segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atenção à quantidade de colesterol ingerida nos alimentos

Embora o colesterol elevado possa estar associado a maus hábitos de vida, existem casos de pessoas com predisposição genética, cujo cuidado deve ser redobrado. Cerca de 60% do colesterol é ’fabricado’ pelo próprio organismo e outros 40% vêm da alimentação.
O ideal é ingerir a cada dia de 200 mg a 300 mg de colesterol. Em um bife de frango (100 g), por exemplo, existem 52 mg de colesterol, em um bife de picanha (100 g) são 100 mg de colesterol, enquanto em um copo de leite integral (200 ml) são 28 mg de colesterol.
Apesar de o colesterol ser uma substância necessária ao organismo, desempenhando funções como transporte de gordura, manutenção das células, fabricação de hormônios e vitamina D, o excesso que não foi eliminado pelo fígado forma placas de gordura que pode “entupir” essas artérias e dificultar a passagem do sangue. Esse entupimento é chamado aterosclerose, podendo levar ao infarto ou ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para isso, as pessoas que tenham baixo risco cardíaco, a partir da orientação médica, devem manter o LDL (colesterol ruim) inferior a 160. Mas se tiverem risco médio, calculado pelo médico com base na idade, colesterol, pressão arterial, ser ou não fumante além de levar em conta a síndrome metabólica e alguns outros fatores de risco, o LDL não deve chegar a 130.
Já para pacientes com elevado risco calculado ou diabetes mellitus, é necessário manter o LDL menor do que 100, enquanto para pessoas que já sofreram infarto ou AVC do tipo isquêmico, ou seja, derrame, ou têm aterosclerose, o LDL não pode passar de 70.
A melhor forma de obter o índice de colesterol é o exame de sangue, enquanto a forma mais eficaz de manter a saúde em dia é se conscientizar de que o caminho é adotar hábitos saudáveis para garantir a longevidade. É preciso convencer a população a baixar o índice dessa gordura no sangue, por meio de mudanças de hábitos alimentares, prática de atividade física, abandono do cigarro, controle do colesterol, triglicérides, bem como a controlar também a hipertensão arterial e diabetes.

Fonte: Hospital Cardiológico Costantini

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO