quarta-feira, 30 de março de 2011

Medos

Ando devagar por que já tive pressa, e levo esse sorriso por que já chorei demais
(Almir Sater e Renato Teixeira)

Existe um dito popular que diz “a coragem é a arte de esconder o medo". Desde o nascimento os seres humanos têm que vencer seus medos diuturnamente. Quando criança temos medo de bicho papão, do lobo mau, das bruxas más. Quando adultos, medo de não nos darmos bem na vida, de não sermos felizes, de perdermos o emprego, morrer em acidente, perder um ente querido, enfim, medo de viver. E viver realmente é um perigo. Comigo não foi e não é diferente, mas se eu cresci pessoalmente, profissionalmente, foi graças aos meus medos. Tinha medo (pânico) dos militares, mas tinha que enfrentá-los, medo dos patrões no sindicato, mas tinha que peitá-los, medo que alguém roubasse meu lugar no emprego, e tinha que garanti-lo. E, foi escondendo meus medos, disfarçando-os, que cheguei até aqui, aos 58 anos, e um novo medo começa a tomar conta de mim, o medo da solidão. E eu mais uma vez tenho que ser artista e escondê-lo. Minhas filhas começam a traçar os caminhos delas (cheias de medo também). O que me conforta é saber que o medo é inerente ao bicho homem e sem ele a humanidade já estaria extinta, pois só ele nos dá o sentido da sobrevivência.

Antonio Santiago

3 comentários:

Carla,  30 de março de 2011 às 17:49  

E como disse Mário Quintana... "A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão"...

josé roberto balestra 31 de março de 2011 às 10:46  

Meu amigo Santiago, uma belíssima crônica. Muito sincera, humana. Admirável.

Eu diria que no nosso medo está a sutileza de encobrir o imensurável grau de coragem que carregamos todo dia quando entramos na arena da roda-viva da vida. Temos de. Não há outro jeito.

Por isso, meu amigo, a toda nova manhã, só nos resta bradar: - Que viene el toro, que viene la vaca, en la forma de bicho!

abs

LOYRA*SP 2 de maio de 2011 às 13:47  

Sim... os medos! Quando vem o medo de perder minha rainha, lembro que tem voces... Santi, Malu, Sonia, Ge, Dé, Cris... e tantos outros. E para vc, meu amigo, que bom ter as Malus da vida, né?
Amo voces dois.

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO