Leituras em Cena
Na sexta-feira (27), a partir das 20h30, no SESC de Campo Mourão, acontecerá mais um evento na área da dramaturgia: Leituras em Cena do espetáculo “Blasted” (“Devastados”), de Sarah Kane. A oficina será conduzida pela doutoranda em Artes Ciências Juliana Pamplina (Universidade Federal do Rio de Janeiro), enquanto o encenador será Carlos Soares.
Os convites devem ser retirados antecipadamente no SESC e os organizadores adiantam: Trata-se de uma leitura cênica com jeito de montagem teatral. O elenco é formado por Alexandre Felix, Arlete Nascimento, Cassiana Soares, Edna Machado, Geovane Rodrigues, Janaiana Marques, Juliano Lima, Paulo Henrique, Paulo Oliveira e Tássio Brosa. A promoção não é recomendada para menores de 16 anos.
A oficina explora conceitos que norteiam a obra de Sarah Kate, investigando quais são e como são produzidos transtornos formais específicos ou recorrentes em suas peças. “Transtornos Dramatúrgicos em Sarah Kane – Apagamentos e Interrupções” é o título da oficina que será conduzida por Juliana Pamplona, que também é autora teatral e editora do site Fórum Virtual de Literatura e Teatro. Carlos Soares dividiu o texto em cinco blocos. Em cada um deles, os atores e atrizes vão se revezar nos papéis de Ian, de Cate e do soldado anônimo.
Sarah Kate foi atriz, diretora e dramaturga inglesa. Estudou teatro na Universidade de Bristol e especializou-se em Artes na Universidade de Birmingham. Mel Kenyon encantou-se sua sua peça Blasted – uma produção estudantil – e tornou-se seu agente. A partir daí, muitos dos seus trabalhos passaram a ser apresentados no Royal Court Theatre e logo reconhecidos e encenados. A obra de Sarah Kane se caracteriza pela profundidade psicológica dos personagens e pelas imagens agressivas e chocantes. A depressão fez com que Sarah Kane cometesse suicídio, enforcando-se no banheiro do London’s King’s College Hospital, aos 28 anos. Atualmente ela é considerada a maior dramaturga do final do século 20 na Inglaterra e sua obra é encenada pelo mundo.
0 comentários:
Postar um comentário