Voo 447 - Novos elementos
Embora as causas do acidente continuem desconhecidas, o Birô de Investigações e Análises (BEA) francês, encarregado da investigação técnica suspeita que as sondas Pitot, que medem a velocidade dos aviões, estão na mira. Segundo o BEA, elas constituem um elemento que pode explicar a catástrofe."Identificamos quatro fatores na cadeia de erros que levou a este acidente. Se tirarmos um destes fatores, o acidente não teria acontecido", disse Charles-Henri Tardivat em entrevista à imprensa em Paris."O primeiro é o fator meteorológico, com a existência de turbulências moderadas ou fortes". A falha das sondas Pitot, que forneceram informações incoerentes sobre a velocidade do voo, é um segundo elemento. O terceiro é um problema no sistema de ajuda à navegação Adiru e o quarto elemento refere-se ao treinamento dos pilotos que não conseguiram agir de forma adequada. A partir destes quatro elementos, identificados principalmente graças às mensagens automáticas de anomalias pelo avião aos serviços de manutenção da Air France, o gabinete prevê duas hipóteses para o acidente, testadas em simulador de voo. Na primeira, o avião está subindo e os Pitot estão inoperantes, a velocidade indicada aumenta com a altitude. Então a velocidade real cai e o avião desliga, segundo a advogada da empresa. Na segunda hipótese, o nariz do avião está levemente inclinado para baixo e a velocidade indicada cai com a altitude. Então a velocidade real aumenta e, corrigindo a altitude, a aeronave entra em 'sobrevelocidade'.
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