quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Você é feliz em sua profissão?

Por Dom Anuar Battisti*

Recentemente a publicação norte-americana de economia e finanças, Forbes, divulgou uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, que aponta as 10 profissões que contam com profissionais que declaram ser "felizes" com a sua escolha. Para a surpresa de muitos, são os clérigos - padres - que lideram o ranking.

Na sequência estão os bombeiros, fisioterapeutas, escritores, professores de educação especial, professores, artistas, psicólogos, vendedores de serviços financeiros e engenheiros de operação. Para nós, como Igreja, é evidente que esse resultado nos dá ânimo, nos deixa feliz.

Frequentemente a Igreja é atacada por causa dos erros de alguns de seus filhos que pecam, que erram, que fazem coisas totalmente contrárias ao Evangelho e a Doutrina Católica. Quando esses erros ganham publicidade, dificilmente sobra espaço na mídia para mostrar que a realidade integral deste corpo é muito mais, muito maior, do que os erros de alguns. Também é assim com outras instituições.

Entretanto, a citada pesquisa da Universidade de Chicago nos mostra claramente que apesar da onda de ataque à Igreja , o clero se mantém convicto na certeza de que foi chamado por Jesus a uma missão. Certeza inabalável. E quando há essa certeza, há felicidade no coração.
Muitas vezes os erros de alguns tentam tirar o brilho da organização que você é colaborador. E sabe qual o motivo que faz essas pessoas mancharem a imagem da instituição que você tanto ama? Elas não são felizes. Não fizeram a escolha certa. Todos nós somos pecadores, temos nossas falhas. Mas só cometem falhas condenáveis dentro de uma empresa ou organização, aqueles que não são felizes, que estão fora dos objetivos propostos.

A felicidade no ambiente de trabalho só é possível quando as duas partes envolvidas entram em acordo, ou seja, quando o objetivo é o mesmo. No nosso caso, nossa meta é evangelizar. Qu ando perdemos esse foco, perdemos tudo. Perdemos a felicidade. O essencial em nossas vidas deve ser questionado diariamente para não perdermos o foco.

Se na sua família o seu objetivo já não é mais amar os seus, é fundamental que você refaça a sua metodologia familiar para que você volte a encontrar na base familiar o sentido da sua vocação de pai, de mãe, de filho ou filha, irmão ou irmã. Diferente da profissão, não é saudável que troquemos de família como muitos trocam de emprego.

Se no seu ambiente de trabalho você não consegue mais ver a felicidade nos pequenos gestos, talvez seja a hora de você reavaliar a sua escolha profissional. Profissionais infelizes estragam a sociedade, assim como religiosos infelizes podem comprometer a vida da Igreja de Cristo.

Deus nos criou para a felicidade. Por isso, não perca tempo em rever as suas escolhas. Quando as escolhas são erradas, você poderá carregar fardos pesados demais durante a vida inteira. Você é feliz no seu estado de vida, na sua profissão? É a pergunta que venho fazer hoje, quase no encerramento deste ano. Peço a Deus que sempre te ilumine nas suas escolhas. Quero também dar graças pela escolha que fiz há 31 anos, quando fui ordenado padre. Obrigado Senhor Jesus pela feliz missão que me confiaste.

*Dom Anuar Battisti é arcebispo de Maringá

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO