quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

De um leitor indignado

Por Douglas Benicio de Oliveira

Semana passada estive em um seminário de extensão universitária na cidade de Santa Maria-RS. Aproveitando a viagem, resolvi reparar nas diferenças do transporte público urbano entre lá e aqui. A primeira diferença foi clara, em Santa Maria nao existe o monopólio que acaba prejudicando a população e consequentemente enriquece as "autoridades" eleitas pelo povo com propinas.
Quando fui pegar o ônibus para ir da Universidade Federal até o centro (cerca de 15km de distância), fiquei menos que 10 minutos no ponto esperando. Enquanto aqui, para eu pegar a linha 415, do ponto final onde moro, até o centro, demoro cerca de 20 minutos.
O trajeto de Santa Maria é rápido, sem muitas paradas inúteis e sem muitas voltas. Enquanto aqui, na linha onde faço o trajeto, a demora é dada pelas volta inúteis que programaram para a 415 fazer. O sistema de alimentação de Santa Maria não é do tipo radial (bairro-terminal), igual aqui. Lá existe o sistema radial, mas o principal sistema é interbairros. Sem falar da tarifa: R$ 2,00 numa cidade do mesmo porte que Maringá e os veículos são muito melhores.
O que se conclui é que a cidade de Maringá não tem planejamento.
Onde já se viu uma cidade que se diz sede de uma região metropolitana obrigar as pessoas pegar ônibus de hora em hora como em algumas linhas? Onde já se viu as pessoas nao terem nem um terminal decente para caso um dia de chuva?
Os ônibus desta cidade são desconfortáveis e muito demorados, uma vez que se a cidade tivesse planejamento, ao menos a linha que pego, a 415, demoraria menos que 25 minutos para cumprir o trajeto bairro-centro.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO