quarta-feira, 16 de março de 2011

Debate irá destacar acidentes nucleares

Desde a última sexta-feira, quando um forte terremoto e um tsunami atingiram o Japão, o mundo todo convive com a ameaça de um desastre nuclear devido a problemas nos reatores da usina de Fukushima. O tema estará em destaque, hoje (16), às 16 horas, na mesa-redonda Meio Ambiente: aspectos teóricos e políticos. O debate será no auditório da Associação de Docentes da UEM, à Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 305.
Um dos convidados para falar sobre essa questão de acidentes nucleares é o professor Nilson Benedito Lopes, do Departamento de Física.  Supervisor de Proteção Radiológica da Universidade, Lopes integra uma seleta lista da Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério de Ciência e Tecnologia, que habilita profissionais para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas. O debate também irá reunir o professor Andréa Paesano Júnior que tem pesquisas na área de análise e caracterização de combustível nuclear.
A mesa-redonda ainda reunirá os professores Luzia Marta Bellini, com reconhecida atuação na área de educação ambiental; Cid Marcos Gonçalves Andrade, irá abordar questões ligadas a energias renováveis; e José Ozinaldo Alves de Sena, que trabalha, entre outros temas, com agroecologia. Outro convidado é Élson dos Santos, representante da Copavi-MST.;
À noite, a partir das 19h30, no auditório da Aduem, haverá outra mesa-redonda, sob o tema Existe uma Política de Acesso e Permanência nas Universidades Públicas? Os debatedores convidados são Catarina Teruco Makiyama, assistente social (PRH); Evaristo Colman (Serviço Social da UEL); André Gasparetto, assessor para Assistência Estudantil da UEM. Um pouco mais cedo, às 19 horas, haverá a apresentação teatral da peça Os três palhaços, de Brecht.
A Calourada 2011 é uma iniciativa do Diretório Central dos Estudantes em conjunto com a Reitoria da Universidade, sob patrocínio da Caixa Econômica Federal. Outras informações no DCE, Bloco 6, sala 2, telefones (44) 3011-4205 e 3011-4522

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO