sábado, 17 de outubro de 2009

Mioma

Embora o mioma seja benigno em quase todos os casos, esse tumor no útero pode provocar problemas como prisão de ventre e incomodar no sexo. Ele é mais comum do que se imagina: atinge 3 de cada 10 mulheres em idade fértil. O mioma é um tipo de tumor benigno que cresce na parede do útero e é duro como uma pedra. Essa doença afeta apenas mulheres no período reprodutivo. "O surgimento do mioma está associado aos níveis do hormônio estrogênio. Na menopausa, eles tendem a desaparecer", explica o ginecologista Nilo Bozzini, do Ambulatório de Mioma do Hospital das Clínicas, em São Paulo.Existem 3 tipos de tratamento.
Veja o que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante às pacientes:

1. Medicamentos: Eles controlam o sangramento e inibem o crescimento dos miomas. O uso de anti-inflamatórios ajuda a controlar os sintomas. Pílulas anticoncepcionais podem auxiliar, porque mantêm baixas as doses do hormônio estrogênio, que nutre os tumores. Assim, o mioma fica sem "alimento" para se desenvolver e crescer.

2. Cirurgia: É indicada para miomas muito grandes ou quando eles deixam a mulher infértil. Na operação, retira-se apenas o mioma ou o útero inteiro.

3. Embolização: Essa técnica interrompe o fluxo sanguíneo para o mioma. É indicada para pacientes que querem manter o útero. Mas é pouco usada, porque a mulher pode ter complicações, como uma infecção.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO