terça-feira, 26 de abril de 2011

3º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública

Diante do atraso nos principais projetos que antecedem a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é necessário discutir o planejamento urbano para fazer frente às novas demandas de infraestrutura. Esse é um dos temas do 3º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública, que acontece de 27 a 29 de abril em Curitiba.
O evento reúne painéis e palestras, instituições públicas, entidades do terceiro setor e empresas privadas, que vão debater a importância de uma administração governamental consciente e comprometida.
Além dos eventos mundiais sediados pelo país, as tragédias naturais que devastaram recentemente cidades brasileiras é outro assunto que vai ser tratado durante o congresso. Segundo os especialistas, a falta de mapeamento detalhado sobre áreas de risco e a ausência de um plano diretor, favorecendo o crescimento desordenado das cidades, potencializa a ocorrência dessas tragédias naturais.
A especialista em engenharia e gestão ambiental, Sandra Mayumi, alerta que o planejamento pode amenizar os estragos causados pelas enchentes e terremotos. “Na recente catástrofe do Japão, por exemplo, apesar da catástrofe, foi um plano prévio bem estruturado que evitou a morte de muitas pessoas. Muros de contenção de 10 metros de altura, planos de contingências e de fuga, alertas, regras e normas para construções seguras, previsões, sistema de informações, banco de dados, entre outros”, declara Sandra.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO