sábado, 19 de setembro de 2009

Dentes - dúvidas sobre o clareamento

A busca por um sorriso bonito leva cada vez mais pessoas a procurarem os especialistas em busca do clareamento dentário. Luciano Artioli Moreira, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (SP), esclarece as principais dúvidas:

1- O que causa o escurecimento dos dentes?

Muitas causas, a começar pela idade — ao longo dos anos há uma tendência natural de escurecimento dos dentes. Soma-se a isso também a ingestão de alimentos ricos em pigmentos escuros, hábitos como os de tomar café, o fumo e alguns antibióticos, quando utilizados em grandes doses e/ou por longos períodos.

2- Quais os tipos de clareamento existentes?
Os feitos em casa e os realizados no consultório, com e sem ativação por meio de luz. O clareamento em consultório, utilizando um gel clareador de baixa concentração ativado por meio de luz (LED) associado ao laser, evita a sensibilidade e a inflamação. O clareamento feito em casa permite que, involuntariamente, o paciente degluta o produto, o que é indesejado e pode ser prejudicial à saúde.

3- Qual a duração e preço médio do tratamento?
O clareamento realizado no consultório dura, normalmente, algumas poucas consultas. Se feito em casa, dura semanas ou mesmo meses. O preço varia de acordo com a especificidade de cada caso e da técnica utilizada.

4- É preciso algum cuidado antes e depois do clareamento?
Antes, é necessário estar com uma boa saúde oral, sem cáries, sem restaurações mal adaptadas e sem retração ou inflamação nas gengivas. Após, deve-se evitar alimentos e produtos ricos em pigmentos escuros por um período.

5- O clareamento também é eficiente em restaurações já existentes?
Não, o clareamento atua na estrutura dos dentes, não sobre restaurações. Quando o paciente possui restaurações estéticas, pode haver necessidade de substituí-las após o clareamento.

6- Depois de serem clareados, os dentes podem voltar a escurecer?
Sim, tanto pelo envelhecimento como em consequência dos hábitos do paciente.

7- As pastas que prometem clarear os dentes funcionam?
Apenas para diminuir um pouco a ação dos fatores externos (hábitos) que podem levar ao escurecimento dos dentes.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO