terça-feira, 25 de maio de 2010

Saiba mais sobre o país da Copa

Situada no extremo sul do continente africano, a República da África do Sul tem 1.221.037 km² e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico.
A população é estimada em aproximadamente 50 milhões de pessoas. 70% são negros, 12% são brancos descendentes de holandeses e ingleses, 13% são euroafricanos, 3% são indianos e as outras etnias representam 2%. Os principais centros urbanos são Cidade do Cabo e Johannesburgo. A atividade turística se destaca pelo safári na Savana. O país tem 11 línguas oficiais: Inglês, zulu, xhosa, suázi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana, venda e afrikaans.
A Constituição do país diz que “toda pessoa tem direito a usar a linguagem (...) de sua escolha”. Determina também que, se um sul-africano comete um crime, tem o direito a um julgamento na língua que compreende. A África do Sul tem três capitais: Johanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo.
Em 1948, o país adotou o Apartheid. Os brancos detinham o poder, e os outros povos viviam separados, sem igualdade de direitos. O regime foi abolido em 1990, por Frederik de Klerk, o último presidente branco. Em 1994, foram realizadas as primeiras eleições livres depois do fim do Apartheid. O vencedor foi Nelson Mandela, principal representante da luta contra o regime de separação. O ativista era considerado terrorista pelo governo sul-africano.
Para divulgar a Copa de 2010, o Departamento de Turismo da África do Sul lançou a Diski Dance como a dança oficial da Copa do Mundo. Na coreografia, os passos imitam jogadas de futebol. O nome vem da palavra “ïdiski”, gíria que significa “partida de futebol” nas townships (semelhante às favelas brasileiras).

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO