho, a viúva de Roberto Marinho, vai organizar almoço com socialites e empresárias em sua mansão no Cosme Velho, no Rio. O assunto será o posicionamento de Dilma caso se eleja presidente da República.

Leia mais...

Conversa de pé de orelha

O DEM chamou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para uma conversinha. O assunto será o vice de Serra. Leia mais.

Leia mais...

Dilma em primeiro na pesquisa Vox Populi

Agora foi a vez do Vox Populi confirmar a vantagem da candidata do PT à presidência da República, Dilma Roussef, sobre o tucano José Serra. Dilma obteve 40% das intenções de voto contra 35% de Serra. Marina Silva (PV) ficou com 8%.

Leia mais...

Mecking é premiada em Salão Nacional de Cerâmica

O trabalho da professora Ângela Mecking da Silveira, coordenadora do Ateliê de Cerâmica da Universidade Estadual de Maringá, foi premiado no 3º Salão Nacional de Cerâmica, que prossegue até 3 de outubro, em Curitiba, na Casa Andrade Muricy, Alameda Dr. Muricy, 915. Para a artista plástica, ser escolhida para um dos eventos mais tradicionais do segmento é o coroamento de suas pesquisas na área de vidrados cerâmicos, massas e formas. Seu trabalho, intitulado Anelo, recebeu Menção Honrosa. A premiação será entregue nesta quarta-feira (30), a partir das 20 horas, na Casa Andrade Muricy.
Mecking trabalha com a cerâmica desde 1971. No início, enfrentava dificuldades na construção das peças por falta de material. Em 1981, ingressou na UEM e, a partir de 1995, dedicou-se exclusivamente à cerâmica. A artista concorreu na categoria artística. Nessa modalidade, foram inscritos mais de 500 trabalhos, dos quais, 107 foram selecionados. Esta foi a primeira vez que se inscreveu a esse salão.

Leia mais...

Eleições na UEM


Fotos de André Leandro Veneruci
Nesta terça-feira (29), pela manhã, os candidatos a reitor e vice pela oposição, professores Mauro Luciano Baesso e Júlio Damasceno protocolaram o registro da "Chapa UEM é +" para concorrer às eleições no dia 18 de agosto. A Comissão Eleitoral tem até o dia 7 de julho para análise das chapas inscritas e a homologação acontece no dia 8 de julho.

Leia mais...

Caça cruel

Foto: reprodução
A CIB (Comissão Internacional da Baleia) autorizou os habitantes da Groenlândia a caçarem baleias-jubartes. As jubartes são aquelas famosas pelo canto e pelas grandes nadadeiras.

Leia mais...

Presente do passado



Lá do fundo do baú, Santa Esmeralda, para matar a saudade

Leia mais...

Eleições 2010

A candidata do PT à Presidência da República vai ter 40% do total de todo o tempo destinado aos partidos para propaganda na TV. E a situação ainda pode melhorar caso o DEM não entre em acordo com o PSDB.

Leia mais...

Do Paraná para o Brasil

Se Álvaro for mesmo candidato a vice na chapa tucana, o Brasil inteiro vai ver as cenas que estavam restritas apenas ao Paraná. Os cavalos pisoteando professores em frente ao Palácio Iguaçu. Política é isso!

Leia mais...

Deve explicações

Em todo este episódio envolvendo o governador Pessuti na Assembleia Legislativa, quem poderia esclarecer de uma forma definitiva, é o atual presidente do Tribunal de (faz) de Contas, Hermas Brandão. Ele que é avô do vereador Evandro Junior, foi presidente do Legislativo no período que está dando rolo.

Leia mais...

Zoom

Foto de Nuno

Leia mais...

Em alta

Dados divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), nesta terça-feira (29), informam que o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), índice usado para o reajuste de aluguel, acumula uma variação de 5,17% nos últimos 12 meses.

Leia mais...

Velhos tempos

O senador Álvaro Dias já deveria estar acostumado as botinadas e entradas mais duras, às vezes até desleais. Nos anos 70, ele era um promissor centroavante nos campos de terra da várzea londrinense, não sei se ele ainda se lembra (ou quer esquecer), mas já naquela época a marcação era dura, e as “voadoras” uma constante. Então para o senador que já foi cabeludo um dia, esse confronto com o DEM deve ser fichinha.

Leia mais...

O discípulo copia o mestre

No blog do jornalista Juca Kfouri uma interessante comparação (que reproduzimos abaixo) entre as seleções de 1994 e a atual. Se as previsões expostas se concretizarem, o hexa é do Brasil.

Por ANTONIO COELHO

Carlos Caetano Verri, o Dunga, copiou outro Carlos, Carlos Alberto Parreira.

Em 1994, no primeiro jogo, o Brasil faz dois gols e vence um país por décadas comunista.

Em 2010, no primeiro jogo, o Brasil faz dois gols e vence um país por décadas comunista.

Em 1994, no segundo jogo, o Brasil faz três gols e vence um país africano.

Em 2010, no segundo jogo, o Brasil faz três gols e vence um país africano.

Em 1994, no terceiro jogo, já classificado, o Brasil empata com uma seleção europeia, que também se classifica.

Em 2010, no terceiro jogo, já classificado, o Brasil empata com uma seleção europeia, que também se classifica.

Em 1994, nas oitavas de final, o Brasil vence uma seleção da América sem tradição.

Em 2010, nas oitavas de final, o Brasil vence uma seleção da América sem tradição.

Em 1994, nas quartas de final, o Brasil vence a Holanda.

Em 2010, nas quartas de final, o Brasil vence a Holanda.

Em 1994, o Brasil enfrenta uma seleção que surpreendeu ao chegar às semifinais.

Em 2010, o Brasil enfrenta uma seleção que surpreendeu ao chegar às semifinais.

Em 1994, na final, o Brasil enfrenta uma seleção com tradição, que já tinha sido campeã mundial.

Em 2010, na final, o Brasil enfrenta uma seleção com tradição, que já tinha sido campeã mundial.

Em 1994, o capitão da seleção brasileira ergue a taça e a xinga.

Em 2010, o capitão da seleção brasileira beija a taça e a ergue.

Leia mais...

Fez barulho

Foto: Ricardo Stucker/Divulgação
O presidente Lula comemorou a vitória do Brasil tocando vuvuzela ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia.

Leia mais...

Só deu a poderosa

O Ibope registrou ontem durante o jogo do Brasil que a Globo atingiu 46 pontos de média enquanto a Band ficou com 13 pontos.

Leia mais...

Fator previdenciário

A mordida do fator previdenciário sobre a aposentadoria do INSS é maior a cada ano. Entre dezembro de 1999 --quando foi criado-- e dezembro de 2009 --em vigor até hoje--, o desconto do fator sobre as aposentadorias por tempo de contribuição aumentou 27,5% para os homens e 12,8% para as mulheres. O estudo foi feito pelo advogado previdenciário Daisson Portanova, do escritório Gueller e Portanova Sociedade de Advogados.
Para fazer o estudo, Portanova calculou qual seria o fator previdenciário de um homem com 35 anos de contribuição e 55 anos de idade em 1º de dezembro de cada ano, desde a criação do redutor, em 1999.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

São Pedro

Hoje é o dia de São Pedro. Foi no dia 29 de junho do ano de 67 que o principal discípulo de Jesus Cristo e primeiro papa morreu.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 29 de junho, é o Dia do Dublador, o Dia do Telefonista e o Dia do Pescador.

Leia mais...

Tiroteio

Um homem invadiu uma sala de aula da Uningá, em Maringá, e disparou quatro tiros, errando todos. O alvo, segundo a polícia, seria um rapaz que mexeu com a mulher dele. Sorte que o cara era ruim de pontaria, senão teria acontecido uma tragédia. Um rapaz ficou ferido sem gravidade e o atirador fugiu.

Leia mais...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia



A Orquestra Sanfônica de São Paulo tocando "Rabo de Galo", do grande Mário Zan. Formada por mulheres essa orquestra deu um show no Filo em Londrina e eu tive o privilégio de assistir

Leia mais...

Arrogância positiva

"O Brasil é um time maduro, estável. Defende com até seis jogadores. Tem até um ar de arrogância positiva de que são invencíveis. Uma postura que sinto falta aqui dentro do time da Holanda. Conta com quatro jogadores de frente que podem fazer a diferença. Podemos ser rotulados até como azarões neste confronto".

Do técnico da Holanda, Bert van Marwijk.

Leia mais...

Desconversou

O candidato do PSDB, José Serra, assistiu ao jogo do Brasil na companhia de Geraldo Alckmin e Orestes Quércia, mas ao ser indagado sobre quem seria o vice na sua chapa saiu pela tangente e disse que só falaria sobre futebol.

Leia mais...

Isto é Brasil

Isto é Brasil. Historicamente é Brasil. Uma seleção que começa a jogar os mundiais nas oitavas de final e só para quando eles mesmos quiserem”.

Do jornal "Olé", da Argentina, elogiando a atuação da seleção brasileira frente ao Chile.

Leia mais...

A transformação do Rei do Pop

Veja as fotos de como o menino negro, tão bonito, se transformou em uma figura andrógina e caricata.

Leia mais...

Mais fortes só no papel

"A Argentina parece mais forte sobre o papel, mas o mesmo aconteceu com a Inglaterra. Eram mais conhecidos, mais famosos, mas isso não se refletiu no campo".

Do atacante da seleção alemã, Miroslav Klose, dando uma alfinetadinha na Argentina.

Leia mais...

Proibido replay

Depois de tantos erros cometidos pelos juízes na Copa do Mundo, a Fifa tomou uma atitude radical. Resolveu não passar mais o replay do lance que gerou a polêmica. Simples não é? Assim evita-se que o torcedor fique fulo da vida e não estabelece-se o conflito.

Leia mais...

Convenção estadual do PMDB

Foto: Ronildo Pimentel
A convenção estadual do PMDB delegou, neste domingo (27), em Curitiba poderes ao Diretório Estadual nas articulações para a formação da chapa do partido nas eleições gerais de 2010. Aproximadamente cinco mil peemedebistas de todo o Paraná aprovaram a ata por aclamação, em encontro no Centro de Convenções do Shopping Estação.A decisão final das alianças será anunciada na próxima quarta-feira (30), após reunião da Executiva Estadual. O PMDB é o maior do Paraná, com 462 delegados à convenção estadual. O partido tem as maiores bancadas de deputados estaduais (17 parlamentares) e federais (sete parlamentares)
O novo prazo concedido pelos peemedebistas foi aprovado com os demais partidos da base do presidente Lula e vai permitir ao partido chegar ao “consenso desejado”, afirmou o presidente do PMDB do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi.
“Ficou estabelecido, entre todos os partidos, que as convenções ficarão em aberto até o próximo dia 30 para, que possamos trabalhar no sentido da construção de mais uma grande vitória do povo do Paraná”, disse.

Leia mais...

Mais um passo

Papamos mais uma. Desta vez a vítima do futebol burocrático e feio da seleção brasileira foi o Chile, nosso freguês de carteirinha, e que cometeu o erro fatal de querer jogar de igual para igual com o Brasil. Na sexta-feira um teste mais duro, a ex-laranja mecânica, Holanda. Que venham os compatriotas de Mauricio de Nassau.

Leia mais...

Unimed Saturday Night Run

Foto: RR Rufino
Prepare-se para muito esporte, saúde, música e alto astral. Já estão abertas as inscrições para a terceira edição da Unimed Saturday Night Run, que será realizada no dia 21 de agosto, em Londrina. A corrida foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (24), em evento na Mansão Palhano.
A disputa será em percursos de 4 quilômetros e 8 quilômetros, nas categorias masculino e feminino geral, e categorias definidas por faixa etária. A largada será às 19h30, na Avenida Waldemar Spranger, seguindo por trecho da Avenida Harry Prochet e Avenida Adhemar P. de Barros.

Leia mais...

Presente do passado



O "muito louco" Alceu Valença com seu sotaque indefectível e sua música que é pura poesia

Leia mais...

Encontro Estadual do PT

Foto: Elias Dias
Mais de 700 pessoas participaram do Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores realizado neste domingo, em Curitiba. O evento reuniu militantes de todo Estado e contou com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do secretário nacional de Comunicação do PT, André Vargas, além de deputados estaduais e federais.
Durante todo o dia, as principais lideranças do partido fizeram uma análise da conjuntura política no Paraná e discutiram a composição de alianças para as Eleições 2010. A pré-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, destacou que o principal objetivo do partido é formar um palanque forte para Dilma Rousseff no Paraná. “Esse é um momento importante de decisão, porque o PT não é mais um partido pequeno, é um partido que governa o país junto com o presidente Lula e vai eleger a próxima presidente do Brasil. É um partido que muito nos orgulha e é preferência nacional. Nós queremos continuar o projeto encabeçado pelo presidente Lula”, ressaltou Gleisi, lembrando que o Partido dos Trabalhadores conseguiu quebrar preconceitos ao eleger o primeiro operário para governar o país e agora terá o desafio de eleger uma mulher. “Todos sabem as dificuldades que tivemos para chegar até aqui, os preconceitos que enfrentamos para chegar até esse momento histórico. Eleger um operário para presidente foi fruto da persistência da nossa militância, mas, sobretudo, da fé do povo brasileiro. Agora, vamos ter a primeira mulher dirigindo esse país com a mesma coragem, determinação e sensibilidade”, disse.

Leia mais...

Gol de placa

Charge de Clayton via "O Povo"

Leia mais...

Acorde Universitário recebe 47 músicas

Quarenta e sete músicas foram inscritas para o 3º Acorde Universitário Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, promovido pela UEM e que ocorre em agosto, na Oficina de Teatro. Para a semifinal, serão selecionadas 30 músicas. A metade será apresentada no dia 6 e a outra parte em 7 de agosto. As quinze melhores desses dois dias participarão da final no dia 8 de agosto. No ano passado, o Acorde teve 78 inscrições.
O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Cultura, oferece R$ 7 mil em dinheiro, a ser distribuído entre várias categorias. A música vencedora levará R$ 2,5 mil. O objetivo do Acorde é valorizar a música brasileira nas suas diversas vertentes, seus compositores e intérpretes, que atuam nas Instituições de Ensino Superior com sede em Maringá. Outras informações na Diretoria de Cultura, telefones (44) 3011-3878 e 3011-3880.

Leia mais...

Primeiro vestibular de Ivaiporã

O primeiro vestibular para os novos cursos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) em Ivaiporã registrou 207 inscritos para 120 vagas, dos quais, 49 são cotistas (o sistema de cotas sociais é destinado a alunos que realizaram seus estudos integralmente no ensino público e que possuem renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional). Duzentas pessoas escolheram fazer as provas em Ivaiporã. Dos 207 candidatos, são 59 em Educação Física, 67 em História e 81 em Serviço Social. Eles farão as provas juntamente com os 21.776 (3.451 cotistas) que já haviam efetuado a inscrição no período regular.
O Vestibular de Inverno será de 18 a 20 de julho, das 8h50 às 13 horas, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Maringá, Paranavaí e Umuarama, além de Ivaiporã. No primeiro dia, serão cobrados conteúdos de Conhecimentos Gerais; no segundo dia, os de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; e no terceiro dia, de Conhecimentos Específicos.
Os aprovados nos três cursos de Ivaiporã iniciarão o período letivo em agosto deste ano. Os novos alunos da Educação a Distância em Física e Pedagogia começam respectivamente nos dias 17 e 18 de agosto. O vestibular EAD será no dia 18 de julho em 15 cidades paranaenses, de manhã e à tarde. Ao todo, são 2.519 candidatos, dos quais, 329 são cotistas.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 6 de agosto, a partir das 10 horas. A matrícula para os aprovados nos cursos de Ivaiporã e de Educação a Distância em Física e Pedagogia será de 11 a 13 de agosto pelo site www.daa.uem.br. A documentação deve ser encaminhada pelo Correio com data de postagem de até 16 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo website www.vestibular.uem.br ou na Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, Bloco 28 do câmpus sede. O telefone é (44) 3011-4450.

Leia mais...

Festa Julina da Renovação Carismática

A Festa Julina da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Maringá será realizada no próximo sábado (3) com início às 20h na quadra da UNIFAMA, próximo ao shopping Avenida Center. Entrada franca. Será um grande momento de confraternização para as famílias. A quadra da UNIFAMA é um local seguro, com estacionamento fácil, e ótima localização central.

Leia mais...

Copa do Mundo em Maringá

J. C. Cecílio faz um retrospecto das Copas na cidade de Maringá.

Leia mais...

Famosos

Foto: Revista Contigo
Dado Dolabella e seus dois filhos, Dudu (de azul) e João Valentim (de amarelo).

Leia mais...

Pensando bem...

Bem que DUNGA poderia dar uma de MESTRE, deixar de ser ZANGADO, tirar a SONECA da seleção e partir prá cima do DENGOSO Chile sem medo de ser FELIZ.

Leia mais...

Presente do passado



Roxette e uma bela canção

Leia mais...

Ela sabe o que fala

Depois da denúncia que de que ela e o marido Orlando Pessuti seriam funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa, divulgada esta semana pela revista Veja, Regina Pessuti divulgou nota esclarecendo a sua situação. Segundo a esposa do governador ela é funcionária da Casa desde 1985. Abaixo um trecho da nota onde ela alfineta o suposto articulador da denúncia, o maquiavélico Roberto Requião.

"Embora o muito provável orquestrador desta reportagem insista em colocar no seu brinquedinho favorito - ultimamente ele não tem muita ocupação - eu nunca mandei e não mando no meu marido. Apenas o amo apaixonadamente, muito diferente dele que não conta nem com o amor do cachorro da casa!"

Leia mais...

Samba do criolo doido

Se cobrir vira circo, se cercar vira hospício e se colocar cama vira bordel. Essa é a situação política paranaense ultimamente. Osmar a cada 15 minutos diz uma coisa, Pessuti foi bombardeado pelo fogo amigo, Gustavo Fruet trocado por um ficha suja, Álvaro se “convocou” para vice, e para resolver uma situação dele no Paraná, vai jogar a eleição do Serra no colo da Dilma. E para culminar, o PT anda mais perdido que o Julio Batista no meio de campo da seleção. Ainda bem que hoje tem jogo do Brasil. Que venha o Chile!

Leia mais...

Zoom

Foto de Carlos Santos

Leia mais...

Como ele gosta

Agora o PP como é do seu DNA, está em cima do muro, aguardando o resultado das eleições para se atirar nos braços do vencedor. Quem aprecia e está acostumado a isso é o genérico do mensaleiro José Janene, Ricardo ficha suja.

Leia mais...

Não vão jogar juntos

Robinho, Nilmar e Luis Fabiano não devem jogar juntos hoje contra o Chile. Leia mais.

Leia mais...

Daiane dos Santos está de volta

Daiane dos Santos vai poder voltar à ginástica. Neste domingo (27) terminou o prazo de sua suspensão. Ela foi suspensa há cinco meses por usar o diurético furosemida, que é proibido para quem participa de competições esportivas.

Leia mais...

Sei...

Isso é como um relacionamento normal, nem sempre as duas partes estão de acordo. Quando surge uma divergência, ou até mesmo uma rusga, tudo se resolve com diálogo. Isso é uma briguinha (entre PSDB e DEM), mas não é uma crise conjugal. Depois, no café da manhã, está tudo bem”.

Do secretário-geral do PSDB nacional, deputado federal Rodrigo de Castro, tentando minimizar o mal-estar entre o PSDB e o DEM, causado pela indicação do senador Álvaro Dias como vice de Serra.

Leia mais...

Pelo Twitter

A Globo está inovando. Faustão vende torpedão. Fernanda Paes Leme comenta futebol. Só falta o Louro José ser protagonista da Malhação”.

De um usuário do Twitter.

Leia mais...

Barriga e doenças mentais

Estudo aponta que a popular "barriga de chope" pode favorecer o desenvolvimento de doenças mentais. Leia mais.

Leia mais...

Sucesso em Portugal

Conheça um pouco mais sobre a vida de Anderson Luis de Sousa (Deco), o brasileiro que é ídolo da seleção de Portugal e atua no time inglês Chelsea.

Leia mais...

domingo, 27 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia



João Gilberto e Bebel Gilberto, pai e filha cantando "Diga"

Leia mais...

Biblioteca

Érico Veríssimo escreveu sua obra “Antares” em 1971. Foi o seu último romance e nele ele conta a história de duas famílias, que ao longo de toda a existência sempre viveram em conflito. Os Campolargo e os Vacariano dominam a cena política da cidade e quando aparece uma terceira força ameaçando o poderio deles, os inimigos se unem para rechaçá-la. Misturando ficção com história o autor mostra a face da sociedade fingida e hipócrita.
O ponto alto é quando por conta de uma greve geral, sete defuntos ficam ao léu no cemitério. Os defuntos revoltados saem dos caixões e fazem uma manifestação na cidade, deixando autoridades preocupadas e a população apavorada. Como já estão mortos podem falar os “podres” de todos sem medo, uma vez que nada mais podem sofrer.
No auge da confusão eles (os defuntos) ameaçam apodrecer na praça principal da cidade, caso não haja o sepultamento pelos coveiros que também aderiram à greve.
A situação sai do controle e uma enxurrada de acusações de roubos, traições, fraudes e outros crimes vem à tona e enquanto alguns desmaiam outros aplaudem os defuntos. Os defuntos são atacados e batem em retirada de volta aos caixões e os coveiros desistem da greve e os mortos são sepultados.
A partir daí inicia-se uma verdadeira operação borracha para apagar as sujeiras que foram lançadas sobre os grandes nomes da cidade. E assim se passam sete anos e a população de Antares como que por encanto não se lembra mais do episódio dos sete mortos no coreto da praça. Como em nossos dias, é melhor apagar da memória, esquecer os erros e continuar a vida.

Malu Pedarcini

Leia mais...

Escrava da beleza


Vinte e três anos, bonita e estrela de "The Hills", Heidi Montag está viciada em cirurgia plástica. De acordo com o site 'Daily Mail", ela teria feito 10 intervenções de uma vez só.

Leia mais...

Patê de beringela

Ingredientes

5 unidades de berinjela
50 gr de azeitona preta picadas
1 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picadas finamente
1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
1 colher (café) de páprica doce
quanto baste de sal
1 pacote de torradas

Modo de preparo
Corte as berinjelas ao meio e pincele o miolo com azeite de oliva. Leve ao forno médio por 30 minutos. Então, retire a polpa com ajuda de uma colher, amassando-as com um garfo. Espere esfriar e misture com os demais ingredientes. Sirva acompanhada de torrada.

Leia mais...

Presente do passado



O ciúme - Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Tom Zé

Leia mais...

Não vai sentar antes da hora

"Quem sentou na cadeira antes, perdeu a eleição. Tiveram até que desinfetar a cadeira".

Da candidata a Presidência Dilma Rousseff dizendo que não comemora a vitória antes da hora, pois quem fez isso se estrepou. A indireta foi para o tucano Fernando Henrique Cardoso que foi fotografado na cadeira de prefeito de São Paulo, em 1985, mas acabou perdendo as eleições para Jânio Quadros.

Leia mais...

Adote um bichinho

Leia mais...

Convenção estadual do PMDB

Foto: Ronildo Pimentel
Convenção estadual do PMDB, neste domingo (27). Mais de quatro mil pessoas lotaram o Centro de Convenções do Shopping Estação Convention Center em Curitiba.

Leia mais...

O que Álvaro aprontou

Charge do Simon via Jornale

Leia mais...

Matemática

Do Zé Beto

Circular na internet, para os matemáticos de plantão …

Quem ganhará a Copa do Mundo 2010?

O Brasil ganhou a copa do mundo em 1994. Antes disso, sua última conquista do título foi em 1970. Se você somar, 1970 + 1994 = 3964.

A Argentina ganhou a copa do mundo em 1986, antes em 1978. Somando, 1978 + 1986 = 3964.

Já a Alemanha ganhou a copa em 1990. Antes disso, foi em 1974. Somando 1990 + 1974 = 3964.

O Brasil ganhou a copa do mundo de 2002, e também foi o vencedor da copa de 1962. Conferindo: 1962 + 2002 = 3964.

Seguindo essa lógica, o ganhador da Copa de 2010 será o mesmo que em 1954. Somando: 1954 + 2010 = 3964.

E a Copa do Mundo em 1954 foi vencida pela Alemanha…

Leia mais...

Presente do passado



Joan Baez, "Divina"

Leia mais...

Trapalhão

A política, assim como o futebol, nos proporciona lances incríveis e inimagináveis. Álvaro Dias fez oposição ferrenha ao governo Lula durante todo esse tempo, foi o adversário da situação com maior visibilidade, aparecia um dia sim e outro também em rede nacional, em todos os canais de televisão. Agora o senador que se recusa a envelhecer, rachou a oposição e se continuar insistindo nesta quixotesca ideia de ser vice de Serra, se tornará com certeza o maior cabo eleitoral de Dilma. Quem viver verá!

Leia mais...

STF confirma revisão de benefício de 88 a 91

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se aposentaram ou receberam algum benefício previdenciário entre 5 de outubro de 1988 e 24 de julho de 1991 têm direito garantido a uma revisão, que pode conceder um aumento de até 60% no valor do benefício.
Quem começou a receber um benefício previdenciário nesse período tem direito à revisão porque o INSS calculou de maneira errada o salário de benefício (valor da aposentadoria integral) dos segurados. O órgão pode não ter feito a correção depois.
O STF (Supremo Tribunal Federal), a última instância dos tribunais, decidiu, no dia 16 deste mês, que uma segurada que se aposentou em 2 de maio de 1991 tem direito à correção do benefício.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Zoom


Foto de Miguel Afonso

Leia mais...

Novela interminável

Matéria do Portal Terra informa que "o presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia, ligou para o senador Osmar Dias (PDT-PR) e afirmou que ele poderia se candidatar ao governo de seu Estado numa aliança com PT e PMDB porque seu irmão, o também senador Alvaro Dias (PSDB), não seria vice do candidato da oposição à presidência da República, José Serra. Dividido entre acatar a decisão tucana ou não, o DEM fará uma reunião neste domingo (27) para discutir o assunto." Leia mais.

Leia mais...

Pelo Twitter

"Estive na reunião da Bancada do PMDB com OSMAR. Ele é candidato desde que PESSUTI restabeleça o combinado nacionalmente. Hora de desprendimento".

Do deputado federal e secretário de Comunicação do PT, André Vargas.

Leia mais...

Memórias

Do site do Rigon

O Observatório das Metrópoles da UEM, por meio de uma equipe composta por Deprá, Veroni, João, Malu, Pupim, JC Cecílio e Ana, está realizando um documentário sobre a antiga Estação Rodoviária Municipal de Maringá. O objetivo é contar a história com o registro das memórias das pessoas. Assim, os interessados em contribuir com a preservação da história desse importante símbolo de Maringá, hoje quase totalmente demolido, mande um relato de uma história de sua vida relacionada à rodoviária.
Os relatos com identificação e contato para observatorio@uem.br

Leia mais...

Seleção do Brasil

Quer saber mais sobre os jogadores da seleção brasileira? Veja aqui.

Leia mais...

Nossa Língua Portuguesa

A língua portuguesa é complicada e para não cometermos erros crassos como os exemplificados, veja o que é inadimissível:

Iniciar período com pronome oblíquio. Ex.:

* "Me ajudem, por favor!"
ou "Se arrume!"

Mas no português do Brasil essa é uma colocação, na língua falada.

Em Portugal, prefere-se a ênclise (DEPOIS do verbo -> exemplo: Vejo-o amanhã>) neste caso, e muitos brasileiros ainda querem que escrevamos e também falemos como os lusitanos. Assim:

* "Ajudem-me, por favor"
ou "Arrume-se"

■ Catacrese

Todo emprego impróprio de uma palavra ou expressão, por esquecimento ou ignorância do seu étimo ou da sua origem, constitui uma catacrese.

Ex.:
embarcar num avião -> (embarcar = tomar barca)
marmelada de chuchu -> (marmelada = doce de marmelo)
ferradura de prata -> (ferradura = peça de ferro)
ganhar mesada semanal -> (mesada = pagamento por mês)

■ Não diga:

• Menas (sempre é menos)
• Iorgute (iogurte)
• Mortandela (mortadela)
• Mendingo (mendigo)
• Pertubar (perturbar)
• Trabisseiro (travesseiro)
• Trezentas gramas (é O grama e não A grama)
• Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade)
• Cardaço (cadarço)
• Asterístico (asterisco)
• Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)
• Meia cansada (meio cansada)

E lembre-se também:

• Mal - Bem
• Mau - Bom
• A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar
• O certo é CUSPIR e não GOSPIR
• O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
• Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino!
• Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
• O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
• "FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos".
• POR ISSO e não PORISSO.
• "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM" (haver no sentido de "existir" é sempre SINGULAR)
• "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."
• A PARTIR e não À PARTIR
• Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer. (mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, ele, nós, vós, eles")
• Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc. e etc.)

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 27 de junho, é o Dia do Mestiço no Amazonas (evento oficial e local), o Dia Nacional do Vôlei e o Dia Nacional do Progresso.

Leia mais...

sábado, 26 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia



Uma joia rara da MPB. Os baianos Antonio Carlos e Jocafi e a "Pimentinha", Elis Regina

Leia mais...

Vice-Porcina

"Álvaro já estaria sendo chamado de “vice Porcina”, o que foi sem nunca ter sido."

Do jornalista Ricardo Kotscho em seu blog.

Leia mais...

Dunga em Dia de Fúria 2

Leia mais...

No inverno sentimos mais fome

Sentimos mais fome no inverno porque o organismo usa sistemas reguladores para equilibrar o calor que o corpo produz e o que ele perde. No inverno, quando a temperatura é baixa, o organismo precisa agir rápido porque o ar frio faz o corpo perder mais calor. A fome ataca porque a alimentação serve para repor calor em forma da energia vinda dos nutrientes.

Leia mais...

Acompanhamento de processo de concessão de benefício inicial

É considerado benefício inicial tudo aquilo que o segurado dá entrada na Previdência Social.
Quem tem um processo de solicitação de benefício pendente pode verificar pela internet o andamento do pedido.
Para isso basta acessar o site www.dataprev.gov.br e digitar o número de benefício, a data de nascimento do titular, o nome do beneficiário, a data de nascimento e o código de segurança. Depois, é só clicar em "Consulta".

Leia mais...

Atrasados INSS

Os segurados que ganharam, na Justiça, uma ação contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e têm direito a atrasados com valor superior a 60 salários mínimos --R$ 30.600 neste ano e R$ 27.900, segundo valores do ano passado--, já podem saber se receberão o dinheiro no ano que vem.
Os atrasados de alto valor são pagos por meio de precatórios que, se emitidos entre 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano, serão pagos nos primeiros meses do ano que vem. Por outro lado, se o precatório for cadastrado depois do dia 1º de julho deste ano, o segurado terá que esperar até 2012 para receber os atrasados.
A data de emissão dos precatórios pode ser consultada pela internet ou no órgão onde o segurado entrou com a ação.
Para saber se receberá os atrasados no ano que vem, o segurado do Estado deve entrar no site do TRF 3, escolher o fórum onde entrou com a ação e inserir o número do processo. No andamento processual, aparecerá a data em que foi emitido o precatório. Se a data for anterior a 1º de julho, o pagamento sairá em 2011. Se for depois, a grana sairá em 2012.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Terremoto

O Chile sofreu um terremoto neste sábado (26), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O tremor de magnitude 5.6 atingiu o norte do país e não existem informações sobre mortos e feridos.

Leia mais...

PT do Paraná realiza encontro neste domingo

O Diretório do PT do Paraná realizará no domingo (27), a partir das 9h, o Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores, na Sociedade da Urca, em Curitiba.
A abertura do evento está prevista para ser realizada pelo presidente do PT Estadual, Enio Verri, às 10 horas, com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; da ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes; do secretário de Comunicação, deputado André Vargas e da pré-candidata ao senado Gleisi Hoffmann.

Leia mais...

Nas ondas do rádio


Hoje o programa "Resumo Semanal" recebeu a fonoaudióloga Priscila Trezza que falou sobre os problemas relacionados à voz. Durante cerca de uma hora ela discorreu sobre gagueira, fissura labial, timidez, doenças que provocam alteração nas cordas vocais. Uma aula com certeza.

Leia mais...

Recado

Sou um corintiano convicto, amo o timão. São-paulino é a “vovózinha”.

Leia mais...

Jogaram a toalha

Ao que parece José Serra quer mesmo perder a eleição para Dilma. Se os tucanos mantiverem uma chapa pura com o senador mais bonito do Brasil na vice, Lula nem vai precisar pedir votos. A sua ex-ministra ganha sozinha. Porque além de preterir o aliado histórico DEM, vai colocar alguém da única região onde ele ganha do PT. Se Álvaro tivesse todo cacife que acha que tem, seria ele o candidato a governador e não o bonitinho Beto Richa.

Leia mais...

Exemplo

Gustavo Fruet, ao contrário de Beto Richa, honrou o nome de seu pai, o saudoso deputado Mauricio Fruet. Ele se recusa a sair candidato ao Senado ao lado de Ricardo ficha suja do PP. Isso se a Justiça deixar o pepista registrar a sua candidatura, obviamente.

Leia mais...

Sábado

Sábado de inverno, mas ainda com jeito de outono, com um clima bem agradável. A semana foi excelente, como tem sido todas, aliás. Os brasileiros, com exceção dos alagoanos e pernambucanos que foram vitimas de enchentes, todos felizes com a classificação da seleção para a próxima fase. Hoje excepcionalmente, não fiz caminhada, mas daqui a pouco vou para a Rádio São Francisco 105,9 - FM ou pela net www.psaofranciscodeassis.com.br, apresentar o programa “Resumo Semanal”, onde receberei para um papo gostoso e descontraído a fonoaudióloga Priscila Trezza. Vale à pena ouvir.

Leia mais...

Combate às drogas é uma luta de todos

Neste sábado, celebramos o Dia Mundial de Combate às Drogas, data instituída pela ONU com objetivo de alertar e sensibilizar a sociedade sobre esse grave problema. A Organização Mundial de Saúde estima que 200 milhões de pessoas em todo mundo consomem algum tipo de droga ilícita, o que representa 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos.
Para a pré-candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann, esses números são alarmantes, levando em conta que os efeitos do uso de drogas vão muito além dos indivíduos envolvidos, pois causam danos às famílias e a sociedade de modo geral. “O problema interfere diretamente nos relacionamentos, na saúde, na convivência social e na própria economia. As drogas já estão se tornando a doença mais grave do século 21”, diz.
Gleisi chama atenção para o fato de que os jovens estão começando a usar drogas cada vez mais cedo, ainda crianças, e normalmente utilizam vários produtos simultaneamente, a começar pelo álcool. “O consumo leva a infrações, crimes e prisões, destruindo qualquer estrutura familiar. Os drogaditos não pensam em nada, somente no dinheiro fácil para adquirir a droga, que vai lhe tirar a qualidade de vida e os valores morais”, lamenta.
Para Gleisi, os programas de enfrentamento precisam incluir medidas repressivas, mas devem fundamentar-se especialmente em ações de prevenção e saúde, oferecendo atendimento ao dependente e também à família.

Leia mais...

Zoom

Foto de André Viegas

Leia mais...

Dilema

Charge do Simon via Jornale

Leia mais...

Grande encontro

O Diretório Estadual do PT realiza neste próximo domingo (27) um grande encontro com a presença de lideranças de todo Estado, a partir das 8h30 na Sociedade da Urca, em Curitiba.
São esperados 500 delegados de todo o Estado eleitos no PED (Processo de Eleições Diretas) e autoridades nacionais e estaduais. Na ocasião, o deputado federal André Vargas lançará a sua candidatura para concorrer novamente à Câmara dos Deputados. Também estarão presentes todos os pré-candidatos à deputados estaduais, federais e ao Senado.
A polêmica do encontro deve se dar em torno das alianças com os demais partidos do Paraná, em especial o acordo que vem se desenhando com o senador Osmar Dias para o governo do Estado.

Leia mais...

Justiça de São Paulo ameaça mandar presos para casa

Reportagem da Folha mostra que por causa da superlotação no regime semiaberto, prisões de São Paulo podem ser obrigadas a mandar presos para casa. De acordo com o jornal, uma decisão judicial determinou que o governo de São Paulo transfira cerca de 600 presos das penitenciárias 2 e 3 de Franco da Rocha, a 47 quilômetros da capital. A transferência foi solicitada porque os presos cumprem pena em regime fechado, quando deveriam estar no semiaberto. Caso o governo não faça a remoção para um centro adequado, a Justiça pode determinar que os presos aguardem em casa a abertura de vagas.

Fonte: Blog "O Filtro"

Leia mais...

Falando como vice

Veja a entrevista do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), já se considerando candidato à vice de José Serra.

Leia mais...

Uso indevido de agrotóxico

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) encontrou resíduos de agrotóxicos em quase 30% do total de 15 tipos de culturas de frutas e legumes. As campeãs são o pimentão, o pepino e a uva, que apresentaram agrotóxico proibido ou em demasia.

Leia mais...

Deu piti

Um piloto da United Airlines fez um escarcéu na sexta-feira (25) no Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro. Ao ser solicitado que tirasse o cinto e os sapatos para passar pelo aparelho de raio-x ele simplesmente teve um piti e arrancou as calças, ficando só de cuecas. Resultado: foi autuado por desacato à autoridade e vai responder processo.

Leia mais...

O bicho vai pegar

O poder do Serra de desorganizar as coisas é fora do comum. O Álvaro Dias não acrescenta nada e desagrega muito”.

Do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO), vice-líder da legenda na Câmara, propondo o rompimento da aliança nacional com o PSDB.

Leia mais...

Código de barras

Foi em 1974 que um código de barras na simbologia Universal Product Code foi escaneado pela primeira vez para vender um pacote de Wrigley's goma de mascar no Marsh Supermarket em Troy, Ohio, Estados Unidos.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 26 de junho, é o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, o Dia das Nações Unidas do apoio às vítimas de tortura e o Dia do Professor de Educação Física, segundo o Conselho Federal Brasileiro.

Leia mais...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia



A verdadeira música sertaneja, que aprendi a gostar com o meu saudoso pai.

Leia mais...

Curto e grosso

"Eu acho que nós pensamos nos adversários que nós temos pela frente. Se o Brasil deve se preocupar com a Argentina? Você como argentino deve ter visto os resultados últimos quando se enfrentaram Brasil e Argentina, principalmente nas Eliminatórias".

Do técnico Dunga ironizando quando perguntado por um repórter argentino se estava preocupado em enfrentar a Argentina antes da final.

Leia mais...

Curso de Capacitação para a Cidadania

Do site do Humberto Henrique

O Grupo de Estudo e Ação Política de Maringá (GEAP) promoverá no dia 4 de julho mais um encontro do Curso de Capacitação para a Cidadania. A formação terá como tema a consciência de classes e vai acontecer das 8h às 12h, no Centro de Eventos Nossa Senhora do Rosário, Praça Miguel de Oliveira, s/n, no Conjunto Requião, em Maringá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone.
Idealizado por fiéis das paróquias Nossa Senhora da Liberdade e Nossa Senhora do Rosário, o GEAP foi criado em 2003 e atua na organização de reuniões e outras atividades com a população para promover a reflexão sobre fé, política e cidadania. Telefones para inscrição: (44) 3028-8819 e 9923-9416 Paulinho; (44) 3027-4134 e 9940-4551 Denize; (44) 3033-1501 e 9991-6905 Telma.

Leia mais...

Eleições na UEM

A UEM vai ficar mais amarela do que já está em virtude dos jogos da seleção. Pelo menos, é o que promete a chapa de Mauro Luciano Baesso e Julio Damasceno, candidatos a reitor e vice respectivamente, nas eleições de que ocorrerão em agosto. A cor amarela foi escolhida ontem em uma grande reunião dos apoiadores.

Leia mais...

Pouca confiança

Pesquisa realizada pela empresa de mercado GfK mostra que somente 11% dos brasileiros confiam nos políticos. Enquanto a maioria denota descrédito por seus representantes, os carteiros e os bombeiros são os que mais merecem a confiança da população.

Leia mais...

Neutralidade oportunista

Do blog do Messias Mendes

"O PP decidiu: não apoia nem Dilma e nem Serra nas eleições presidenciais. Quem fez o anúncio foi o deputado Ricardo Barros, presidente estadual do partido. Que ninguém imagine que é uma neutralidade meritória, por discordar de um ou de outro programa. Trata-se de uma neutralidade oportunista, de quem espera estar bem com quem vencer, para continuar tirando uma casquinha na vaca profana de divinas tetas."

Leia mais...

Últimos dias

Quem ainda não sacou o abono salarial do PIS e os rendimentos tem até quarta-feira (30) para fazê-lo. A partir dessa data o trabalhador perde o direito ao abono e os rendimentos serão creditados nas contas.
Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenha recebido, de empregadores contribuintes do PIS, remuneração mensal de até dois salários mínimos médios durante o ano-base de 2008, além de ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base. E a empresa na qual o trabalhador atual precisa ter informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) os dados do empregado.

Leia mais...

Álvaro Dias será vice de Serra

Notícias veiculadas no Portal UOL informam que o senador Álvaro Dias será o vice de Serra.

Leia mais...

Ninguém aguenta mais

E o Osmar Dias adiou mais uma vez o anúncio que faria ontem da sua candidatura ao governo. Mas antes do fim do mundo em 2012, segundo os Maias, ele deve se pronunciar. Acho que nem dona Tereza Dias aguenta mais essa indecisão.

Leia mais...

Mais uma amiga

Existem pessoas por quem sentimos admiração, sem ao menos conhecê-las pessoalmente. Isso aconteceu comigo em relação à professora universitária Marta Bellini e ontem tive o prazer de conversar com ela. A imagem que eu tinha dela, de uma mulher inteligente e comprometida com o seu tempo se confirmou. Ganhei mais uma amiga, ganhei o dia.

Leia mais...

Em baixa

Balanço feito pelos tucanos concluiram que a "superexposição" do candidato José Serra não trouxe os resultados esperados.

Leia mais...

Copa 2010

Embora ainda existam jogos para acontecer, a chave da próxima rodada da Copa está aqui para você conferir.

Leia mais...

Zoom

Foto de Nika

Leia mais...

Susto

Ontem os passageiros da TAM, do voo 3717 (Brasília-São Paulo), levaram um grande susto. O piloto fez uma manobra arriscada, pois os equipamentos de bordo detectaram outra aeronave na mesma rota. O comandante tomou as providências avisando os passageiros e conseguiu pousar sem problemas.

Leia mais...

Mulheres de Atenas

A música Mulheres de Atenas, escrita por Chico Buarque e Augusto Boal para a peça Lisa, a Mulher Libertadora, de Boal, faz referências à sociedade de Atenas no período clássico da Grécia e também a alguns episódios da mitologia grega.
O trecho "Quando eles embarcam, soldados/Elas tecem longos bordados/Mil quarentenas", por exemplo, resgata a história de Penélope, esposa de Ulisses, o herói de Odisséia, poema épico de Homero. No trecho "Quase sempre voltam pros braços/ De suas pequenas/ Helenas" há uma referência à Helena, mulher do rei Menelau, que havia sido raptada por Páris, rei de Tróia, e que foi o mote da famosa Guerra de Tróia, que os gregos promoveram para resgatá-la.
Mas o maior motivo de polêmica em torno da canção são as acusações de que sua letra faria uma apologia da submissão das mulheres. Na verdade, o próprio Chico Buarque declarou em uma entrevista que o objetivo da música era exatamente o oposto: "Eu disse: mirem-se no exemplo daquelas mulheres que vocês vão ver o que vai dar", declarou.

Fonte: Guia dos curiosos

Leia mais...

Em alta

Wando, Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Luiz Caldas. Esses são apenas alguns dos cantores considerados "bregas" que estão reconquistando prestígio e público. Na Virada Cultural que aconteceu recentemente em São Paulo, teve um palco dedicado somente a esse tipo de artista. Existe no orkut uma comunidade chamada "Amantes da Música Brega" que tem 8 mil usuários.

Leia mais...

Retificadora IR

Os contribuintes que desejarem corrigir as informações do Imposto de Renda entregue este ano já podem fazê-lo. Para fazer a retificação basta entrar no site www.receita.fazenda.gov.br e fazer as correções diretamente na internet. Para isso é necessário o certificado digital ou código de acesso, aquele mesmo usado para consultar o extrato da declaração.

Leia mais...

Mínimo 2011

As centrais sindicais vão brigar para que o reajuste do salário mínimo em 2011 seja maior que os R$ 550 propostos ontem pelo relator do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), senador Tião Viana (PT-AC), às lideranças da Comissão Mista de Orçamento.
Pela proposta da Força Sindical, o mínimo poderá chegar a R$ 570 no ano que vem. Isso porque, para a central, o reajuste deverá considerar o índice de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2010 mais a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Assim, considerando o INPC de 5,08%, apontado na LDO, e a estimativa do Ministério da Fazenda para o PIB deste ano, que vai de 6% a 6,5%, o novo salário, pela proposta da Força, poderá variar de R$ 568,06 a R$ 570,74.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Convite

O PSTU convida a quem quiser assistir ao jogo do Brasil contra Portugal na sede do partido é só aparecer. Haverá barzinho e espetinho.
A sede fica na Rua José Clemente, 748 - Zona 7 - Próximo ao Condor.

Leia mais...

Não é boa estratégia

Não é uma boa estratégia a dos países europeus de buscar alternativas para sair da crise a nossa custa desvalorizando a moeda”.

Do ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticando os ajustes rigorosos que podem influir nas exportações e portanto afetar a balança comercial dos países emergentes.

Leia mais...

Mestrado em Administração aceita alunos não-regulares

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá aceita alunos não-regulares para o mestrado para o segundo semestre deste ano. Serão disponibilizadas até cinco vagas em cada disciplina. Os interessados devem ter formação em nível superior. Eles serão divididos em duas categorias: candidato externo, que deve ter se submetido ao Teste Anpad a partir da edição setembro 2008, e o matriculado em outros programas de pós-graduação da UEM. As inscrições serão de 1º a 15 de julho. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4976 ou no site www.ppa.uem.br.

Leia mais...

Servidores Municipais cobram pagamento da trimestralidade

O SISMMAR realizou nesta quarta-feira (23) uma Plenária com os servidores municipais aposentados para discutir a trimestralidade. O encontro contou com a presença do advogado Silvio Luiz Januário, que representa a categoria na ação que cobra do município o pagamento deste direito dos trabalhadores.
O advogado explicou a todos os principais pontos jurídicos referentes à ação e tirou dúvidas dos trabalhadores quanto ao processo que já dura 18 anos sem uma solução. Tudo teve início na gestão do então prefeito Ricardo Barros ( PP) que criou uma lei revogando o direito dos trabalhadores, o que foi considerado, na época, inconstitucional. Diante do impasse, o SISMMAR luta há anos na Justiça para garantir o pagamento da trimestralidade. Pelo menos 3 mil trabalhadores podem ser beneficiados com o julgamento deste processo, que está atualmente em aguardando uma decisão em Brasília.
A atual administração sinalizou positivamente para realizar o pagamento da trimestralidade em 2008, inclusive registrando em cartório este pagamento como uma das propostas de campanha para as eleições municipais. Mas passado o período eleitoral, recuou e até mesmo tirou a trimestralidade da pauta de discussões da Campanha Salarial de 2010.
Diante dessa recusa em discutir um assunto tão importante para toda categoria, os trabalhadores aposentados aprovaram ações que foram referendadas por toda a categoria em Assembleia Geral, realizada também nesta quarta-feira (23).

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 25 de junho, é o Dia do Cotonete (tem cada uma), o Dia da Paçoca e o Dia do Imigrante.

Leia mais...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para encerrar bem o dia



Marina Lima em "Uma Noite e Meia"

Leia mais...

Patriotismo desigual

Por Dom Anuar Battisti*

Como bons brasileiros e amantes do futebol, estamos todos de olho e de coração na taça e no título de hexa. Nunca se viu tanto interesse por um título, como nesta corrida de quatro em quatro anos quando o mundo se encontra ao redor da Copa do Mundo.
Certamente é um bom motivo para vibrar, para deixar o trabalho, para sair correndo, para chegar em tempo diante do monitor panorâmico, de preferência, e, com os amigos e familiares suar frio num silêncio sepulcral, esperando uma bela jogada ou um gol para vibrar, pular... Desabafando o estresse da rotina cotidiana.
Para muitos é um belo momento de festa e encontro no recinto sagrado da convivência familiar. Muitos que escolhem outros ambientes são tomados pelo fanatismo e o exagerado consumo de bebidas alcoólicas.
Perdem a razão, o equilíbrio emocional, e em muitos casos acabam em tristeza e desgraça, perdendo ou tirando a vida de forma absurda e desleal.
Por que toda esta histeria coletiva que desumaniza e cria sentimentos tão estranhos, que mata o respeito, a dignidade e o amor verdadeiro pela pátria?
Aliás, fica difícil entender que tudo isso seja amor ao Brasil. Que a Copa do Mundo seja realmente um evento que venha despertar o sentido patriótico verdadeiro.
Nunca se viu tanta bandeira, tanto verde e amarelo como agora. Patriotismo não combina com fanatismo. Seja ele esportivo, religioso ou de qualquer ordem.
Que vergonha ver os famosos atletas brasileiros, sendo mostrados para o mundo na hora do Hino Nacional. Alguns não são capazes de abrir a boca.
O desconhecimento e a banalização dos símbolos pátrios estão presentes em todas as classes sociais. Nas escolas já não se canta, não se ensina, que o Hino Nacional e a Bandeira, são símbolos de um povo e de uma nação , os quais formam a identidade e mostram ao mundo a existência da pátria amada.
A semana da Pátria, na maioria das vezes, se resume em desfile obrigatório, expondo o óbvio e às vezes até o ridículo. O Brasil que somos e o Brasil que queremos não se faz apenas com futebol.
Aliás, virou empresa multinacional feita de capital humano, pessoas comprando e vendendo gente, legalmente transformadas em cifras milionárias. Tenho a convicção de que o esporte mais popular é o futebol e tem feito um bem enorme para os jovens de todas as classes.
Será que teríamos a mesma sensibilidade para ver e ouvir Jesus Cristo em um evento mundial como este? Teríamos a coragem de parar tudo, como nas horas dos jogos do Brasil, para ver e ouvir aquele que é o Senhor da vida e da história?
Que estes dias de expectativa e de unidade nacional através do mundial sejam oportunidade para viver melhor o amor à Pátria, ao nosso País de cor d e brasa, à Terra de Santa Cruz.
Sem fanatismo, deixando de lado todo extremismo emocional. Que possamos vibrar e gritar pelas cores verde e amarelo e fazer deste momento uma oportunidade de sermos melhores e mais apaixonados por essa terra multirracial, mas brasileira.

*Dom Anuar Battisti é arcebispo metropolitano de Maringá

Leia mais...

Inauguração

Foto: Arte Digital
Cerca de 100 pessoas prestigiaram a inauguração da mais nova agência do SICOOB no Paraná, no último dia 16. Autoridades políticas, empresários e comerciantes da comunidade foram unânimes em enfatizar que a presença do maior sistema cooperativista de crédito do Brasil ajudará a construir uma São Miguel do Iguaçu ainda melhor.

Leia mais...

Homenagem

Do blog Ame Cidade

Nos dez anos da cassação de Belinati, a homenagem aos londrinenses, que representados pelo movimento Pé Vermelho! Mãos Limpas!, fizeram um movimento cívico sem precedentes no Paraná, levando à cassação do prefeito Antonio Belinati (PP) em 22 de junho de 2000, pela Câmara Municipal.

Leia mais...

Em alta

O Brasil está próximo de atingir o pleno emprego, segundo os economistas. Leia mais.

Leia mais...

Em baixa

O Fundo Monetário Internacional (FMI), que há não muito tempo atrás, assombrava os brasileiros, ultimamente não assusta mais nem criancinha. Errou todas as projeções que fez para o Brasil desde o início da crise em 2008 e demorou sete meses para se dar conta do impacto da pior crise europeia dos últimos 80 anos.

Leia mais...

Eleitorado rico

O candidato José Serra (PSDB), à presidência da República, só leva vantagem na região Sul e ainda assim na faixa dos mais abonados, daqueles que têm rendimentos de mais de 10 salários mínimos por mês. Leia mais.

Leia mais...

Pioneira

Clique na imagem para ampliar
A primeira patente da história da UEM (Universidade Estadual de Maringá) refere-se a um vidro desenvolvido nos laboratórios do Departamento de Física da universidade.
O vidro tem importância tecnológica porque está sendo utilizado no desenvolvimento de novos lasers para aplicação na medicina e na odontologia. Ele funciona como o meio ativo do laser, ou seja, é o coração do equipamento. Uma informação adicional é a de que o laser já funcionou. Os primeiros testes foram realizados por meio de uma parceria com a “Universidade Cloude Bernard Lyon I”, de Lion, na França. O teste do meio ativo foi feito pela UEM e o teste de funcionamento foi feito pela universidade francesa em um equipamento montado previamente. A boa notícia é que em breve o equipamento completo poderá ser feito aqui no Brasil. A invenção do vidro é de autoria do professor Mauro Luciano Baesso, juntamente com os ex-alunos da universidade, Juraci Aparecido Sampaio, Antonio Carlos Bento, Dione Fagundes de Sousa.

Leia mais...

Imperdível

Foto: Rei Santos
Hoje o grupo londrinense Terra Celta se apresenta no Auditório Luzamor. Por algumas horas o público se sentirá transportado para um pub irlandês, usando roupas medievais e ouvindo gaita de fole e bandolins. Um pouco do gostinho dessa festa típica do oeste europeu é o que o grupo traz em suas apresentações, recheadas com a cultura e a energia da música celta. Os sons são o do acordeom, da gaita de fole e outros, como o elemento exótico, o Derbak árabe, completando com o clássico violão, bateria e baixo.
Já tive oportunidade de ouvi-los e como estou numa fase de redescoberta da música, recomendo sem ressalvas.

Antonio Santiago

Leia mais...

Desculpas somente para o torcedor

Bom, vou falar uma única vez sobre isso. Gostaria de pedir desculpas ao torcedor brasileiro pela minha atitude, pela forma como me comportei. O torcedor não tem nada a ver com os meus problemas pessoais. Só quero trabalhar, só quero que me deixem trabalhar. (Eles) não têm que saber de algumas coisas, ouvir algum desabafo meu, só têm que torcer pela seleção brasileira”.

Do técnico Dunga, se desculpando com os torcedores pelo incidente com o repórter da Globo no domingo.

Leia mais...

Eleições na UEM

Hoje publicamos o currículo do professor Julio César Damasceno, que é candidato à vice, na chapa de Mauro Luciano Baesso.

1. Formação

. Formado em Zootecnia pela UEM, 1988.
. Mestre em Zootecnia pela UFRGS, 1992.
. Doutor em Agronomia pela UNESP, Campus de Botucatu, 1996.
. Pós-doutorado
- pelo “Institut National de la Recherche Agronomique (INRA)”, Unité de Recherche sur les Herbivores (URH), França, 1999-2000.
- pelo “Institut National de la Recherche Agronomique (INRA)”, Unité Transformation Système d’Elevage (TSE), França, 2004-2005.

2. Atividades Acadêmicas

. Presidente da Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia no período 1987 - 1988.
. Professor Associado C do Departamento de Zootecnia da UEM. Ingressou por concurso público em 1993, com atuação nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia e no programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM.
. Bolsista Produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2.
. Autor de 64 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e mais de 95 publicações em congressos nacionais e internacionais.
. Orientou 4 teses de doutorado, 11 dissertações de mestrado, 16 iniciações científicas e várias monografias de graduação.
. Coordena ações de cooperação internacional com a França: UMR Metafort_CEMAGREF, ENGREF, ENITA e INRA.
. Coordena o Programa Integrado de Ação Social da UEM (PROAÇÃO).
. Vice Coordenador do Núcleo da UNITRABALHO da UEM, no período 2007-2009.
. Ministrou palestras e participou em reuniões como convidado, no Brasil e na França.
. Revisor de periódicos nacionais e internacionais.
. Prêmio Ismar Leal Barreto, ano 2005, referente ao melhor trabalho apresentado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, realizada em Campo Grande.

3. Experiência administrativa

. Coordenador da Fazenda Experimental de Iguatemi_FEI-UEM no período 1996-1997.
. Representante do Departamento de Zootecnia no Conselho Universitário_COU no período 1997-1998.
. Chefe do Departamento de Zootecnia nos períodos:
- 2000-2002
- 2002-2004
- 2006-2008
. Diretor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias da UEM, 2008-2010.

Leia mais...

Mais uma que se despede

A tetracampeã Itália foi pra casa mais cedo ao perder para a seleção da Eslováquia por 3 a 2.

Leia mais...

Bovinocultura leiteira é tema de encontro

Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá realizam, neste sábado (26), o Encontro Técnico em Bovinocultura Leiteira - A Qualidade do Leite. O evento será na Casa do Leite, localizada no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a partir das 8 horas. As atividades são abertas para estudantes das faculdades de ciências agrárias de Maringá, produtores e interessados no assunto. As inscrições devem ser feitas por e-mail reunião_leite@hotmail.com, a um custo de R$ 3,00. Informações adicionais pelo celular (44) 9104-1720, com Amanda.

Leia mais...

Enquanto isso na rede...

Campanha dos internautas contra a Rede Globo

Leia mais...

Pobre Alagoas!

Pobre Alagoas! Depois de Collor e Renan Calheiros, agora a natureza faz um estrago no Estado. É impossível não se comover com o drama dos alagoanos e pernambucanos, vítimas das enchentes.

Leia mais...

Baixaria

A moral do ex-governador Requião anda mais baixa que o Nelson Ned. Requião ficou de fora de todas as articulações que foram feitas em torno de Osmar Dias. A ele, só restou ficar brincando de uma maneira sórdida e rasteira com Pessuti, pelo Twitter.

Leia mais...

Eleições na UEM

Foi dada a largada. Hoje às 17h30 acontece o lançamento da chapa dos professores Júlio Prates e Neusa Altoé, candidatos a reitor e vice, respectivamente. A outra chapa composta pelos professores Mauro Baesso e Julio Damasceno ainda não definiu a data do lançamento. Com relação a uma terceira chapa, parece que estão mais indecisos que o senador Osmar Dias. Tudo no terreno da especulação.

Leia mais...

Desafeto

A Rede Globo ganhou mais um inimigo, além de Dunga e Roberto Requião. Trata-se do Nelson, o Justus, que não perdoa a toda poderosa por denunciar os seus desmandos fantasmagóricos na Assembleia. Ontem ao se referir a RPC disse que era a rede do mal.

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO