quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Justiça condena homem a perder olho e orelha

Por André Leandro Veneruci *

Um tribunal de justiça iraniano sentenciou que um homem deve perder um olho e uma orelha como punição por ter queimado a orelha de outro homem com ácido sulfúrico, anunciou a imprensa local nesta quarta-feira.
De acordo com jornal conservador Kayhan, o juiz Aziz Mohammadi deu a sentença ao réu, identificado apenas como Hamid, após considerá-lo culpado de jogar ácido na vítima, Davoud. O magistrado determina que Hamid pague pelo seu crime com sangue, como é previsto no código penal do "olho por olho, dente por dente" dominante no país.
Hamid, disse à corte ter confundido Davoud com o homem que ele realmente queria queimar, um ex-colega de classe que o perturbava na época do colégio, informou jornal Shargh.
Entretanto, os jornais não informaram se o veredicto seria cumprido com ácido. Ataques com ácido tornaram-se comuns no Irã nos últimos anos.
No mês de novembro, a Suprema Corte Iraniana decidiu que um homem identificado como Mojtaba, que cegou o marido de sua amante com ácido na cidade sagrada de Qom, deveria perder um dos olhos.
Em fevereiro de 2009, Majid Movahedi foi condenado à cegueira nos dois olhos depois de ter jogado ácido no rosto de uma colega da universidade, que recusou em aceitar sua proposta de casamento.
Até hoje não há confirmação de que estas penas tenham sido cumpridas pelas autoridades judiciais. Talvez o dito popular de que em terra de cego quem tem olho é rei venha de lá.

*André e jornalista e colaborador do blog

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO