Editora virtual
Em apenas quatro meses, cerca de 600 brasileiros com os mais diferentes interesses publicaram livros, disponibilizaram-nos numa vitrine eletrônica e os comercializaram pela internet. Aqueles que conseguiram uma boa margem de venda ainda ganharam direitos autorais. Entre esses novos autores há médicos, professores, radialistas e juízes, entre outros profissionais, que sonhavam em publicar algo, mas não acreditavam que conseguissem fora de uma editora convencional. A ferramenta eletrônica que vem atraindo esse público chama-se Clube de Autores e foi criada por Ricardo Almeida e Índio Brasileiro Guerra Neto, respectivamente diretor-geral e sócio-diretor da empresa de planejamento estratégico I-Group. "A tiragem mínima adotada pelas editoras eleva o custo para o escritor e impossibilita a publicação de iniciantes", diz Guerra Neto. No clube isso não existe.
Segundo a Câmara Brasileira do Livro são lançados todos os meses dois mil títulos. Esse patamar vem caindo e um movimento oposto se dá em relação às vendas: o seu volume aumentou 10,46% em 2008, de acordo com a Associação Nacional das Livrarias. Em meio à aparente contradição, os resultados obtidos pelo Clube de Autores sinaliza um cenário animador: 400 livros já foram impressos desde fevereiro. Para quem quiser se tornar sócio do clube o primeiro passo é entrar no site www.clubedeautores.com.br e fazer o upload do seu arquivo pessoal onde está o texto - cada obra deve ter no mínimo 40 páginas.
O autor escolhe o preço. Toda vez que somar R$ 300 em venda, ele recebe a quantia como direito autoral. O site se mantém embutindo no preço de capa uma taxa administrativa. Assim, quem a paga é o comprador.
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