quarta-feira, 27 de abril de 2011

Parlamentares paraguaios pedem aprovação de mudanças no Tratado de Itaipu

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, nesta quarta-feira (27), uma delegação de parlamentares paraguaios, que veio pedir apoio para a aprovação do acordo que aumenta o valor dos pagamentos feitos pelo Brasil ao Paraguai pela energia da Hidrelétrica de Itaipu.
Segundo o presidente do Senado paraguaio, Oscar González Daher, a expectativa é de que as mudanças no Tratado de Itaipu sejam aprovadas antes de 15 de maio, quando a presidente Dilma Rousseff deve viajar ao Paraguai para participar das comemorações pelo bicentenário de independência do país. O parlamentar salientou que a ampliação de recursos contribuirá não apenas para o desenvolvimento do país vizinho, mas de todo o Mercosul.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que acompanhou a visita e será a relatora do projeto na Comissão de Relações Exteriores (CRE) acredita que o projeto não encontre muita resistência no Senado. Ela prevê que o acordo seja examinado pela CRE ainda nesta quinta-feira (28). “Se a comissão votar na quinta essa alteração, eu acredito que na semana que vem ele já possa ser colocado para votação em plenário. Penso que o Senado compreende bem as relações internacionais, pois é a Casa responsável por fazer os grandes debates das questões externas. Compreende a importância desse acordo e sabe que é um jogo de ganha-ganha, pois beneficia o Brasil também. Não podemos esquecer que temos 300 mil brasileiros vivendo no Paraguai. É o país estrangeiro com o maior número de brasileiros depois dos Estados Unidos e sabemos que esse acordo vai beneficiar essa população que vive na fronteira”, disse.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO