sábado, 17 de setembro de 2011

Metrô de Curitiba

Depois da notícia dada esta semana de que o governo federal investirá R$ 1 bilhão em recursos a fundo perdido para a instalação do metrô curitibano e que a presidenta Dilma Rousseff deverá vir com a ministra Gleisi Hoffmann à Curitiba nos próximos dias para anunciar oficialmente essa decisão, o vereador Pedro Paulo Costa, do PT municipal, quer agora discutir o modelo de gestão dessa obra e o seu funcionamento. “O PT deve puxar um debate público e transparente sobre a administração e o retorno desse empreendimento. É uma obra que tem custo elevado e precisamos de todo rigor para fazer com que gere não só o conforto ao usuário do transporte coletivo em Curitiba, mas que signifique um patrimônio público de fato”, disse.
O receio do vereador é motivado pelo histórico de gestão do transporte coletivo na capital do Paraná. “Os paulistanos têm no metrô uma referência positiva de gestão estatal. A URBS, a gente ‘sabe’ como funciona: é uma caixa-preta em termos de controle social!”, advertiu Pedro Paulo. Ele sugere que se estude as diferentes iniciativas de gestão existentes no país, como em São Paulo, em Porto Alegre, em Belo Horizonte e Brasília.

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