Amor não tem idade
Se há pouco anos atrás alguém com 50 anos era considerado “coroa”, atualmente essas pessoas estão descobrindo novos caminhos. E um deles é a internet e os relacionamentos que ela proporciona. É nesta idade, com os filhos já criados, certa estabilidade e quase sempre com a experiência de um casamento desfeito que homens e mulheres descobrem que a tecnologia pode atuar a seu favor. Normalmente começa com e-mails e conforme vão surgindo afinidades a situação tende a se definir e pode surgir um namoro e evoluir até para um casamento.
A internet foi responsável por uma nova linguagem e velocidade. E os brasileiros não param de explorar esses novos territórios. Com média de 45 horas mensais, o País é líder em tempo de navegação e a faixa etária acima de 50 anos é a que mais cresce. De acordo com o Ibope, o número de pessoas de mais de 50 que usam a internet mensalmente passou de 6% no final do ano 2000 para 13% em 2009. Outro fator que engrossa a turma da paquera madura online é o envelhecimento da população brasileira. "A população 'envelhecente' é grande e diferenciada e muita gente não está disposta a se isolar", afirma Regina Celia Gorodscy, professora de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A base de usuários nos sites de relacionamentos pende para uma maioria feminina, mas nessa faixa etária os homens são 52%. As pessoas mais velhas estão aprendendo a usar o computador, mas preferem eventos ao vivo, querem a maior quantidade possível de interação. A necessidade de trazer logo o virtual para o real é outra característica dos relacionamentos maduros.
A psicóloga Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, lembra que embora os relacionamentos pela rede tenham características próprias, essa geração joga do jeito que aprendeu. "Pela vivência de cada um, as pessoas mais maduras estão bem mais familiarizadas com as regras da vida offline."
1 comentários:
Então já sou uma pessoa madura, aceito o relacionamento virtual, desde que ele não se limite a APENAS virtual... talvez por isso, decepcionei muita gente. Mas.. sou mais madura do que muitos maduros...risos. O assédio virtual e o namoro é até bacana, mas deixo para quem não quer se mostrar. COM A TIA AQUI É NO REAL, e só tenho quarentinha, hein, povo! kkkkkkk beijos.
Postar um comentário