terça-feira, 15 de setembro de 2009

Hipertensão

No mundo todo, há quase um bilhão de pessoas com hipertensão diagnosticada.
É considerada alta a pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg em pessoas com mais de 18 anos.
A manutenção de níveis permanentemente elevados de pressão arterial caracteriza a hipertensão. Um em cada quatro adultos no mundo sofre de pressão alta, o que aumenta seus riscos de doenças cardiovasculares. Nos EUA, cerca de 73 milhões de pessoas apresentam pressão alta. O número de hipertensos na Europa é de 1,9 milhões.
No Brasil, a prevalência estimada de hipertensão é de 35% da população com mais de 40 anos. Isso significa 17 milhões de pessoas com a doença. Entre os brasileiros com mais de 60 anos, mais de 60% têm a doença. Nos próximos 20 anos, os casos de pressão alta podem atingir mais de 1 bilhão de pessoas. Se nada for feito, o mundo terá 1,56 bilhão de hipertensos em 2025.
Aproximadamente 75% dos brasileiros com pressão alta recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para receber atendimento básico. A hipertensão arterial leva à morte de aproximadamente 40% dos pacientes.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que, no Brasil, 5% da população com até 18 anos seja hipertensa – são 3,5 milhões de crianças e adolescentes. A recomendação é que a medida da pressão arterial seja feita em toda consulta médica a partir dos três anos de idade.

Fontes: Sociedade Brasileira de Hipertensão, IBGE, American Society of Hypertension, The Lancet



0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO