MBP homenageia construtor da casa que é sede do Museu
Foto: divulgação
Os coordenadores do Museu da Bacia do Paraná (MBP) presentearam o pioneiro Izaltino Machado, 81 anos, com um painel fotográfico da fachada do Museu. A homenagem se justifica: ele foi o construtor da casa de madeira, hoje instalada no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, que abriga o MBP.Originalmente essa casa foi erguida em 1946, na esquina da Avenida Brasil com a Rua Duque de Caxias e, segundo consta, foi a primeira residência de madeira construída em Maringá, servindo como moradia de Alfredo Nyffler, então diretor Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná.
Tempos depois, a casa foi desmontada e reconstruída no câmpus tal qual era originalmente. Sr. Izaltino conta foi convidado a acompanhar tudo de perto e relembra seu contentamento quando soube que aquela construção abrigaria um museu cuja proposta seria preservar a história dos pioneiros de Maringá.
Izaltino Machado chegou no Paraná em 1943, vindo do sul de Minas Gerais. Em 1945 mudou-se para Maringá, indo trabalhar na Companhia de Melhoramentos. Esteve entre os fundadores da Associação dos Pioneiros de Maringá, sendo o primeiro presidente da entidade. Atualmente está na vice-presidência.
Segundo ele, o painel fotográfico que recebeu vai para a sua coleção particular, junto com outras homenagens que recebeu como pioneiro de Maringá.
1 comentários:
Santiago, eu fico aqui pensando...
São tantas homenagens aos pioneiros e pioneiras... Será que eles realmente merecem tudo isso?
Fotógrafos, médicos, bombeiros.... as mulheres, geralmente, são somente espesas de, filhas de, e as prostitutas, têm vez nessa associação? será que a prostituta mais antiga da cidade já recebeu algum tipo de homenagens?? Nunca ouvi falar que já recebeu.
Logo, eu penso que não recebeu por dar algum certo incômodo para alguns pioneiros dessa cidadela. A coisa aqui fede. O cidade que tem sujeira. A política que o diga. Vamos lá gente, deem algum mérito para essa mulher.
Afinal, no passado, e no presente também, ela deu alegrias a muitos pioneiros e também é pioneira nesta província.
Postar um comentário