1969. O mundo estava em ebulição. Guerra fria, corrida espacial, conflitos no Vietnam, movimento hippie, sexo livre, descoberta da pílula anticoncepcional, estudantes protestando no mundo inteiro, principalmente na França. Enquanto isso no Brasil a ditadura estava no auge com o AI5 (Ato Institucional nº 5) que acabava com as liberdades individuais e cerceava a imprensa livre e calava os artistas que ousavam se manifestar. Na música, teatro, cinema e literatura, apesar da proibição, surgiam protestos em forma de música e arte. Oduvaldo Viana, Augusto Boal, Plinio Marcos, teatrólogos e por outro lado Chico Buarque, Geraldo Vandré, Taiguara, Torquato Neto faziam música em que colocavam nas entrelinhas mensagens contra o sistema vigente. Na sétima arte Glauber Rocha se destacava. Surgia também O Pasquim, jornal alternativo que fez nome na década de 60 e 70. Seus principais redatores eram Ziraldo, Millor Fernandes, Tarso de Castro, Aldir Blanc, Jaguar, Ferreira Gullar, Paulo Francis, Henfill, Nani, Guidacci e tantos outros.Neste contexto, acontecia nos Estados Unidos aquela que seria a maior manifestação de contestação no mundo inteiro. Reunidos em uma fazenda por três dias jovens de quase todos os países fizeram o que ainda hoje é lembrado como o maior festival de rock que se tem notícia, o Woodstock. A mensagem principal era Paz e Amor e num chuvoso fim de semana meio milhão de jovens cantaram, dançaram, fizeram amor e fumaram muita maconha. Grandes nomes da música se revezaram no palco como Jimy Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, Carlos Santana, The Who e muitos outros.
Depois de Woodstock o mundo nunca mais foi o mesmo. Mudaram-se comportamentos, mudaram-se conceitos e costumes. Este ano comemoramos 40 anos desse evento que revolucionou toda uma geração.
Antonio Santiago
Realmente o mundo nunca mais foi o mesmo...e nem o jovem. Hoje os nossos jovens sequer sabem o que é um manifesto, muito menos um apelo à paz e ao amor. Quem dera eu pudesse dizer: Eu fui!!!!!
ResponderExcluirTENHO 47 ANOS E SEI O QUE FOI PAZ E AMOR E RESPEITO PELO PROXIMO...O PESSOAL HOJE SABE O QUE É GUERRA SEXO PODRE E DESRESPEITO FICA O PASSADO QUE O FUTURO ESTA ACABAR
ResponderExcluir