quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo

Foto de Malu Pedarcini
O Coliseu de Roma começou a ser construído por ordem de Flávio Vespasiano, em 72 d.C. Por isso, também era conhecido como Anfiteatro Flaviano. O lugar era utilizado para batalhas de gladiadores e para a recriação de guerras famosas.
Em latim, Coliseu quer dizer grande ou colossal. O nome se deve ao Colosso de Nero que ficava ao lado do anfiteatro. O projeto só foi concluído em 80 d.C., por Tito.
O Coliseu tem 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e, originalmente, mediu 52 metros. Hoje, mede 48,5 metros.
Para realizar batalhas navais, o Coliseu tinha um dispositivo que acumulava a água da chuva e era capaz de enchê-lo em poucos minutos.
Inicialmente o Coliseu tinha capacidade para receber 50 mil espectadores. Mas, durante o reinado de Alexandre Severo, o anfiteatro ganhou mais um andar (quatro ao todo) e passou a ter capacidade para 90 mil pessoas.
O Coliseu foi construído com mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo (tipo de pedra calcária com grandes poros). A maior parte dos materiais nobres foram roubados com o decorrer do tempo.
Os assentos eram divididos de acordo com a classe social. As classes altas ocupavam o "Podium", as classes médias o "Maeniana" e os pobres e as mulheres ficavam no "Portici". Havia ainda uma tribuna reservada para a realeza e políticos, esse setor chamava-se "Pulvinar".
No início do século V um terremoto destruiu grande parte do Coliseu. Alguns imperadores tentaram reformar o local, mas sem sucesso. Esse foi o início da decadência do anfiteatro. Os jogos com mortes humanas foram proibidos em 404, depois desta data, só eram permitidos massacres de animais.
Em 7 de julho de 2007, o Coliseu foi escolhido como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO