domingo, 28 de março de 2010

Sétima arte

O filme que vou comentar hoje é bem antigo. Desses que se tornaram raridade. Estou me referindo ao filme “O Cangaceiro”, o primeiro longa-metragem de Lima Barreto, filmado em 1953. Com fotografia em preto-e-branco, este filme foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Premiado no Festival de Cannes, na França, ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora com a música "Olê muié rendeira", interpretada pela também atriz Vanja Orico.
Um grande elenco estrela “O Cangaceiro”. Entre os muitos artistas estão: Milton Ribeiro, Marisa Prado, Alberto Ruschel, Vanja Orico e Adoniran Barbosa.
Com figurino de Caribé e diálogos de Rachel de Queiroz tem cenas antológicas, como quando o grupo de cangaceiros cavalga ao som de 'Mulher Rendeira' em fila indiana subindo um morro. A história foi baseada em Lampião, a maior lenda do sertão, e que junto com sua Maria Bonita e o bando todo, aterrorizou os rincões do Nordeste.
Foi exibido em mais de 80 países, só na França ficou cinco anos em cartaz. Um primor de filme, que vale a pena assistir. Ah, qualquer semelhança do personagem principal com políticos atuais é apenas mera coincidência.

Antonio Santiago

3 comentários:

  1. Por alguns instantes pensei que se tratasse de dois irmãos políticos aqui da região

    ResponderExcluir
  2. Voces podem me indicar algum filme argentino?

    ResponderExcluir

Seja cuidadoso com os seus comentários. Ofensas e agressões pessoais não serão aceitas.