domingo, 4 de dezembro de 2011

Expansão e fortalecimento das IES

Durante um seminário técnico realizado, nesta sexta-feira (2), em Curitiba, os reitores das universidades estaduais e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, entregaram ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, uma carta de intenções para viabilizar a expansão e o fortalecimento das universidades estaduais paranaenses.
Por meio deste documento, será definida a contrapartida do MEC em recursos financeiros para viabilizar a adesão das universidades estaduais ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de forma  a selecionar os candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Segundo o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, que também foi um dos signatários da Carta de Intenções, cada instituição vai discutir agora com sua comunidade se vai aderir ao Sisu e, em caso afirmativo, de que maneira isso deverá ocorrer, além de definir qual o número de vagas a ser ampliado na universidade.
De acordo com Prates Filho, isso passará pela análise dos conselhos superiores competentes. Ele considera que o evento “foi um marco”, já que o governo federal pode vir a auxiliar no financiamento do custeio das universidades, repassando recursos financeiros para a expansão das vagas em cursos de graduação nas áreas de licenciatura, das engenharias e de saúde; infra-estrutura (aumento do espaço físico e aquisição de equipamentos); programas para a extensão; mobilidade internacional e investimento na assistência estudantil.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO