terça-feira, 22 de junho de 2010

Eleições na UEM

Hoje, divulgamos o currículo da professora Neusa Altoé, que é candidata a vice na chapa de Júlio Santiago Prates Filho.

Em 1973 passei no vestibular no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, e no mesmo ano comecei a carreira de servidora Técnica Administrativa na Instituição, por aprovação em concurso público.
Trabalhei como secretária do Departamento de Física. Neste período, minha permanência foi curta e em 1974 pedi demissão, para casar. Tranquei o curso de pedagogia no 4º semestre e fui morar perto da cidade de Uniflor-PR, numa fazenda.
Em 1975 passei no concurso público de professora para a Prefeitura Municipal de Uniflor. Lecionei numa escola rural para alunos do 1º ano do lº Grau pela manhã e a noite ministrava aulas, em uma sala de aula improvisada, com a luz de lampião no curso MOBRAL, para alunos adultos e trabalhadores rurais.
Em agosto de 1975 retornei à Maringá, pois havia prestado concurso público para trabalhar no Instituto Nacional de Previdência Social - INPS.
Em 1979 retornei à Universidade no quarto semestre do curso de Pedagogia, após várias greves, colei grau no curso de Pedagogia em janeiro de 1981. Neste mesmo ano, fui convidada a regressar na UEM para ocupar o cargo de Secretaria Executiva do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Em 1983, como servidora técnica administrativa iniciei por conta própria o curso de Mestrado em Educação na área de Administração Escolar na Universidade Metodista de Piracicaba. No segundo semestre de 1984, passei no teste seletivo para professor colaborador do Departamento de Educação para a área de Planejamento, Estrutura e Legislação de Ensino. Neste período continuei trabalhando como técnica administrativa e como docente.
Em 11 de março de 1985, meu contrato de trabalho foi transformado do cargo de técnica-administrativa para o cargo de professor por ter sido aprovada no concurso público, na área de Planejamento, Estrutura e Legislação de Ensino do Departamento de Educação. Ministrei aulas de Estrutura de Ensino do 1º Grau, Estrutura de Ensino do 2º Grau e Análise de Sistemas.
No inicio de 1986, fui eleita vice-chefe do Departamento de Educação. No mesmo ano deixei o cargo de vice-chefe, pois o Reitor da época Professor Fernando Ponte de Souza convidou-me para assumir o cargo de Secretaria Executiva dos Colegiados Superiores de UEM.
Em 1987 pelo Plano de Capacitação Docente fui liberada para conclusão do curso de Mestrado, que foi defendido dia 07/12/1988, com o tema: Educação em Maringá: Contexto Sócio-Econômico e Político. No ano de 1988, o Departamento de Educação foi desmembrado em: Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Em 14 de dezembro de 1988 fui eleita chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação para um mandato de dois anos, e no ano de 1990 fui reeleita chefe de Departamento para um mandato de mais dois anos.
Em 1992 fui eleita Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes para um mandato de 4 anos. Nestes períodos trabalhei na administração do Departamento e do Centro, porém continuei com as aulas de graduação.
Em 1994 fui eleita Vice-Reitora da Universidade Estadual de Maringá, para um mandato de 4 anos.
Em 1998 fui eleita Reitora da Universidade, para um mandato de mais 4 anos, portanto até l0 de outubro de 2002. Durante o mandato de Reitora fui Presidente por dois anos da Associação Paranaense de Dirigentes do Ensino Superior (APIESP). Contando do primeiro mandato eletivo de Chefe de Departamento dezembro de 1988 até o término do mandato de Reitora 10 de outubro de 2002, foram 14 anos dedicados à administração e academia.
Nesses catorze anos de participação na administração da UEM, lecionei em cursos de Graduação em Licenciaturas como: Pedagogia, Letras, Química, Física, Educação Física, Psicologia. Participei de inúmeras comissões, reuniões, grupos de trabalho, eventos, enfim, todas as atividades relacionadas à vida acadêmica e administrativa da Universidade.
Muitos embates aconteceram nesses catorze anos de vida administrativa e acadêmica como: greves, lutas pela manutenção da Universidade Pública Gratuita e de Qualidade, defesa da Autonomia Didática Financeira e Administrativa da Universidade, entre outras.
Já no final do mandato comecei a preparar-me para sair para o doutorado. Fui aprovada na Universidade Metodista de Piracicaba, iniciando o curso em março de 2003, sob a orientação do Professor Doutor Valdemar Sguissardi. A defesa foi no dia 03 de abril de 2007 com o título As Universidades Estaduais do Paraná: Os Caminhos da Heteronomia. Os fatos ocorridos neste período levaram-me a buscar respostas políticas e legais as questões em que se refere às ameaças de privatização, falta de autonomia e redução do financiamento público para as IES.

1 comentários:

Anônimo,  22 de junho de 2010 às 22:04  

Se a justiça deixar ela concorrer, tem chances..rsrs

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO