sábado, 24 de outubro de 2009

Ditadura militar


Ontem, voltei ao passado. Um passado de boas e más lembranças. Boas porque foi um tempo em que, muito jovem, tinha sonhos de liberdade, de um mundo sem injustiças sociais. Ruim porque nesta mesma época tolheram-me a liberdade por um determinado tempo. Estive ontem na UEM no curso de Ciências Sociais, com os alunos da professora Celene Tonella. Falei sobre ditadura e repressão. Foi gratificante descobrir que os jovens, assim como eu anos atrás, também guardam ideais de um mundo melhor. Apesar de para eles a ditadura ser um período somente histórico, pois não vivenciaram, fizeram questionamentos importantes. Sai de lá de alma lavada, pois de certa forma acertei as contas com o passado, ou pelo menos, algumas pendências.

6 comentários:

Anônimo,  24 de outubro de 2009 às 14:26  

Eu adorei a aula. fiquei sabendo coisas que nem meu pai sabia.

celene,  24 de outubro de 2009 às 14:27  

Santiago

foi bastante importante para os alunos ouvir parte da história de alguém que realmente viveu e sofreu as consequências dos anos de repressão.
Obrigada pela visita.
Celene

Fabio,  24 de outubro de 2009 às 17:42  

Isso deveria ser obrigat´rio nas unversidades, levar alguém que viveu isso.para o que os jovens nunca querem aquele período na vida do País

Anônimo,  24 de outubro de 2009 às 20:49  

Amei a aula, eu não tinha ideia do que ocorreu no Brasil na época da ditadura.Voces poderiam me indicar alguns filmes que falem a respeito?

Blog da Gazeta Maringaense 24 de outubro de 2009 às 21:19  

Ao anônimo das 20:49 sugerimos assistir aos seguintes filmes:
.Para frente Brasil,
.Zuzu Angel,
.Feliz ano Velho,
.Hercules 56,
.O que é isso, companheiro?
.Lamarca

Helena,  24 de outubro de 2009 às 23:40  

Excelente sugestões, asisti a todos e assino embaixo.

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO