sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Pequenos produtores vão pagar juros menores"

Foto: J. Freitas
As novas regras do crédito rural que devem ser anunciadas pelo governo no começo de junho vão garantir aos pequenos produtores rurais taxas de juros menores do que atualmente pagam. Esta é a avaliação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ressalta que as regras em gestação pelo governo preveem a equiparação das taxas de juros do crédito rural dos pequenos com os grandes produtores. "A proposta prevê uma descomoditização da política agrícola, ou seja, os produtores de arroz e feijão, atualmente, pagam juros mais altos do que um produtor de soja ou de milho, porque essas culturas figuram como prioridade de exportação. Mas sendo equiparados, a medida atingirá praticamente a maioria dos agricultores do País", comemora.
Gleisi diz que no conjunto das novas regras do crédito rural, merece destaque a simplificação dos procedimentos na hora do fechamento do empréstimo. "O crédito a partir de agora será individual e será liberado por CPF do beneficiário. Não será por cultura que o agricultor vai plantar", afirmou.
A senadora explica que na norma vigente, para se fazer uma operação de crédito rural com o banco - seja oficial ou privado -  o interessado deve indicar qual é a cultura que vai estar atrelada o crédito rural. "Às vezes, o produtor começa uma plantação com antecedência e quando chega a planta, percebe que não há condições ideais de cultivo. Se ele resolver, então, mudar de cultura, não pode voltar atrás do crédito tomado. Com as novas regras, o que vai valer é o CPF do agricultor, que terá liberdade de plantar", salienta.

Um comentário:

  1. Pequenos produtores...não acreditem...é tudo "balela"...pura politicagem...Se souberem fazer contas,verão que pagaram tudo e mais um pouco.

    Bjka!

    ResponderExcluir

Seja cuidadoso com os seus comentários. Ofensas e agressões pessoais não serão aceitas.