sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O primeiro álbum de Roberto Carlos

Por J. C. Cecílio*

Para quem não conhece, pois é raríssimo, o primeiro álbum de Roberto Carlos (por ele renegado):

1961 – Louco Por Você
Não é Por Mim / Olhando Estrelas (Look For a Star) / Só Você / Mr. Sandman / Ser Bem / Chore Por Mim (Cry Me A River) / Louco Por Você (Careful, Careful) / Linda / Chorei / Se Você Gostou / Solo Per Te / Eternamente (Forever)

Este álbum é  considerado por colecionadores como um dos discos nacionais mais raros, e cercado de rumores de que o próprio Rei o teria "renegado", "Louco por Você" chega hoje a atingir o preço de R$ 3.500.
O preço é até modesto, perto de raridades estrangeiras, como gravações de de Elvis, que podem chegar a US 10 mil (cerca de R$ 28 mil), mesmo assim, coloca "Louco por Você" como um dos discos brasileiros mais caros, ao lado da edição original em vinil de "Coisas", de Moacir Santos, relançado recentemente em CD.
Não há explicações oficiais para o não relançamento até hoje desse disco, que, produzido pelo "rei da pilantragem" Carlos Imperial, mostra uma fase pouco conhecida de Roberto Carlos, pré-jovem guarda, em que o cantor se dedicou a um repertório de boleros, tcha-tcha-tchas, baladas e até bossa nova, ainda completamente à parte do iê-iê-iê que o consagraria anos mais tarde.
Outra "lenda" que cerca o disco, dá conta de que o cantor não queria que ele fosse relançado por causa de um desentendimento que teve com Carlos Imperial, produtor do disco e "padrinho" do cantor em seu início de carreira.
E segundo o próprio Roberto, na mesma entrevista, a fase registrada nesse primeiro disco, teria fechado portas em sua carreira, pois ele passou a ser considerado por muitos um mero "imitador" de João Gilberto.
A capa do LP, aliás, é a única em toda a discografia de RC que não traz uma foto sua. A imagem de um casal segurando uma flor foi "roubada" de um disco do tecladista americano Ken Griffin.
Eu tenho um CD (mais ou menos, pirata, pois é bem impresso) - Quando ouço sempre me dá uma crise de risos. Repertório horrível e plagiado!

J. C. Cecílio pilota o blog  MPB

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO