segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Excesso de colesterol cresce entre crianças e jovens

Nesta segunda-feira (8), é o Dia Nacional de Controle do Colesterol. Os especialistas do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, alertam que é cada vez mais frequente o excesso de colesterol entre crianças e adolescentes. Os altos níveis de gordura no sangue podem desencadear o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, responsáveis por 310 mil mortes anuais no país.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de obesidade ou sobrepeso, um dos indícios de que o colesterol pode estar elevado. Além disso, pesquisadores constataram que, de duas mil pessoas entrevistadas entre 5 e 20 anos, 53% deles apresentaram excesso de gordura no sangue.
Esse cenário é preocupante devido às altas taxas de mortalidade causadas pelas doenças cardiovasculares. Boa parte desses eventos está relacionada ao excesso de colesterol no sangue, que é produzido pelo próprio organismo e também quando as pessoas ingerem alimentos gordurosos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 30% da população brasileira apresenta níveis elevados de colesterol.

0 comentários:

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO