domingo, 28 de agosto de 2011

Rodeios e maus-tratos aos animais

A regulamentação dos rodeios no Brasil foi sancionada em 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de bem vista, a lei tem pontos polêmicos sobre o malefício causado por certos instrumentos usados pelos peões. Em 2005, a discussão a este respeito se acirrou com a novela América, escrita por Glória Perez e veiculada pela Globo. A trama fala sobre a vida dos participantes de rodeio. Glória foi acusada por grupos de proteção aos animais de estar incentivando este tipo de evento e, por consequência, os maus-tratos dados aos bichos usados nas provas.
Veja a seguir o que alguns instrumentos de rodeio podem causar danos aos animais, segundo estudo realizado por pesquisadores de veterinária e zoologia da USP, Unesp e Universidade Estadual de Londrina:

Sedém ou sedenho
A tira de couro ou crina que é amarrada, ao redor do corpo do animal, na região da virilha causa dor, incômodo e problemas de saúde futuros.

Laço
No caso da disputa para laçar a cabeça e as pernas traseiros do boi, o movimento e a força com que a corda é puxada ocasionam ferimentos e distensões em ligamentos e tendões. A perseguição e aprisionamento de bezerros, por sua vez, incorrem em rupturas na medula espinhal e órgãos internos, além de rompimento da traquéia. Alguns animais chegam a ficar paralíticos ou morrer.

Choques elétricos e mecânicos
São dados para atiçar os animais ou tirá-los de dentro da arena. Causam stress e danos à saúde.

Esporas
Mesmo as não pontiagudas causam ferimentos e lesões.

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO