segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dormir de barriga para cima

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de publicar uma recomendação oficial para que os bebês durmam de barriga para cima, e não de lado ou de bruços, para evitar casos de síndrome da morte súbita, uma das principais causas de morte de bebês com até um ano. A recomendação da sociedade foi baseada em vários estudos clínicos internacionais que mostraram que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. Segundo a pediatra Magda Lahorgue Nunes, coordenadora do Grupo de Estudo do Sono na Infância da SBP, praticamente todos os países desenvolvidos adotam essa posição para evitar o problema, e o Brasil é um dos últimos a oficializar essa recomendação.
"O hábito de deixar o bebê dormir de lado está enraizado na nossa cultura. Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade. Além disso, ainda há muito desconhecimento e resistência dos próprios pediatras", afirma Nunes.
A pediatra Elsa Giugliani, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança do Ministério da Saúde concorda que há resistência dos pediatras em orientar os pais a colocarem o bebê nessa posição. Giugliani diz que, desde 2007, o ministério passou a publicar essa recomendação na cartilha da criança (documento entregue para todas as mães após o parto) e que, mesmo assim, os pediatras ainda não são unânimes em passar essa orientação aos pais.
"A reação dos pediatras foi muito forte e contrária à recomendação. Houve muitas críticas. Mas, como vários estudos comprovam que a melhor posição é de barriga para cima, tenho absoluta tranquilidade em fazer essa recomendação", diz.

Esta recomendação também faz parte de uma campanha da Pastoral da Criança.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO