Hortas comunitárias de Sarandi beneficiam 760 famílias
Foto: divulgação
Os moradores do município de Sarandi descobriram uma oportunidade de renda e de melhoria na alimentação com a produção orgânica. Mais uma horta comunitária foi inaugurada no Jardim Monterey, em Sarandi. Já são 14 hortas implantadas e uma iniciada no Jardim Novo Bertioga. As hortas comunitárias de Sarandi são apoiadas pela prefeitura municipal, pela Eletrosul pela ONG Brasil Fauna e Flora Sul e pelas associação de moradores. São plantadas 40 modalidades de verduras e hortaliças.Segundo Carlos Klichowski, ambientalista, este projeto das hortas mudou a vida de muitas famílias da cidade. “Muitas pessoas encontraram a verdadeira vocação, cuidando das hortas. A qualidade de vida mudou muito. São famílias inteiras que ganham o sustento comercializando os nossos produtos, alguns conseguem uma renda mensal maior que R$ 1000 reais mensais. Nós abastecemos hoje 14 restaurantes e três supermercados de Sarandi que pegam nossas verduras, semi orgânicas”.
O ambientalista conta que o próximo passo é formar a cooperativa. “A formação da cooperativa vai melhorar a nossa distribuição. Estou copiando um projeto que já esta sendo adotado na região metropolitana de Curitiba, para discutirmos com o prefeito Carlos de Paula. Com a cooperativa obteremos o selo de qualidade, isto nos dará direito ao código de barras e outros benefícios, assim poderemos fornecer para as grandes redes de supermercados”.
O programa Hortas Comunitárias oferece às comunidades vizinhas das linhas de transmissão a oportunidade de terem um espaço para plantar, reforçar o orçamento familiar e diversificar a alimentação. Com c programa a Eletrosul, evita que haja ocupações irregulares nas faixas junto às linhas de transmissão de energia. Além de ceder o espaço, a Eletrosul arca com os custos de mão-de-obra para preparar o espaço, horas-máquina, limpeza, cercamento do terreno, terraplenagem e sementes e mudas. As prefeituras municipais oferecem água, apoio técnico e insumos.
0 comentários:
Postar um comentário