Por Maria Newnun
Iniciado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa começou com ações simples, como o uso do laço rosa, distribuído numa corrida organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em Nova York em 1990. O Laço Rosa tornou-se, desde então, símbolo mundial da luta contra o câncer da mama e Outubro Rosa foi abraçado por empresas, organizações públicas e privadas comprometidas em promover o diagnóstico precoce da doença e alertar as mulheres sobre a importância do auto-exame mensal.
No Brasil, as ações se multiplicam em diversos setores da sociedade preocupados em evidenciar o compromisso e o cuidado com as mulheres. Shoppings, empresas, escolas, monumentos e até o Congresso Nacional se iluminam de Rosa, visando criar um clima contagiante e ao mesmo tempo leve, para lembrar as mulheres de se tocarem. Juntamente com atividades lúdicas, algumas empresas e entidades instalam stands onde profissionais ensinam as regras básicas do toque nas mamas e realizam o exames mais complexos, como o da mamografia.
O Outubro Rosa também deve despertar as mulheres a investigarem quanto e quais são os investimentos e as políticas públicas destinadas à saúde, em especial, à saúde da mulher. Essa investigação deve começar pela secretaria de saúde do município e na Prefeitura que, pela lei, deve disponibilizar esses dados em seus portais de transparência.
Fique atenta mulher! Olhe ao seu redor, veja quais são as ações “Rosa” praticadas por seu supermercado, seu shopping center, seu posto de saúde ou de combustível, sua igreja, sua câmara municipal, seu vereador/a; seu prefeito/a… Se não podem dedicar um mês para cuidar de você, que cuida de todo mundo, então não merecem sua fidelidade.
Veja nesse link quando e como se faz o auto-exame nas mamas www.cancerdemama.com.br
Se toca menina… Se toca mulher…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja cuidadoso com os seus comentários. Ofensas e agressões pessoais não serão aceitas.