quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fim do fator previdenciário

A proposta do governo para substituir o fator previdenciário nas aposentadorias do INSS só deve ser divulgada depois que for aprovada a nova aposentadoria dos servidores públicos federais, segundo o ministro da Previdência, Garibaldi Alves.
Em agosto, ele disse que o projeto seria apresentado às centrais sindicais até dezembro.
"Acredito que neste final de ano não seja mais viável, apesar do empenho."
Para Garibaldi, as duas questões são prioritárias, mas agora a estratégia do Executivo é manter o foco na previdência dos servidores federais.
Sua expectativa é que o projeto de lei do fundo complementar para os servidores seja votado na Câmara dos Deputados em dezembro e vá para o Senado neste ano.

Fonte: Agora SP

1 comentários:

Jorge Moacyr,  24 de novembro de 2011 às 19:12  

DEZ RAZÕES PARA REVER O FATOR PREVIDENCIÁRIO

01. O Fator Previdenciário reduz indevidamente as aposentadorias dos que completam 35 anos de contribuição e 60 de idade.

02. O Fator Previdenciário incide somente sobre os trabalhadores do regime geral.

03. O Fator Previdenciário faz com que os mais pobres que iniciam cedo no mercado de trabalho tenham que contribuir por mais tempo.

04. O Fator Previdenciário leva em conta a expectativa de vida das mulheres ao calcular a aposentadoria dos homens.

05. O Fator Previdenciário prejudica mais as pessoas que aniversariam em dezembro.

06. O Fator Previdenciário diminui muito as aposentadorias dos que completam o tempo de contribuição exigido e por motivo de emprego e/ou saúde debilitada não possuem mais a capacidade contributiva.

07. O Fator Previdenciário pode fazer com que uma trabalhadora que se aposenta após 30 anos de contribuição receba menos do que as que se aposentam por idade com apenas 15 de contribuição.

08. O Fator Previdenciário já foi julgado inconstitucional por apresentar enorme complexidade.

09. O Fator Previdenciário induz as pessoas a se aposentarem enquanto trabalham, para somar as rendas, buscando depois a desaposentadoria.

10. O Fator Previdenciário não mais estimula as pessoas a se aposentarem com idade adequada.

O ideal seria substituir o Fator Previdenciário pelo *Fator Incentivo e conceder aumento real aos já aposentados.
*facultativo aos que completam o tempo de contribuição e desejarem postergar a aposentadoria, recebendo por isto um bônus para cada ano a mais de contribuição.
Atende as necessidades da previdência sem ferir as expectativas dos segurados, e oferece aos contribuintes a possibilidade de melhorar a aposentadoria sem precisar aposentar-se e continuar trabalhando.

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO