segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UEM assina termo de cooperação para o PAF

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, assinou, nesta segunda-feira (29), o termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Paraná para o lançamento oficial do Plano Anual de Fiscalização Social (PAF), que é um projeto em que o TCE busca ampliar o envolvimento da sociedade, por meio das instituições que a representam, na fiscalização e avaliação do gasto público.
O PAF Social vem sendo desenvolvido desde o início do ano. Em março, o presidente do TCE, Fernando Augusto Melo Guimarães, esteve na UEM para apresentar o projeto. Na ocasião, ele esclareceu que o objetivo não é apontar e apurar irregularidades, mas avaliar como estão sendo administradas as verbas públicas nos 399 municípios e no governo estadual, por meio de projetos que levem em consideração os anseios da sociedade.  É um projeto que quer identificar onde o dinheiro público pode ser melhor desembolsado, em cada região do Paraná.
A coordenação geral do programa – composta por seis técnicos do Tribunal – e os representantes das instituições de ensino superior já selecionaram quatro áreas de trabalho, de acordo com as necessidades regionais: educação (transporte escolar), saúde (compra de medicamentos), meio ambiente (lixo urbano) e gestão pública (construção de indicadores municipais). As três primeiras áreas serão alvos de auditorias piloto e a quarta, de uma pesquisa acadêmica.
A partir de agora, a UEM e as demais universidades e faculdades que integram o programa envolverão seus professores e alunos diretamente no projeto. Seguindo a grade curricular de cada curso, eles farão pesquisas de campo, avaliarão a efetividade dos gastos nas áreas em análise, contribuirão na elaboração de indicadores e aplicarão as metodologias de auditoria operacional desenvolvidas pelo TCE.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO