quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

História de revolta no PR é registrada em livro da Eduem

O Levante dos Posseiros: a revolta camponesa de Porecatu e a ação do Partido Comunista Brasileiro no campo. Este é o título do livro que Angelo Priori*,  professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), , acaba de lançar pela editora da Instituição, a Eduem.
A obra analisa a revolta camponesa de Porecatu, movimento social de resistência, articulado por camponeses em defesa da posse da terra, na região Norte do estado do Paraná, nos anos 1940 e 1950. Esse movimento tomou corpo e forma a partir da intervenção de militantes e dirigentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, por meio de uma ampla rede de solidariedade (fornecimento de armas, alimentos, roupas, remédios e dinheiro), conseguiram organizar a luta armada por um período superior a dois anos.
O estudo foi realizado tendo como base os documentos e relatórios produzidos pela Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná (DOPS/PR), pelo Partido Comunista Brasileiro, pelo Fórum da Comarca de Porecatu e por uma ampla gama de reportagens sobre o episódio, publicada em jornais e revistas da época.

*Angelo Prior é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UEM.
Publicou outros títulos pela Eduem: O Protesto do Trabalho: história das lutas sociais dos trabalhadores rurais do Paraná (1996); O Mundo do Trabalho e a Política: ensaios interdisciplinares (2000); História, Memória e Patrimônio (2009); e Introdução aos Estudos Históricos [coleção EAD] (2010).
Outras informações, com o professor Ângelo Priori, por meio do Departamento de História da UEM. O telefone é o (44) 3011-4328.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO