sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Histórias do futebol

O hino do time exalta: Botafogo, Botafogo / Campeão desde 1910. A verdade, porém, é que o Botafogo de Futebol e Regatas só foi fundado décadas depois. No bairro carioca havia dois clubes: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. Em geral, as famílias da região eram sócias de ambos e havia um movimento para que se fundissem. Mas um certo clima de rivalidade adiava o intento.
Em 1942, os clubes se enfrentaram numa partida de basquete. O jogador Armando Albano, do Botafogo F.C., chegou atrasado ao ginásio, mal se aqueceu e entrou em quadra. Durante o intervalo, teve um ataque cardíaco fatal. A partida foi interrompida. Comoção no ginásio.
Enquanto os companheiros carregavam o corpo do atleta pelas ruas do bairro, o presidente do clube de regatas declarou: “Comunico a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não disputarão mais”. O outro presidente reforçou: “Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor: o Botafogo”. Lá mesmo acertaram a fusão, que seria sacramentada em 8 de dezembro de 1942. Daí em diante o time de futebol passou a ostentar a estrela solitária sobre o coração.

Fonte: Almanaque Brasil

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO