domingo, 31 de outubro de 2010

Para encerrar bem o dia



Mais uma da série dos artistas ao redor do mundo. Essa é para acabar...demais.

Leia mais...

Cumprimentos

José Serra telefonou agora à noite para Dilma Rousseff e a parabenizou pela vitória.

Leia mais...

Confúcio Moura vence em Rondônia

Confúcio Moura, do PMDB, é o novo governador de Rondônia.

Leia mais...

Piauí tem novo governador

Wilson Martins (PSB) vai governar o Estado do Piauí.

Leia mais...

Pará elege Simão Jatene

Simão Jatene (PSDB) é o novo governador do Pará.

Leia mais...

Brasil Mulher!

Do J. C. Cecílio

Elegemos hoje, a Primeira Mulher Presidente do Brasil, fato inédito e histórico.
Agora, esperamos um novo olhar para a nação brasileira.
Apesar do povo brasileiro ser ainda muito machista, as mulheres são a maioria no eleitorado brasileiro.
O Brasil é cada vez mais feminino. De acordo com a estatística do perfil do eleitorado brasileiro divulgada  pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 51,8% do universo de mais de 130 milhões de eleitores registrados são do sexo feminino. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 160 mil eleitores não informaram o sexo à Justiça Eleitoral.

Leia mais...

Paraíba tem novo governador

Ricardo Coutinho (PSB) é o novo governador da Paraíba.

Leia mais...

E Lula venceu as eleições - Dilma presidente

Enfim, apesar de alguns fatos lamentáveis e baixarias, que depuseram contra a democracia, finalmente a “briga” chegou ao fim. Temos a primeira presidente mulher da História do Brasil. O presidente Lula ganhou as eleições e se você tinha dúvidas quanto a isso, basta ver a trajetória de Dilma, que entrou na disputa em que José Serra tinha alto índice de favoritismo e mesmo assim, depois de alguns percalços, como um câncer, alguns escândalos ainda não esclarecidos e uma série de terrorismos sobre seus pontos de vistas sobre assuntos polêmicos, como o aborto e sua descriminalização, ela alcançou a vitória nas urnas.
 Mais uma vez, o retirante nordestino, lá do sertão pernambucano, provou que é o cara e quem torce o nariz por achar que um semianalfabeto chegou a este patamar, vai ter que engoli-lo por mais quatro anos. Ou alguém acha que Dilma não vai se aconselhar com o seu guru para governar?
O Brasil está mesmo mudando, pois caiu mais um paradigma. Depois de um operário, uma mulher terá a responsabilidade de governar um dos maiores países do mundo e caberá a ela continuar a política social e diplomática de Lula, que colocou o nosso País no cenário mundial.

Malu Pedarcini

Leia mais...

Amapá tem novo governador

Camilo Capiberibe (PSB) é o novo governador do Amapá.

Leia mais...

Dilma é a nova presidente segundo o Datafolha

Com quase 80% dos votos apurados, Dilma Rousseff é a primeira mulher presidente do Brasil, segundo o Datafolha.

Leia mais...

Goiás tem novo governador

Marconi Perillo (PSDB) venceu as eleições no segundo turno e é o novo governador do Estado de Goiás.

Leia mais...

E por falar em censura...


A censura existe desde o princípio do mundo e ela se manifesta de diversas formas nas comunidades humanas. Vemos censura na política, censuras morais e religiosas, censura na mídia. É disso que quero falar, pois o assunto vem sendo debatido até a exaustão e a maioria, inclusive pessoas esclarecidas, às vezes têm dificuldades e atacam o governo Lula dizendo que ele quer calar a boca da imprensa. Mas quem está por trás disso. Os donos das grandes redes de televisão e jornais ou seus empregados, os jornalistas? Infelizmente, os dois. Alguns colegas absorvem o discurso dos patrões como se fossem os donos das empresas, defendem que as emissoras coloquem a programação que quiserem, mesmo que seja um lixo, desses que estamos acostumados a ver diariamente.
Resumindo, não tem uma programação cultural voltada para o enriquecimento e crescimento do indivíduo. Quem tem dinheiro para comprar revistas e livros e assinar um canal de TV, ainda consegue ler e assistir alguma coisa que preste, mas os menos favorecidos são obrigados a assistirem novelas e programas do mundo-cão.
Ah, e esses mesmos jornais e TVs que defendem tanto a tal liberdade de imprensa, são os primeiros a atacá-la quando profissionais de seus quadros não comungam com a mesma ideologia dos patrões. Somente para lembrar alguns casos recentes me vem à memória o da psicanalista Maria Rita Kehl que foi sumariamente despedida pelo jornal “Estadão” ao publicar uma matéria exprimindo suas opiniões sobre a "desqualificação" dos votos dos pobres. O texto, intitulado "Dois pesos...", gerou grande repercussão na internet e mídias sociais e Maria Rita levou o cartão vermelho.
Outro caso recente foi a demissão do jornalista Heródoto Barbeiro, que fazia um jornal na TV Cultura (do governo tucano de SP), ao levantar as questões abusivas dos pedágios naquele Estado, foi mandado andar.
E agora, aqui mais perto de nós, a minha amiga Ruth Bolognese, que escrevia colunas dominicais para alguns jornais do interior do Paraná, foi dispensada em razão de ter declarado o seu voto em Osmar Dias para governador do Paraná.
Então me digam? A censura serve a quem e para quem? Se são os donos da mídia que fazem é para defenderem os interesses da empresa. Se são os empregados ou setores da sociedade que se manifestam querendo uma imprensa mais transparente, aí são tachados de repressivos, nazistas e outras barbaridades.
Como disse bem Maria Rita (a psicanalista citada no texto), são mesmo dois pesos e duas medidas.

Antonio Santiago

Leia mais...

Custos das eleições

Os cofres públicos gastaram R$ 490 milhões nestas eleições. A afirmação é do ministro e presidente do TSE, Ricardo Lewandowski.

Leia mais...

Boca de urna

Boca de urna feita pelo Ibope mostrou que Dilma Rousseff (PT) recebeu 58% dos votos, com José Serra (PSDB) ficando com 42%.

Leia mais...

Agnelo é o novo governador do DF

O médico Agnelo Queiroz (PT) é o novo governador do Distrito Federal. Ele foi eleito com 66,44% dos votos. Sua opositora Weslian Roriz (PSC), ficou com 33,46%.

Leia mais...

Quebrou a urna

Um eleitor alcoolizado foi preso em Estrela, no Rio Grande do Sul. Após votar ele se apossou da urna e disse que ninguém mais votaria e a jogou no chão por três vezes, destruindo-a. O vândalo "bebum" pode pegar 10 anos de prisão.

Leia mais...

Presente do passado



MPB4, um dos grupos mais afinados da música brasileira.

Leia mais...

Sétima Arte

 Foto: divulgação

*Por Luiza Marcon

Tropa de Elite 2 traz de novo os dramas profissionais e pessoais do capitão- ou agora coronel Nascimento.
Assim como o primeiro filme, este trata novamente da cena real nas favelas do Rio, do combate – e apoio no caso das milícias ao tráfico. Mas agora com um novo inimigo: o sistema loucamente corrupto que rege o país, essa sim uma realidade que nos diz respeito.
O filme conta com um elenco de primeira. Meu comentário é dispensável, mas Wagner Moura vem se mostrando um dos grandes atores brasileiros da atualidade  surpreendendo sempre com uma atuação melhor que a outra e se superando neste filme cujo personagem já o consagrou. Capitão Nascimento em suas narrações dá um caráter totalmente intimista e deveras irônico em seus relatos. Quanto a Seu Jorge, quando vi o nome nos créditos iniciais fiquei ainda mais curiosa sobre o filme e a participação dele. Embora já tenha atuado em outros filmes, os quais não vi (Os Normais de 2001 de José Alvarenga Jr. e Casa de Areia, 2005, de Andrucha Waddington), não o conhecia como ator. Ótima participação na pele do bandido Beirada, o suficiente para eu achar que foi curta demais.
Há ainda, de novo, as belas e indispensáveis atuações de Maria Ribeiro e André Ramiro. A novidade está em Pedro Van Held, o Rafael, filho adolescente de Nascimento cuja participação foi super bem sucedida. Parece que Pedro tem aprendido muito na escolinha Malhação, da TV Globo. Um coadjuvante que aparece com um papel grande é o pernambucano Irandhir Santos, o Fraga que no início é arquiinimigo de Nascimento e depois se une a ele em nome de justiça e do Rafael detendo, junto com o Coronel, as falas mais importantes do longa. Irandhir Santos se sai bem na pele do professor socialista que se torna deputado.
Nesse segundo filme a coisa fica muito mais feia e o nó da impunidade vai apertando, com mortes importantes de gente boa e gente má.
Algo observado e muito comentado foram as muitas cenas de ação, bem trabalhadas, diferentes de tudo o que já vimos no cinema nacional, como o flashback da milícia abordando no morro os dois traficantes que só têm R$ 500,00 ou a cena fabulosa do helicóptero do BOPE sobrevoando a favela, mostrando a infeliz grandiosidade de esquemas de combate que o crime organizado nas comunidades exige. Para obter os efeitos hollywoodianos alguns nomes que trabalharam na produção de “Transformers”, “Homem-Aranha” e “O Estranho Caso de Benjamin Button” foram importados diretamente para o set de “Tropa de Elite 2”, o que é surpreendente.
O filme se diferencia do primeiro por esses e outros recursos inéditos como a maquiagem, posições de câmera especiais e o comentado esquema pesado do sigilo antipirataria.
Acho que esse filme maravilhoso e novo tem tudo para ser o precursor de novas obras e, deposito esperanças, vai com certeza atribuir coisas novas ao cinema nacional.

*Luiza é estudante de Letras na UEM e futura cineasta

Leia mais...

Famosos

Foto: revista "Plástica e Beleza"
 
Monique Evans, de 54 anos,  mostrando a boa forma.

Leia mais...

Dia das Bruxas

Charge de Elvis

Leia mais...

Em Brasília

O senador Osmar Dias (PDT) votou em Maringá e daqui vai direto para Brasília para acompanhar o resultado da eleição ao lado de Dilma Rousseff.

Leia mais...

Resultado das eleições

O resultado final das eleições onde será conhecido o novo presidente da República acontecerá antes das 21h deste domingo. A apuração começará às 17 horas, mas só serão divulgadas informações a partir das 19h, em virtude do horário de Verão.

Leia mais...

Pensando no futuro

As grandes cidades estão investindo em ciclovias para conter o problema do trânsito cada vez mais caótico. Em São Paulo foi inaugurada uma pista com 11,4 km de extensão na zona leste da capital, uma das mais populosas e carentes da cidade. A meta é construir mais ciclovias e o projeto inclui uma de 230 km margeando o Rio Tietê, que terá 115 km de cada lado. Quando concluída esta obra interligará os municípios de São Paulo a Guarulhos, Poá, Suzano, Mogi nas Cruzes (todos na Grande SP), Biritiba-Mirim (79 km de SP) e Salesópolis. Enquanto no resto do mundo a preocupação é tirar os carros da rua, por aqui o que se vê é cada vez mais a frota aumentando e com isso os acidentes e a poluição cada vez mais crescentes.

Leia mais...

Ainda pegam no batente

No país, 1 em cada 3 aposentados tem uma ocupação, de acordo com o último levantamento realizado pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, em 2009. No Estado de São Paulo, 22,4% dos aposentados têm algum tipo de renda extra, o equivalente a 945 mil pessoas. Desses, 22% têm carteira assinada.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Presente do passado



A banda mais famosa do mundo.

Leia mais...

Vidência

No século XVI, baseando-se na mitologia do povo celta, o cartógrafo genovês Angel Dalorto desenhou uma ilha em um de seus mapas. A porção de terra cercada estava a oeste do sul da costa da Irlanda. Para o cartógrafo, era ali o lugar que São Brandão, um monge irlandês que se aventurou para o alto-mar no ano de 565, descreveu como a Terra abençoada, onde havia abundância, clima ameno e igualdade entre seus habitantes. Curiosamente, no mapa de Dalorto essa ilha se chamava Ilha do Brasil.

Leia mais...

Casas milionárias

Veja as "casinhas" e quem são os donos das mansões mais caras do País. Entre eles estão Abílio Diniz e Paulo Maluf.

Leia mais...

Abstenção

Espera-se uma abstenção de cerca de 22% neste segundo turno das eleições. O motivo é o feriado prolongado que fez com que milhares de brasileiros viajassem deixando de votar.

Leia mais...

Zoom

Foto de Petros Giannakouris/AP

Leia mais...

Justificativa de voto

Se você não se encontra no seu domicílio eleitoral neste domingo (31), terá que justificar o seu voto. Para isso basta comparecer a um local de votação munido de um documento com foto e do título de eleitor. Caso não seja possível justificar no dia, você tem o prazo de 60 dias para fazê-lo. Mais informações na página do TRE.

Leia mais...

Receitas para ser sempre jovem

Sorrir muito, comer fibras e fazer amor. Estas são apenas algumas das receitas para a longevidade segundo os escritores, o médico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell. As dicas estão no livro dos dois "Diminua a Sua Idade", da editora Best Seller.

Leia mais...

Turismo de aventuras

Foto: Ai@ce
Para quem adora aventuras, a cidade de Al Hajjara, no Yemen, reserva surpresas de tirar o fôlego.

Leia mais...

Dia do Protestante

Hoje é o Dia do Protestante. O fundador do protestantismo foi Martinho Lutero. Para restaurar a catedral de São Paulo, o papa Leão X passou a vender indulgências, que diminuiriam a punição do pecador. Indignado com isso, em 31 de outubro de 1517 Lutero denunciou a prática. O papa o chamou de "alemão bêbado".

Leia mais...

Fofos

 Fotos: revista Mania de Bicho
Eles são amigos e companheiros. Existem uma infinidade de raças, algumas bem antigas como o Shar Pei, esse cão de origem chinesa, todo enrugado e com a língua preto-azulada e o Dogue do Tibete, um cão pastor diferente que pode ser de guarda e companhia. Leia mais.

Leia mais...

Dupla perfeita

Não sou corintiana, mas adoro a combinação branco & preto. Essas cores conjugadas formam um belo visual e nunca saem de moda. Por isso use e abuse do branco e preto.


Getty/Images

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 31 de outubro, é o Dia do Saci, o Dia Mundial do Comissário de bordo, o Dia Mundial da Poupança, Dia de Samhain ou Halloween e o Dia Municipal da Reforma Protestante e Ação de Graças.

Leia mais...

sábado, 30 de outubro de 2010

Para encerrar bem o dia



Para quem, assim como nós, ama os sons e o ecletismo, mais uma interpretação maravilhosa dos grandes artistas espalhados por esse mundão de Deus.

Leia mais...

Adiós Muchachos

Em primeira mão a matéria, que poderia também ser uma carta-desabafo, da minha amiga, a jornalista Ruth Bolognese, que será publicada em alguns jornais do interior do Estado, onde ela escreve uma coluna aos domingos (31), inclusive no "O Diário". A respeito do teor da matéria tecerei meus comentários amanhã.

Por Ruth Bolognese

E depois de quase 3 anos de feliz convivência com leitores dos quatro cantos do Paraná eis que essa brava colunista encerra suas atividades nos jornais do Interior. Involuntariamente, diga-se. E se me permitem a comparação mal ajambrada, assim como o perdedor, ou a perdedora da eleição presidencial de hoje, estarei jogada pras traças a partir dessa segunda-feira negra. Já não choro, nem lamento o ocorrido porque, entre tantas labutas dessa profissão, a começar pelos números periclitantes da conta bancária, está a instabilidade funcional.Ou, melhor explicando, sempre que as linhas escritas se distanciam do traçado oficial, lá vem pauleira.
Se guardo mágoas? Não, meus Caros. Já tive meus momentos sem glória: num belo dia de Agosto, há quase 10 anos, o ex-governador Paulo Pimentel, dono do jornal “O Estado do Paraná”, onde esta coluninha bombava, mandou avisar que era pra parar com tudo. Parei, uai. E fui de mala e cuia trabalhar com meu amigo José Eduardo Andrade Vieira, dono da “Folha de Londrina”. Com alguns entreveros no meio do caminho, contei cinco anos por lá, diariamente. Até que o conselheiro do Tribunal de Contas, Caio Soares, aparentado com o dono do jornal, exigiu minha cabeça por causa de uma nota meio indecorosa. Gota dágua para o Zé Eduardo, que estava meio cansado de ouvir reclamações de políticos e afins. E eu de mala e cuia na rua de novo,apesar da longa amizade.

E que tal fazer uma rede de jornais para publicar a coluna, simultaneamente? Ideia que a Associação dos Diários do Interior, ADI, topou na hora. E lá vou eu, de mala e... Eram os loucos anos Requião, em que a “imprensa canalha”, expressão usada e abusada pelo próprio Governador, ficou à míngua e o terreno, para mim, foi fértil e deu frutos. Aos 57 anos, com a cara e a coragem, fui parar na telinha da rede Massa, do popular Ratinho, e mesmo com as meninas lá em casa aconselhando uma cirurgia plástica básica “só pra abrir um pouco mais seus olhos, mãe!”, já faz mais de ano que estou por lá, todos os dias, às 7 da matina.

Opção e revelação

E veio a eleição nesse santo ano de 2010. Fui escrevendo, escrevendo, e quando dei por mim, já tinha colocado a mala e a cuia na campanha de Osmar Dias. Na sinceridade? Votei, torci e a tão decantada “imparcialidade” do jornalismo paranaense foi pras cucuias. Acreditei, e não riem, pleeease, que era possível ser  verdadeira com os leitores, deixar claro a posição política e, mesmo assim, ou até por causa disso, continuar exercendo meu ofício.Ou, vejam o grau da ingênua periculosidade, dar informação tão direta ao leitor para que ele próprio viesse concluir que “essa Ruth está escrevendo isso porque é pró Osmar Dias.” Claro, claro, a referência à colunista não viria exatamente com  palavras tão doces,  diante das exacerbadas emoções da campanha, mas vá lá. Baseei-me nos exemplos do vetusto “O Estado de São Paulo”, na imprensa norte americana, e mesmo nas mal disfarçadas linhas da revista “Veja”. Um erro de cálculo que me custou esse espaço tão duramente conquistado nos jornais do Interior.
Mais uma despedida, meus Caros, e já nem dói tanto. Aqui se faz, aqui se paga. Fiz e “se dei mal”. Sigo meu caminho e, quem sabe, não vá surgir uma nova idéia daqui a pouco? Mas não me venham com a sugestão de um blog, por favor, porque  ficar ligadona 24 horas cansa por demais. E aí, mesmo com a colunista bem dormida, a telinha da rede Massa já é cruel, imaginem com olheiras! É plástica, na certa, perspectiva pavorosa para quem, como eu, ao contrário do senador Álvaro Dias, pretende manter o domínio absoluto das expressões faciais.
Há um banzo, sim, confesso. É uma saudade do velho e bom Richa, um homem capaz de empregar 7 comunistas no Governo e,ao mesmo tempo, ter amigos  até entre os militares em plena Ditadura. Mas essa é outra história.
Milhões de beijos e abraços para quem me acompanhou nesse tempo todo. Fui!

Leia mais...

Triste estatística

Uma notícia que choca. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde cerca de 25 brasileiros se matam por dia. Esse número nos coloca em 11º lugar no ranking de suicídios no mundo. Segundo o psiquiatra Neury José Botega, professor da Unicamp, essa estatística pode ser ainda maior, pois muitas famílias pressionam os médicos para mudar a causa no atestado de óbito. De acordo com Botega os indivíduos entre 25 e 40 anos são os que mais tentam contra a vida e os motivos geralmente são a depressão, e o consumo de álcool e drogas.

Leia mais...

Acredite se quiser

Uma garotinha de seis anos poderá ser processada por ter atropelado uma velhinha. O acidente aconteceu em Nova York quando a criança tinha quatro anos e atropelou uma anciã de 87 anos, que morreu em consequência de diversas fraturas que sofreu. A idade da menina Juliet Breitman não está sendo considerada pelo juiz que alegou que a criança não tinha carta branca para adotar um comportamento arriscado, como correr pela rua, mesmo se acompanhada pelos pais.

Leia mais...

Prêmio

"Corumbiara", documentário brasileiro dirigido por Vincent Carelli, recebeu o prêmio União Latina XXV Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste, na Itália.

Leia mais...

Quase analfabeta

Uma companheira de cela da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, afirmou que ela assinou a confissão de culpa sem ter ideia do que estava escrito, pois é semianalfabeta. Shahnaz Gholami, que é jornalista, ficou presa com Sakineh durante 99 dias, por fazer oposição ao regime do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Leia mais...

Milagre

Um bebê de um ano e meio foi encontrado dentro de um cano de escoamento três dias após a passagem do tsunami pela ilha de Pagai Utara, na Indonésia. Imanuel Tegar perdeu os pais e está internado em uma clínica. A tragédia provocou a morte de pelos menos 408 pessoas e tem cerca de 303 desaparecidos.

Leia mais...

Vacinas infantis

O Ministério da Saúde incluiu duas novas vacinas no calendário infantil. Já estão disponíveis nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) as vacinas pneumocócica (três doses, aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade) e meningocócica C (duas doses, aos três e aos cinco meses). Crianças com menos de dois anos receberão as doses neste ano.

Leia mais...

Precedente

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) mandou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pagar imediatamente uma aposentadoria que foi ganha na Justiça. A sentença que exige o pagamento foi publicada no último dia 11.
No caso, o INSS não queria pagar o benefício, mesmo após ele ter sido concedido judicialmente. No pedido de recurso, o órgão alegava que não havia um entendimento unificado no STJ nem uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema.
Mas os ministros do STJ entenderam que o beneficiado teria de esperar muito até uma decisão definitiva. Além disso, segundo especialistas, o atraso é mais prejudicial para o segurado, porque se trata de uma verba alimentar (que serve para o sustento).

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Mais dois

Se você já achava que já existem pedágios em abundância no Estado de São Paulo, saiba que vem aí mais dois. Quem usar o Rodoanel para acesso à rodovia Presidente Dutra, no sentido SP-RJ (ida e volta) terá que abrir a carteira se quiser passar.

Leia mais...

Voto nulo

O maior índice de votos nulos que já tivemos foi no pleito de 1994, para deputado federal, com 25,2%. Nas eleições para presidente, o índice mais alto foi 10,7%, em 1998.

Leia mais...

Presente do passado



"Grávida" na voz da sumida Marina Lima.

Leia mais...

"Amanhecer" terá cenas no Brasil

O filme "Amanhecer" da saga "Crepúsculo" será filmado no Rio de Janeiro no mês de novembro. O local está sendo mantido em segredo para evitar tumultos. As cenas que serão gravadas na Cidade Maravilhosa serão as da lua de mel de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart), os protagonistas da saga. O ator brasileiro Sebastião Lemos participará das cenas brasileiras.

Leia mais...

Aos leitores

O que é manipulação? A definição mais próxima seria a arte de persuadir ou doutrinar, a inabilitação, a repressão, a de-sublimação, isso no âmbito de consequências às pessoas. Por outro lado, pode ser relacionada com a publicidade, a propaganda, a unificação, a exploração ou a demagogia, para o âmbito das consequências preferentemente relativas à sociedade.
Mas porque estamos colocando tudo isso? 
Respondemos: Porque algumas pessoas estão se sentindo incomodadas com o posicionamento do blog, por manifestarmos nossas opiniões, por defendermos essa ou aquela bandeira.
Primeiro, temos sim nossos pontos de vistas e os manifestamos abertamente, pois horrível seria ficar em cima do muro, nos acovardarmos e nos eximirmos de quaisquer responsabilidades.
Segundo, este blog, veja bem, nós dissemos BLOG, é um canal  de informação, porém de cunho pessoal, portanto, o modo particular de colocarmos os fatos é como enxergamos as questões e não somos tendenciosos como querem alguns. Isso seria subestimar a inteligência dos leitores que nos acompanham, pois estes  são pessoas de alto grau intelectual e portanto com opiniões formadas, não se deixando levar para esse ou aquele lado.
De qualquer forma toda crítica é válida, pois afinal o que é a democracia se não o direito de liberdade e o respeito a todo cidadão, inclusive aqueles que não partilham das nossas opiniões.
Portanto, agradecemos a todos que lêem o blog e opinam, porque desta forma geram-se as discussões tão importantes para o desenvolvimento do indivíduo.

Gazeta Maringaense

Leia mais...

Reflexão

"Despeito é desgosto mesclado de raiva, provocado por uma decepção ou pelo amor-próprio ferido."

Do dicionário Aurélio.

Leia mais...

Convite

Carlos Roberto Pupin, vice-prefeito de Maringá e que é do partido do senador Osmar Dias, o PDT, recebeu um pedido deste convidando-o a deixar o partido. Osmar teria dito estar decepcionado com o "apoio" que recebeu dos colegas de partido nas últimas eleições para governador do estado.

Leia mais...

Nas ondas do rádio

Hoje o nosso convidado no programa "Resumo Semanal" foi o engenheiro agrônomo Marcos André Collet, graduado pela UEM, e atualmente consultor e diretor administrativo do Instituto Maytenus, que deu uma aula sobre agricultura orgânica, sobre as regras que regem essa prática, sobre o uso de agrotóxicos e a conscientização que devemos ter para preservar a natureza.

Leia mais...

Pequeno gênio

 Foto: Youtube
Mahmoud Wael, é um garotinho egípcio de 11 anos que apesar da tenra idade é técnico da bam-bam-bam da informática. Ele foi contratado pela Microsoft pelo seu domínio em resolver cálculos complexos e alto coeficiente intelectual. Para se ter uma ideia seu QI é 155, muito acima da média.

Leia mais...

Acessório necessário

Ele pode ser um grande aliado, como também pode destruir uma imagem. Veja os modelos mais adequados para o seu tipo de rosto, desse acessório tão necessário, pois protege os olhos contra os raios nocivos à visão.

Leia mais...

Inauguração do Catuaí

A inauguração do Shopping Catuí Maringá acontecerá no dia 19 de novembro. Será o maior shopping da cidade com 32 mil metros quadrados onde terão 218 lojas, 5 âncoras, 1 hipermercado e 1 centro de diversões e 1.650 vagas no estacionamento. O espaço também vai ter seis salas de cinema, uma choperia, um restaurante e fast foods. As novidades nas salas do cinema serão as salas com som espacial, tela gigante e projeção 3D.

Leia mais...

Vigília pelas almas no seminário Nossa Senhora da Glória

O Movimento dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia irá promover no dia 01 de novembro, véspera de Finados, a Vigília pelas almas a partir das 22h no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória em Maringá.
A Vigília irá até as 6h do dia 2 de novembro. Na madrugada, às 3h, haverá santa missa presidida pelo padre Paulo Felipe dos Santos.

Leia mais...

Armário de esqueletos

Leia mais...

Debatédio

Os indecisos que assistiram ao debate ontem, certamente ficaram mais confusos. Tenho a impressão que muita gente que já havia decidido o voto ficou indecisa. Os dois candidatos pisaram em ovos, o que mostra nitidamente, que ambos têm o telhado de vidro. Tudo isso, aliado ao formato engessado do debate global, não acrescentou nada. A pior campanha eleitoral, depois da democratização.

Leia mais...

Presente do passado



Uma raridade: "Carol" com os Rolling Stones.

Leia mais...

Abertura da Copa

A Fifa confirmou nesta sexta-feira (29) que o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 será mesmo em São Paulo. Segundo o dirigente da entidade Julio Grondona cabe ao Brasil encontrar uma solução para o estádio. Rafael Salguero, membro do Comitê Executivo da Fifa, afirmou que como o futuro estádio do Corinthians está projetado para receber 40 mil pessoas, ele terá que ser aumentado, pois esse número é muito pequeno para uma abertura de Copa.

Leia mais...

Sábado


O sábado chegou, e como está se tornando uma constante, com chuva. Muita chuva. Amanhã é dia de decidirmos o que queremos para o nosso país. Que tipo de Brasil a gente quer. Mas antes, tem o programa Resumo Semanal na Rádio São Francisco – 91,3 FM ou net www.psaofranciscodeassis.com.br que hoje receberá Marcos André Collet, agrônomo graduado pela UEM, e atualmente consultor e diretor administrativo do Instituto Maytenus, especialista em agricultura orgânica e também da homeopatia. Imperdível!

Leia mais...

Tudo em família

De Josias de Souza
Empresa de genro e mãe de Paulo Preto teria sido contratada para prestar serviços a consórcio responsável pela construção do Rodoanel em São Paulo.

Leia mais...

Zoom

Foto: DDiArte

Leia mais...

Motivação

Estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que mulheres que têm filhos tem um aumento no número de células do cérebro, tornando-as mais motivadas e com sentimentos de satisfação.

Leia mais...

A era dos tablets

 Foto: Portal Terra
O computador vai virar coisa do passado? Se depender da grandes marcas, como Apple, Samsung, Dell e HP, eles já eram. A novidade são os tablets que já estão chegando ao Brasil.

Leia mais...

Sem patrocínio

"Eu fico pensando. Se eu com anos de carreira estou assim, imagina quem está começando agora e não tem nada? Me perguntam como eu acho que vai ser em 2016. Se não estão investindo agora nos atletas, se não estão olhando para 2012, que é daqui a dois anos, imagina como será 2016?"

Da ginasta Daniele Hypolito, dizendo que está há três meses sem patrocinador.

Leia mais...

Lula visita José Alencar

O presidente Lula visitou nesta sexta-feira (29), o vice-presidente José Alencar que encontra-se internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde subemeteu-se a quimioterapia e tratamento de uma suboclusão intestinal.

Leia mais...

Finados - Horários de missa no Cemitério Municipal de Maringá

No dia 2 de novembro, dia de finados, a programação de missas no Cemitério Municipal de Maringá será a seguinte:

09h - Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier.
10h - Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
11h - Paróquia Divino Espírito Santo.
12h -  Paróquia Pessoal para Japoneses São Francisco Xavier.
14h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida
15h  - Paróquia Santa Rita de Cássia.
16h - Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Glória.
17h - Paróquia São Silvestre I.

Leia mais...

Exercendo a cidadania

O deputado André Vargas enfatiza que vota neste domingo (31), às 9h30, no colégio São José, no Jardim Leonor, em seguida percorre algumas zonas eleitorais para analisar o clima eleitoral. “Vamos votar e aguardar o resultado, que entre 19h e 20h já deve estar bem encaminhado, tendo praticamente os resultados finais da apuração eletrônica.”

Leia mais...

Guarda Municipal treina ações de segurança para o Mundial

 Foto: divulgação
Curitiba segue em ritmo acelerado na preparação para sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Na manhã desta sexta-feira (29), 31 guardas municipais concluíram, com exercício prático na Arena da Baixada, o curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC).
Parceria da Secretaria Municipal de Defesa Social com o Exército, a atividade é direcionada justamente para situações de conflitos em estádios de futebol e outros eventos com grande público.
O curso iniciou na última segunda-feira (25) e, desde então, os guardas estavam confinados em treinamento no Quartel General do Pinheirinho. Comandados pelo chefe da seção de operações, tenente Inácio, logo no início da manhã os guardas conheceram as instalações do estádio – arquibancadas, vestiários, vias de acesso e de fuga.
Na sequência, os guardas simularam um possível confronto contra um grupo de torcedores “vândalos” nas arquibancadas. Cerca de 30 soldados fizeram o papel dos torcedores armados com bexigas com água. Desde o começo do ano, o Exército está colaborando com a preparação da Guarda para atuar no período do Mundial.
O major Edmar Cordeiro explica que este tipo de treinamento prioriza a proteção do patrimônio, autoridades e cidadãos. “Cada ação depende do tipo de transtorno. Por isso é importante que estes guardas estejam bem treinados e já preparados para lidar com situações extremas onde os cidadãos ordeiros precisam de proteção”.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 30 de outubro, é o Dia da Decoração, o Dia do Balconista, o Dia do Comerciário, o Dia do Fisiculturista e o Dia do Ginecologista.

Leia mais...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Para encerrar bem o dia

 

Esta é do "tempo do onça", mas não deixa de ser bonita. Ray Peterson cantando "Corina, Corina".

Leia mais...

Ronaldinho Gaúcho volta à seleção

Ronaldinho Gaúcho foi convocado novamente para a seleção brasileira. O técnico Mano Menezes vai escalá-lo como titular no jogo contra a Argentina.

Leia mais...

Desrespeito à laicidade do Estado

Veja nota divulgada pelo grupo Católicas pelo Direito de Decidir com críticas ao pronunciamento do papa Bento 16 cobrando que os bispos brasileiros se posicionem na campanha política contra o aborto.

Leia mais...

Quem são os verdadeiros Jecas?

"Quem quer Estado apenas na medida em que este garante privilégios; quem tira os sapatos no aeroporto de Miami e entra na justiça para que o porteiro o chame de “doutor”; quem troca direitos por capacidade de consumo; quem sonega impostos e abomina as gambiarras e “gatos” das favelas; quem se queixa da falta de autoridade e do “jeitinho”, mas suborna o policial e espera que as legislações ambientais ou trabalhistas não se apliquem aos seus negócios; quem ainda se comporta como se estivesse com a caravela ancorada, sem nenhum interesse no país a não ser o lucro rápido para partir de novo, e então se queixa de um pais que não “vai para frente” – esses são os verdadeiros jecas do Brasil."

O artigo é de Eduardo Nunes e qualquer semelhança com alguns "cidadãos" que circulam por aí não é mera coincidência.

Leia mais...

Linha masculina

Fotos: Maurício Gomes (Glloss)
A marca de underwear masculina, New Captain, acaba de lançar a linha New Denim, confeccionada com tecidos específicos como viscose modal com elastano, tricoline fio tinto e modal flamê com forro em alfaiataria. Todos os materiais remetem ao jeans. O must have da coleção é uma peça boxer quadriculada, edição limitada, em vários tons de azul, confeccionada no tricoline, no qual os fios da trama são tingidos.
A New Captain aplica as técnicas da alfaiataria na elaboração dos produtos e a cada coleção traz para o mercado uma novidade em conforto, estilo e tendência. Hoje é a marca de ponta no segmento.

Leia mais...

Unimed realiza Gincana Socioambiental com crianças da LBV

As crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) vão participar, neste sábado (30), da 7ª etapa da Gincana Socioambiental da Unimed Maringá. A ação acontece no Centro Comunitário e Educacional da LBV, localizado na Rua Peroíbe, 338, Parque das Grevíleas III, a partir das 8 horas.
A iniciativa tem mobilizado colaboradores, voluntários e parceiros da Cooperativa em várias ações recreativas. Em outras etapas já foram realizadas arrecadação de fraldas, alimentos, roupas, brinquedos, livros e doação de sangue.
O objetivo é promover a integração entre os participantes e, ao mesmo tempo, despertar a conscientização do trabalho em equipe e a importância dos cuidados com o meio ambiente.
Para encerrar o dia festivo, a Unimed Maringá oferecerá um almoço para as crianças da LBV. Logo após será divulgado os grupos que melhor se destacaram nas provas realizadas durante toda a manhã. Serão premiados os três primeiros colocados e os demais grupos receberão prêmios de participação.
Outras informações no telefone (44) 3263-2316.

Leia mais...

Beto Richa se reúne com a bancada federal do Paraná

O governador eleito Beto Richa se reúne em almoço com a bancada federal paranaense na próxima segunda-feira (1), em Curitiba, para discutir as emendas que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União de 2011.Antes do encontro, a bancada tem uma reunião com entidades representativas do Estado para discutir o mesmo tema.
“Terei um diálogo permanente com a bancada federal. As portas do Palácio Iguaçu estarão abertas aos deputados e senadores para o exame das questões de interesse do Estado em Brasília”, disse o governador eleito.
“O Paraná tem sido historicamente relegado a segundo plano na divisão do bolo tributário nacional. É hora de reverter a situação. Com competência técnica na elaboração de projetos e liderança política positiva, vamos ampliar as transferências e recursos federais destinados ao Estado, além de garantir maior efetividade às emendas dos parlamentares paranaenses”, declarou Beto Richa, em referência ao fato de que muitas das propostas, embora incluídas no orçamento, não são executadas pelo governo federal.
Cada parlamentar pode apresentar emendas no valor de até R$ 12,5 milhões e a bancada tem direito de propor 20 emendas coletivas.

Leia mais...

Nenhuma novidade

"Não vejo nenhuma novidade na declaração do Papa. Esse é o comportamento da Igreja Católica desde que ela existe. Se você for ver o que a Igreja Católica falava há 2 mil anos, ela falava exatamente o que o papa falou".

Do presidente Lula sobre a declaração do Bento 16 para que os bispos brasileiros condenem a descriminalização do aborto.

Leia mais...

Auxílio-doença

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve pagar o auxílio-doença referente ao período em que o segurado ficou esperando a concessão do benefício na Justiça --mesmo se ele continuou trabalhando. A decisão é da Turma Recursal do Juizado Especial Federal da 4ª Região, que atende os Estados do Sul, e foi publicada no último dia 26.
Para o INSS, o auxílio-doença não deve ser pago a quem continua trabalhando. Por isso, o instituto pediu que fosse descontado da segurada o valor referente a esse período, mesmo que ela estivesse esperando a concessão do benefício na Justiça.
De acordo com o juiz da ação, o segurado precisa garantir a própria subsistência enquanto não tem a concessão do auxílio-doença. Além disso, trabalhar doente prejudica a saúde do segurado.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Presente do passado



Os afinadíssimos Golden Boys em uma versão de um clássico dos Beatles.

Leia mais...

Porque Dilma?

Tenho recebido algumas críticas com relação à posição política do blog, que apoia a candidata Dilma e por isso tenho sido rotulado de petista. Vamos lá! Eu nunca fui filiado ao Partido dos Trabalhadores, embora tenha ajudado a fundá-lo em 1980. Eu era do PCB, clandestino, que se abrigava numa grande frente de oposição chamada MDB.  Veio o pluripartidarismo, foi então que dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados à Teologia da Libertação, aproveitando a organização dos metalúrgicos do ABCD em São Paulo, começaram de forma tímida, porém com veemência, a criação do partido que ora está no poder. Como o partido ao qual eu pertencia estava na ilegalidade (só foi legalizado em 1985), eu ajudava meus amigos trotskistas no trabalho de filiação, de casa em casa, de fábrica em fábrica. Mas, sentia que não teríamos espaço, pois a Igreja Católica era anticomunista. Uma vez participei, no longínquo ano de 1981, de uma reunião com Lula em Londrina e ele disse com a língua presa ”Só existe duas maneiras de um operário chegar ao poder neste país, ou pela luta armada ou pela aliança com a burguesia”.
Ele estava certo. Vinte anos depois ele fez a aliança com a elite, chegou ao poder, e foi, pelo menos para mim, o melhor presidente que a classe trabalhadora já teve neste país. O mundo mudou, o PT mais ainda. De um partido diferente, ímpar, ele hoje é apenas mais um. Não é de direita, é óbvio. Mas está longe de ser de esquerda. Alguns petistas (eu disse alguns) fazem uma patrulha ideológica, digna de inveja aos fascistas de Mussolini. Como inquisidores jogam na fogueira gente que foi presa, torturada pela ditadura militar, porque lutaram para que hoje tivessem voz, possibilitando assim para que chegassem ao poder. Uma grande maioria de petistas acha (ou tem certeza) que o Brasil começou depois deles, numa verdadeira afronta a memória do país. Tenho vários amigos no PT, e os respeito. Voto no PT (ainda), porque apesar de tudo acho que atualmente é a melhor opção. A Dilma não é candidata dos meus sonhos, mas o Serra com certeza é um pesadelo que não quero ter.

Antonio Santiago

Leia mais...

Padre Zezinho em Maringá

Um dos maiores nomes da música católica brasileira, padre Zezinho estará hoje (29), em Maringá, para celebrar os 50 anos da Paróquia Santo Antônio de Pádua. A apresentação está marcada para logo após a santa missa das 20h. Esta semana a paróquia, que foi a primeira a ser criada em Maringá por Dom Jaime Luiz Coelho após a criação da diocese, está em festa.
Na mesma noite, juntamente com a apresentação do padre Zezinho o público poderá prestigiar o Coral Infanto-juvenil Arquidiocesano de Maringá. Tudo será ao ar livre, sem custo para a população.
Ontem foi lançado um documentário que conta a história da paróquia, com depoimentos de moradores e religiosos que ajudaram a construir a igreja. O DVD pode ser adquirido na secretaria da paróquia por R$10.
No sábado (30), dentro da programação dos 50 anos, será a vez do cantor católico Antônio Cardoso se apresentar. Início logo após a santa missa das 19h.

Leia mais...

Programa legal

Quem assistiu ontem a noite ao programa “Por toda a minha vida”, na Rede Globo, teve a oportunidade ímpar de saber sobre um dos ícones da música brasileira, João Rubinato, mais conhecido como  Adoniran Barbosa. O programa, bem conduzido por Fernanda Lima, mostra como esse italiano mudou o rótulo que São Paulo tinha de túmulo do samba. Em julho quando estive em Sampa, fiz questão de ir conhecer o Bexiga, bairro onde tudo começou para Adoniran. Ontem fiquei conhecendo o “Arnesto” e a “Iracema”, e fiquei fascinado ao rever Elis Regina, a melhor cantora que o Brasil já viu, o sumido Carlinhos Vergueiro e o irreverente Tom Zé (que irei ver no mês que vem, em Londrina). Muito bom. Quem gosta de boa música e não assistiu, com certeza perdeu uma ótima diversão.

Leia mais...

Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, comemora a fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. O acervo tinha 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., tudo acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 29 de outubro de 1810, a biblioteca foi transferida e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. Até o ano de 1814, os estudiosos precisavam de uma autorização prévia para consultá-la.

Leia mais...

Aniversário

Quem aniversaria hoje é a engenheira civil Andréa G. Dougenik. Ela que já é mãe da Natália de dois anos e oito meses, está prestes a dar a luz a Nicholas no princípio de dezembro. Parabéns Andréa que é casada com um americano e reside em Ormond Beach, na Flórida.

Leia mais...

Abram os olhos!

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), que para alguns médicos já é considerado o mal do século. E ocorre mais entre os homens, fruto da hipertensão originada pela vida sedentária e falta de exercícios físicos. Então amigo, tire a bunda do sofá, e faça no mínimo uma caminhada diária. Fazendo isso, você corre menos riscos de deixar a mulher e filhos (ou os dois) sozinhos. Mas pior do que isso é ficar com sequelas e dando trabalho e sofrimento para os outros. Eu estou me garantindo.

Leia mais...

Ah! O amor...

Foto: Daily Mail/Reprodução
Uma agência de encontro de casais da Inglaterra, que só aceita feios nos seus quadros, está celebrando o primeiro noivado entre dois feiosos. O casal Tom Clifford e Janini Walker se conheceu há cerca de um mês e está fazendo planos de trocar alianças.
Então isso significa que caso a natureza não lhe favoreceu, nem tudo está irremediavelmente perdido. Como dizia minha vovozinha, para todo pé torto, existe uma botina.

Leia mais...

Concorrência desleal

Hoje tem show do rei Roberto Carlos em Curitiba, e “de grátis”, que é bem melhor. A RPC faz 50 anos e dá esse presente para os curitibanos. A única preocupação dos organizadores, é que no mesmo horário haverá o “emocionante” debate entre Serra e Dilma. Eles temem que isso esvazie o show.

Leia mais...

Até o Papa...

Depois de Erenice Guerra e Paulo Preto, agora é a vez do papa Bento XVI, meter a colher santa na sucessão presidencial brasileira. Ontem ele recomendou que os bispos brasileiros transformem as missas em comitês eleitorais para candidatos que são contra o aborto. As más línguas dizem que o papa tucanou, ou então isso já é o primeiro passo para a beatificação de Serra.

Leia mais...

A abstenção preocupa

Os tucanos estão com as penas eriçadas devido ao feriadão. É que eles temem, e com razão, serem os mais prejudicados com a abstenção eleitoral. A classe média deve emendar o feriado e ir pegar um bronzeadinho básico nas praias. O neo-santo Serra, está preocupadíssimo.

Leia mais...

Pegando fogo

A briga por secretarias e cargos comissionados no futuro governo está pegando fogo nos bastidores da política nativa. Beto Richa já avisou que só vai cuidar disso após a eleição. Mas a boataria, especulações, montagem de currículos, lobbys e até dossiês correm soltos. O que tem de intrigas e armação, não fica devendo nada as novelas de Sílvio de Abreu.

Leia mais...

Presente do passado



A excelente música francesa dos "anos de chumbo".

Leia mais...

Ninguém merece!

A rainha das gafes, Weslian Roriz (PSC-DF), que concorre ao governo do Distrito Federal, ontem no debate ao dirigir-se ao seu adversário Agnelo Queiroz (PT), chamou-o de "nosso candidato" e de "governador". Mas o supra-sumo foi ao falar sobre a geração de emprego. Ela disse: "Vamos gerar emprego fazendo com que as pessoas sejam capacitadas. Queremos fazer com que em toda Brasília, aqueles necessitados de emprego terão seu emprego garantido. Se eu for eleita, todo trabalhador vai ter seu emprego". E concluiu: "a pessoa não vai ter só desemprego, sua falta de emprego, vai ter sua capacitação".

Leia mais...

Cara de pau tem nome e sobrenome

A vereadora Ana Claudia Nunes (PSDB), da cidade de Santana do Ipanema, em Alagoas, recebeu durante três anos o Bolsa Família. A "pobrezinha" tem um salário de R$ 2.880, mais verba de gabinete, na Câmara daquela cidade, mas falsificou papeis onde dizia ter renda de apenas R$ 70.

Leia mais...

Zoom

Foto de Bruno Rodrigues

Leia mais...

Oscar

O filme  “Lula, o Filho do Brasil”, será apresentado no dia 11 de dezembro para o comitê que selecionará os cinco finalistas na disputa ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011. O resultado será conhecido em janeiro, para a premiação, em fevereiro.

Leia mais...

Política de baixo nível

“Infelizmente, muitos não aprenderam nada com os resultados das urnas e continuam a promover a política de mais baixo nível ao usar estratagemas banais para buscar votos”.

De Marina Silva, repudiando e-mail falso usando o seu nome com apoio à candidatura de José Serra.

Além dos e-mails o blog "Eu vou de Serra 45" criou nota manipulando declarações de Marina. Aliás recebemos diariamente um monte de e-mails com o nome desse blog, com agressões e baixarias de toda espécie.

Leia mais...

Inteligência emocional

Estudo da Universidade Virginia Commonwealth, dos Estados Unidos, revelou que indivíduos que têm a capacidade da inteligência emocional desenvolvida estão mais aptos a trabalhar bem com os colegas, pois são capazes de perceber as emoções em si e nos outros. Segundo os pesquisadores essas pessoas conseguem controlar as frustrações e outras emoções e lidar com elas de forma tranquila.

Leia mais...

Ministra suspende telemarketing agressivo contra Dilma

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi pediu a suspensão de telemarketing feito pela empresa Transit do Brasil em favor do candidato à Presidência da República José Serra (PSDB).
Segundo o pedido de suspensão, feito pela coligação da petista Dilma Rousseff (PT), as ligações falavam de "temas relacionados ao aborto e o caso Erenice Guerra, informando que a candidata Dilma Rousseff é a favor de que mulheres façam aborto, que é corrupta e chefe de quadrilha".
A legislação eleitoral não trata de telemarketing e ligações feitas pelos candidatos. Na decisão proferida nesta quinta-feira, a juíza afirma que, mesmo sem legislação sobre o assunto, a “matéria (é) ofensiva e (...) trisca nos limites proibidos pela propaganda eleitoral”. A juíza também pediu o envio de gravações das mensagens veiculadas para o Tribunal. Como a decisão é liminar, cabe recurso no próprio TSE.

Twitter

No microblog Twitter, os internautas postaram várias mensagens reclamando sobre as ligações. “Hj fui ‘premiada’ c/o telemarketing do mal. Alô, alô, @SoninhaFrancine, pra eleger o Serra precisa esculhambar a Dilma?”, disse a internauta Rita Machado, de São Paulo, em sua página, em referência à coordenadora da campanha online de Serra.

“Boa noite. Recebi hoje duas ligações do telemarketing que fala mal da Dilma, tenho os números... Para quem eu passo???”, questionou Marcelo Camara, do Rio de Janeiro. O internauta de Fortaleza, Ceará, George Baracho afirmou que vai mudar seu voto nas urnas, depois de ter atendido o contato. “Recebi uma ligação de telemarketing falando mal da Dilma. Antes votava nulo, agora é Dilma 13.”

Fonte: Portal Terra

Leia mais...

Soco só da cintura para cima

"Estamos na reta final. Essa eleição foi mais longa que o Carnaval da Bahia... falta o debate da Globo. Bem que a gente podia jogar uma bolinha de papel no Bonner. Tem regras: soco só dá cintura para cima, pode cuspir, comer bolacha não pode. As perguntas vão ser feitas pelos indecisos: “O que eu pergunto? Estou indeciso”. E se os indecisos decidirem mudar para o SBT? No dia da eleição, eles vão decidir não votar, isso sim."

Do José Simão.

Leia mais...

FIA 2010

Acontece no dia 4 de novembro o lançamento da campanha do Fundo Municipal para Infância e Adolescência - FIA 2010, que será promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. O evento terá início às 19h30, na Associação Cocamar, localizado na Avenida Constâncio Pereira Dias, nº. 1000 Distrito Industrial – Maringá - PR.

Leia mais...

Reciclagem

O Brasil conquistou pela nona vez consecutiva o posto de maior reciclador de latinhas do mundo. De um total de 202,5 mil toneladas de latinhas que foram vendidas, 198,8 mil toneladas foram recicladas.

Leia mais...

Grande potencial

O tamanho da reserva de óleo no campo de Libra, na área da camada do pré-sal da bacia de Santos indica potencial de 7,9 bilhões de barris a 16 bilhões de barris de petróleo. Estes números são superiores ao volume do campo de Tupi, cuja reservas estimadas são de 5 bilhões a 8 bilhões de barris. Se for confirmado esse potencial de Libra, o poço pode ser o maior já perfurado no pré-sal.

Leia mais...

É mole ou quer mais?

"É preciso hoje desprivatizar o Estado brasileiro, fazer com que os nossos órgãos governamentais sirvam ao nosso povo".

De José Serra.

Acho que o homem teve uma amnésia e se esqueceu das dezenas de empresas que ele e seu chefe Fernando Henrique privatizaram.

Leia mais...

Datafolha: Dilma venceria as eleições hoje

Pesquisa Datafolha realizada ontem apontou Dilma Rousseff (PT) com 12 pontos sobre José Serra (PSDB).
Se considerados somente os votos válidos Dilma está com 56% e Serra com 44%.
O percentual de indecisos caiu de 8% para 4% em dois dias. Essa redução nesse grupo de eleitores indica que há cada vez menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro e o Dia Mundial da Psoríase.

Leia mais...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Para encerrar bem o dia



Dispensa comentários. Simplesmente divino.

Leia mais...

Ibope aponta Dilma com 14 pontos na frente

Na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quinta-feira (28) , a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece à frente com 57% dos votos válidos, contra 43% de José Serra (PSDB). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos.

Leia mais...

Recado para as meninas bonitas

Hoje (28), em Uberlândia, o candidato José Serra pediu para as "meninas bonitas" conseguirem os votos de seus pretendentes masculinos para ele. No mínimo foi deselegante, pois com esse pedido dirigido às bonitonas, ele mostrou que não deve precisar da ajuda das menos favorecidas, das feiosas.

Leia mais...

Revisão de auxílio-doença

Os segurados que quiserem pedir a revisão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez, da pensão ou do auxílio-acidente em um posto do INSS podem acelerar a solicitação se preencherem modelo de requerimento.
A revisão só vale para quem começou a receber o benefício entre outubro de 2000 e agosto de 2009 e tinha menos de 144 contribuições (12 anos) após julho de 1994. Quem não se enquadra nesse perfil, bem como os segurados que não fizeram nenhuma contribuição depois de 1994, não tem direito ao aumento. Segundo o consultor previdenciário Marco Anflor, do site Assessor Previdenciário, a correção dá um aumento médio de 8%.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Campanha ou procissão?


Foto: Mauro Marques/UOL

Leia mais...

Nota de esclarecimento de UEM

A UEM soltou nota abaixo a respeito das denúncias sobre o Sistema de Cotas Sociais da universidade.

Nos últimos dias, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido notícia, nos diversos meios de comunicação, por suposto equívoco na seleção de alunos no Sistema de Cotas Sociais.

Em face disso, a Reitoria da UEM presta os seguintes esclarecimentos:

1 – Após ampla discussão pela comunidade universitária, a  política de cotas sociais foi criada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEP), por meio da Resolução nº 12/2008, em 14 de maio de 2008, e regulamentada pela Portaria nº 233/2009-GRE, de 23 de março de 2009.

2 – A legislação interna estabelece que para ser aluno cotista, o candidato deve:

a) ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituição pública de ensino e ser proveniente de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo nacional;

b) não ter concluído curso de graduação de nível superior.

3 – No ato da matrícula, os alunos cotistas são obrigados a apresentar os documentos necessários para a comprovação do enquadramento no Sistema, tais como: cópia da carteira de trabalho, contracheque, declaração de imposto de renda, dentre outros.

4 – A Resolução nº 12/2008-CEP e a Portaria nº 233/2009-GRE criaram duas Comissões, sendo uma para a Aferição e outra para a Avaliação do Sistema de Cotas Sociais.

5 – A Comissão de Aferição, responsável pela análise dos documentos dos candidatos, apresentou relatório expondo a metodologia adotada e os resultados obtidos, sendo indeferidas as matrículas de 57 candidatos que não atendiam os critérios exigidos e deferidas as matrículas de 596 candidatos.

6 – Por meio de ofício e abaixo assinado, encaminhados à administração, questionou-se a metodologia adotada pela Comissão de Aferição. A Comissão manteve a sua posição de enquadramento dos cotistas, tendo homologadas as matrículas dos mesmos. Com o objetivo de esclarecer as dúvidas levantadas e manter a lisura do processo envolvendo os trabalhos desta Comissão, a Reitoria instituiu uma Sindicância para analisar o ingresso dos alunos cotistas.

7 – Os trabalhos da Comissão de Sindicância estão em andamento. Entretanto, convém esclarecer que não procede a informação veiculada de que existe família de cotista com salário mensal de R$ 42.018 mil reais mensais e tampouco existe 184 casos suspeitos de benefício indevido. Após trabalho da Comissão de Sindicância, caso seja comprovado algum erro na admissão as matrículas serão canceladas.

8 – Esclarece, ainda, que está ocorrendo a veiculação de informações deturpadas, sem dados comprobatórios, o que pode implicar num retrocesso ao programa de inclusão social implantado pela UEM, que é considerado um avanço para a democratização do ingresso ao ensino superior.

Maringá, 28 de outubro de 2010.
REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Leia mais...

Secretariado

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, afirmou em Campo Mourão, no início da tarde desta quinta-feira (28), que vai se dedicar à formação do secretariado e do restante da equipe de governo a partir de novembro, após o segundo turno das eleições presidenciais.  “Até domingo (31), estou dedicado completamente à eleição de José Serra, depois pensarei no secretariado”, afirmou Richa. “Mas tenho consciência de que o sucesso do governo passa pela escolha de um grande secretariado. Ninguém faz nada sozinho”, disse Richa, para um público de cerca de 1.500 lideranças regionais reunidas no clube 10 de Outubro
Richa lembrou que os secretários de Estado terão de assinar um Contrato de Gestão, com metas claras para todas as áreas do governo. “Teremos o profissionalismo da gestão, tão desejado e que pode produzir resultados concretos em benefício de todos os paranaenses”, disse Richa.

Leia mais...

Dom Anuar vai se encontrar com o Papa Bento XVI

 Foto: divulgação
Os arcebispos e bispos do Regional Sul II da CNBB, Estado do Paraná, estarão em Roma, entre os dias 4 a 13 de novembro, para a visita “ad limina”. A Visita ad limina, ou mais exatamente a visita “ad limina apostolorum” (em português: “visita aos túmulos dos Apóstolos”) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada 5 anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.
Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Nesse período são marcadas várias reuniões nos dicastérios do Vaticano (Congregações, Pontifícios Conselhos e Tribunais).
O Regional Sul II é o penúltimo dos 17 regionais da CNBB a realizar a visita. O último será o Centro-Oeste. Participarão 23 bispos, 21 de Paraná e 2 de São Paulo (Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, que pertenciam ao Regional Sul II).
Dom Anuar Battisit, arcebispo de Maringá presidirá a eucaristia na Basílica Santa Maria Maior no dia 4.

Leia mais...

Ponto facultativo

 Do site do Humberto Henrique

O prefeito de Maringá decretou ponto facultativo para o dia 1º de novembro nas repartições públicas municipais. Às vésperas do feriado de Finados, a data será comemorativa ao Dia do Servidor Público, oficialmente lembrado no dia 28 de outubro. Pelo decreto, funcionarão normalmente apenas os serviços que, “devido sua natureza especial, não podem ser interrompidos”.

Leia mais...

Dia do Servidor

Leia mais...

Lágrimas

Minhas lágrimas caíram em teus caracóis
Beijaram tua alma
Andaram por tua boca

Minhas lágrimas correram por entre seus seios
Fundiram em teu ser
Desejaram teus arrepios

Minhas lágrimas empoçaram no teu umbigo
Escorregaram por teu ventre
Sacudiram tuas pernas.

Minhas lágrimas, disseram o quanto te amo
Minhas lágrimas tornaram-te mulher
Mulher de desejos vadios, mulher.

Mulher de prosa e poesia
Mulher de sonhos e armas,
Menina mulher.

Antonio Santiago

Leia mais...

Ninguém merece!

O ex-governador do Distrito Federal (DF), Joaquim Roriz, deve se achar, pois ele disse a respeito da lei da Ficha Limpa:  'O que eu entendo é que essa lei foi feita única e exclusivamente para atingir Roriz', e ainda falou que esta lei vai ser revogada e que não terá impedimentos nas próximas eleições. Dá para acreditar?

Leia mais...

Teve medo de morrer

No domingo (31) o "Fantástico" vai exibir uma entrevista com a atriz Drica Moraes. Ela contará de sua experiência nos 120 dias que ficou internada em um hospital para submeter-se a um transplante de medula. Drica foi diagnosticada com leucemia em fevereiro e fez uma confissão à repórter Renata Ceribelli: “Dá medo de morrer, passa tudo pela cabeça. Fiquei em uma clausura, janela lacrada, toque zero, não podia abraçar, não podia tocar”.

Leia mais...

Novas promessas de Serra

Leia mais...

Flamengo terá que pagar pensão

O Flamengo vai ter que pagar cerca de 17,5% do salário que o goleiro Bruno recebia no clube, além de eventuais verbas trabalhistas, como pensão para Bruninho, filho do goleiro com Eliza Samudio. A decisão é da juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família do Rio de Janeiro. O goleiro recebia R$ 200 mil mensais.

Leia mais...

Paranoia tucana

"Outra coisa é a nova paranoia do segundo turno: o feriadão. Os tucanos estão desesperados –só tem tucano em cidade que não tem mar: São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Petista não viaja porque não tem Bolsa Viagem! Rararará. Colocaram na cabeça do brasileiro que petista é pobre e tucano, rico."

De José Simão.

Leia mais...

Exposição enfoca a natureza

A Exposição Onde Estou????, que tem como lema uma viagem pelo nosso interior, a expressão dos mais íntimos sentimentos em locações do cotidiano, reúne três artistas plásticos de Maringá: Camila Franco, Mazza e Violin. Os trabalhos (óleo sobre tela) mostram a natureza no caminho do campo à cidade, a experiência de cada artista, sua interpretação do espaço físico.
Franco é também designer e recebeu o Prêmio Aquisição Governo do Estado do Paraná pelo conjunto da obra e Menção Honrosa pelo conjunto da obra na Mostra Paranaense de Artes Visuais em 2006. Mazza, graduada em Comunicação Visual e pós-graduada em Arte-Educação, recebeu Menção Honrosa no Salão Paranaense de 2005. Já ministrou cursos e workshops. Atualmente trabalha com arte e artesanato no Projeto Guenki. Violin é também retratista e caricaturista. Foi o segundo colocado na XVI Exposição Nacional de Artes em 2000 e participou de diversas exposições no Paraná e São Paulo.
A exposição pode ser vista de 4 a 17 de novembro, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, no Museu da Bacia do Paraná. Grupos podem agendar visitas pelo telefone (44) 3011-4294.

Leia mais...

Mais uma cantora na praça

Existe uma máxima que diz que “não existe nada que não possa piorar”. Isso ficou mais claro depois de eu ver a apresentadora Hebe Camargo ontem, em Sampa, lançando um DVD, onde ela interpreta várias canções. Era o que faltava, depois do “sertanejo universitário”, dos padres Pop stars e dos milionários cantores gospel.

Leia mais...

O real valor do Rodoanel

As empreiteiras que construiram o Rodoanel, em São Paulo, estão cobrando do governo o adicional de mais de R$ 180 milhões. A alegação é que a obra encareceu por causa da pressa com que foi feita, pois José Serra queria entregá-la até abril, antes de sair do governo.
Leia mais.

Leia mais...

Pobrezinhos

O lucro líquido do Santander, maior banco da Espanha e número um da zona euro por capitalização na Bolsa, caiu consideravelmente no terceiro trimestre deste ano. O banco espanhol com um monte de aquisições no Brasil (comprou os antigos Noroeste, Meridional, Banespa e Real) teve um lucro líquido de "apenas" 1,635 bilhão de euros (US$ 2,23 bilhões).
Ah, coitadinhos! Tenho tanta pena desses "pobres" banqueiros, principalmente do Santander, que "ganhou" o Banespa dos tucanos, reduziu a um quarto o funcionalismo, manda o lucro conseguido aqui no Brasil a custa do suor dos funcionários para a Espanha e ainda chora "as pitangas" dizendo que lucrou pouco. Por favor, nos poupem!

Leia mais...

Direto do Pará

A minha amiga Simone Melo, curtindo a netinha Valentina. Simone é jornalista e publicitária em Belém, no Pará. Já me convidou inúmeras vezes para ir comer um pato no tucupi, beber suco de açaí e participar do Círio de Nazaré, ou ainda passear na ilha de Marajó. Isso tudo farei, com certeza o ano que vem, caso a Dilma ganhe a eleição.

Leia mais...

Convenção de Malabares e Circo

 Foto: divulgação
Campo Mourão não fica devendo nada a outras cidades do Paraná com relação à cultura. Uma prova disso é o grupo Cia Sou Arte –Arte – Núcleo de Circo que embarca com 15 artistas com destino a 12ª Convenção de Malabares e Circo, que será realizada na cidade de São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Os mourãoenses participarão de oficinas, palestras, espetáculos e intercâmbio que certamente ampliarão o repertório de ideias e técnicas do grupo.

Leia mais...

Horário especial no Parque do Iguaçu

 Foto: Marcos Labanca
A Daniela, que faz relações públicas de graça para a prefeitura de Foz do Iguaçu, pede para avisar a quem for passar o feriadão na fronteira, que devido ao segundo turno das eleições presidenciais, no domingo, 31, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá às 10h e fechará às 18 horas. A medida visa garantir o direito ao voto, em especial aos funcionários da concessionária. Nos demais dias do feriadão de Finados, ou seja, de 30 de outubro a 2 de novembro, a unidade volta ao seu horário normal, das 9h às 17 horas.

Dia 15 de novembro, estarei lá.

Leia mais...

Zoom

Foto de Francisco Mendes

Leia mais...

Em alto mar

O final do ano está aí. E você que gosta de curtir as férias viajando já está na hora de se informar para não ficar frustrado ao descobrir que já está tudo lotado. Uma boa pedida são as viagens de navios. Com preços a partir de U$ 269 os pacotes são bastante atrativos, pois os navios são verdadeiros hotéis cinco estrelas.

Leia mais...

As melhores do mundo

Veja o ranking com as 200 melhores universidades do mundo.

Leia mais...

Trombose

Saiba quais as causas que podem agravar a trombose e previna-se contra a doença. Leia mais.

Leia mais...

Ministério Público de SP vai investigar caso do Metrô

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquérito civil para esclarecer supostas irregularidades na licitação da linha 5 (Lilás) do Metrô de São Paulo. Os nomes com os ganhadores da concorrência já eram sabidos com seis meses de antecedência conforme reportagem da Folha de São Paulo.

Leia mais...

A empresa que foi dada de presente

A mineradora Vale teve um lucro líquido recorde de R$ 10,6 bilhões no terceiro trimestre de 2010,cerca de 253,4% acima do registrado em igual período de 2009, quando ficou em R$ 2,9 bilhões.
Foi esta empresa de todos os brasileiros que os tucanos "deram" por um preço irrisório de 3,3 bilhões de dólares. Para se ter uma ideia o preço total que o Tesouro Nacional do Brasil recebeu pela venda do controle acionário da empresa, equivale hoje a um terço do lucro trimestral da companhia. O valor atual da empresa é de 196 bilhões de dólares. Essa privatização foi controversa por não ter levado em conta o valor potencial das reservas de ferro em possessão da companhia na época, apenas o valor de sua infraestrutura. E agora eles negam tudo, fazem cara de paisagem quando se toca no assunto. Deviam ser presos por dilapidarem as riquezas do país.

Leia mais...

Lei Ficha Limpa está valendo

Com o empate de 5 a 5 ocorrido ontem (27) no julgamento da lei da Ficha Limpa, a norma fica valendo para as eleições deste ano de acordo com o entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia mais...

Sites sobre Mitologia Grega reunidos em livro

 Foto: divulgação
Para quem se interessa por Mitologia Grega ou precisa pesquisar sobre o assunto, o livro 1000 sites de Mitologia Grega pode ser um aliado e tanto. Nessa obra, de autoria de José Beluci Caporalini e Juliana Cristhina Faizano Murari, estão reunidos endereços na web que direcionam o leitor para conhecer o que há de essencial a respeito desse tema. Os autores estão ligados à Universidade Estadual de Maringá. Caporalini é professor de Filosofia Antiga do Departamento de Filosofia e Murari é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.
Publicado pela Editora Clichetec, a obra reúne sites nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, francesa e inglesa, estando agrupados e referendados por essa ordem. Cada endereço contém informações próprias e, muitas vezes, aponta para outros links disponíveis, também ligados ao tema.
Nesse guia, o leitor vai encontrar desde indicações de páginas com conteúdos introdutórios até estudos um pouco mais aprofundados. Em ambas as situações, terá a garantia de estar navegando num ambiente confiável, que lhe dará respaldo aos seus estudos e investigações, afinal está aí um dos méritos do trabalho “de garimpagem”, dos autores. Ou seja, a indicação de endereços respeitáveis.
Entre os sites listados figuram, por exemplo, páginas de universidades renomadas que desenvolvem pesquisas e projetos a respeito de Mitologia Grega, além de artigos e teses relacionados ao tema.
Caporalini explica que a idéia do livro é resultado de um grupo de pesquisa coordenado por ele e do qual Juliana Murari também faz parte. È o Grupo de Mitologia: A pesquisa do mito nos diálogos platônicos. Dos estudos empreendidos no grupo, resultaram alguns artigos escritos à quatro mãos por Caporalini e Murari.

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO