segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



Para quem aprecia música clássica "Nocturne Op. 9 Nº. 2", de Fredéric Chopin, é o que há.

Leia mais...

Projeto proíbe uso de aparelhos musicais em veículos de transporte coletivo no PR

O uso de aparelhos sonoros e musicais no interior de veículos de transporte coletivo, sem aparelho auditivo pessoal (fone de ouvido), será proibido em todo o Paraná. É o que prevê projeto de lei apresentado na última semana na Assembleia Legislativa pelo líder do PMDB, deputado Caíto Quintana.
De acordo com o projeto, a expressão “aparelhos sonoros ou musicais” compreende os tocadores pessoais de música em formato digital, telefones celulares, Ipod, tablet, notebook, netbook, rádio, MP3, MP4 e similares. “A expressão ‘veículos de transporte coletivo escolar, municipal e intermunicipal’ compreende, dentre outros, os de transporte rodoviário como ônibus e transporte ferroviário”, informa o deputado.
A proposta torna obrigatória a fixação de avisos proibitivos nos locais abrangidos pela presente Lei, com indicação do número e data da mesma, em letras legíveis e de fácil visualização, contendo os seguintes dizeres: “É proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais sem a devida utilização de fone de ouvido”.

Leia mais...

Acima do peso

Foto: Brainpix
A cantora Britney Spears que está em turnê apresentando o seu show  "Femme Fatale" apareceu completamente diferente no último sábado (29), em Londres. Sua barriga estava flácida e sobrava para fora do short.

Leia mais...

Álbum póstumo de Amy

Em dezembro será lançado um álbum póstumo da cantora Amy Winehouse que morreu em julho em razão do excesso de álcool. O disco traz faixas inéditas e músicas de outros artistas a quem Amy deu uma versão particular. Entre elas "The Girl From Ipanema", de Tom Jobim.

Leia mais...

Casas geminadas: pelo direito de todos à casa própria

A profecia de Isaías previa um novo céu e uma nova terra, onde todos viveriam com alegria e em paz. Profetizava Isaías: “Construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão seus frutos. Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer, porque a vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos poderão gastar o que suas mãos fabricarem. Ninguém trabalhará inutilmente, ninguém gerará filhos para morrerem antes do tempo, porque todos serão a descendência dos abençoados de Javé, juntame nte com seus filhos” (Is 65,21-23).

É claro que ainda falta muito para o pleno cumprimento dessa profecia, mas cabe a nós ajudarmos para que ela se torne realidade e não a dificultarmos. De todas as coisas que se pode possuir, a casa própria é dos bens mais importantes. Como é fundamental ter a sua própria casa e poder morar nela. Isso dá estabilidade à família, dá a condição de melhorar o relacionamento, dá segurança para tratar bem todas as outras coisas da vida. Como é triste viver sem ter o seu lugar, sem saber para onde se precisará ir em qualquer eventualidade.

No Brasil, e em Maringá, muitos não têm a casa própria ainda. Sabemos que o dinheiro do aluguel só vai e não volta. Os últimos programas de financiamento têm facilitado para que isso aconteça. Ter a casa própria é um direito do povo que os governantes precisam garantir, principalmente para os mais pobres. Ao que parece, as casas ditas “geminadas” tem garantido para muitos o acesso à casa própria. E isso não deveria ser dificultado como vem acontecendo em Maringá, com a exigência de um cadastro para os terrenos menores de 399 m².

Os terrenos antigos menores de 399 m² são a opção mais barata de se ter a casa própria em Maringá. E se a Caixa Econômica Federal, com seus critérios e exigências para todo o Brasil, aprova esse tipo de financiamento em todas as cidades é porque ele é viável também para Maringá. Dessa forma, não se deveria dificultá-lo com a exigência do cadastro. Já são tantas as exigências, e é claro que se deve planejar bem a cidade, mas isso parece desnecessário. Se os motivos para isso estão ligados à construção e venda de apartamentos, é claro que há espaço para todos em Maringá, também para as casas geminadas.

Percebemos uma grande mobilização na sociedade, inclusive com o apoio da maioria dos padres e paróquias. Isso é muito positivo. O novo céu e a nova terra, profetizados por Isaías, acontecem mais rápido quando a sociedade se organiza, participa, cumpre com seus deveres e luta por seus direitos. Que esse clamor do povo seja ouvido. E que de fato chegue logo o tempo em que todos possam ter a sua própria casa.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Leia mais...

Câncer de Lula tem agressividade média

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, tem um tumor maligno na laringe de agressividade intermediária, de acordo com a equipe médica que cuida do tratamento. Mais.

Leia mais...

Presente do passado



Simplesmente linda.

Leia mais...

Meu Brasil brasileiro

Charge da Folha de Londrina

Leia mais...

Concurso para o TCE (PR)

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) lança nesta segunda-feira (31) concurso público para o preenchimento de 29 vagas de nível superior. O edital para o cargo de Analista de Controle Externo está publicado, na íntegra, a partir da página 22 do Diário Oficial Executivo – Suplemento Concursos Públicos do Estado, disponível no site www.imprensaoficial.pr.gov.br.
Para ter acesso ao DOE é preciso clicar no link “Diários Oficiais” (no alto da página) e, depois, em “Consulta dos Diários”. Na nova página, o interessado deve escolher a opção “Suplemento de Concursos Públicos”. Como todas as comunicações do concurso serão publicadas neste Suplemento (que tem edição diária), o candidato deve, sempre que possível, acessá-lo para manter-se informado.
As inscrições, no valor de R$ 140,00, serão realizadas via internet, entre as 10h do dia 7 de novembro e as 14h de 30 de novembro (sempre pelo horário de Brasília), no endereço www.concursosfcc.com.br. A confirmação da inscrição também será feita pelo mesmo site, a partir de 16 de novembro.

Leia mais...

Para descontrair

A mulher chega ao hotel, faz o registro, apanha a chave e sobe para o apartamento. Daí a instantes, ela retorna à recepção revoltada, indignada. Diz que vai embora.
- Que hotelzinho de m&@#% – diz ela muito irada. – não tem nem papel higiênico no banheiro.
- E por que a senhora não avisou? A senhora não tem língua? – pergunta o gerente.
- Língua eu tenho. Não sou é contorcionista.

Leia mais...

Zoom

Foto de Carlos Lopes Franco

Leia mais...

Reflexão

"A doença do Lula poderia despertar uma nova era na política brasileira. Um período de maior tolerância e respeito entre as pessoas e sua lideranças, uma época onde se cultivasse mais a humildade, contrapondo-se à arrogância típica dos sabichões. Diferenças, sim, mas com respeito humano."  

(Xico Graziano). Agrônomo, escritor, ex-secretário de Meio Ambiente do governo do estado de São Paulo (governo José Serra), social democrata (PSDB).

A frase acima foi nos enviada pelo nosso leitor e colaborador J. C. Cecílio.

Leia mais...

Faturas vencidas

O sistema de boletos eletrônicos bancários, chamado de DDA (Débito Direto Autorizado), passará a funcionar com faturas vencidas a partir do próximo ano. Com o boleto eletrônico, o cliente pode consultar e pagar suas contas sem a emissão de papel.
O DDA é diferente do débito automático porque não implica a cobrança automática, previamente acertada.
A única maneira de pagar títulos vencidos hoje é diretamente em caixas dos bancos atrelados à conta. O acerto é feito em dinheiro.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a mudança pode ajudar a desafogar as agências, já que o pagamento de contas vencidas é hoje uma das principais causas das filas.
A entidade também destaca a maior segurança aos clientes, que não mais precisarão fazer os saques para pagar as contas vencidas.
A expectativa é que o novo recurso, previsto para março de 2012, adicione 48 milhões de títulos em 12 meses. O boleto eletrônico foi criado em outubro de 2009 e tem 34 bancos cadastrados.
A entidade planeja desenvolver adaptações para que o sistema incorpore faturas de cartões de crédito, que têm características específicas, como o pagamento parcial do débito.

Fonte: Folha de SP

Leia mais...

Bruxismo

Você sabe o que é bruxismo?
Não é nenhum tipo de feitiçaria, não. Bruxismo é aquele ranger de dentes que acontece durante o sono. Crianças e adultos apertam as mandíbulas e movimentam a arcada, fazendo barulho e desgastando os dentes. A força do ranger é trinta vezes maior do que a realizada para mastigar alimentos. A palavra vem do grego "bruxus", que significa atrito.

Leia mais...

Coca Cola/Unipar/Cianorte fatura título do Paranaense

Foto: divulgação
Mais uma vez a equipe feminina de handebol da Coca Cola/Unipar/Cianorte mostrou a sua força em competição oficial. No encerramento do Campeonato Paranaense da Divisão Especial, contra Cascavel/FAG, no ginásio de esportes Valdir Pinheiro, em Maringá, neste domingo (30) o time apresentou garra, entrosamento e superação para ficar com o título do Estadual. Os torcedores que compareceram ao Ginásio Valdir Pinheiro tiveram a oportunidade de acompanhar um grande jogo, que apresentou placar de 28 a 26 para o time de Cianorte.

Leia mais...

Famosos

Foto: André Freitas / AgNews
Aos 39 anos, a atriz Letícia Sabatella esbanja boa forma na praia do Leblon, no Rio de Janeiro.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 31 de outubro, é o Dia da Reforma na Alemanha, o Dia do Saci, o Dia Mundial do Comissário de Bordo e o Dia Mundial da Poupança.

Leia mais...

domingo, 30 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



The Bangles cantando "Eternal Flame". 

Leia mais...

Museu da UEM expõe Texturas da Natureza

O Museu da Bacia do Paraná, da Universidade Estadual de Maringá, realiza a exposição Texturas da Natureza, da professora Maria Aparecida Sert, de 8 a 25 de novembro. As fotografias mostram as texturas dos insetos, das plantas, dos animais. Segundo a artista, como bióloga, sempre se encantou com a mãe natureza e que ter a oportunidade de registrar os diversos elementos a fascina. Comentou que Deus, no seu maravilhoso projeto, nos presenteou com muitas formas e texturas que, muitas vezes, passam despercebidas no cotidiano. “Tento aproveitar desse prêmio que a natureza nos dá a cada dia, registrando as singularidades que temos ao nosso redor e que me fazem pensar em quão perfeito é o mundo em que vivemos, um mundo em que o escapismo, o lúdico, a natureza, as memórias nos ajudam a voar em nossa imaginação”.
Sert já realizou algumas exposições, como a Viagens... Pessoas... Trabalhos Alternativos; a Doce Infância; a Mãos que Tecem. Mãos que aquecem: e Tons e Toques da Natureza (juntamente com Ailton de Souza). Em 2006, foi a primeira colocada no concurso fotográfico Texturas da Natureza, com a foto Olhos nos Olhos. A atual mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4294.

Leia mais...

Ódio e desrespeito

Por Gilberto Dimenstein
Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.
Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas --e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.
No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.
Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.
Isso significa quem um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Leia mais...

Para descontrair

Em tempos de eleição, dois candidatos mineiros adversários, um da cidade - o "Coroné" -, e outro caipira - o "Mineirim", se encontram na mesma barbearia.
Lá sentados, lado a lado, não se falou palavra alguma. Os barbeiros temiam iniciar qualquer conversa, pois poderia descambar para discussão, e o Coroné só andava armado.
Terminaram a barba de seus clientes, mais ou menos ao mesmo tempo. O primeiro barbeiro estendeu o braço para pegar a loção pós-barba e oferecer ao Coroné, no que foi interrompido rapidamente por seu cliente:
- Não, obrigado. A minha esposa vai sentir o cheiro e pensar que eu estive num puteiro.
O segundo barbeiro virou-se para o Mineirim:
- E o senhor? - indagou.
- Uai, popassá, sô! A minha muié num sabe memo como é cheiro de puteiro... Nunca trabaiô pur lá...

.Dizem que a barbearia está fechada até hoje, para reforma.

Leia mais...

Presente do passado



Uma música do cancioneiro popular na voz de uma autêntica dupla sertaneja.

Leia mais...

Ministério da Dilma

Leia mais...

Coca Cola/Unipar/Cianorte disputa título estadual contra Cascavel

A equipe de handebol feminino da Coca Cola/Unipar/Cianorte continua dando show na quadra do ginásio de esportes Valdir Pinheiro, em Maringá. Na rodada de sábado (29) e válida pela última etapa do Campeonato Paranaense, o time comandado pelo técnico Neto Trindade derrotou a equipe de Boa Esperança por 39 a 16, após 20 e a 8 no primeiro tempo. Neste domingo (30) a equipe de Cianorte disputa o título do Paranaense contra Cascavel, a partir das 11h30.
“Vai ser um jogo difícil sim. E um jogo com diferença mínima de gol, já que Cascavel também tem uma grande equipe”, disse a goleira Mariana.

Leia mais...

Zoom

Foto: Iuri Capretz

Leia mais...

Revisões mais rápidas

As ações de revisão e de concessão de benefícios que os segurados do INSS já têm vitória garantida nos Juizados Especiais Federais sairão mais rapidamente.
Com as novas regras criadas pelo CJF (Conselho da Justiça Federal) na semana passada para acelerar os processos e desafogar os juizados, ficará mais difícil para o INSS apresentar recursos para a TNU (Turma Nacional de Uniformização de Recursos), a última instância dos Juizados Especiais Federais.
Na prática, a Justiça irá barrar os recursos do INSS que forem apresentados nas revisões que já foram garantidas na TNU.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Dia do Protestante

Hoje é o Dia do Protestante. O fundador do protestantismo foi Martinho Lutero. Para restaurar a catedral de São Paulo, o papa Leão X passou a vender indulgências, que diminuiriam a punição do pecador. Indignado com isso, em 31 de outubro de 1517 Lutero denunciou a prática. O papa o chamou de "alemão bêbado".

Leia mais...

Uso de cadeirinhas reduz mortes

Depois da obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças de até sete anos nos carros, o índice de mortalidade caiu 41,2%. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal. O uso obrigatório do equipamento começou em 1º de setembro deste ano.

Leia mais...

Perseguido

"Senti que não havia mais espaço no PSDB para continuar o trabalho que eu estava desenvolvendo. Me senti perseguido por ele [Serra] e não queria apoiá-lo para a Presidência da República. Fui absolutamente autêntico e verdadeiro."

Do pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, atribuindo a troca de partido do PSDB para o PSB por ter sofrido perseguições do  ex-governador José Serra.

Leia mais...

Tiririca vai prestigiar a Cultura

O deputado semianalfabeto Tiririca (PR-SP) avisou a Andrea Matarazzo, secretário de Cultura de São Paulo, que pretende destinar cerca de R$ 3 milhões em emenda parlamentar para a Cultura.

Leia mais...

Brasil alcançará sexta posição no mundo

Quem diria heim!? O Brasil pode se tornar o sexto país do mundo na economia. Com a crise vivida pelos países europeus, o nosso PIB (Produto Interno Bruto) deverá superar o do Reino Unido. As projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional e pelas consultorias EIU (Economist Intelligence Unit) e BMI (Business Monitor International) prevêem que o Brasil alcance US$ 2,44 trilhões, ante US$ 2,41 trilhões do PIB britânico.

Leia mais...

Justiça suspende data para pagamento

A juíza federal Márcia Hoffmann, do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), suspendeu o prazo, de até segunda-feira, dado para o INSS pagar a revisão pelo teto de novos segurados que estavam fora do acordo feito pela Previdência na Justiça, incluindo os aposentados entre 1988 e 1991. A decisão foi divulgada ontem.
Em agosto, o juiz federal Marcus Orione, da 1ª Vara Previdenciária de São Paulo, determinou que o INSS teria até segunda-feira para dar o reajuste no posto a todos os benefícios que teriam direito à revisão mas não estavam na lista dos 126.695 aposentados entre abril de 1991 e dezembro de 2003.
Essa revisão nos postos é resultado de um acordo em uma ação civil pública movida pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e o MPF (Ministério Público Federal), após o STF (Supremo Tribunal Federal) reconhecer o direito a revisão dos benefícios limitados pelo teto.
O sindicato e o MPF ainda podem recorrer dessa decisão do TRF 3.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 30 de outubro, é o Dia da Decoração, o Dia do Balconista, o Dia do Comerciário, o Dia do Fisiculturista e o Dia do Ginecologista.

Leia mais...

sábado, 29 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



Maravilhoso!

Leia mais...

Mais um...

Charge Paixão via Folha de São Paulo

Leia mais...

Lula fará quimioterapia

O tratamento quimioterápico ao qual será submetido o ex-presidente Lula nas próximas semanas, para combater o câncer de laringe diagnosticado na manhã deste sábado (29), provavelmente não afetará uma das marcas mais distintivas do político: a barba. Segundo especialistas, a queda dos cabelos e pelos do corpo – um efeito colateral frequente da quimioterapia – depende do tipo de medicação usada e da forma como o corpo do paciente reage aos remédios. Mais.

Leia mais...

Presente do passado



Lindíssima!

Leia mais...

Frase canalha do dia

"A prostituta só enlouquece excepcionalmente. A mulher honesta, sim, é que, devorada pelos próprios escrúpulos, está sempre no limite, na implacável fronteira".

(Nelson Rodrigues)

Leia mais...

Para descontrair

O bêbado passa em frente a um templo evangélico e escuta o maior barulho, gente chorando, gritando, desmaiando, berrando, estremecendo.
Ele pergunta a alguém que está na porta
- Que é que está acontecendo aí dentro?
- Jesus está operando, irmão!
E o bêbado:
- Esse cara não usa anestesia não??

Leia mais...

Revisão para aposentados de 92 a 96

Os aposentados do INSS entre janeiro de 1992 e dezembro de 1996 podem pedir uma revisão que dá aumento de até 7,4% na Justiça e atrasados de até R$ 16 mil.
Segundo decisão do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que engloba São Paulo e Mato Grosso do Sul, publicada em outubro deste ano, não há prazo para fazer esse pedido de revisão.
O motivo da correção é que, entre 1991 e 1993, o INSS não considerou a contribuição sobre o 13º salário no cálculo da aposentadoria.
Foram afetados os benefícios concedidos entre 1992 e 1996 porque, nessa época, a aposentadoria era calculada sobre a média das contribuições dos últimos 36 meses (três anos) antes do pedido.

Leia mais...

Zoom

Foto de Tuca

Leia mais...

Plano Anual de Fiscalização Social

Alunos das sete universidades estaduais do Paraná se preparam para atuar no programa inédito de auditoria social lançado em setembro pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Com a participação dos acadêmicos, o Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social) vai definir indicadores de gestão municipal e promover auditorias nas áreas de transporte escolar, compra de medicamentos e destinação do lixo urbano.
Atualmente, os alunos e professores selecionados como monitores estão recebendo treinamento para atuar neste projeto de auditoria social. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por exemplo, desenvolveu treinamentos internos para os alunos de Economia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Administração, Jornalismo e Farmácia e tem atividades previstas até o fim de novembro.

Leia mais...

UEM debate Equoterapia e manejo de equinos

A Universidade Estadual de Maringá recebe, de 23 a 25 de novembro, importantes pesquisadores que irão debater questões ligadas à nutrição, alimentação e manejo geral de equinos, incluindo animais adequados para utilização nos Centros de Equoterapia. Esses temas serão destaques durante a 5ª Semana Paranaense do Cavalo e 1ª Semana de Estudos em Equoterapia.
Os eventos objetivam associar a criação de equinos e seu importante componente social na prática da Equoterapia, método que emprega o cavalo e as técnicas de equitação como agentes e princípios promotores de ganhos físicos, psíquicos e sociais de pessoas com comprometimentos cognitivos, motores, linguísticos, entre outros.
O coordenador dos eventos, professor Carlos Eduardo, também fala de outra meta dos eventos que “é levar aos acadêmicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento, fundamentação teórica que contribua efetivamente na qualificação profissional e evidencie a importância da capacitação de profissionais nesta área de atuação multidisciplinar que é a Equoterapia”.
Furtado é coordenador do Projeto Equoterapia da UEM, uma atividade iniciada este ano e desenvolvida na Fazenda Experimental de Iguatemi. O projeto está vinculado ao Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio a Excepcionalidade (Propae) e tem colaboração do DZO
As Semanas são promovidas pelo Departamento de Zootecnia e pelo Propae, com apoio do PET Zootecnia, da Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia e do Projeto Equoterapia. As atividades ocorrerão no anfiteatro 2 do Bloco J-45, sempre no período noturno. Informações e inscrições no Instituto de Tecnologia e Agropecuária de Maringá (ITAM), Bloco J-45, sala 16, telefone (44) 3011-8970.

Leia mais...

Câmara aprova incentivos fiscais previstos no Plano Brasil Maior

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em Brasília, a Medida Provisória 540/2011 com as bases legais para a implementação do Plano Brasil Maior de estímulo à produção industrial no país, concedendo diversos benefícios fiscais, como restituição de tributos para a indústria exportadora, permissão para aproveitamento de créditos obtidos com a compra de bens de capital e desoneração da folha de pagamentos.
Dentre as emendas acatadas pelo relator, deputado Renato Molling (PP/RS), foi aprovada pelo plenário a que prevê a desoneração da contribuição à Previdência Social das empresas de transporte coletivo de passageiros das cidades e aglomerados urbanos. No lugar de incidir sobre a folha de pagamento, passará a ser cobrada uma alíquota de 2% sobre a receita bruta (faturamento) da empresa. Pelo dispositivo aprovado, o incentivo vigorará até 31 de dezembro de 2014.  Medida Provisória 540/2011 agora segue para votação no Senado Federal.

Leia mais...

Regina Mundi conquista título da Copa Unimed

Foto: divulgação
O time feminino de vôlei do Colégio Regina Mundi, de Maringá, conquistou na tarde desta sexta-feira (28) o título da Copa Unimed com campanha incontestável. A equipe venceu as cinco partidas disputadas na competição e terminou invicta sem perder um set sequer.
Na final, contra o Vera Cruz, de Mandaguari, no ginásio de esportes Valdir Pinheiro, as maringaenses ganharam por dois sets a zero, com parciais de 25 a 13 e 25 a 15.
“Ficou comprovado mais uma vez que temos o melhor voleibol de Maringá e região nas categorias de base. A equipe foi responsável na decisão, respeitando o time adversário, e a vitória ocorreu com naturalidade. Agora, o objetivo é colocar o Regina Mundi mais uma vez no pódio, nos Jogos Abertos do Paraná, que serão realizados no próximo mês, em Toledo”, frisou o técnico Dema.

Leia mais...

1º Encontro Mundial de Blogueiros

A abertura do 1º Encontro Mundial de Blogueiros teve falas sobre a democratização dos meios de comunicação, discursos de parlamentares, iluminação monumental de Itaipu Binacional, música ao vivo, fogos de artifícios e uma homenagem ao aniversariante Luis Inácio Lula da Silva. O petista mais ilustre do planeta completou 66 anos nesta quinta-feira (27) e recebeu uma salva de palmas de participantes do evento, em Foz do Iguaçu. Não, ele não estava presente.

Leia mais...

Percentual de amigos gays no Facebook

"Gaydar” é o nome que se dá à suposta habilidade de saber se alguém é gay só de olhar para a pessoa (o termo vem de gay + radar). O que em geral não passa de pura especulação ganhou contornos sérios na internet. Dois pesquisadores do MIT inventaram um Gaydar baseado nas informações disponíveis no Facebook. Descobriram que é possível determinar com rigor estatístico se alguém é gay com base nos dados usualmente compartilhados pelo site. Um dos critérios adotados é o percentual de amigos gays. Segundo a pesquisa, se a pessoa tem mais de 4,5% de amigos gays, esse é um indício praticamente conclusivo da sua orientação sexual (a pesquisa só vale para homossexuais masculinos).
Mais.

Leia mais...

Se toca mulher!

Por Maria Newnun

Iniciado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa começou com ações simples, como o uso do laço rosa, distribuído numa corrida organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em Nova York em 1990. O Laço Rosa tornou-se, desde então, símbolo mundial da luta contra o câncer da mama e Outubro Rosa foi abraçado por empresas, organizações públicas e privadas comprometidas em promover o diagnóstico precoce da doença e alertar as mulheres sobre a importância do auto-exame mensal.

No Brasil, as ações se multiplicam em diversos setores da sociedade preocupados em evidenciar o compromisso e o cuidado com as mulheres. Shoppings, empresas, escolas, monumentos e até o Congresso Nacional se iluminam de Rosa, visando criar um clima contagiante e ao mesmo tempo leve, para lembrar as mulheres de se tocarem. Juntamente com atividades lúdicas, algumas empresas e entidades instalam stands onde profissionais ensinam as regras básicas do toque nas mamas e realizam o exames mais complexos, como o da mamografia.

O Outubro Rosa também deve despertar as mulheres a investigarem quanto e quais são os investimentos e as políticas públicas destinadas à saúde, em especial, à saúde da mulher. Essa investigação deve começar pela secretaria de saúde do município e na Prefeitura que, pela lei, deve disponibilizar esses dados em seus portais de transparência.

Fique atenta mulher! Olhe ao seu redor, veja quais são as ações “Rosa” praticadas por seu supermercado, seu shopping center, seu posto de saúde ou de combustível, sua igreja, sua câmara municipal, seu vereador/a; seu prefeito/a… Se não podem dedicar um mês para cuidar de você, que cuida de todo mundo, então não merecem sua fidelidade.

Veja nesse link quando e como se faz o auto-exame nas mamas  www.cancerdemama.com.br

Se toca menina… Se toca mulher…

Leia mais...

Já era

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) criticou pelo Twitter a direção do seu partido, mostrando pessimismo sobre o futuro do PSDB.

Leia mais...

LBV arrecada alimentos

Atiradores do Tiro de Guerra e voluntários da Legião da Boa Vontade (LBV) realizam neste sábado (29), a partir das 9 horas, um mutirão para arrecadar alimentos não perecíveis para a Campanha Natal Permanente da LBV - Jesus, O Pão Nosso de cada dia. A mobilização ocorre no Jardim Alvorada e conta com o apoio da Empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC).
O objetivo é arrecadar 500 toneladas de alimentos em todo Brasil, que serão distribuídas para as famílias atendidas ao longo do ano pela Instituição.
Qualquer pessoa pode contribuir com a iniciativa, doando um quilo de alimento para os participantes da mobilização ou no veículo de apoio que estará no bairro recolhendo as doações. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (44) 3263-2316.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro e o Dia Mundial da Psoríase.

Leia mais...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



O violeiro, compositor e pesquisador João Paulo Amaral é considerado um dos mais importantes nomes da viola de dez cordas não só por aqui, mas em todo o mundo. O artista acumula participações em festivais culturais na Espanha, Portugal e México.
O contato de João Paulo com a música caipira tem início ainda na sua infância, dos tempos em que morava na cidade de Mogi das Cruzes. Na carreira profissional, o artista participou como instrumentista e arranjador de importantes grupos no cenário da viola, como Trio Carapiá, Conversa Ribeira e Orquestra Filarmônica de Violas.

Leia mais...

Capitão Nascimento na Educação

"Uma vez eu sugeri a Dilma [Rousseff], num encontro que tivemos, que o único jeito de resolver o problema da Educação no Brasil era nomear o Capitão Nascimento [personagem do filme Tropa de Elite] ministro da Educação. Da próxima vez que eu estiver com ela, vou pedir para que ela faça uma lei que obrigue todos os parlamentares, ministros e autoridades a só poderem matricular seus filhos em escolas públicas."

Do rapper e ativista social MV Bill,  em discurso a cerca de 150 estudantes adolescentes em evento, ontem, na Academia Brasileira de Letras:

Leia mais...

Faço o quê, Zé?

Por Larissa Dardengo*

E quando a gente não consegue mais escrever, Zé? A gente faz o que?
Senta e olha o céu fingindo que não sente falta da escrita? Ouve uma música chorosa e deixa a lágrima cair pensando que seria bom demais saber ditar para o papel todos os pensamentos?
Ai Zé, me ajuda a lembrar quem foi que disse que escrever dói, porque o danado tinha muita razão. Escrever dói demais e eu tenho evitado tanto essa dor, Zé. É que quando a lágrima brota eu dou logo um jeito de parar de escrever. Eu não quero mais ser triste, Zé. Eu sei que a gente escreve mais quando esta triste, porque a tristeza é danada e fica doida pra sair, quer correr e encontrar um abraço, um ombro, um sorriso amigo, mas a alegria não. A alegria é ressabiada demais. Fica escondida entre os dentes, se revelando apenas pelos olhos, mas nunca aceita cair no papel. Alegria é uma coisa que eu só consigo sentir, nunca descrever.
Ai eu fico assim Zé: caçando tristezas. E isso não ta ajudando nada a vida. Teve dias que o mau humor fez tão mal que a única coisa que eu senti foi uma dor no estômago tão forte que me deixou de cama. Pode isso? Pode alguém caçar tristeza quando na verdade não quer ser triste? Que coisa mais sem cabimento, Zé!
E eu fui dar ouvido logo ao poeta que diz que pra fazer poesia é preciso um bocado de tristeza. Veja só a situação na qual eu me meti. E agora o que eu vou fazer Zé, se não conseguir mais escrever por só conseguir ser feliz? 

* Larissa é publicitária e blogueira do Literatura Pessoal

Leia mais...

Dupla continua

"O Zezé me falou que o Luciano chegou estressado, que teve uma discussão no camarim, uma coisa qualquer antes do show, mas que está tudo bem, que tudo continua".

De Zilú Camargo, mulher de Zezé de Camargo, sobre a possível dissolução da dupla Zezé de Camargo e Luciano.

Leia mais...

Dia Nacional da Juventude 2011

Jovens de toda região se reúnem neste domingo (30) em Maringá para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento é realizado desde 1985 em todo Brasil e neste ano traz como tema as iniciativas das mulheres em defesa da vida.
A programação terá início às 13h com concentração na Praça das Antenas. A abertura oficial será às 14h e depois os jovens sairão em caminhada até a catedral, onde, às 16h, será celebrada uma missa presidida pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. Após a missa haverá um show na praça ao lado da Prefeitura.

Leia mais...

Licitação para a construção do Hospital Municipal

A Prefeitura Municipal de Sarandi realiza neste dia 3 de novembro, a abertura dos envelopes da licitação, para a construção do Hospital Municipal. A empresa tem que ser especializada em construção e execução de todos os projetos complementares: elétrico, hidráulico, e estrutural, instalações de gases e instalações especiais para o Hospital Municipal de Sarandi.
O custo da obra está orçado em 3 milhões de reais e será executada com recursos próprios do município. Terá área de 2 mil metros quadrados. A unidade oferecera atendimento diário nas especialidades de cardiologia, neurologia,endocrinologia,ortopedia,dermatologia entre outras. 
O Hospital de especialidades vai ser construído no Jardim Social, no terreno do antigo mutirão. A abertura será na sala de reuniões de licitações, na Rua José Emiliano de Gusmão, nº 500, centro no prédio da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Leia mais...

Coca Cola/Unipar/Cianorte joga em Maringá pelo título do Paranaense

A equipe feminina de handebol da Coca Cola/Unipar/Cianorte tenta mais um título na temporada 2011. O time participa, a partir desta sexta-feira (28) da última etapa do Campeonato Paranaense da Divisão Especial. Os jogos serão disputados no ginásio de esportes Valdir Pinheiro, em Maringá.
Depois de encerrar na primeira posição em cinco competições: Copa Paraná, Campeonato Paranaense Juvenil, Jogos Escolares do Paraná, Jogos Universitários do Paraná e Campeonato Brasileiro adulto, a equipe, que se condicionou nos ginásios da Unipar e Tancredo Neves, tem como objetivo alcançar mais uma conquista: o título do Campeonato Paranaense.
“Temos como meta a conquista do Estadual. Vamos nos esforçar para que o time seja reconhecido como o melhor da competição. As atletas estão cientes das dificuldades que vamos encontrar em Maringá. São obstáculos que teremos que superar para manter o handebol de Cianorte como um dos melhores do Brasil”, frisou o técnico Neto Trindade.
A equipe encerrou a série de treinamentos nesta quinta-feira (27) e está pronta para o primeiro jogo, contra a Unimed/UEM/Maringá, às 21h30, desta sexta-feira, no Ginásio Valdir Pinheiro.

Leia mais...

Convite

Clique na imagem para ampliar

Leia mais...

Novas turmas no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá oferece novas turmas de mestrado e doutorado. Com área de concentração em Ciências de Alimentos, possui três linhas de pesquisa: Processamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal; Qualidade no Processamento de Derivados de Animais, Vegetais e Resíduos; e Funcionalidade e Segurança de Alimentos. Os interessados devem se inscrever até 31 deste mês.
Os candidatos ao mestrado serão selecionados por meio de prova, avaliação de currículo e entrevista. Os concorrentes ao doutorado deverão fazer a apresentação oral do projeto, seguida de argüição; passar por entrevista, análise do currículo; e entregar carta de recomendação do orientador do mestrado. Outras informações pelo site www.ppc.uem.br ou e-mail sec-ppc@uem.br.

Leia mais...

OAB questionará estatização da Fundação José Sarney

A OAB (Ordem dos Advogados do Maranhão) do Maranhão decidiu na noite desta quinta-feira (27) que irá questionar na Justiça a lei que, na prática, "estatiza" a Fundação José Sarney. Mais.

Leia mais...

Pensando bem.....

Charge de Dálcio via Folha de São Paulo

Leia mais...

Presente do passado



Quem não se lembra de Benito de Paula

Leia mais...

Para descontrair

O Joãozinho pergunta ao pai:
- Pai, o que é que a Mãe tem entre as pernas?
- O paraíso, meu filho...
O garoto pergunta novamente:
- E o que é que o pai tem entre as suas pernas?
- A chave para o paraíso...
- Então dou-lhe um conselho, pai... mude a fechadura! O nosso vizinho tem uma cópia e está usando direto o paraíso!

Leia mais...

Pensando bem...

"O consumidor é o elo mais fraco da economia. E nenhuma corrente pode ser mais forte do que seu elo mais fraco."

(Henry Ford)

Leia mais...

Relembrando

Em 28 de outubro de 1937 a escritora Raquel de Queiroz foi presa, em Fortaleza, acusada de ser comunista. Exemplares de seus romances foram queimados.

Leia mais...

Simplicidade

O jogador de futebol Garrincha faria aniversário hoje. Seu verdadeiro nome era Manuel dos Santos, e não Manuel Francisco dos Santos, como passou a assinar, depois que o chefe da seção da fábrica onde trabalhou acrescentou o nome em uma ficha para evitar confusões com outros manuéis. Ele era operário da América Fabril e jogava no Esporte Clube Pau Grande, em 1952, quando recebeu convite para treinar no Botafogo. Mas só apareceu no clube quase um ano depois para fazer o teste. "Sabe como é", justificou. "Quem trabalha em fábrica não pode sair a qualquer hora, não. O patrão manda a gente embora."

Leia mais...

Zoom

Foto de Victor Maia

Leia mais...

Fim da contribuição

O Ministério da Previdência estuda duas novas regras para os aposentados que continuam trabalhando com carteira assinada e contribuindo para o INSS.
Uma das propostas é o fim da contribuição previdenciária para os aposentados.
Hoje, eles pagam INSS, mas, se ficarem doentes, não têm direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez e nem podem aumentar o benefício com a inclusão dos novos pagamentos.
Outra ideia é devolver essas contribuições (chamadas de pecúlio) quando o aposentado parar de trabalhar de forma definitiva, como era feito até 1994. As duas propostas poderão ter um custo menor para a Previdência se comparadas à troca de aposentadoria, que aguarda julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).
As medidas foram discutidas ontem em reunião entre representantes dos aposentados e do ministério.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Faz sentido!

"As elites governam com o rosto virado para Paris e as costas viradas para o Brasil."

(Lula)

Leia mais...

Alunos da UEM receberão bolsas da Fundação Araucária

A Universidade Estadual de Maringá foi contemplada, por edital da Fundação Araucária, com 160 bolsas para distribuir aos alunos que ingressaram pelo sistema de cotas sociais em 2010 e 2011. São 54 para projetos de pesquisa e 106 para projetos de extensão. Este é o segundo ano que a UEM participa de edital com esse objetivo. Em 2010, a Universidade foi contemplada com 37 bolsas. A UEM apresentou o Programa de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – 2011, coordenado pela diretora de Extensão, Jane Maria Remor. A professora explica que o período de concessão da bolsa, no valor de R$ 360,00, será de um ano a partir de 1º de novembro e que a quantidade atende 12,5% do universo previsto.

Leia mais...

Dia Nacional da Juventude

Jovens católicos de todo Brasil comemoram no mês de outubro, desde 1985, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento vai acontecer em Maringá no próximo domingo, 30, e terá caminhada, missa e show. A proposta deste ano é celebrar o tema “Juventude e protagonismo feminino” e o lema ”Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
O assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, padre Jéferson Batista da Cruz, explica que, além de celebrar o dia dedicado aos jovens, a temática do DNJ 2011, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, vai destacar as iniciativas das mulheres em defesa da vida.
A concentração será a partir das 13h na paróquia Cristo Ressuscitado, ao lado da Praça Pio XII (Praça das Antenas). Após a mística de abertura, os jovens sairão em caminhada até a Catedral para participar de uma missa presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.
A Banda Ângelus, a cantora Monique Elen e o grupo Os Xingalistas farão o show de encerramento na Praça da Prefeitura.

Leia mais...

Atletas marialvenses são destaques

Fotos: divulgação
Atletas marialvenses brilham em várias competições esportivas. A jogadora de Handebol Mayara Fier de Moura, defendendo a seleção brasileira, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos disputados em Guadalajara, no México.
Na seleção brasileira de basquetebol, que também está disputando os Jogos no México, outra atleta de Marialva se destaca: a pivô Nádia Colhado.
O sinuquista Eládio Silvestre, popular Vaca, também esteve competindo no último final de semana, em Curitiba. Ele disputou a 3ª e última etapa do Paranaense Individual Diamante 2011 e foi vice-campeão.

Leia mais...

Convite

Leia mais...

Feriado transferido

A Prefeitura Municipal de Sarandi transferiu o feriado do dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, para o dia 31 de outubro, segunda-feira. E na terça-feira, 1º de novembro, a administração decretou ponto facultativo, voltando com expediente normal na quinta-feira (3).

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público, o Dia Internacional do Animador, o Dia do Engenheiro Aeronáutico e o Dia do Flamenguista.

Leia mais...

domingo, 23 de outubro de 2011

Aos leitores

Pois é! A Malu nem bem chegou e já levanta voo novamente com destino à Sampa. Eu vou aproveitar para visitar amigos queridos, motivo pelo qual o blog vai dar um tempinho até quinta-feira, quando retornaremos com as postagens.

Leia mais...

Para encerrar bem o dia



Clara Nunes cantando "Obsessão". Clara foi uma das maiores sambistas do Brasil e morreu em 1982.

Leia mais...

Pela libertação dos peludos

Quem ama e respeita todas as formas de vida não pode ficar indiferente aos maus tratos com os animais. Nas últimas semanas, muito tem se falado sobre os cães que são submetidos à experiências dolorosas por um departamento da UEM. A Justiça já entrou no caso, mas os animais continuam lá e por isso os que gostam e respeitam a natureza e os bichos estão divulgando essa petição pública pela libertação e disponibilização imediata dos cães da UEM para adoção. Assine o abaixo-assinado e divulga-o para os seus contatos.

Leia mais...

Presente do passado



Saudades das tardes de domingo.

Leia mais...

Para descontrair

Os dois caipiras se encontram numa venda:
- Oi, cumpadre! Como vão as coisas?
- Tudo bem! Vosmicê sabia que o Chico casou?
- Sabia, não! Casou com a Lindalva?
- É, aquele mulherão! Agora o bicho tá que é um touro!
- De forte?
- Não, de chifre!

Leia mais...

Zoom

Foto de Viesturs link

Leia mais...

Recebido por e-mail

Uma senhora bem idosa estava no convés de um navio de cruzeiro segurando seu chapéu firmemente com as duas mãos para não ser levado pelo vento. Um cavalheiro se aproxima e diz:
- Me perdoe, senhora...não pretendo incomodar, mas a senhora já notou que o vento está levantando bem alto o seu vestido?
- Já, sim, mas é que eu preciso de ambas as mãos para segurar o chapéu.
- Mas, senhora....a senhora deve saber que suas partes íntimas estão sendo expostas! - disse o cavalheiro.       
A senhora olhou para baixo, depois para cima, e respondeu:       

- Cavalheiro, qualquer coisa que o senhor. esteja vendo aqui em baixo tem 85 anos. O chapéu eu comprei ontem!

Leia mais...

Pelé

Pelé, o rei do futebol, está fazendo aniversário. Seu primeiro apelido futebolístico — no time do Bauru Atlético Clube (ou "Baquinho") — foi "Gasolina". Foi ele mesmo quem criou, involuntariamente, o apelido de Pelé. Ainda criança, acompanhava o pai nos jogos do Vasco da Gama, da cidade mineira de São Lourenço, e acabou fã do goleiro Bilé. Nas peladas de rua, proclama: "Eu sou o Pilé", trocando uma das letras do nome de seu ídolo. E Pelé ficou.

Leia mais...

Pedido de perdão

“O que eu não fui muito bom, foi talvez um bom marido. Das coisas erradas que fiz, aproveito a oportunidade para pedir perdão à minha esposa. Entendi que é ela quem vai me fazer feliz”.

Do deputado e ex-jogador Romário pedindo perdão à mulher Isabelle Bittencourt, por segundo ele, não ter sido um bom marido.

Leia mais...

Relembrando

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont fez um voo de 70 metros com o avião construído por ele. O 14-Bis não necessitava de veículo auxiliar e,desta vez, ele estava disposto a se elevar do solo somente com o aparelho. Possuía 4,81m de altura e ficou sete segundos no ar. Essa invenção o deixou famoso em todo mundo.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 23 de outubro é o Dia da Aviação e do Aviador no Brasil.

Leia mais...

sábado, 22 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



Diretamente das Gerais para as esquinas da vida.

Leia mais...

Teleton

Com o objetivo de ampliar a quantidade de atendimentos, que até 1998 eram centralizados na unidade de São Paulo, a AACD criou o Teleton, uma maratona televisiva que busca conscientizar a população a respeito das possibilidades de um deficiente físico, gerando grande mobilização social.
Além de prestar contas das atividades realizadas pela entidade, é uma das principais ferramentas de captação de recursos da instituição.
Em 2010, o evento arrecadou R$ 23,9 milhões, valor destinado à construção de uma nova unidade da instituição, em Mogi das Cruzes (SP), que deve ser concluída em outubro de 2011.
A 14ª edição do Teleton será realizada nos dias 21 e 22 de outubro de 2011. Mais uma vez a AACD contará com a parceria do SBT, responsável pela geração e transmissão do evento para todo o país, durante mais de 24 horas, ao vivo.
Você pode doar para o Teleton a qualquer momento. Com a sua contribuição, a instituição poderá manter os atendimentos que já realiza e atender mais de 32 mil pacientes que estão na fila de espera.

Curiosidade

Criado em 1966 nos Estados Unidos pelo ator Jerry Lewis, que teve um filho deficiente físico, o Teleton é realizado em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul, anualmente. A América Latina possui uma organização dos países que realizam o Teleton, a Organização Internacional dos Teletons (Oritel). O objetivo da Oritel é favorecer a troca de conhecimento entre os países e instituições, além de possibilitar uma melhor integração entre aqueles que visam uma sociedade mais justa e produtiva para os deficientes físicos de todo o mundo.
As empresas que apoiam causas sociais, como o Teleton, são preferidas por consumidores e formadores de opinião. Contribua para melhorar a vida de milhares de deficientes físicos.

Como doar:

0500 12345 05 – R$ 5,00
0500 12345 10 – R$ 10,00
0800 774 2011 – para doações acima de R$ 30,00
www.teleton.org.br – doação de qualquer valor acima de R$ 5,00

Leia mais...

Concurso Gastronômico

Neste sábado (22), a partir das 18 horas, no Parque da Uva – saída para Mandaguari, acontecerá o Concurso Gastronômico do Prato Típico de Marialva.  O Concurso tem por objetivo incluir e destacar o produto na gastronomia local, instituindo um prato que venha destacar o município também no turismo gastronômico, sendo obrigatória a inclusão da uva na receita apresentada.
Os participantes inscritos serão avaliados por um juri formado por gastrônomos, estudantes da área, técnicos do Senac e autoridades convidadas pela comissão organizadora.
Serão avaliados os seguintes itens: Estética; Decoração; Sabor; Textura (cozimento); Aroma; Combinação e Harmonia dos ingredientes; Facilidade na maneira de servir; e Rendimentos (custo-benefício).Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugar:

I. O terceiro lugar receberá além de troféu a quantia de R$150,00

II. O segundo lugar receberá um troféu e uma quantia de R$ 300,00

III. O primeiro lugar receberá créditos da criação do prato em casos de divulgação, a quantia de R$500,00 e posteriormente uma placa com a receita e nome do autor, fixada na Casa da Uva.

Leia mais...

Lei branda para criminosos

O fazendeiro Vitalmiro Bastos Moura, o Bida, um dos mandantes do assassinato da irmã Dorothy Stang, condenado a 30 anos de prisão vai receber o benefício do regime semiaberto. A irmã Dorothy foi morta covardemente por um pistoleiro em 2005, no Pará,  a mando de fazendeiros da região. Outros três condenados já cumprem pena em regime semiaberto.

Leia mais...

Colégio Regina Mundi joga neste sábado

A equipe feminina de vôlei do Colégio Regina Mundi tenta neste sábado (22) a conquista de mais um resultado positivo em sua terceira apresentação na Copa Unimed. O time encara a partir das 13h30 a equipe do Colégio Platão, no ginásio de esportes Valdir Pinheiro.
Para o técnico Dema, a competição é importante já que as atletas se mantêm em ritmo de jogo para as competições da Federação Paranaense de Vôlei. “A Copa Unimed é uma competição importante e que reúne não apenas atletas de vôlei, mas de outras modalidades e, sem dúvida, fortalece o esporte da cidade. A nossa equipe realiza boa campanha no campeonato e esperamos conquistar mais um título para o Colégio Regina Mundi”, frisou.

Leia mais...

Reajuste acima da inflação

Com a negativa do governo de dar um aumento acima da inflação para os aposentados que ganham mais que um salário mínimo, o Congresso começa a negociar, na segunda-feira, o reajuste acima da inflação para 2012.
O deputado federal Marçal Filho (PMDB-MS) vai apresentar, na segunda-feira, uma emenda, pedindo que as aposentadorias tenham o mesmo reajuste que será dado ao salário mínimo em 2012, que é a inflação mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
Com isso, o reajuste reivindicado para os benefícios do INSS é de 13,61%, considerando a inflação de 5,7%.
"Queremos recuperar o poder de compra, que, historicamente, tem se desvalorizado com relação ao salário mínimo", disse Marçal.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Zoom

Foto de Luís Felix

Leia mais...

Ator Adriano Reis está internado

O ator Adriano Reys, 77 anos, está internado no hospital Copa D'Or, no Rio. Reys está em tratamento contra um câncer no fígado. "Ele faz quimioterapia há três anos. Desta vez, foi internado por conta de uma pneumonia. Estava bem debilitado", contou Viviane de Amorim, mulher do ator. Segundo ela, o tumor é bem agressivo, mas, no momento, o quadro de Adriano é estável.

Leia mais...

Valor máximo da aposentadoria

O valor máximo das aposentadorias pagas pelo INSS pode ir de R$ 3.691,74 para R$ 3.920,63 no ano que vem, conforme prevê o relatório inicial do Orçamento 2012, apresentado ontem pelo deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), na Comissão Mista do Congresso.
Isso porque o relatório já espera que a previsão da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor) aumente neste ano de 5,7% para 6,2%.
O índice é usado no reajuste dos benefícios do INSS e do salário mínimo (R$ 545, hoje).
A previsão do aumento da inflação, que leva em conta dados do Banco Central, só poderá ser mesmo confirmada no relatório final do Orçamento, que deverá ser apresentado no início de dezembro, de acordo com a assessoria técnica da comissão.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Tá difícil

"Sejamos realistas: pegar o Saddam Hussein foi fácil. Eliminar o Bin Laden foi fichinha. Matar o Kadafi quase não deu trabalho. Quero ver se esses caras são machos mesmo para capturar o Sarney e o Ricardo Teixeira."

Fonte: Eramos6

Leia mais...

Ministro do Esporte continua no cargo

Pressionado por denúncias de corrupção, o ministro do Esporte, Orlando Silva, conseguiu nesta sexta-feira (21) se manter no cargo após uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Mais.

Leia mais...

Missa pela morte de padre Reginaldo

O leitor Renato C. Marques nos envia a foto do padre Reginaldo de Lima, distribuída na missa de 7º dia da sua morte. A missa celebrada pelo arcebispo Dom Anuar Battisti aconteceu na Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, na quinta-feira (20).
Segundo Renato, na homilia, o arcebispo leu diversos e-mails e cartas recebidas pela arquidiocese, de muitos pontos do Brasil e também do exterior, dos membros do clero e leigos que conheceram este padre alegre, brincalhão e que gostava de contar piadas, mas que possuía uma fé, dedicação e defesa da causa do Evangelho que poucos que conhecemos neste mundo tem.

Leia mais...

24º Encontro de Viticultores

Acontece no dia 10 de novembro, no Parque da Uva, em Marialva, o 24º Encontro de Viticultores.  O tradicional encontro é aberto a todos os produtores rurais, em especial, aos que cultivam a uva. A expectativa é receber um público de aproximadamente 500 pessoas.
Durante todo o dia, os produtores terão a oportunidade de participar de palestras técnicas, demonstração de máquinas, dentre outras atividades. “Nesse encontro, serão abordados assuntos ligados à atividade profissional do produtor de uva”, disse o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdinei Cazelato.

Leia mais...

Miss e Mister Sarandi

O Departamento de Cultura Esporte e Lazer de Sarandi vai realizar no dia 26 de novembro o concurso de miss e mister Sarandi estudantil 2011, e a mais bela idosa 2011.
Os interessados podem procurar as fichas de inscrição na recepção da Casa da Cultura, na Rua Jaçanã, 941 no centro de Sarandi.

Leia mais...

Governo federal avalia certificação do hospital

Dois representantes do governo federal, um do Ministério da Saúde e outro do Ministério da Educação, visitaram, nesta sexta-feira, o Hospital Universitário de Maringá para fazer a avaliação final visando à renovação da certificação do HU como hospital de ensino.
A visita da psicóloga Juliana Carrijo Melo Maluf (Ministério da Saúde) e do médico Cezar Augusto dos Santos (Ministério da Educação) ocorreu no período da manhã. Eles se reuniram com a direção do HU, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da 15ª Regional de Saúde; fizeram inspeções in loco; receberam documentos; e se reuniram novamente com a direção do HU e com representantes da administração da UEM.
A visita desta sexta-feira finalizou o trabalho que os certificadores iniciaram no final de 2009, quando eles solicitaram ao hospital a solução de algumas pendências constatadas à época. O grupo técnico do qual fazem parte os dois certificadores deve emitir o parecer final no sentido de aprovar ou não a certificação do HU. A renovação da certificação deve ser feita a cada dois anos.

Leia mais...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



Considerada uma banda brega, o Wallace Collection, surgiu no final dos anos 60. Ela surgiu na Bélgica e tinha como curiosidade, uma habilidade incrível para mesclar melodias pop com guitarras, passagens jazzísticas e fragmentos de música erudita.

Leia mais...

Acredite se quiser!

“Nesse momento, estamos hospedados em um hotel cinco estrelas, com uma ‘big’ de uma piscina e de frente para o mar. Tudo pago com dinheiro público. O povo me dá vida de príncipe”.

Depois de postar essa "maravilha" no Facebook, o vereador Rodson Lima (PP), de Taubaté, interior de São Paulo, tentou consertar e disse que na realidade ele fez um agradecimento ao povo por lhe proporcionar tão boa vida e não escárnio como a mídia fez parecer.

Leia mais...

Dia do Gari

Hoje se comemora o Dia do Lixeiro, se bem que o nome mais apropriado deveria ser gari, pois lixeiro é quem produz o lixo.
A cada 24 horas, o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo — sujeira que seria suficiente para lotar 1.160 aviões cargueiros do tipo Boeing 747. Em 1996, cada brasileiro jogava fora meio quilo de lixo por dia. Em 2008, a média pulou para 920 gramas por pessoa, levando em conta todos os tipos de lixo.

Leia mais...

Campanha Recicla Sarandi

Começa nesta quarta-feira (26), a Campanha Recicla Sarandi. Nesta primeira fase devem participar 12 mil pessoas, aproximadamente três mil casas. Farão parte desta primeira fase as Avenidas Danilo Massuia até a Montreal e Ademar Bornia até a João Marangone.
O início da campanha será marcado por uma grande concentração na Praça do Jardim Panorama a partir das 8h. A coleta será feita em dias alternados ao da coleta convencional e os caminhões da cooperativa de materiais recicláveis de Sarandi a Copercentro vão fazer o transporte e a separação dos materiais.

Leia mais...

Campeonato de Futsal de Marialva

O Campeonato de Futsal de Marialva entra nesta sexta-feira (21) na segunda fase em jogos programados para o ginásio de esportes José Gomes Colhado. A primeira rodada marca quatro partidas para o período noturno.
A rodada tem início com o jogo entre os times João de Barro e Águia Negra, a partir das 19h. Na sequência, às 19h50, se enfrentam Marta Rocha/Chácara Butura x Lajeresk.
O terceiro jogo, às 20h30, o Só Mamão A encara o São Mamão B/Os Sapos. Às 21h30, fechando a rodada, jogam Maderesk/Nova Era Futsal e ACEM.

Leia mais...

Corpo de Khadafi está em um freezer

A agência de notícias Associated Press divulgou nesta sexta-feira que o corpo do ex-ditador da Líbia, Muammar Khadafi, está guardado em um freezer de um shopping center da cidade de Misurata. Khadafi foi levado para a cidade, também na costa líbia, após ser capturado em Sirte, sua cidade natal, onde teria sido ferido em ataque da Organização do Tratado do Atlêntico Norte (OTAN).

Um correspondente da AP viu o corpo nesta sexta-feira no shopping center na cidade costeira de Misurata, cidade dos rebeldes que mataram o ex-líder em sua cidade-natal, Sirte. O corpo, despido da cintura para cima e usando calças bege, está deitado em um colchão ensanguentado no chão de um freezer no qual os restaurantes e lojas guardam produtos perevíceis. Um buraco de bala é visível no lado esquerdo de sua cabeça e no centro de seu peito. Há sangue seco em seus braços e na cabeça.

O corpo estaria guardado no freezer enquanto o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia decide como e onde enterrar o corpo. De acordo com o G1, o comandante militar de Misurata afirmou que o corpo de Khadafi, como o de todos os muçulmanos, “será lavado e tratado com dignidade”.

Fonte: Blog "O Filtro"

Leia mais...

Bazar beneficente

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Maringá promove um grande bazar beneficente com mercadorias doadas pela Receita Federal. O Bazar começa na quarta-feira, dia 9 de novembro e prossegue até sábado, dia 12.
No bazar, as pessoas vão encontrar eletroeletrônicos, videogames e acessórios, roupas, maquiagem, ferramentas, acessórios para bicicletas, motos e automotivos, cobertores, jaquetas, perfumes, utilidades domésticas, entre outros. Os produtos podem ser adquiridos por preços abaixo dos praticados no mercado.
O horário de atendimento do bazar será das 9h às 17h, no salão paroquial da Paróquia Santa Isabel de Portugal, na Rua Senador Accioly Filho nº 173, Vila Santa Izabel. Para fazer as compras é necessário apresentação do CPF.
Toda a renda do bazar será revertida para a Pastoral da Criança de Maringá.

Leia mais...

Filão da malandragem

"Os partidos estão cometendo um crime ao usarem ONGs como fachadas. O pior não é o desvio de dinheiro. Mas o desestímulo a uma participação comunitária."

"Mas os partidos políticos brasileiros descobriram um filão de malandragem, usando a imagem das ONGs para acobertar falcatruas. O custo disso pode ir muito além dos milhões desviados. Pode gerar o aumento do desencanto dos jovens e das pessoas que querem melhorar sua comunidade."


Do jornalista Gilberto Dimenstein sobre o uso criminoso de ONGs por partidos políticos.

Leia mais...

Na ativa

O ex-ministro Antonio Palocci voltou a trabalhar como consultor em gestão empresarial. Ele volta às atividades quatro meses depois de ter perdido o cargo de chefe da Casa Civil por suspeita de enriquecimento ilícito.

Leia mais...

Mobilização em prol da duplicação da PR-323

O presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cianorte, Dr. Rubens Pereira de Carvalho, está convidado todos aos cidadãos para participar de uma mobilização em prol da duplicação da PR-323. O evento acontecerá dia 26 de outubro, às 15h30, na rodovia PR-323, nas imediações do Portal da Moda da cidade.
"Vamos requerer ao governador do Paraná e aos nossos parlamentares, para que coloque no orçamento do Estado do Paraná a duplicação da PR-323 ainda este ano de 2011, que providencie imediatamente Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e o projeto de Execução desta obra de duplicação para sua efetivação ainda nesta atual gestão."
Ele convoca a população a participar com camisetas, faixas, cartazes, banner, outdoor e também pelas mídias sociais, enfim, usando a criatividade, para que a campanha alcance os resultados necessários.
A participação é de fundamental importância pela preservação da VIDA e pelo desenvolvimento da região.

Leia mais...

Barba de molho

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que tomará medidas para limpar o nome da entidade, que foi envolvida em escândalos nos últimos tempos. Com isso, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deverá ser um dos investigados por ter seu nome vinculado a processos de corrupção.

Leia mais...

Kia devolverá valor pago a mais

Depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por unanimidade, que o aumento do IPI sobre carros importados só vai valer a partir da segunda quinzena de dezembro, a Kia Motors anunciou nesta sexta-feira (21) que está adotando a tabela de preços sugeridos ao consumidor que vigorava antes da publicação do Decreto 7.567. Os compradores que pagaram a mais devem procurar as concessionárias para a devolução de valor cobrado a mais após o novo IPI.

Leia mais...

Seminário sobre Nascentes, Rios e Matas Ciliares

A ARAS/Cáritas de Maringá estará promovendo no dia 23 de Outubro de 2011 um Seminário sobre Nascentes, Rios e Matas Ciliares, com o intuito de colocar em prática as reflexões da Campanha da Fraternidade 2011 e na perspectiva de colocar em pratica a proposta de dar continuidade à 3ª Prioridade do 22º Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá: Promoção da Vida e Ação Social - Projeto 2: Recuperação de Áreas de preservação permanentes: Nascentes, Rios e Matas ciliares.
O objetivo do seminário é construir um instrumental de análise territorial a partir das leis, normas e conceitos técnicos; exercício de sua aplicação; síntese, com estabelecimento de definições de ações e a viabilidade de sua implantação e avaliação da realidade; verificar ações e resultados e elaborar um instrumento para ser aplicado em sua realidade.
O Seminário será realizada na Casa da Cultura Ir. Antônia, ao lado da igreja Nossa Senhora das Graças - Sarandi/Paraná.

Leia mais...

Capanema faz 60 anos

Foto: divulgação
O município de Capanema, no Sudoeste do Paraná, abriu no último sábado (15), a programação dos 60 anos de emancipação política do município, que serão completados no próximo dia 14 de novembro. As atividades tiveram início com o tradicional Chá do Coração da ACPM (Associação Capanemense de Apoio e Prevenção ao Câncer da Mulher), no Centro Social da Igreja Matriz, animado com uma apresentação do Trio Uva Passa.
Até o dia do aniversário do município estão programados diversos shows musicais, apresentações artísticas e culturais, mostras, competições esportivas e outras ações.
As atividades relativas aos 60 anos de Capanema prosseguem neste final de semana.

Leia mais...

Ensaios fotográficos integram eventos de Geografia

Dentro da programação da 20ª Semana de Geografia e do 2º Encontro Estadual de Geografia e Ensino, que serão realizados de 24 a 27 deste mês, está agendada uma exposição fotográfica coletiva intitulada Nômade. A mostra engloba três ensaios: Pura Vida e Soturna-Maringá, com trabalhos do acadêmico de Felipe Stahlhoefer; e Lugares Humanos, de Felipe Bonifácio.
Os trabalhos, produzidos na Costa Rica e em diversas cidades brasileiras, com destaque para Maringá, têm a dialética como um princípio norteador, evidenciando as contradições na América Latina. Na definição dos fotógrafos, o ensaio mostra o mundo da mercadoria confrontado com a natureza humana. “A acumulação flexível na esteira da sociedade em rede, cyberespaço da informação instantânea e tempos lentos dos marginalizados, o caos urbano fragmentado e o ilusionismo ideológico da mercadoria afeta tragicamente o ser humano, seja nômade”, detalham.
Os trabalhos podem ser vistos durante todo o evento, no Bloco J-12. Ou conferidos virtualmente na Galeria Agência Nomaad. Os ensaios têm apoio do Nemo (Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização) da UEM.

Leia mais...

Acabou

Charge da Folha de Londrina

Leia mais...

Presente do passado



Uma dupla do barulho. Elza Soares e Lobão.

Leia mais...

Para descontrair

Uma loira pergunta para a outra:
- O que está mais distante Londres ou a Lua?
A outra responde:
- Nossa! Que pergunta mais sem sentido! Você consegue ver Londres daqui? Não.
- Então..... amigaaaaaaaaaaa...

Leia mais...

Zoom

Foto de Carlos Lopes Franco

Leia mais...

"Mudar, ousar, é necessário”

Por Paulo Vidigal

O assunto que abordo é a falta de ambulâncias do SAMU-Maringá. Vale lembrar que antes de ser exonerado da função de auxiliar de enfermagem, protocolei uma denúncia no Ministério Público sobre essa situação. Uma sindicância interna da prefeitura foi aberta, mas ao que parece as coisas não mudaram. Situação como essa divulgada hoje pela RPC, acontece há tempos. Dias em que há apenas uma ambulância para atender a população não é novidade. Mas poucos têm conhecimento disso.

Há de se fazer justiça: esses problemas não são de responsabilidade dos profissionais do SAMU que atendem a população diretamente. Sem nenhum protecionismo, afirmo que são ótimos profissionais e amam o que fazem. Salvam vidas diariamente, o que também poucos reconhecem.
Mais.

Leia mais...

Privatização

Você sabia que o governo federal estuda privatizar alguns parques nacionais como Jericoacoara e Ubajara, no Ceará, e os de Sete Cidades e da Serra das Confusões, no Piauí?
Pois é verdade. A assinatura do acordo para a tal modernidade de gestão foi feita nesta quarta-feira (19) pelas ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
E a vontade é de privatizar outros como Fernando de Noronha (PE), Anavilhanas (AM) e Lençóis Maranhenses (MA).

Leia mais...

Médicos ou monstros?

Médicos que foram acusados de dar laudos falsos de morte encefálica de pacientes para extrair rins foram condenados pela Justiça. 
Mais.

Leia mais...

IPI só em dezembro

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros só pode entrar em vigor a partir da segunda quinzena de dezembro. A decisão foi do STF (Supremo Tribunal Federal), que ainda entendeu que quem comprou um carro e já pagou o tributo deverá ter o valor devolvido.

Leia mais...

Relembrando

Em 21 de outubro de 1879, Thomas Edison inventou a primeira lâmpada elétrica, feita com filamento de carvão, que ficou acesa por 45 horas. Sua invenção vinha de seu desejo de fazer pequenas lâmpadas que pudessem ser usadas no lar, como um substituto do gás, principal meio de iluminação naquele tempo.

Leia mais...

Conversa mole

"CPI, no Brasil, só vocês da imprensa acreditam, mais ninguém. É conversa mole, coisa para enganar."

Do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz (PSDB), criticando uma CPI para investigar a suposta venda de emendas por deputados.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 21 de outubro, é o Dia da Maçã (Apple day), o Dia do Contato Publicitário, o Dia do Despachante Público, o Dia da Iluminação, o Dia do Lixeiro, o Dia Nacional da Alimentação na Escola e o Dia do Ecumenismo.

Leia mais...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



O encontro de dois monstros sagrados.

Leia mais...

Os donos das calçadas

 Foto e texto de André Leandro Veneruci
Está cada vez mais difícil caminhar pelas calçadas em Maringá. Motivos não faltam. Seja por inúmeros buracos, calçadas irregulares, mesas de bares... blá, blá, blá..
E uma cerca impedindo a passagem de pedestres?
Isso é demais?
Duvida? 
Uma foto vale mais do que mil palavras. Essa grade está no ponto de circular "C" na Rua Joubert de Carvalho, ao lado do Shopping Center Brasil.

Leia mais...

Transparência dos atos dos gestores públicos

As prefeituras e câmaras municipais do Paraná receberam ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para cumprir normas da Lei Complementar 131/2009, que amplia a transparência dos atos dos gestores públicos. O ofício, assinado pelo presidente, conselheiro Fernando Guimarães, informa que é necessário declarar, na página do TCE na internet, todos os detalhes exigidos pela LC e, também, a data da atualização. Além disso, deve ser indicado em qual site essas informações estão disponíveis para o cidadão.
A exigência da LC 131 - também conhecida como Lei da Transparência - está em vigor desde maio do ano passado para todos os Estados e os municípios com mais de 100 mil habitantes. Para municípios com população entre 50 mil e 100 mil moradores, a norma vigora desde 27 de maio passado. Os municípios com até 50 mil habitantes podem se adaptar à LC até 2013.
Gumercindo Andrade de Souza, diretor-adjunto de Contas Municipais do Tribunal, afirma que a orientação do TCE é que os municípios busquem se adequar o quanto antes. Com os dados no Sistema de Informações Municipais (SIM-AM), a análise dos atos pelo Tribunal se torna mais ágil. Se não cumprirem as exigências da LC 131, as prefeituras ficam impedidas de receber certidões liberatórias, o que prejudica a realização de convênios e a consequente recepção de recursos.

Leia mais...

Lei Anticorrupção

A Comissão Especial da Câmara Federal que vai debater o projeto que cria punições a empresas e agentes corruptores da administração pública definiu, nesta quarta-feira (19), o roteiro de atividades para elaborar o parecer da proposta. A intenção, é concluir os trabalhos até o final de novembro e votar a Lei Anticorrupção em dezembro, informou o presidente da CE, o deputado João Arruda (PMDB-PR);
O PL 6826/2010, enviado no início do ano passado ao Congresso Nacional pela Presidência da República, vai resultar numa legislação específica para a responsabilização civil e administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos que lesem a administração pública nacional ou estrangeira.
“Temos que radicalizar contra as empresas, e empresários, que se envolvem em fraudes e motivam os desvios de conduta na administração pública brasileira”, afirma João Arruda. “A ideia central desta lei é estabelecer uma cultura de combate à corrupção dentro de cada empresa do nosso país”.
“As empresas privadas terão ter que ser ficha limpa para entrar em licitações e conseguir empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e outros bancos públicos”, informa o presidente da CE.
Segundo João Arruda, a nova lei será um marco no combate a corrupção no Brasil. “Até hoje, as sanções enquadram basicamente os agentes públicos. A partir da sanção desta lei, o Governo Federal e os órgãos responsáveis, terão condições de responsabilizar as empresas que promovem a corrupção em nosso país”, completou o deputado.

Leia mais...

Kassab veta meia-entrada para professores

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vetou hoje projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que concedia meia-entrada em eventos culturais para os professores da rede municipal. Ele alegou que isso poderia aumentar o valor dos ingressos normais e também seria uma injustiça com outras categorias, igualmente merecedoras.
Agora, o projeto deverá voltar à Câmara de Vereadores e o veto do prefeito poderá ser derrubado.
Em São Paulo, os professores estaduais têm o direito a meia-entrada em eventos culturais.

Leia mais...

Nova sede

Na próxima sexta-feira (21), às 17h, será inaugurada, em Marialva, a nova sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. As novas instalações localizam-se à Rua Campos Sales, 425 – esquina com a Rua Nossa Senhora do Rocio.
Segundo a Secretária Dulcinéia Mariano Pierini, a saída do setor administrativo do Pronto Atendimento se faz necessária para ampliar a estrutura de atendimento ao público no local.

Leia mais...

Brasil abrirá Copa no Itaquerão

Está confirmado. A seleção brasileira abrirá a Copa do Mundo 2014 jogando no Itaquerão, o futuro estádio do Corinthians. O anúncio foi feito pela Fifa, agora a pouco em Zurique, na Suíça.
Resta saber se as obras terminarão até o início da Copa.

Leia mais...

UEM divulga dados socioeconômicos dos vestibulandos

O Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá registra, em termos percentuais, maior número de candidatos paranaenses em relação ao mesmo concurso no ano passado. Dos atuais 16.634 inscritos, 84,9% residem no estado. Em 2010 eram 81,1%.
Aumentou também o percentual de inscritos que cursaram o Ensino Médio apenas em escola pública. Entre os candidatos, 8.845 se enquadram nessa categoria, o que corresponde a 53,2% do total. São 2,6% a mais do que os índices registrados no ano passado.
Esses são alguns dos dados extraídos do questionário socioeconômico que o vestibulando responde no ato da inscrição e que a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) divulgou hoje (20). Segundo o relatório, para este Vestibular de Verão, 37,9% dos inscritos residem em Maringá, 36,9% são de outras cidades da região e 10,1% de outras cidades do Paraná. Dos residentes em outros estados, o percentual maior é de São Paulo: 10,6%, o que corresponde a 1.765 vestibulandos.
Os dados socioeconômicos do Vestibular de Verão 2011 revelam ainda que 56,6% inscritos são mulheres; 45,3% têm 17 anos ou menos e que a grande maioria é branca (75,2%). Apenas 428 candidatos se declaram da raça negra (2,6%) e 2.680 pardos (16,1%).
Estudantes com formação no Ensino Médio apenas em escola particular são 6.336 (38,1%), contra 687 (4,1%) que estudaram a maior parte do tempo em escola pública e 751 (4,5%) que estiveram a maior parte do tempo em escola particular.
Em relação ao Ensino Fundamental, 9.186 estudaram integralmente em escola pública, ou seja, 55,2% do total. No Vestibular de Verão 2010, esse porcentual foi de 52,5%.

Renda Familiar
Com relação à renda familiar, o maior percentual está inserida na faixa que recebe entre mais de três e até cinco salários mínimos. São 4.759 vestibulandos nessa categoria (28,6%).

Leia mais...

Presente do passado



Um declaração de amor.

Leia mais...

No país da Copa

Charge do Amarildo via Folha de São Paulo

Leia mais...

Gaddafi teria morrido

O Conselho Nacional de Transição (CNT), da Líbia, informou que o ex-ditador líbio Muammar Gaddafi foi morto em um ataque aéreo da Otan. As informações são divergentes, pois o Conselho Militar de Misrata disse que Gaddafi está ferido e os Estados Unidos não confirmaram nenhuma das versões.

Leia mais...

Para descontrair

Uma mulher leva um bebe ao consultório do pediatra.
Depois da apresentação o médico começa a examinar o bebê vê que o seu peso está abaixo do normal e pergunta:
- O bebê bebe leite materno ou mamadeira?
- Leite materno - diz a senhora.
- Então, por favor, mostre-me os seus seios..
A mulher obedece e o médico toca, apalpa, aperta ambos os seios; gira os dedos nos mamilos; primeiro suavemente, depois com mais força, coloca as mãos embaixo e os levanta; uma vez, duas vezes; três vezes,
num exame detalhado; inconformado chupa os mamilos diversas vezes.
Sacode a cabeça para ambos os lados e diz:
- Pode colocar a blusa..
Depois da senhora estar novamente composta o médico diz:
- É claro que o bebê tem peso a menos...a senhora não tem leite nenhum.
- Eu sei, doutor. Eu sou a avó
Mas adorei ter vindo.

Leia mais...

Zoom

Foto de J. Pedro Martins

Leia mais...

Reajuste

O governo não pretende abrir uma nova discussão para negociar o reajuste acima da inflação em 2012 para os aposentados que recebem mais que um salário mínimo.
A afirmação é do relator-geral do projeto do Orçamento, Arlindo Chinaglia (PT-SP). "A proposta de Orçamento expressa o atual momento do país.
Estamos preparados para enfrentar a crise, mas ao mesmo tempo não temos uma resistência infinita", diz o deputado.
Segundo ele, é "evidente que o governo está trabalhando com a hipótese real de a crise afetar o Brasil".

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Pensando bem...

"Estudo economia diariamente para nunca ser enganada por nenhum economista."

(Joan Violet Robinson)

Leia mais...

Congresso do esporte destaca Olimpíadas 2016

Com 530 participantes, vindos de diferentes estados brasileiros e vários países, foi aberta na terça-feira (18), na Universidade Estadual de Maringá, a quarta edição do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. O evento, que é realizado a cada dois anos, costuma reunir importantes pesquisadores nacionais e internacionais, que nesta edição, irão debater principalmente questões ligadas aos Jogos Olímpicos de 2016. O tema esteve presente já na palestra de abertura, proferida pela professora Rejane Penna Pereira, assessora do Ministério dos Esportes, que falou de perspectivas e desafios.
Na opinião dela, o Brasil tem plenas condições de realizar uma boa Olimpíada, destacando-se não só pelo desempenho dos atletas, mas também na organização dos Jogos. Contudo, para isso é necessário o estabelecimento de objetivos claros e prioridades bem definidas. Como país sede, o Brasil está pré-classificado em todas as modalidades esportivas e essa oportunidade deve ser aproveitada desde que haja atletas de alto rendimento para competir.
Rejane falou da importância de revelar novos talentos, promovendo competições, nas quais os jovens possam ser observados e avaliados. Destacou ainda a necessidade de garantir treinamento e o acesso a materiais esportivos de alta performance para os jovens atletas com potencial revelado.
A programação completa pode ser vista no site www.def.uem.br.

Leia mais...

VIII Conferência Latino-Americana de Software Livre

Mais de 3,5 mil participantes, entre estudantes, profissionais e especialistas de diversas áreas da informática são esperados para a VIII Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2011. O evento começou nesta quarta-feira (19), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Mais.

Leia mais...

Preço nas alturas

O presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, afirmou nesta quarta-feira (19), em Brasília, que os consumidores residenciais brasileiros de energia elétrica pagam 104% de impostos e encargos, enquanto para a indústria o índice é de 107%. O industrial ressaltou ainda que o Brasil, apesar de contar com a fonte mais barata, que é a hidroelétrica, tem a terceira energia mais cara do mundo – R$ 329 por MW/hora, perdendo apenas para a Itália e República Tcheca.

Leia mais...

Marialva completa 60 anos de fundação

No dia 14 de novembro, o município de Marialva completa 60 anos de fundação. Com o objetivo de valorizar e resgatar essa história, a Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com todas as demais Secretarias e Departamentos promove uma ampla programação de eventos.
A partir do próximo sábado, 22 de outubro, Marialva será palco de concursos, diversas inaugurações, espetáculos teatrais, shows musicais, shows de talentos, concertos, palestras, desfiles e diversos outras ações que demonstram o potencial da cidade em todos os setores. Todas as atividades serão realizadas com entrada franca.
Dentre os principais eventos, constam o Concurso Rainha da Uva 2011 (04 de novembro), o Desfile de Aniversário da Cidade (14 de novembro) e a 18ª Festa da Uva Fina de Marialva (de 02 a 11 de dezembro).

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 20 de outubro, é o Dia do Poeta, o Dia do Arquivista, o Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo, o Dia Mundial da Osteoporose e o Dia Mundial da Estatística.

Leia mais...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Para encerrar bem o dia



Lá pelos idos de 1968 esse era o sucesso das paradas musicais.

Leia mais...

Nem a morte os separou

Um casal americano que viveu junto por 72 anos mostrou que nem a morte os separou. Norma Stock, 90 anos, e Gordon Yeager, 94, sofreram um acidente na semana passada e no hospital onde foram internados na unidade de terapia intensiva ficaram juntos e de mãos dadas. Gordon morreu e uma hora mais tarde Norma também veio a óbito. Os filhos disseram que um não sobreviveria sem o outro.

Leia mais...

Cai taxa Selic

Em reunião nesta quarta-feira (19), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, baixou a taxa básica de juros (Selic) de 12% para 11,5% ao ano. Esta é a segunda vez que a taxa cai no governo de Dilma.

Leia mais...

Por quê não sai o credenciamento da Clínica Oncológica de Paranavaí?

É de conhecimento público que essa clínica, montada HÁ ANOS, estranhamente ainda carece de credenciamento definitivo pelos órgãos da saúde dos governos estadual e federal. Nesse enquanto os pacientes oncológicos da cidade e região seguem sob o jugo da cruel via sacra para localidades distantes do Paraná (Cascavel, Umuarama, Maringá, Curitiba, São Paulo, etc.), para sessões de radiologia, quimioterapia e demais tratamentos do tipo. Isso sem falar no decorrente e desumano endividamento pessoal de toda a família desses pacientes com as despesas de locomoção, outro martírio! 
Mais.

Leia mais...

Jonatas Faro visita Cataratas

Foto: divulgação
O ator Jonatas Faro visitou as Cataratas do Iguaçu e aproveitou para impulsionar a campanha do atrativo para uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza. O passeio foi acompanhado de seu empresário Felipe Carauta, na última segunda-feira, após desfile realizado na Noite das Cataratas, no domingo, no Hotel Golden Tulip Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Leia mais...

Relatório sobre Royalties prevê aumento de receita de 760%

O relatório do senador Vital do Rego (PMDB/PB) sobre Royalties do Petróleo garantirá ao Estado do Paraná um aumento de 760% na sua receita para 2012 em relação a 2010, quando recebeu pouco mais de R$ 48 milhões. Com a nova proposta, em 2022, o Paraná receberá cerca de R$ 2 bilhões em royalties e em participação especial em petróleo só no regime de concessão. A votação começou nesta terça-feira e termina hoje (19).
Vital do Rego apresentou substitutivo para o Projeto de Lei do Senado nº 448/2011 durante reunião da bancada, quando estava presente o senador Sérgio Souza (PMDB/PR), que comemorou o relatório por contemplar o Paraná também como estado produtor. “O Paraná ganhou duplamente, tanto na nova partilha quanto na possibilidade de exploração do Pré-Sal”, afirmou o senador paranaense.
No relatório, Vital do Rêgo diz contar com a previsão de aumento da produção de petróleo dentro dos próximos nove anos para que a divisão não represente perda para Estados produtores ao longo do tempo.
Hoje, a arrecadação dos royalties é de R$ 20 bilhões e passará a ser de R$ 100 bilhões.

Leia mais...

Primeiro Rodeio de Sarandi

A Sociedade Rural de Sarandi promove o Primeiro Rodeio Show de Sarandi. Será nos dias 21, 22 e 23 de outubro na sede da Sociedade Rural de Sarandi na Rua Francisco de Almeida, 256 no Jardim Universitário, ao lado da Faculdade Unissa.
Segundo o presidente da SRS, Marcio Imperi serão três dias de muita festa.  O primeiro show no dia 21 será da Orquestra de Viola e Bruno Cesar e Juliano. No dia 22 João Vitor e Nando e a Banda Condor e no dia 23 quem canta é Ly Santana.
A Cia Brasil de Rodeio vai comandar o rodeio, o locutor será Índio do Brasil. O primeiro colocado vai ganhar uma moto fan 0 km; 2º lugar R$ 1.000; 3º lugar R$ 700; 4º lugar R$ 500 e 5º lugar R$ 200.
A festa terá parque de diversão, praça de alimentação, shows pirotécnico e exposição de pequenos animais. A abertura dos portões será as 14h e o rodeio sempre às 20h. O passaporte para a entrada dos três dias custará R$ 20o ingresso unitário R$ 10. Os pontos de venda são: Jamaica Lanches; Snack Lanches; Center Lanches do Japa.

Leia mais...

Na torcida

Eu, antes de ser corintiano, sou um bom cristão. E como tal, vou esquecer que ficamos 11 anos sem ganhar do Santos na década de 60. Hoje à noite torcerei fervorosamente para o time da Vila Belmiro contra o Botafogo do Rio. Sou santista desde criancinha.

Leia mais...

Presente do passado



Mais uma dos anos 70.

Leia mais...

Fujam para as colinas

Depois de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, chegou a vez de Foz. Se os moradores da Tríplice Fronteira quiserem fugir, ainda dá tempo. É que hoje às 18h na Câmara Municipal daquela cidade, acontecerá a sessão da Assembleia Legislativa do Estado. O que conforta a população é que a presença dos deputados não é obrigatória, portanto nem todos estarão lá.

Na ocasião serão homenageados 21 ex-deputados da região.

Leia mais...

Convincente

Das duas uma: ou o ministro Orlando Silva é realmente inocente ou um excelente ator, digno de um Oscar. O cara conseguiu sensibilizar a metade da oposição com a sua defesa. Rachou o tucanato. Grande parte dos deputados ficou com a sensação de que Silva é vítima de uma armação.

Por falar nisso, os ministros paranaenses, Gleisi Hoffmann e Gilberto Carvalho estão fazendo de tudo para salvar a pele do ministro comunista. Eles monitoram a crise e mantém a presidente Dilma, que se encontra na África, bem informada.

Leia mais...

Para descontrair

A loira encontra com sua amiga morena depois de muitos anos.
Voce casou? Pergunta a loira.
Sim, responde a amiga morena, e ja tenho um filho, que começou a  a andar quando tinha apenas um ano.
E quantos anos tem agora? Pergunta a Loira.
Vai fazer dez anos.
Nooooooossa.... ele deve estar bem longe, né...

Leia mais...

Zoom

Foto de Leonel Silva

Leia mais...

Momento manguaça cultural

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).

Não basta beber, tem que conhecer!

Leia mais...

Aposentados

O governo deve adiar a definição sobre o reajuste acima da inflação em 2012 para os aposentados do INSS que recebem mais de um salário mínimo (hoje, R$ 545), segundo deputados e fontes do governo.
A previsão era a de que o governo apresentaria sua proposta até hoje.
As centrais sindicais esperavam até ontem a resposta do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, sobre a reivindicação de reajuste de 80% do crescimento do PIB mais a inflação --cerca de 11,7% no total.
Com o Orçamento da União também deve ser aprovado o aumento do salário mínimo de R$ 545 para R$ 619,21 a partir de janeiro 2012.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Constatação

"Cada vez que enfrentamos um fracasso, a imaginação se libera."

(Clara Malraux)

Leia mais...

Estudantes participarão da fiscalização de obras públicas

Uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Federal do Paraná possibilitará que estudantes de Engenharia e Arquitetura daquela instituição participem da fiscalização de obras públicas. A primeira experiência dessa iniciativa será o acompanhamento das obras que serão realizadas em Curitiba e região metropolitana para a Copa do Mundo de 2014.
A atividade prática inicial da parceria foi uma oficina, realizada nesta segunda-feira (17), entre 13h30 e 18 horas, no auditório do TCE. No encontro, 111 alunos do terceiro e quarto anos dos dois cursos conheceram a estrutura do Tribunal e seus mecanismos para fiscalizar as obras públicas em todo o Estado. Na abertura, o presidente, conselheiro Fernando Guimarães, destacou a importância da participação da universidade, seus professores e alunos no controle social do gasto público. “O Paraná é da conta de todos nós”, declarou.

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO