terça-feira, 4 de outubro de 2011

Senador Sérgio Souza participa de missão na Antártica

Foto: divulgação
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso, conheceu o trabalho de pesquisa realizado pelo Brasil no continente Antártico. A convite da Marinha, o parlamentar acompanhou a Operação Antártica XXIX , que periodicamente viaja até o polo sul levando apoio aos brasileiros que permanecem na base encravada no solo antártico. Anualmente, o país envia em média dez missões como esta para a Antártica para efetuar a troca da equipe e abastecer a estação brasileira com alimentos, remédios e outros suprimentos necessários.
Junto com a comitiva brasileira, de cerca de 50 pessoas, o senador visitou a base chilena “Presidente Eduardo Frei”, uma das maiores que existem na Antártica. As condições climáticas desta época do ano não permitiram o acesso até a estação brasileira Comandante Ferraz. “Foi uma experiência única poder ver um pouco das ações brasileiras na Antártica e saber que o Brasil está presente naquele território o ano todo, 24 horas por dia, dando uma contribuição significativa para a preservação da região mais intocada do planeta”, ressalta.
Desde 1982, o Brasil mantém o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma das grandes conquistas nacionais. Os estudos realizados por brasileiros naquela região têm trazido conhecimentos fundamentais sobre fenômenos naturais que afetam direta ou indiretamente a população e que têm a sua origem nas regiões polares.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO