quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Para encerrar bem o dia



Enquanto o show não acontece em São Paulo, em novembro, me contento em vê-lo por aqui e de quebra ao lado do grande Stevie Wonder.

Leia mais...

Bispo brasileiro ganha Nobel alternativo

Dom Erwin Kräutler, 71, bispo do Xingu (PA), foi um dos vencedores do prêmio Right Livelihood. O prêmio, uma espécie de Nobel alternativo, é dado por uma fundação sueca a "quem dá respostas concretas e exemplares para os desafios mais urgentes que enfrentamos hoje". Dom Kräutler, austríaco por nascimento, mas cidadão brasileiro desde 1978, dedicou a vida ao trabalho com direitos humanos e ambientais dos povos indígenas, e é um grande defensor da Amazônia.

Leia mais...

Bad boy

O ator Dado Dolabella foi levado a uma delegacia hoje sob a acusação de porte de maconha. Dado vive metido em confusão, primeiro foi a briga com Luana Piovani e sua camareira, depois foi acusado pela esposa de agressão, também perdeu a carteira de motorista por se recusar a fazer o teste de bafômetro e agora é detido por porte de droga. Haja hem!

Leia mais...

Eleitor poderá votar com um documento com foto

O eleitor poderá votar só com um documento com foto. A decisão dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quinta-feira (30), teve oito votos a dois. Os votos contrários foram do ministro Gilmar Mendes e do presidente do STF, Cezar Peluso.

Leia mais...

Rio Paraná é tema de exposição na UEM

A Exposição Fotográfica Rio Paraná: vida em harmonia poderá ser vista de 4 a 14 de outubro no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá. Wladmir Marques Domingues, biólogo do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da UEM (Nupélia), apresenta uma pequena amostra da diversidade e riqueza de ambientes naturais da planície de inundação do rio Paraná. As imagens slecionadas representam algumas das espécies da fauna e da flora, além dos ambientes nos rios Ivinhema, Baia, Paraná e nas áreas alagáveis que compõem todo o sistema da planície de inundação. As fotos estarão distribuídas em onze paineis e mostram os insetos, aves, animais e pescadores que vivem no Rio Paraná.
O horário de visitação é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Grupos de turistas e de escolas podem agendar visitas pelo telefone (44) 3011-4294.

Leia mais...

Em campanha

O candidato à reeleição, André Vargas, estará, nesta sexta-feira, (1º), cumprindo agenda em Londrina. Logo pela manhã, às 7h, Vargas e o candidato a deputado estadual, Nedson Micheleti, visitarão empresa de construção e empreendimentos no Jardim Shangri-la, onde serão recebidos pelos trabalhadores e eleitores do local.

Leia mais...

Saia-se bem na entrevista para o emprego

Você que vai fazer uma entrevista de emprego saiba o que é considerado errado.

Leia mais...

Aula de etiqueta

Durante a aula de Boas Maneiras, diz a professora:

- Rodrigo, se você estivesse namorando uma moça fina e educada e,durante o jantar, precisasse ir ao banheiro, o que diria:

- Segura as pontas aí que eu vou dar uma mijadinha.
- Isso seria uma grosseria, uma completa falta de educação.

  Fernandinho, como você diria?
- Me desculpa, preciso ir ao banheiro, mas já volto.

- Melhor, mas é desagradável mencionar o banheiro durante as refeições.

  E você, Joãozinho, seria capaz de usar sua inteligência para, ao menos uma vez, mostrar boas maneiras?

- Eu diria :
- Minha princesa, peço a licença para ausentar-me por um momento, pois vou estender a mão a um grande amigo que pretendo apresentar-lhe depois do jantar.

Leia mais...

Do fundo do bau

Tico-Tico, lançada em 11 de novembro de 1905, foi a primeira revista brasileira de quadrinhos. Adaptava originais americanos. Buster Brown e Tige, por exemplo, se transformaram em Chiquinho e seu cachorro, Jagunço. Os personagens mais famosos da revista foram os garotos Reco-Reco, Bolão e Azeitona, desenhados por Luís Sá.

Leia mais...

Livre negociação

"Livre negociação é quando você tem todo o direito de pedir aumento e o patrão tem toda a liberdade de negar."

Jô Soares

Leia mais...

Presente do passado



"Fio de Cabelo", um clássico da verdadeira música sertaneja.

Leia mais...

Ação contra o INSS

Para entrar com uma ação na Justiça contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o segurado não precisa ter feito, previamente, o pedido em um posto previdenciário. Esse é o entendimento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em decisão publicada no último dia 13. Ou seja, para o STJ, quem não fez um pedido no posto pode procurar a Justiça e ter o seu julgamento.
O INSS tem entrado com recursos pedindo a extinção das ações de segurados que não fizeram o pedido no posto. Mas o STJ não aceita o argumento do instituto e garante o andamento da ação.
Esse entendimento, porém, não é único no Judiciário. A TNU (Turma Nacional de Uniformização), última instância dos juizados especiais federais, em decisão publicada em maio, pede a extinção dos processos de segurados que não fizeram o pedido no posto antes de entrar na Justiça.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Bem diferente do pai

Eu conheci o saudoso ex-governador José Richa em 1972. Na época eu tinha 20 anos e militava no clandestino PCB (Partido Comunista Brasileiro) e ele era o prefeito de Londrina, pelo MDB. Richa viera do PDC (Partido Democrata Cristão), que tinha raízes na Igreja Católica, portanto seria natural que ele fosse anticomunista, reacionário. Não era. Ao contrário, foi um grande defensor da liberdade de expressão, embora não concordasse com a ideologia marxista. Sua trajetória política foi extensa: deputado, senador, prefeito e governador. Tive a honra de fazer parte de seu governo. Ele sempre soube lidar com as diferenças, sempre gostou de ganhar, mas sabia perder. Nunca tratou adversários como inimigos, governava com todos e para todos, enfim, era um estadista. O filho Beto, que foi criado na elite curitibana, quis seguir os caminhos do pai. Até que começou bem, mas aos poucos foi se perdendo, se distanciando do DNA do pai. E agora, disputando a cadeira que um dia José Richa ocupou tão dignamente, o menino Beto pratica o que o que o pai sempre condenou e tanto lutou contra, a CENSURA. Beto Richa está mostrando ao Brasil que nem todo “filho de peixe, peixinho é”. Dona Arlete precisa intervir.

Antonio Santiago

Leia mais...

Atentados

O Ministério do Interior da Alemanha informou ontem que o plano de um ataque terrorista simultâneo em Paris, Londres e Berlim, supostamente patrocinado pela Al-Qaeda a partir do Paquistão, é real. De acordo com reportagem do Estadão, a declaração foi feita após a revelação de que extremistas pretendiam voltar a atacar a Europa e os Estados Unidos, em uma estratégia semelhante à adotada na Índia em novembro de 2008. Apesar do alerta, nos três países, a ameaça não alterou o nível de alerta terrorista, nem perturbou a rotina em aeroportos, metrôs e pontos turísticos.

Fonte: Blog "O Filtro"

Leia mais...

Novas regras para bagagem

A partir desta sexta-feira (1º) começam a valer as novas regras de bagagem para quem viaja para o exterior. A Receita Federal liberou alguns ítens, mas a cota limite continua a mesma. Leia mais.

Leia mais...

Os motivos de traição

A antropóloga Mirian Goldenberg realizou uma pesquisa com cerca de 1.279 pessoas da classe média do Rio de Janeiro e quase cem por cento das mulheres entrevistadas atribuem aos parceiros a culpa por traí-los. Elas alegam que traem os companheiros quando estes não lhes dão atenção, romance e amor. Já os homens responderam que traem por instinto, atração física e vocação. 

Leia mais...

Rebelião no prostíbulo

Na cidade de Ayacucho, no Peru, clientes de um prostíbulo resolveram protestar contra o mau atendimento e a falta de qualidade dos serviços queimando os colchões e móveis da casa de prostituição. Segundo eles, além do serviço deixar a desejar, eles constantemente tinham os seus pertences roubados enquanto estavam no rala e rola com as meretrizes.

Leia mais...

Pimenta Neves é condenado a pagar indenização

A Justiça de São Paulo condenou o jornalista Pimenta Neves, que assassinou a ex-namorada Sandra Gomide, em 2000, a pagar R$ 400 mil para a família da jornalista. Além da indenização, parte dos bens do assassino continuam bloqueados como forma de garantir o pagamento. Pimenta foi condenado, mas conseguiu um habeas corpus e continua em liberdade.

Leia mais...

Inadimplência das empresas cai

Segundo levantamento da Serasa, a inadimplência das empresas brasileiras é a menor desde 2004. Em nota, a entidade explica que os motivos são “o fim do ciclo de elevação da taxa básica de juros, a Selic, com juros mais estáveis, as empresas passaram a contar com maior previsibilidade em relação aos seus custos de capital”.

Leia mais...

Gestão de Alimento Seguro

 Foto e texto: Marcos Labanca

Pelos próximos dois meses, funcionários de estabelecimentos ligados ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, conforme a área de atuação. Teve início esta semana a segunda turma do curso de Gestão de Alimento Seguro (GAS), que faz parte do Programa Qualifica Brasil.
Vinte e seis pessoas participam das atividades na sede do Sindhotéis, onde recebem orientações da nutricionista Suyan Alexandre Bianchi. Segundo a profissional, o curso é importante por trabalhar com gestores do setor de alimentação dos estabelecimentos. “O conteúdo repassado para eles poderá ser cobrado dos funcionários. Assim se consegue melhorar o resultado do serviço das empresas”, explicou.
A Gestão de Alimento Seguro compreende 32 horas-aula, até o dia 14 de outubro. O curso aborda as boas práticas para gerir a cozinha de um estabelecimento. Os participantes têm acesso às normas básicas de higiene, estabelecidas pela Vigilância Sanitária, para manipulação e conservação dos alimentos.

Leia mais...

Comunidade Universitária terá nova carteira de identificação

 Foto: divulgação
O reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Décio Sperandio, acaba de lançar as novas carteiras estudantil e funcional, que serão o documento oficial de identificação de alunos, professores e agentes universitários. As novas carteiras são, na verdade, cartões com foto e tarja magnética, que chegam com a promessa de multifuncionalidade.
O lançamento foi feito nesta quinta-feira, no auditório do PDE, reunindo autoridades acadêmicas e representantes do Banco Santander, parceiro neste projeto.
Segundo o reitor, “na primeira etapa, a carteira servirá para identificação pessoal, mas gradativamente outros valores serão agregados”. A proposta é que ela seja utilizada no Restaurante Universitário, na Biblioteca Central, na Farmácia e nos demais serviços oferecidos dentro da UEM. A ideia não é só simplificar, mas oferecer mais segurança no acesso aos espaços no câmpus.

Leia mais...

Presente do passado



Herbert Grönemeyer é um músico alemão e ator popular na Alemanha, Áustria e Suíça. Seu quinto álbum Bochum (1984) bateu recorde de vendagens, como o disco em Língua alemã mais vendido da história. Se tornou mais conhecido no mundo após sua performance durante a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2006 na Alemanha, com a música tema dos jogos Celebrate the Day.

Leia mais...

Vergonha nacional

De Ruth Bolognese
A censura à publicação do resultado das pesquisas dos três principais institutos brasileiros de opinião - Vox Populi, Datafolha e Ibope - imposta pela Justiça Eleitoral a pedido do candidato Beto Richa, PSDB, transformou o Paraná em notícia nacional. Notícia contra.

Jornais como “O Globo”, “Folha de São Paulo”, revista “Época” e blogueiros importantes de todo o País comentaram a censura nessa quarta-feira.

Leia mais...

Zoom

Foto de Mário

Leia mais...

Totó do Paraná


De Josias de Souza

O tucanato alardeia há semanas o desejo incontido do PT de impor controles aos meios de comunicação.
Em vídeo levado à web, o PSDB instilou a suspeita de que, eleita, Dilma Rousseff será engolida pelos radicais do PT.
Na peça, os petistas raivosos foram representados por rottweilers.
Um ator vestido de Lula segura os cães. E o locutor insinua que Dilma não vai segurar.
Pois bem. O comportamento de Beto Richa, o tucano que concorre ao governo do Paraná, roubou do discurso do PSDB todo o nexo.
Sob a plumagem de Richa escondia-se um totó insuspeitado.
Em sucessivos recursos à Justiça Eleitoral, Richa logrou impor a censura aos institutos de pesquisa.
Já censurou o Ibope, o Vox Populi e o Datafolha. A última investida ocorreu na noite passada.
Contratado por uma repetidora paranaense da Globo, a RPC TV, o Datafolha divulgaria nesta sexta (30) uma nova sondagem.
Acionado pelos advogados da coligação de Richa, o juiz Nicolau Konkel Júnior, do TRE-PR, censurou os dados.
Enquanto as pesquisas lhe sorriam, Richa as alardeava na propaganda eleitoral. Quando os númeos azedaram, passou a escondê-los.
Richa parece agora convencido de que pesquisas tem apenas duas serventias: orientar o candidato e desorientar os eleitores.
A foto lá do alto, clicada nesta quarta (29), foi levada à rede por um internauta de Londrina (PR). Identifica-se como 84odi.
Em nota no twitter, ele repassou o retrato à repórter Cynara Menezes, que cuidou de passá-lo adiante.
Lê-se na imagem: “Beto lidera todas as pesquisas”. Seguem-se dados velhos. Números cuja atualização a censura do candidato bloqueia.
De duas uma: ou o PSDB interrompe o lero-lero em defesa da liberdade de imprensa ou segura o totó do Paraná.
Lula vociferou contra os jornais, que acusa de “partidários”. O PT, de fato, sonha com o controle social da mídia.
Mas, por ora, o único a lambuzar o bico no cerceamento ao direito do brasileiro à informação foi o tucano Beto Richa, aliado de José Serra.

Leia mais...

Vem de longe

Em 30 de setembro de 1937,  o general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder.

Leia mais...

O primeiro livro impresso

Em setembro de 1452, surgia o primeiro livro impresso: A Bíblia de Gutenberg. A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Essa Bíblia é considerada a mais importante, pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente.Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.
Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão em um período de três anos.

Leia mais...

Suspenso registro do medicamento Avandia

O medicamento Avandia, fabricado pela empresa GlaxoSmithKline, que tem como princípio-ativo a substância rosiglitazona e é usado no tratamento de diabetes tipo 2 teve o registro cancelado por determinação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). A Anvisa tomou a decisão após estudos concluirem que os riscos do uso do medicamento eram maiores que os benefícios.
O laboratório produtor do medicamento terá que recolher o produto em todo o território nacional.

Leia mais...

Julgamento

Manchete da Folha de São Paulo diz: "Após ligação de Serra, Gilmar Mendes para sessão sobre documentos para votar". Leia mais.

Leia mais...

Moderno

Foto: divulgação

Este modelo de celular lançado pela Semp Toshiba permite o uso de dois chips, da mesma operadora ou de operadoras diferentes e ainda oferece sinal de TV digital.

Leia mais...

Morre Tony Curtis

 Foto: AP
O ator americano Tony Curtis, que provocava suspiros na década de 50 e 60, como o mocinho nos filmes, morreu esta madrugada em consequência de parada cardiorespiratória. Curtis, de 85 anos, estava com problemas de saúde desde julho quando foi internado em Las Vegas. Fez grandes papeis no cinema como Spartacus (1960) e foi indicado ao Oscar em 1958, pela atuação no filme "Acorrentados".

Leia mais...

Brasileiro premiado no exterior

O brasileiro William Lopes, foi premiado no Concurso de Jovens Cientistas da União Europeia. Ele ganhou o prêmio Internacional, dedicado ao melhor entre os países não pertencentes aos 27 estados-membros da UE.
William apresentou um trabalho sobre a utilização do fungo Aspergillus níger para tratamento de tintas, que tem como objetivo baratear o processo de coloração de tecidos como o couro.

Leia mais...

Pesquise para não votar errado

Eles serão campeões em votos, são candidatos a deputado federal considerados favoritos. Veja as ocorrências na Justiça, a evolução patrimonial e a assiduidade de cada um. Pesquise aqui.

Leia mais...

Candidato do PSDB apoia Dilma

O candidato do PSDB ao governo por Alagoas, Teotônio Vilela Filho, declarou seu apoio a Dilma Rousseff. Leia mais

Leia mais...

Mega-Sena

Nenhum apostador acertou os números do concurso 1.218 da Mega-Sena nesta quarta-feira: 10 - 23 - 29 - 31 - 33 - 46.
Ao todo, 211 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 23.992,46 cada um. Outras 17.290 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 418,27 cada.

Leia mais...

PSTU na reta final de campanha

Na reta final de campanha os candidatos do PSTU percorrem os últimos locais na disputa pelo voto e tentam conscientizar os trabalhadores. Nesta quarta-feira (29) o dia foi dedicado às fábricas e colégios públicos da região de Maringá. Pela manhã os candidatos Avanilson Araújo (Governador) e Rodrigo Tomazini (deputado estadual) saíram em visita e dialogaram com os trabalhadores. A campanha contou com o apoio de Ana Pagamunici, da executiva nacional da CSP Conlutas e candidata à prefeita pelo PSTU nas eleições municipais de Maringá em 2008.
 “Nossa campanha é contra o banco de horas, pela redução da jornada de trabalho”, discursa Avanilson. “Se é contra o banco de horas, tem o meu voto”, grita uma trabalhadora indignada com a precarização do trabalho e com o ritmo exaustivo a que são submetidos.
Nesta quinta-feira (30) o dia será dedicado aos servidores públicos e ao apoio à greve bancária na região. Pela manhã, ocorre visita na SAOP (Serviço de Obras de Maringá). O dia segue com visitas a escolas e demais setores públicos. À noite acontece uma reunião com servidores municipais.

Leia mais...

Dilma sobe de novo na pesquisa

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) conseguiu estancar a tendência de perda de intenções de voto dos últimos 20 dias e mantém seu favoritismo na atual disputa eleitoral.
Segundo pesquisa nacional do Datafolha, encomendada pela Folha e pela Rede Globo e realizada ontem e anteontem com 13.195 eleitores, Dilma oscilou positivamente um ponto em relação ao último levantamento e tem 52% dos votos válidos na projeção para o primeiro turno.
Seu principal adversário, José Serra (PSDB), oscilou um ponto para baixo e tem hoje 31% dos votos válidos. Marina Silva (PV) também variou negativamente um ponto, e está com 15%.

Fonte: Folha de S.Paulo

Leia mais...

Hoje é o dia de...

Hoje, 30 de setembro, é o Dia da Bíblia, o Dia do Metroviário, o Dia da Secretária, o Dia Internacional da Navegação, e o Dia Mundial do Tradutor.

Leia mais...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Para encerrar bem o dia



A austríaca Christina Stürmer, cantando "Mama Ana Ahabak" (Mamãe te amo, em árabe), música que mostra a perspectiva que uma menina tem da guerra no Iraque.

Leia mais...

Julgamento sobre exigência de dois documentos para votar é adiado

O STF (Supremo Tribunal Federal) adiou o julgamento sobre a exigência de dois documentos para votar para amanhã (30), pois o ministro Gilmar Mendes, fez pedido de vista.

Leia mais...

Confirmados shows de Paul MacCartney no Brasil

Paul MacCartney virá mesmo ao Brasil para três shows em novembro. O primeiro acontecerá em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio, no dia 7 de novembro. Em São Paulo haverá duas apresentações no estádio do Morumbi, nos dias 21 e 22 de novembro. O repertório da turnê "Up and Coming" traz mais de 30 músicas de várias épocas da carreira dos Beatles e de sua carreira solo. Veja:

  •  "Venus and Mars/Rock Show"
  • "Jet"
  • "All My Loving"
  • "Letting Go"
  • "Got to Get You Into My Life" ou "Drive My Car"
  • "Highway"
  • "Let Me Roll It/ Foxy Lady"
  • "The Long and Winding Road"
  • "Nineteen Hundred and Eighty-Five"
  • "(I Want to) Come Home" ou "Let 'Em In"
  • "My Love"
  • "I'm Looking Through You" ou "I've Just Seen A Face"
  • "Two of Us" ou "And I Love Her"
  • "Blackbird"
  • "Here Today"
  • "Dance Tonight"
  • "Mrs Vandebilt"
  • "Eleanor Rigby"
  • "Ram On"
  • "Something"
  • "Sing the Changes"
  • "Band on the Run"
  • "Ob-La-Di, Ob-La-Da"
  • "Back in the U.S.S.R."
  • "I've Got a Feeling"
  • "Paperback Writer"
  • "A Day in the Life/Give Peace a Chance"
  • "Let It Be"
  • "Live and Let Die"
  • "Hey Jude"
  • "Day Tripper"
  • "Lady Madonna"
  • "Get Back"
  • "Yesterday"
  • "Helter Skelter"
  • "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/The End"

Leia mais...

Denúncia contra Tiririca é rejeitada

"A legislação eleitoral, desde a Constituição Federal até os atos infralegais, não exige que os candidatos possuam mediano ou elevado grau de instrução, mas apenas que tenham noções rudimentares da linguagem pátria, tanto que é preceito do próprio Estado democrático de Direito a pluralidade / diversidade, buscando-se evitar, inclusive, a formação de um elitismo no corpo dos membros dos poderes legislativo e executivo."

Do juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, em parecer rejeitando a denúncia do Ministério Público de São Paulo sobre a inegibilidade de Tiririca em virtude de suposto analfabetismo.

Leia mais...

E-mail falso

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) faz um alerta sobre e-mail falso com vírus pela internet. Leia mais.

Leia mais...

Ministros apoiam André Vargas

O candidato a reeleição à deputado federal, André Vargas recebe apoio dos Ministros Paulo Bernardo e Márcia Lopes e da candidata ao Senado Gleisi Hoffmann.
O Ministro Paulo Bernardo lembra da trajetória de Vargas como deputado estadual. “André Vargas é um deputado muito competente. É um deputado que enfrenta os problemas e defende os programas federais, como no Minha Casa, Minha Vida e ProJovem”, comentou.
A Ministra Márcia Lopes, também declarou seu apoio ao companheiro Londrinense. “André já provou que tem paixão pela política, acredita no Brasil e nas coisas que ele faz. É importante para o Paraná que André permaneça na câmara federal”.
Já a candidata ao senado, Glesi Hoffmam, salienta as virtudes do deputado s e comenta sobre seu trabalho. “André foi relator de importantes programas do governo federal, é um deputado atuante, tem relacionamento com vários prefeitos, atua para trazer recursos para o Paraná, ele merece estar de novo na câmara federal”, declarou.

Leia mais...

Revisão

Quem pediu a aposentadoria e precisou esperar muito até a concessão do benefício pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode conseguir uma revisão na Justiça.
A decisão do TRF 1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) beneficiou um segurado que continuou trabalhando enquanto aguardava a resposta do INSS. Ele aumentou seu benefício porque ganhou o direito de contar como tempo de contribuição os anos que esperou até a concessão.
No posto, o INSS calcula a aposentadoria na data do pedido e, depois, paga a diferença referente ao tempo de espera para a concessão.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

O petróleo é nosso

Hojé é o Dia Mundial do Petróleo. O escritor Monteiro Lobato foi um dos mais ferrenhos defensores da tese de que o Brasil era um país rico em petróleo. Em 1932, ele investiu todo o seu patrimônio em perfurações na cidade de São Pedro de Piracicaba (SP) e na criação da Companhia Brasileira de Petróleo (CBP). Pouco tempo depois, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) divulgou um laudo declarando que não havia jazidas naquela região, o que levou Lobato a fazer duras acusações ao governo.
Essa foi a primeira de muitas brigas que o pai do Visconde de Sabugosa arrumou por causa do "ouro negro". O livro O Escândalo do Petróleo (1936) foi escrito para denunciar a suposta venda de levantamentos de bacias petrolíferas a estrangeiros por funcionários do DNPM. Vendeu 20 mil exemplares em poucos meses. Em 1941, Lobato acabou preso e condenado a seis meses de detenção depois de escrever uma carta de 15 folhas ao general Góes Monteiro e ao presidente Getúlio Vargas acusando o Conselho Nacional de Petróleo de promover uma perseguição às empresas nacionais de extração de petróleo. Ele cumpriu apenas três meses na Casa de Correção de São Paulo.

Leia mais...

Presente do passado

 
O irreverente e genial Tom Zé, interpretando uma canção bem-humorada, sobre o "Companheiro Busch"

Leia mais...

Arranjo comestível

 Foto: revista Casa e Jardim
Que casquinha de sorvete é uma delícia, todo mundo sabe, mas que vira enfeite em decoração de mesa é novidade. Veja como ficou lindo o arranjo acima. A dica é colocar pequenos vidros com água dentro da casquinha para conservar as flores viçosas.

Leia mais...

Justiça francesa diz que acidente da Air France foi crime

Em decisão inédita o Tribunal de Grande Instância de Var, no Sul da França, reconheceu a “existência de um crime” no acidente do voo 447 da Air France, desaparecido no Atlântico em 31 de maio de 2009 na rota Rio-Paris. De acordo com reportagem do Estadão, os problemas ocorridos com os sensores de velocidade da marca Thales AA em voos anteriores ao AF-447 são suficientes para configurar um crime. Graças à decisão as famílias das 228 vítimas do acidente não precisam mais esperar pelo fim das investigações para buscar indenizações.

Fonte: Blog "O Filtro"

Leia mais...

Gleisi reúne-se com lideranças de Campo do Tenente

Na noite desta terça-feira (28), a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT) reuniu-se com lideranças do município de Campo do Tenente, Região Metropolitana de Curitiba. O encontro contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre elas, o prefeito Celso Wenski (PMDB), a primeira-dama Lindamir Wenski, o vice-prefeito Jorge Luiz Quege (PPS) e vereadores da cidade.
Acompanhada do candidato a deputado estadual Toninho do PT, Gleisi destacou os avanços do Governo Lula e a importância da ampliação dos projetos com a eleição de Dilma Rousseff à presidência da República e dos candidatos da coligação "A União Faz um Novo Amanhã".
Ela ressaltou que uma das conquistas mais importantes foi a de que 30 milhões de brasileiros ascenderam de classe social. “Por isso, são mais de 30 milhões de motivos para votar nesse projeto de continuidade, com a primeira presidente mulher do Brasil e com Osmar Dias, na liderança do Paraná. Eu quero estar no Senado para trazer mais recursos para o nosso Estado e também para unir as forças do Paraná, em prol de todas as famílias paranaenses”, declarou.

Leia mais...

Repudio

"Quero repudiar a afirmação que colocam na minha boca de que eu disse em algum momento que ganharia as eleições. É uma campanha difamatória (..)  Isso é uma falsidade, tentativa de sair do submundo da política e denegrir uma pessoa . Eu sou cristã e jamais utilizaria o nome de Cristo em vão".

De Dilma Rousseff, repudiando a onda de boatos falsos de que é a favor do aborto e que ganharia as eleições mesmo se Cristo não quisesse.

Leia mais...

Capital nacional do carro

Curitiba ocupa o primeiro lugar no ranking de número de carros por habitantes. É a capital que mais tem carro em proporção ao número de habitantes, 0,63%, bem superior a média nacional que é de 0,27%. São Paulo é a segunda com 0,53% e Belo Horizonte vem em terceiro com 0,48%.

Leia mais...

Carne de panela diferente

Ingredientes

•    ½ xícara (chá) de óleo
•    1 dente de alho picado
•    1 cebola média picada
•    700 g de coxão duro cortado em bifes
•    2 colheres (chá) de sal
•    1 ½ colher (chá) de "aji-no-moto" (6 g)
•    1 tomate
•    ½ pimentão verde
•    1 colher (sopa) de extrato de tomate
•    3 xícaras (chá) de água quente
•    1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e a cebola, e refogue por 3 minutos, ou até dourarem. Acrescente a carne e frite por 10 minutos, ou até mudar de cor. Adicione o sal, o "aji-no-moto", o tomate, o pimentão, o extrato de tomate e a água, e deixe cozinhar por 30 minutos após o início da fervura. Retire do fogo e espere a pressão ceder. Junte a salsa, misture e sirva em seguida.

Leia mais...

UEM contrata técnico-administrativo

A Universidade Estadual de Maringá realiza concurso público para contratação de três agentes universitários, na função de técnico-administrativo. Os interessados podem se inscrever de 5 a 22 de outubro pelo site www.uem.br/concurso. A taxa é de R$ 38. Os candidatos devem ter ensino médio completo e experiência profissional comprovada de, no mínimo, um ano na área administrativa, entre outros requesitos.
A relação das inscrições homologadas será divulgada no dia 29 de outubro. Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva em 21 de novembro. Serão exigidos conhecimento básico de Legislação, conhecimentos de Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Estatuto da Criança e do Adolescente. Este concurso é regulamentado pelo Edital 466/2010-PRH. Outras informações pelo site ou e-mail concurso@uem.br.

Leia mais...

Reflexão

"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos 10 dos teus."

(Abraham Lincoln)

Leia mais...

A censura continua

E se depender da coligação de Beto Richa, não teremos mais pesquisas no Paraná. Ontem eles conseguiram barrar mais uma do Datafolha. A quinta em duas semanas. Se continuar assim, o receio é que eles tentem impugnar as eleições.

Leia mais...

Entediante

O debate entre os candidatos a governador ontem na Globo, foi mais sem graça que dançar com irmã. Osmar começou dando uma de Júnior Baiano, dando voadora em Beto, mas aos poucos foi se acalmando e ficou mais para Kaká, bem calminho.

Leia mais...

Mais uma pesquisa

Pesquisa Ibope, realizada a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), indica que Dilma Rousseff detêm 50% da preferência do eleitor contra 41% de todos os outros candidatos e venceria no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 27 de setembro.

Leia mais...

Grandiosa

A casa Knole, localizada próxima a Kent na Inglaterra, possui 365 cômodos, supostamente um para cada dia do ano. Sua construção foi iniciada em 1456 por Thomas Bourchier, arcebispo de Canterbury.

Leia mais...

Bate-boca no Parlamento inglês

Aconteceu  em um dos discursos de Churchill  em que estava uma deputada oposicionista, Lady Astor, do tipo  'Heloisa Helena' do PSOL brasileiro, que pediu um aparte.  Todos sabiam que Churchill não gostava que interrompessem os seus  discursos. Mesmo assim concedeu a palavra à deputada.
E ela disse em alto e bom tom: - Sr. Ministro, se Vª. Excia. fosse o meu marido, eu colocaria veneno em seu  chá!
Churchill, lentamente tirou os óculos, seu olhar astuto  percorreu a plateia e com o silêncio com que todos aguardavam, lascou: - Nancy, se eu fosse o seu marido, eu tomaria esse chá!

Leia mais...

Presente do passado



Uma bem calminha para deixar seu dia mais tranquilo

Leia mais...

Onde fica o interior?

Pela fala dos dois principais concorrentes ao governo do Estado, a impressão que se tem, é que eles estão disputando a prefeitura de Curitiba. Será que o interior é só para votar?

Leia mais...

Pioneiro

O brasileiro Amyr Klink foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo na menor e mais perigosa rota marítima existente. A circunavegação da Antártida foi completada após 79 solitários dias no mar.

Leia mais...

Para descontrair

O sujeito alugou um apartamento, mudou-se para lá e logo nos primeiros dias começaram a surgir os problemas. Aí ele chamou o proprietário para que ele visse em que condições o apartamento se encontrava. O dono do apartamento foi até lá e o inquilino falou:
"Este lugar está inabitável. O senhor viu a quantidade de ratos? Vou lhe mostrar..."
O inquilino colocou um pedaço de queijo no meio da sala. Veio um rato e levou o pedaço de queijo tão rapidamente que ninguém viu o animal.
"O senhor deve estar enganado. Não apareceu rato nenhum" disse o dono do apartamento.
"Vamos ver agora" disse o inquilino, enquanto jogava no meio da sala vários pedaços de queijo. Foi aquela festa. De todos os lados apareceram ratos. Muitos ratos e de todos os tamanhos.
Mas o que chamou a atenção do proprietário foram os peixes que apareceram para comer o queijo: dois peixinhos vermelhos, dois pretos e um amarelo..!
"Mas o que é isso?" perguntou o proprietário. "E esses peixinhos?!?!?"
"Primeiro vamos resolver o problema dos ratos" respondeu o inquilino.
"Depois, a gente conversa sobre os vazamentos e infiltrações!..."

Leia mais...

Brasil ocupa terceiro lugar em número de presos no mundo

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com 494.598 presos. Os Estados Unidos estão em primeiro lugar com 2.297.400 presos, e a China aparece em segundo com 1.620.000 encarcerados. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 37% no número de presos do Brasil.

Leia mais...

"Tiririca: o filio do Braziu"

Leia mais...

Zoom


Foto de Marcelo J. Costa

Leia mais...

Admitiu ser analfabeto

O palhaço Tiririca, que está na disputa por uma vaga de deputado federal por São Paulo, teria admitido no programa "Domingo Legal", do SBT, em julho último, que não sabe ler. Leia mais.

Leia mais...

Resgate

Trinta e duas músicas da fase inicial da carreira de Gilberto Gil foram resgatadas e estão no álbum duplo "Retirante" que chega as lojas. As gravações são dos anos 1962 até 1966 e Gil aparece com voz de garoto cantando músicas como Roda", "Me Diga", "Moço", "Ensaio Geral", "Zabelê", "Retirante" e "Cantiga".

Leia mais...

1930: o que rolava no mundo

Foto: Margaret Bourke-White//Time Life Pictures/Getty Images

Esta foto feita nos anos 30, mostra homens caminhando na rua 36, entre a Oitava e Nona Avenidas, onde o tráfego era fechado no período da tarde, em Nova York. Veja mais imagens da época aqui.

Leia mais...

Olha quem fala

"A vitória do Roriz significa dizer o seguinte: o crime compensa”.

Do ex-governador do DF, José Roberto "Panetone Arruda", criticando Joaquim Roriz, que abriu mão da candidatura em favor da esposa.  É o encardido falando do mal lavado.

Leia mais...

Sono, obesidade e diabetes

Estudos apontam que a privação de sono tem correlação direta com a obesidade a a diabetes. Leia mais.

Leia mais...

Na frente

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece, pelo terceiro dia consecutivo, com 49% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iG  publicado nesta terça-feira. A cinco dias da eleição, Dilma tem pouco mais de 55% dos votos válidos, cinco pontos além do que precisaria para vencer no primeiro turno.

Fonte: Portal IG

Leia mais...

JN não ganhou Emmy

O Jornal Nacional perdeu o prêmio Emmy Internacional de Jornalismo na categoria "notícia". O ganhador foi um programa britânico que falava sobre o Talebã.

Leia mais...

Bancários decidem pela greve

Os bancários de 24 Estados e do Distrito Federal decidiram pela greve a partir desta quarta-feira (29). Eles não aceitaram a proposta dos banqueiros de reposição de 4,29%. A categoria quer aumento de 11%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação para todos e melhores condições de saúde.

Leia mais...

Relembrando

Hoje faz quatro anos que aconteceu a queda do avião da Gol, na Serra do Cachimbo, em Mato Grosso. O acidente foi causado pelo choque da aeronave com um jato executivo Embraer Legacy 600, que fazia a etapa Brasília-Manaus de seu voo de entrega a um cliente norte-americano. Este foi o segundo maior acidente com aeronave brasileira com 154 mortos, só perdendo para o acidente da TAM em 2007, em São Paulo, que teve 199 mortos.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, dia 29 de setembro, é o Dia Mundial do Tradutor, o Dia do Anunciante, o Dia do Petróleo, o Dia do Professor de Educação Física, o Dia da Navegação, o Dia Nacional do Jornaleiro e o Dia do Policial Civil do Rio de Janeiro.

Leia mais...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Para encerrar bem o dia



A pequenina Brenda Lee (ela tem apenas 1,44m de altura), mas o seu talento é enorme. Brenda atingiu o auge na década de 60 e na época só perdia em popularidade para Elvis Presley.

Leia mais...

Reestruturação da Defensoria Pública no Paraná

O governador Orlando Pessuti assinou nesta terça-feira (28), durante a Escola de Governo, projeto de lei para a reestruturação da Defensoria Pública no Paraná. “O início dos trâmites da criação da Defensoria Pública do Paraná representa um marco histórico em nosso Estado, porque vai ampliar o acesso à assessoria jurídica para aquelas pessoas que não têm condições de arcar com honorários advocatícios”, comemorou o deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual e líder do PMDB na Assembleia Legislativa.
O texto, que atende ao estabelecido na Constituição Federal de 1988, no que se refere ao pleno acesso do cidadão à Justiça, será enviado nos próximos dias à Assembleia Legislativa. A matéria deverá ser analisada primeiramente pelas Comissões Permanentes da Casa e, em seguida, ser votada em plenário pelos deputados.
A Constituição preconiza que todo cidadão, que não tenha condições de arcar com os custos de um advogado, deve ter acesso à assistência jurídica integral e gratuita.

Leia mais...

VI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Promovido pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, CNBB - Regional Sul 2 e Arquidiocese de Maringá, o VI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável está com inscrições abertas até o dia 19 de outubro.
O evento será realizado no Teatro Marista em Maringá entre os dias 21 a 23 de outubro, com o tema: “Família, Sociedade, Economia, e Desenvolvimento Sustentável” e o lema: “Revelar, Respeitar e Enriquecer os Valores Humanos por meio do Turismo Religioso.
De acordo com a organização do evento “a realização do VI Congresso e do I Simpósio de Turismo Religioso Sustentável na Cidade de Maringá se justifica pela relevância dos seguintes fatores: São inúmeras as motivações para uma viagem de caráter religioso; o Turismo religioso caracteriza-se, especialmente, pela presença da família; os locais de receptividade precisam estar adequados e preparados para acolher turistas.

Leia mais...

Presente de grego

Leia mais...

Nova proibição de divulgação de pesquisa

Do blog do Esmael Morais

O candidato ao governo do Paraná pelo PSDB, Beto Richa, acabou de conseguir nova liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnando pesquisa do Datafolha, que seria divulgada amanhã (quarta, 29).
Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela RPC TV/Globo, a sondagem do Datafolha termina amanhã 1490 entrevistas sobre a disputa pelo Palácio Iguaçu.
O curioso nisso tudo é que a empresa de pesquisa apresentou o mesmo registro anterior, que já fora objeto de questionamento pelo tucano.
Pelo jeito, o Datafolha/RPC TV e Beto Richa não desejam revelar os números sobre a corrida eleitoral no Paraná.
Na semana passada, o tucano havia proibido a veiculação de rodada de pesquisa do Datafolha, Vox Populi e Ibope.

Leia mais...

Entrega de pães

 Foto: divulgação
Nesta quarta-feira (29), às 8h30, alunos do Colégio Sesi de Campo Mourão farão a entrega de pães a Casa de Apoio ao Doente com Câncer, que atende pacientes de toda a região que buscam atendimento especializado no Município. Todo o pão que será entregue a instituição foi produzido pelos estudantes durante minicurso de panificação ministrado esta semana na unidade local do Senac.
A entrega vai marcar a finalização de uma das oficinas ministradas para os alunos do Colégio Sesi no terceiro bimestre: “O Pão além do Grão”. Uma turma de estudantes atuou na produção do pão na segunda-feira. Outra turma trabalha na manhã desta quarta-feira, sob a orientação e supervisão de professores do Senac.
A Casa de Apoio ao Doente com Câncer está instalada na rua José Francisco da Silva - Jardim Lopes – saída para Araruna (em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil “Menino Jesus”).
Instalado no Parque Industrial “Augusto Tezelli Filho” (na saída para Goioerê), o Colégio Sesi começou a funcionar este ano em Campo Mourão e atende a 60 alunos com Ensino Médio. Para 2010, o estabelecimento deverá atender a 210 alunos. O prédio vem passando por uma completa reforma e readequação – inclusive do ginásio de esportes – com a aplicação de aproximadamente R$ 190 mil pelo Sistema Fiep Sesi Senai.

Leia mais...

André Vargas em Borrazópolis

A cidade de Borrazópolis acolheu com muito carinho no último sábado o deputado André Vargas, que lá viveu durante boa parte de sua infância. A carreata realizada na cidade reuniu centenas de carros e chamou a atenção de toda a cidade.
André Vargas, acompanhado do prefeito Padre Osvaldo, agradeceu o carinho da população e ressaltou que "isto renova minhas energias para seguir a caminhada nesta última semana".

Leia mais...

STF suspende ações de benefícios anteriores a 97

O STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a suspensão de todos as ações que podem ser afetadas pelo julgamento do prazo máximo para pedir a revisão de benefícios anteriores a 1997, quando uma lei estipulou o limite de dez anos para entrar com processo contestando o valor do pagamento. As ações iniciadas nos JEFs (Juizados Especiais Federais) já haviam sido congeladas pela TNU (Turma Nacional de Uniformização).
O Supremo vai decidir se a lei que criou o prazo de dez anos deve valer para quem já recebia um benefício antes de 1997. O posicionamento deverá ser seguido por todas as instâncias da Justiça. A previsão de especialistas é que o julgamento definitivo ocorra até o final do ano.
Estão paradas as revisões de benefícios anteriores a 1997 pedidas há mais de dez anos da concessão. Caso o Supremo entenda que a lei também vale para quem já recebia um pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), esses processos serão extintos.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Avó dá à luz a neta

Uma avó de 59 anos deu à luz a própria neta nesta terça-feira (28) em Ribeirão Preto. A filha dela perdeu o útero em uma cirurgia, portanto não podia gerar uma vida. A avó Eunice Martins, resolveu realizar o sonho da filha e fez fertilização "in vitro" com os óvulos e espermatozoides da filha e genro, gerando Alice, que nasceu com 2,285 quilos e 45 centímetros. Os pais da criança moram na Itália e vieram para assistir ao parto.

Leia mais...

Maluco de pedra



Uma amizade prá la de estranha

Leia mais...

Presente do passado



Um "Dia Branco" com a paraibana Elba Ramalho

Leia mais...

Outra chuva

Depois de um final de inverno com céu encoberto por fumaça e ar seco quase irrespirável, a Primavera, estação que simboliza a vida em abundância com o vicejar das flores fecundando a natureza numa festa de cores, nos trouxe a abençoada e tão esperada chuva. Essa chuva que nos lavou a alma, bem que poderia lavar também a cabeça dos eleitores e no domingo promover uma limpeza geral. Tirar de cena, esses demagogos que fazem promessas mirabolantes e que gostam de assaltar os cofres públicos. Esses que tiveram quatro anos (ou mais) para fazer, não fizeram e agora se propõem a resolver todos os problemas. Não eleger os que gastam na campanha bem mais do que vão ganhar durante o mandato todo e, no entanto, ainda dobram ou triplicam o seu patrimônio, em um verdadeiro milagre de multiplicação. Essa chuva deve ir embora amanhã, mas poderia vir uma outra: a chuva da conscientização.

Antonio Santiago

Leia mais...

Gleisi defende fortalecimento dos bancos públicos

 Foto: Elias Dias
Na noite desta segunda-feira (27), a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT) participou de encontro com integrantes da Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal do Paraná (Agecef-PR), em Curitiba. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na reunião, entre elas, o presidente e o vice-presidente da entidade, Almir de Souza e Luis Henrique Borgo, o ministro Paulo Bernardo, além dos candidatos Roberto Requião (PMDB), Nedson Micheleti (PT) e André Vargas (PT).
Para Gleisi, a CEF tem um papel essencial para os brasileiros, garantindo crédito para a população e alavancando os investimentos e o crescimento do País.
“Esse banco ajuda a construir o sonho das pessoas, gerenciando programas como o “Minha Casa, Minha Vida” e o Bolsa Família, entre outros. Por isso, precisamos discutir as políticas da instituição, definindo se devemos manter o atual sistema financeiro, ou se é necessário reestruturar algumas ações”, declarou.
Gleisi afirmou que, de um lado, existem as políticas que fazem um Estado forte para avançar na justiça social. De outro, há um grupo que pretende fazer com que o mercado aja por si só.
“É por esse projeto de Estado forte que eu quero estar no Senado. Nós precisamos de uma bancada que apoie os bancos públicos”, ressaltou, defendendo a candidatura de Dilma Rousseff à presidência e Osmar Dias, ao Governo do Estado.
“Nosso futuro governador já se posicionou contra a privatização das contas públicas e eu considero que o fortalecimento da instituição faz parte do processo de desenvolvimento e ampliação dos programas sociais”, concluiu.

Leia mais...

UEM oferece especialização a distância em História e Humanidades

O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História estão com inscrições abertas, até 8 de outubro, para o curso de especialização em História e Humanidades, na modalidade a distância. As aulas ocorrerão via plataforma digital moodle de outubro deste ano a junho de 2011. Os alunos terão, a partir da data da matrícula, dois anos, para entregar o trabalho de conclusão do curso.
Os cursos de especialização da UEM são reconhecidos pelo MEC e os certificados têm validade em todo o território nacional. Outras informações no site www.pph.uem.br ou e-mails historiaead.uem@gmail.com e angelopriori@uem.br.

Leia mais...

Popularidade em baixa

Minha bela e formosa correspondente em Foz do Iguaçu, ainda em estado de graça pela chuva que cai sem parar na tríplice fronteira, me avisa que a moral do prefeito Paulo Mac Donald, anda mais baixa que a camada do Pré-sal e do que o time do Atlético Mineiro no Brasileirão, no que se refere à eleição para deputados. Todos que ele esboça apoiar despencam na popularidade. Diz ela, que pelo andar da carruagem ele não elege nem unzinho sequer.

Leia mais...

Armação

Sobre a postagem que publicamos da sujeira no estádio atribuída ao time do Palmeiras, recebemos um comentário do jornalista Fischer que procede. Ele nos enviou um link onde aparecem as imagens com explicações sobre o fato. Realmente, parece que aquilo foi "fabricado". Faz sentido!

Leia mais...

Debatédio

"Ontem tivemos mais um “debatédio”. No da Record tem a vantagem que, se você não gostar, pode reclamar pro bispo! O Plínio estava doidão como sempre: ele citou a União Soviética! Só falta ele chamar o Irã de Pérsia!"

De José Simão.

Leia mais...

Não perco por nada

Estava vendo aqui no portal da UOL, que Paul Mc Cartney vai estar em Sampa o mês que vem, para dois shows no Morumbi. Eu já perdi quando ele veio no Maracanã e no Pacaembu no século passado. Desta vez irei nem que tenha que vender todas as garrafas que tenho em casa.

Leia mais...

Com uns amigos desses...

Depois de Collor, Sarney, Jáder Barbalho e Renan Calheiros, agora foi a vez de Celso Russomano aderir a candidatura de Dilma Rousseff. Com um time desses e mais a família da Erenice, quem precisa de oposição?

Leia mais...

Será que sai

Depois de ficarmos quase duas semanas na mais completa escuridão, com relação às pesquisas eleitorais, tudo indica que essa semana o jejum acabe. O Ibope e o Datafolha cumpriram todas as exigências da coligação de Beto Richa, no tocante a metodologia e saíram em campo. A não ser que eles inventem mais alguma coisa, como entrevistar um determinado número de pessoas, com a cor dos olhos diferentes. Vai saber.

Leia mais...

Embolou

Parece que a Erenice Guerra e família fizeram o que a oposição vem tentando fazer há meses, desestabilizar a candidatura de Dilma a presidência. A cada dia que passa, Dilma cai mais nas pesquisas, tudo porque sua sucessora montou uma quadrilha familiar na Casa Civil. E o que parecia improvável, pode acontecer. Haver um segundo turno, e com Marina em vez de Serra. Política e futebol é como dizia, o grande filósofo Vicente Mateus, só acaba quando termina.

Leia mais...

Invista na carreira

Clique na imagem para ampliar

Leia mais...

Leão da Metro

Como surgiu o  leão da Metro-Goldwyn-Mayer, aquele que aparece no início dos filmes?
Na verdade, "Léo o leão", como é conhecido, apareceu antes mesmo da fundação da empresa. O logotipo com Léo foi criado em 1916 por Howard Dietz, executivo de propaganda da Goldwyn Pictures Corporation, e foi inspirado no grito de guerra da Universidade de Columbia, intitulado Roar, Lion, Roar ("Ruja, Leão, Ruja"). Em 1924, a Goldwyn se juntou à Metro e à Louis B. Mayer e o leão logo se tornou o símbolo do novo estúdio. No entanto, o público dos cinemas só pôde ouvi-lo rugir pela primeira vez em 1928, quando o som passou a ser reproduzido por um fonógrafo. O primeiro leão a "interpretar" Léo foi Slats ("tabuinha") e ele aprendeu a girar a cabeça e rugir na hora certa com Volney Phifer, um famoso treinador de animais em Hollywood. Na época, o leão excursionava pelos Estados Unidos para promover o estúdio e, como um bom felino, sobreviveu a dois acidentes de trem, uma enchente no rio Mississippi, um terremoto na Califórnia, um incêndio e um acidente de avião. Slats morreu em 1936 e, mais tarde, foi substituído por Jackie, Tanner e Jackie II. No logo da MGM, pode-se ver um círculo ao redor de Léo com inscrições em latim. É o lema do estúdio: Ars Gratia Artis, que quer dizer "Arte pela Arte".

Leia mais...

É domingo


Charge do Aroeira via o Dia

Leia mais...

Presente do passado



Jim Diamond e uma linda canção para embalar este dia de chuva

Leia mais...

Baixaria


Esta é a ultima semana antes das eleições, que acontecem no domingo. O nível da campanha deve ficar rasteiro, no chão. Dossiês estariam sendo preparados, jornais apócrifos devem inundar as cidades, com direito a bisbilhotar a vida pessoal dos distintos candidatos. Coisa assim, que faria qualquer madama das antigas zonas dos meretrícios (antigas?) corar de vergonha. É esperar para ver e tentar surfar na lama.

Leia mais...

Gene defeituoso causa enxaqueca

Um estudo publicado na revista "Nature Medicine" atribui a gene defeituoso a causa da enxaqueca. A pesquisa feita por cientistas britânicos mostra que um gene conhecido como Tresk, quando não funciona à contento, faz com que o ambiente ative áreas do cérebro que causam a dor. Os autores do estudo acreditam que a descoberta abra caminhos para novas pesquisas que levem a tratamentos mais efetivos.

Leia mais...

Mais um pai

Primeiro foi o ator Macaulay Culkin. Agora apareceu mais um suposto pai para o filho mais novo de Michael Jackson. O guarda-costas Matthew Fiddes, que trabalhou durante anos para o astro, afirmou ter doado esperma para Michael um ano antes do nascimento de Prince Michael II. Segundo ele, o menino também chamado de Blanket, é muito parecido com ele quando criança.

Leia mais...

Mudou de lado

"Pior do que o ímpio é um cristão que dissimula. Ao propor plebiscito, Marina está jogando para a torcida, para ficar bem com os que são contra e com os que são a favor. Sai de cima do muro, minha irmã!". 

Do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, acusando a irmã de fé, a presidenciável Marina Silva (PV) de "dissimular" suas ideias sobre a liberação do aborto e da maconha e anunciando apoio a José Serra (PSDB).

Leia mais...

Gigante do turismo

A maior operadora de turismo do Brasil, a CVC, vai firmar parceria com a locadora de carros americana Avis. Com isso pretende alavancar ainda mais o turismo, pois já havia comprado a Webjet e passado a operar cruzeiros marítimos. O preço do aluguel de carros deverá ser menor que o praticado nas lojas da Avis.

Leia mais...

Zoom

Foto de Hieronymus

Leia mais...

Compare as tarifas bancárias

Você que é correntista de banco sabe que pode haver variações entre as tarifas praticadas por eles. Algumas chegam a ser absurdas. Veja aqui as tarifas dos principais bancos brasileiros.

Leia mais...

Controle suas contas

Você quer saber como gasta o seu dinheiro? O site www.meusgastos.com.br ensina como controlar suas contas.

Leia mais...

Pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha aponta que Dilma Rousseff (PT) aparece com 51% dos votos válidos, José Serra (PSDB) aparece com 32% e Marina Silva (PV) está com 16%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia mais...

Uma linda mulher

"Linda é a Gisele Bündchen. Chega a intimidar e é um doce!"

Da atriz Julia Roberts dizendo que quem é uma linda mulher é a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Leia mais...

Preferência nacional

 Foto: divulgação
Com a mensagem “Sujeira, não. Bom Bril é a solução. Para um Brasil limpinho, vote Bom Bril”, a nova campanha da Bom Bril traz o ator Carlos Moreno na pele dos presidenciáveis Dilma Rousseff, Plínio de Arruda Sampaio, José Serra e Marina Silva.

Leia mais...

Em baixa

Maringá já ocupou a primeira posição em desenvolvimento no Paraná em 2005, passou para a segunda posição em 2006 e agora de acordo com dados Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), caiu para a terceira colocação em 2007. Leia mais.

Leia mais...

Justificativa eleitoral pode ser preenchida pela internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Para acessar o documento, o eleitor deve entrar na página inicial do TSE, clicar no link Serviços ao Eleitor e depois em Justificativa Eleitoral. O tribunal ressalta, no entanto, que o eleitor só deve assiná-lo na presença de um mesário, no dia da votação, nos locais destinados ao seu recebimento.
Na entrega do requerimento, o eleitor deve apresentar o título ou um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
O eleitor que não puder realizar a justificativa no dia da votação tem até 60 dias após o pleito para entregar o requerimento em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Além disso, ainda pode encaminhá-lo, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde for inscrito.
O cidadão que não votar nem justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais...

Otelo de saias

Uma austríaca de 32 anos, sequestrou o marido e o mantinha em cárcere privado após descobrir mensagens suspeitas no seu celular. Além de mantê-lo preso, ela batia nele e dizia que alguém não sairia vivo da história. Ela pretendia evitar que ele se encontrasse com uma suposta amante, mas a ciumenta neurótica se deu mal. O marido fugiu, deu queixa na polícia e a Otelo de saias foi para a cadeia.

Leia mais...

Complexo de vira-latas

"São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja, em que se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo. Mais que informar e fornecer material para a discussão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.
Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo  respeito devido  à mais alta autoridade do país, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha.
Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente. Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo."

Trecho da matéria do teólogo, filósofo e escritor, Leonardo Boff, para o  Balaio do Kotsho.

Leia mais...

Bolsas para todos os gostos

Elas fazem parte da vida de toda mulher. Grandes ou pequenas, mudam-se as tendências, mas elas estão sempre em evidência. As últimas novidades apresentadas na Semana da Moda em Milão trazem modelos quadrados e com alças curtas. Veja algumas bolsas que vão fazer sucesso na próxima temporada.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 28 de setembro, é o Dia Mundial Contra a Raiva, o Dia da Liberdade de Expressão e o Dia do Hidrógrafo.

Leia mais...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para encerrar bem o dia


"Rock Me Baby" pelos monstros sagrados: B.B. King, Eric Clapton, Buddy Guy e Jim Vaughn.

Leia mais...

Precedente

Os aposentados por invalidez que tiveram o benefício concedido entre março e julho de 2005 podem conseguir uma revisão na Justiça. Quem começou a receber auxílio-doença no período também pode ser beneficiado. A decisão é do TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que atende os Estados do Sul.
Nesse período, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concedeu quase 90 mil benefícios por invalidez e 572 mil auxílios-doença.
O tribunal entendeu que quem foi prejudicado pela MP (medida provisória) 242, de 24 de março de 2005, deve ter correção --o índice varia de acordo com as contribuições do segurado.
A MP mudou a forma de calcular o valor desses benefícios por incapacidade. A regra anterior mandava o INSS apurar o salário de benefício pela média dos 80% maiores pagamentos de todo o período de contribuições do segurado.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Não concluiram o mandato

Dez presidentes não completaram seus mandatos. O marechal Deodoro da Fonseca e Jânio Quadros renunciaram. Affonso Penna, Getúlio Vargas e Costa e Silva morreram. Quatro outros foram depostos por golpes e Fernando Collor sofreu impeachment. Alguns foram eleitos, mas não assumiram, como Tancredo Neves.

Leia mais...

Aluno da UEM é finalista em Concurso Revelação

Acácio Mendes, aluno do 4º ano do curso de Moda da Universidade Estadual de Maringá, do Câmpus Regional de Cianorte, chegou à final do Concurso Estilista Revelação do programa Xuxa, da Rede Globo, juntamente com o candidato vencedor Wlavianus Victor. A final ocorreu neste sábado (25). Os trabalhos dos quatro semifinalistas foram fotografados para a Revista Quem e vestidos por Xuxa. A edição deve estar nas bancas nesta semana.
Mendes disse que ficou bem empolgado com o concurso, que tem alcance muito grande por atingir o Brasil todo. Para ele, o fato de ter chegado à grande final foi empolgante e principalmente por ser o candidato mais novo. Com 21 anos de idade, sua meta é terminar o curso este ano e começar a trabalhar. Depois de juntar o capital necessário, pretende seguir carreira solo. O concurso já rendeu frutos para Mendes, que já recebeu propostas de trabalhos de empresas de Cianorte.

Leia mais...

Horário eleitoral

O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio foi criado em 1962 pelo deputado pernambucano Oswaldo Lima Filho, para evitar que só os candidatos mais poderosos tivessem acesso a esses meios.

Leia mais...

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Clique na imagem para ampliar

Leia mais...

André Vargas visitará empresas em Arapongas

O deputado federal e candidato à reeleição, André Vargas, estará nesta terça-feira (28), em Arapongas, onde visitará empresas e conversará com os trabalhadores e eleitores da cidade.
Vargas foi relator da medida provisória que garantiu a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para imóveis. Esta medida sempre foi uma reinvidicação de empresários paranaenses, principalmente do pólo produtores de Arapongas.
Além da redução do IPI, o deputado também conseguiu recursos que possibilitaram a compra de aparelho para vídeo endoscopia urológica para o SUS do município.
No período da tarde, André Vargas cumpre agenda em Londrina.

Leia mais...

Morre Mário Tupinambá, o "Bertoldo Brecha"

O ator Mário Tupinambá, que por muitos anos interpretou o personagem Bertoldo Brecha na "Escolinha do Professor Raimundo", faleceu nesta segunda-feira em decorrência de uma insuficiência cardíaca, agravada pela diabetes. Ele é responsável por um dos bordões mais famosos da televisão: "Camarão é a mãe", que Bertoldo disparava toda vez que o professor Raimundo (Chico Anysio) gritava "Veeeenha!".

Leia mais...

No Brasil, cinco bancos concentram 75% dos depósitos

Reportagem do Estadão revela que Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal concentram 75% de todos os depósitos realizados hoje no Brasil. De acordo com o jornal, a participação dos cinco grandes bancos passou de 45,6% em 2000 para 64,9% em junho de 2010, bem acima dos valores de dez anos atrás, quando eles concentravam menos da metade do mercado. Em ritmo semelhante, as operações de crédito desse grupo saltaram de 49,2% para 65,5% de todo o sistema financeiro no mesmo período.

Fonte: Blog "O Filtro"

Leia mais...

Implantes são destaques no Conclave

Implantes osseointegrados, próteses, disfunções temperomandibulares são destaques no VI Conclave Maringaense de Odontologia (CMO) e no 3º Encontro de Pós-Graduação de Odontologia. Promovidos pelo Centro Acadêmico de Odontologia da UEM, ocorrem de quarta a sexta-feira (29 de setembro a 1º de outubro). Na programação, estão previstos cursos, palestras e apresentação de trabalhos, no Hotel Bristol. Um dos destaques será Robert Merrill, professor da Universidade de Califórnia (Ucla), Estados Unidos. Ele falará sobre Dores Dentais de Origem Não Odontogênica. Os eventos contarão também com palestrantes da USP, UEM e da Branemark Center. Embora as atividades comecem às 8 horas, a solenidade de abertura ocorre no final da tarde.
Neste ano, o homenageado será o professor-adjunto do Departamento de Odontologia, Rafael dos Santos Silva. Mestre e doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, realizou estágio no Departamento de Dor Orofacial da Ucla, onde desenvolveu atividades clínicas e de pesquisa, com bolsa da Capes.
As inscrições podem ser feitas até o início dos eventos pelo site www.dod.uem.br. Outras informações pelos seguintes fones e e-mails: Denise Pupim: 9978-7967 e denipupim@hotmail.com; Wesley Ferrari: 9916-8240 e ferrariwesley@hotmail.com; e Luís F. Lopes: 9915-3438 e luisfernandolps@hotmail.com.

Leia mais...

Frígidos

No idioma da Nova Guiné, a palavra amor não existe. Os habitantes analfabetos das Ilhas Almirante, ao norte de Papua, consideram o sexo vergonhoso e pecaminoso. A maioria das mulheres são frígidas, acham a relação sexual dolorosa e humilhante. Histórias, danças ou canções românticas também não existem. Toda a sociedade despreza práticas como beijos, carícias e demonstrações de desejo sexual.

Leia mais...

Dicas para viajar no próximo feriadão

Em outubro teremos um feriado prolongado, pois o dia 12 cai em uma terça-feira e muita gente acaba emendando a segunda-feira. Para quem quer viajar, mas ainda não programou nada, vão aqui algumas dicas, com preços a partir de R$ 550.

Leia mais...

Simpatia

 Foto: Malu Pedarcini

O campeão mundial, o ginasta Diego Hipólito, distribuiu simpatia, ontem (26) no jogo da seleção brasileira feminina de vôlei, no Ginásio de Esportes Chico Neto.

Leia mais...

Presente do passado



A "titia" Rita Lee numa versão de uma música dos Beatles.

Leia mais...

Calazans declara apoio a Enio Verri

O deputado estadual candidato à reeleição Enio Verri (PT) recebeu neste final de semana o apoio do advogado maringaense Rogério Calazans (PC do B), que teve sua candidatura a deputado estadual não homologada por problemas na comprovação de filiação partidária. “Fico honrado por receber a confiança e o apoio do Calazans, que é uma pessoa extremamente capacitada, íntegra e comprometida com o desenvolvimento social e econômico do Paraná”, comentou Verri.
De acordo com o deputado, o apoio do candidato do PC do B reforça o caráter suprapartidário de sua candidatura em Maringá. “Além do PT, temos o apoio do PMDB, PDT e agora do PC do B. Isso demonstra que nosso trabalho como Secretário do Planejamento do governo Requião e como deputado estadual foi aprovado pelas lideranças de Maringá, o que nos deixa muito satisfeitos e ainda mais motivados”.
Para Calazans, que recebeu a notícia da impossibilidade de sua candidatura na última semana, a eleição de Verri é fundamental para assegurar ao município uma representação forte na Assembleia Legislativa. “Tenho uma trajetória de militância em comum com o Enio e me sinto muito à vontade para pedir aos meus eleitores que redirecionem seus votos. Mas além de uma escolha pessoal, pois o Enio é um grande companheiro, foi também uma decisão partidária”.

Leia mais...

Idoso não é velho

Ontem me senti rejuvenescido, vendo a juventude no ginásio Chico Neto, torcendo pela seleção feminina de vôlei, contra as norte-americanas. Minha memória resgatou momentos parecidos, só que em vez do vôlei, ginásio lotado para festivais de músicas. Mas escrevo tudo isso, para dizer que hoje é o Dia Nacional do Idoso, e eu já aposentado, me aproximando perigosamente dos 60, logo farei parte desse time. Envelheci, mas eu sempre soube que isso era um processo natural que se inicia no momento em que nascemos e que aceitando ou não a gente envelhece e ponto. O importante é ter claro que idade, não significa necessariamente velhice. São coisas distintas. A idade atrofia as células, a velhice atrofia o espírito. Nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso. As marcas no rosto de idoso são diferentes das de um velho, pois as do primeiro foram marcadas por sorrisos, felicidades e as do velho foram adquiridas na amargura. Resumindo, idoso e velho podem até ter a mesma idade biológica, mas nunca a mesma idade no coração. Pensem nisso.

Antonio Santiago

Leia mais...

Soja preta

Conheça a soja preta, que segundo os especialistas é mais saudável por possuir maior quantidade de antocianina, a substância antioxidante que faz com que ela tenha cor diferente da soja convencional.

Leia mais...

Jogo de raça

Foto: Malu Pedarcini

Em um jogo emocionante, a seleção brasileira de vôlei feminina deu um show de competência nesta noite de domingo (26) no Ginásio de Esportes Chico Neto. Foram cinco sets disputados na raça e no final deu Brasil por 3 sets a 2.

Leia mais...

Gleisi reafirma seu compromisso com a terceira idade

 Foto: Elias Dias
No Dia Nacional do Idoso, comemorado hoje, Gleisi Hoffmann (PT) reitera seu compromisso de trabalhar para oferecer mais qualidade de vida à terceira idade. A criação de uma secretaria especial para atender essa faixa etária da população é uma das propostas da candidata ao Senado.
“Nós precisamos cuidar da terceira idade com carinho, reconhecimento e respeito. Vou propor para a nossa futura presidente, a Dilma, a criação da Secretaria Especial do Idoso, assim como já temos a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Combate à Desigualdade Racial e a Secretaria da Juventude”, diz.
Gleisi lembra que o Brasil caminha rapidamente para ter uma população mais idosa do que jovem, por isso, precisamos de políticas públicas que dêem sustentação à terceira idade e um órgão no Governo Federal que se preocupe com a implementação dessas políticas.    “Essa deve ser a melhor fase da vida, a fase do reconhecimento e respeito. Por isso, temos que estar preparados para oferecer políticas públicas para a melhor idade: lazer, convivência, cuidados com a saúde e, principalmente, aproveitar o conhecimento e a experiência dos mais velhos para orientar os mais jovens.”

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO