quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A política nas novelas

“Em nenhum lugar do mundo a ficção da TV tem tanto espaço no horário nobre e impacto público”, diz Anamaria Fadul, pesquisadora de telenovelas da USP. Veja como tramas com toques de sátira política e polêmica, nos últimos 50 anos, mudaram nosso jeito de ver o mundo.

1970
Irmãos Coragem
No auge da repressão da ditadura militar, o garimpeiro Jerônimo Coragem (Claudio Cavalcante) entra na política para lutar contra um latifundiário que, apoiado pela polícia corrupta, dita a lei da cidade de Coroados. Na eleição legislativa de 1970, milhares de pessoas escreveram o nome de Jerônimo na cédula eleitoral. Exibida na época da Copa do México, a novela mostrou ainda a corrupção no futebol.

1974
O Espigão
A trama girava em torno da construção de um hotel de 50 andares no Rio de Janeiro, que destruiria a Mata Atlântica e uma mansão. Foi uma das primeiras novelas a falar do crescimento desordenado das metrópoles, popularizando palavras como “ecologia” e “ecossistema” – por isso, sofreu resistência por parte de anunciantes ligados à construção civil e à especulação imobiliária.

1975
Escalada
A trajetória do caixeiro-viajante Antonio Dias (Tarcísio Meira) mostra momentos históricos do País, como a criação de Brasília. Ao falar da crise entre Dias e sua mulher (Suzana Vieira), a trama fez polêmica sobre o divórcio. Dois anos depois, a Lei do Divórcio foi aprovada.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO