sexta-feira, 30 de abril de 2010
Atentado
O prefeito da cidade de Hortolândia, em São Paulo, Angelo Perugini (PT), teve a sua casa e o seu gabinete atingidos por material explosivo. A polícia está investigando para descobrir os responsáveis.
Cecília, a grande dama das letras

Com 21 anos se casou com o artista plástico português Fernando Correa Dias. Fernando foi o ilustrador de todas as obras da poetisa e pai de suas três filhas, as três Marias: Elvira, Matilde e Fernanda, esta última, atriz.
Na área da educação sobressaiu por suas ideias em favor da modernização e na área política combateu o presidente Getúlio Vargas, a quem chamava de “Sr. Ditador”.
Foi perseguida pela ditadura de Vargas e contratada pelo jornal “A Nação”, foi proibida de escrever artigos sobre o assunto. Cecília promoveu a inauguração da primeira biblioteca infantil do País, o Centro de Cultura Infantil do Pavilhão do Mourisco, no Rio.
Convidada pelo governo português, ela iniciou um período de viagens para o exterior, mas ao voltar, sofreu um grande abalo, pois seu marido cometeu suicídio.
Mais uma vez sozinha e com três filhas para criar ela amplia seus trabalhos e passa a lecionar e escrever para jornais e revistas. Passados cinco anos da morte do marido ela casa-se novamente com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo.
Com vasta obra literária e poética ganha vários prêmios no Brasil e no exterior.
Aos 63 anos, em 1964, morre, vítima de um câncer. O Brasil perdia ali uma das suas maiores expoentes das letras e da cultura.
Malu Pedarcini
Câncer de mama e álcool
"As mulheres que consomem álcool apresentam níveis elevados de hormônios, em especial o estrógeno e, em particular, o estradiol, que é um tipo de estrógeno, o hormônio considerado como o grande vilão do câncer de mama".
De Fabiana Baroni Makdissi, mastologista do Hospital A. C. Camargo, hospital referência em câncer, localizado em São Paulo.
De Fabiana Baroni Makdissi, mastologista do Hospital A. C. Camargo, hospital referência em câncer, localizado em São Paulo.