segunda-feira, 26 de abril de 2010

Charge


Charge de Ique via JB

Leia mais...

Memórias

Foto: Correio da Manhã
Esta passeata a favor da cultura, no ano de 1968, em plena ditadura militar, teve as belas atrizes Tonia Carreiro, Eva Vilma, Odete Lara, Norma Bengell e Ruth Escobar.

Leia mais...

Foi incompetência

"Tem aqueles que esperam que haja sempre uma desgraça no país para eles poderem encontrar um culpado. Nós temos aí uma indústria do apagão, pessoas que não querem que a gente construa a energia necessária porque querem que tenha um apagão para poder justificar o apagão de 2001. O apagão de 2001 foi incompetência e nós não vamos ter atos de incompetência".

Do presidente Lula, criticando quem faz política do quanto pior melhor e dando uma alfinetada no seu antecessor, o Farol da Alexandria, FHC.

Leia mais...

Pelos caminhos da Cidade Canção

Leia mais...

Alerta

Fazemos coro ao apelo do Akino Maringá no site do Rigon. A RPC poderia se interessar mais pelas denúncias que pipocam pela cidade. Só lembrando, em Londrina anos atrás, a imprensa local se fazia de morta, fechava os olhos para tudo que administração fazia. Mas graças a uma intervenção da Globo Nacional, a casa caiu e o resultado o Brasil inteiro viu. Prefeito cassado e posteriormente preso.

Leia mais...

Revoltante

É impossível não se revoltar vendo as cenas dos desabrigados pela chuva, no Paraná e comparar com os roubos na Assembleia, onde foi instalada uma verdadeira quadrilha de ladrões do dinheiro público. E os deputados, com raríssimas exceções, continuam calados, mudos. Ainda bem que este ano tem eleições. Faxina geral.

Leia mais...

Presente do passado



Para começar o dia com muita animação

Leia mais...

Equivocado

O bonitinho Beto Richa disse em entrevista que fará de tudo para que Osmar Dias desista da candidatura e o apoie. E mente descaradamente, dizendo dos laços familiares que o une aos Dias. Ora, quem conhece a história política do Paraná sabe que sua mãe, a maravilhosa dona Arlete Richa, não perdoa os Dias pela traíragem de que foi vítima seu marido o saudoso ex-governador José Richa, por Álvaro Dias, mano mais velho de Osmar.

Leia mais...

Perguntar não ofende

O que estaria travando a vinda do Gaeco para Maringá?

Leia mais...

Fantasma oriental

E o Gaeco de Londrina não para. Agora é a vez de a vereadora Sandra Graça ser investigada por manter um funcionário fantasma em seu gabinete. O assessor lotado em seu gabinete estava morando no Japão, mas recebia salário todo mês, religiosamente. Meu correspondente, sabido que ele só, pergunta. Se na Assembleia morador do além pode, porque não poderia quem mora do outro lado do mundo?

Leia mais...

Zoom

Foto de Hugo Tinoco

Leia mais...

Prêmio Jovem Cientista

Este ano na sua 24ª edição o tema do Prêmio Jovem Cientista será Energia e meio ambiente — soluções para o futuro. Quem pode se inscrever? Estudantes do ensino médio, do ensino superior e graduados de todo o país têm até 30 de junho para inscrever gratuitamente seus projetos via internet ou Correios e concorrer a uma premiação total de R$ 145 mil, equipamentos de informática e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

Leia mais...

Nos porões

Veja como funcionava a censura na música na época da ditadura militar.

Leia mais...

Confirmou

E quem disse que eu não transei com ele?”

De Rita Cadillac, ao ser perguntada se tinha transado com Pelé.

Leia mais...

Concursos

Quer prestar um concurso? Veja os que estão em andamento, faça a sua inscrição e boa sorte!

Leia mais...

Susan Boyle em alta

A escocesa Susan Boyle deve cantar para o papa Bento 16, quando da visita do líder da igreja católica ao Reino Unido, em setembro. Pelo menos essa é a vontade dos representantes da igreja.

Leia mais...

Tendências para o outono/inverno



Leia mais...

O começo

O slogan do governo Juscelino Kubitschek era "50 anos em 5". JK falou pela primeira vez em construir a capital no Planalto Central num discurso na cidade goiana de Jataí, em 4 de abril de 1955, durante a sua campanha. As obras foram iniciadas em fevereiro de 1957, num regime de trabalho ininterrupto.

Leia mais...

Carreira curta

O administrador de empresas curitibano Omar Marczynski virou símbolo do Plano Cruzado, em 1986, ao fechar um supermercado que tinha preços acima da tabela em nome do presidente Sarney. Numa estratégia de marketing, Fernando Collor o convidou para ser presidente da Sunab em 1991. Ao disputar as eleições para vereador em Curitiba, no ano seguinte, Omar recebeu apenas 213 votos. A sua pequena fábrica de confecções no centro de Curitiba fechou em 1997.

Leia mais...

Hoje é o dia do

Hoje, 26 de abril, é o Dia do Goleiro, o Dia da Primeira Missa no Brasil e o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Leia mais...

Últimos dias

O prazo para acertar as contas com o Leão acaba na próxima sexta-feira (30). Quem não declarar no prazo vai ter que pagar uma multa de, pelo menos, R$ 165,74.

Leia mais...

domingo, 25 de abril de 2010

Para encerrar bem o dia



Suzie Quatro é uma cantora, baixista, personalidade da rádio e atriz norte-americana. Ela teve uma série de hits de sucesso na década de 1970, que encontraram maior repercussão na Europa do que em sua terra natal, e, um papel recorrente na sitcom popular americana Happy Days.
Bonnie Tyler é uma cantora galêsa que ficou famosa nos anos 1970

Leia mais...

Biblioteca

Chatos existem desde que o mundo é mundo. Tem aqueles que parecem que nasceram para azucrinar os outros. Pensando nisso o escritor Guilherme Figueiredo elaborou um livro, que como o próprio nome diz, é um verdadeiro tratado sobre o assunto.
“Tratado Geral dos Chatos” foi escrito na década de 60 e parafraseando o autor “o chato não permite reconhecimento pelo biotipo, estrutura física ou fácies lombrosiano”.
Portanto, se você quiser conhecer os mais variados tipos de chatos leia o livro e tire suas conclusões.
Em uma linguagem bem-humorada e divertida, Guilherme Figueiredo faz a análise desses indivíduos que se materializam assim, do nada, e nos submetem a todo tipo de chatices.
Na obra, os chatos são classificados de acordo com suas “qualidades chatísticas”, como por exemplo: os pirotécnicos, que usam expressões assim como “Você é quem brilha!” ou “Como vai essa bizarria?”. Também tem os hamletianos, que são aqueles que têm ideia fixa, os ofertantes, que usam frases como “Quando você precisar de uísque me fale que eu dou um jeito” ou “Sou amigo do ministro” e outras coisinhas mais.
Depois de ler “Tratado Geral dos Chatos” você será um expert em identificá-los e com certeza vai se livrar da presença inoportuna dos “chatonildos” de plantão.

Malu Pedarcini

Leia mais...

Enfado


"O presidenciável tucano foi prestigiar a posse de Cezar Peluso na presidência do tribunal. Terminou rendendo homenagens ao burlesco. Peluso, o sucessor de Gilmar Mendes, brindou a platéia com um discurso espichado. Coisa de hora e meia. Serra bocejou a mais não poder. Esfregou os olhos. Coçou a nuca. Zzzzzz... Dormitou. Encontrou em Lula um ilustre companheiro de enfado."

Do blog de Josias de Souza.

Leia mais...

Receita para criar um marginal

Por padre Orivaldo Robles*

O texto é conhecido. Com pequenas variantes, aparece numa ou noutra publicação. Não há registro do nome do autor. Encontrei-o, ultima vez, há anos, na “Voz da Fátima”, jornal do Santuário de Fátima, em Portugal. Fiz algumas adaptações, em vista do modo de falar um pouco diferente em Portugal e no Brasil.
É oportuno refletir nesta época em que se fala de limites, que pai e mãe muito condescendentes não sabem impor aos filhos. Pais para quem o(a) filhinho(a) querido(a) não tem o menor defeito. É um autêntico anjo caído do céu por descuido, mas pessoas invejosas, mal-humoradas ou incompreensivas vivem implicando com ele(a).
Ninguém deseja isto para ninguém. Mas é de importância basilar abrir os olhos de pais que se recusam ferozmente a admitir necessidade de correção para seu(a) filho(a).
Estas dez atitudes que vemos, infelizmente, espalhadas por aí, quase com certeza, criarão um delinquente ou desajustado social:
Comece, desde a infância, a dar à criança tudo o que ela pedir. Assim, ela crescerá convencida de que o mundo inteiro lhe pertence e de que os outros só existem para fazer-lhe as vontades.
Quando ela começar a dizer palavrões, mostre admiração, faça elogios ou simplesmente ria. Isso a fará considerar-se muita engraçadinha.
Nunca lhe dê ensinamentos espirituais. Menos ainda, exemplos de prática religiosa. Acabariam cerceando sua liberdade. Deixe-a crescer. Quando tiver vinte e um anos, ela decidirá por si mesma.
Apanhe tudo o que ela deixar jogado pelo chão: material escolar, roupas, calçados, brinquedos. Não lhe permita fazer esforço, para que se acostume a ver os outros como seus empregados. Assim, aprenderá a pôr nos outros a culpa de tudo o que está fora do lugar.
Brigue com seu cônjuge sempre na frente dela. A criança precisa encarar a vida como a vida é. Com isso, não sofrerá demais no dia em que vocês se separarem.
Dê-lhe todo o dinheiro que exigir, sem perguntar como será gasto. Nunca lhe permita que seja ela a ganhá-lo. Por que fazer a pobrezinha passar pelas dificuldades que você enfrentou?
Satisfaça a todos os seus caprichos sobre comida, bebida, artigos de luxo, diversão e prazeres. A psicologia diz que privações na infância podem causar traumas perigosos no futuro, não é?
Dê-lhe sempre total apoio em qualquer discussão que ela tiver. Com vizinhos, colegas, fornecedores, professores, polícia... Imagine se ela iria cometer algum deslize! Os outros é que têm raiva ou inveja dela.
Quando for obrigado a admitir que ela se meteu numa enrascada, desculpe-se com a frase: “Eu sempre fiz tudo por ele(a), mas nunca pude com esse(a) menino(a)”. Ou repita, com ar dramático, a surrada pergunta: “Onde foi que eu errei?”
Prepare-se para uma vida de amargura e remorso, pois o mais provável é que a culpa tenha sido toda sua.
As linhas acima causam muita dor a pais fracos. Mas nada doi tanto quanto a verdade.

*Orivaldo Robles é padre da Arquidiocese de Maringá

Leia mais...

Pelo Twitter

"Porque São Paulo tem salário mínimo regional inferior ao do Paraná que é mais pobre. Por quem sois, São Paulo?"

Do ex-governador Roberto Requião, pelo Twitter.

Leia mais...

Mudanças

"Pessutão tá animado. Vou procurá-lo amanhã em Curitiba. Cenário político do Paraná pode mudar vertiginosamente. Sei que o OSMAR estará conosco".

Do deputado federal André Vargas (PT), pelo Twitter.

Leia mais...

Título pela web

Acaba na próxima sexta-feira (30) o prazo para que novos eleitores solicitem seu título via internet, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o tribunal, o prazo acaba nesta semana para garantir que os eleitores tenham tempo hábil de comparecer a um cartório eleitoral, retirar o documento requerido na web, e votar nas eleições 2010.
Para solicitar o documento, é preciso acessar a página do TSE na internet e clicar no link Título NET, localizado na área Serviços ao Eleitor. Depois, basta clicar no botão novo requerimento e preencher os campos do formulário digital.
Após finalizar o requerimento, o eleitor deve comparecer o cartório eleitoral indicado pelo TSE dentro de cinco dias úteis. O eleitor deve levar documento de identidade, comprovante de endereço e, no caso dos homens, comprovante de quitação militar.
Além da solicitação de novo título de eleitor, o serviço Título NET serve para pedidos de transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais.
Cidadãos que não têm acesso à internet podem comparecer diretamente a um cartório eleitoral para fazer os mesmos pedidos. Para garantir a participação nas próximas eleições, as solicitações nos cartórios devem ser feitas até o dia 5 de maio.

Fonte: Portal Terra

Leia mais...

Festa da Canção

A AFIM (Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-palatal de Maringá) – é uma das entidades sem fins lucrativos, que está com uma barraca de comes e bebes na Festa da Canção. Compareça e ajude as entidades assistenciais a ajudar quem precisa. A festa vai até o próximo domingo (2).

Leia mais...

Abandono de animais

Flávio Mantovani denuncia que durante a feirinha de adoções realizada ontem (24), recebeu uma ligação do protetor Paulo Appel, avisando que três filhotes estariam abandonados em uma caixa de papelão. Se você flagrar alguém abandonando animais lembre que isso é crime previsto em Lei, e você deve denunciar ao 190. Quem não denuncia o crime é conivente com ele e criminoso também é!

Leia mais...

Timaço

Que pato, que nada. A solução para Dunga é ganso. Tá jogando muito o jogador do Santos. Ele é o maestro desse time lúdico que hoje ganhou mais uma. Não do jeito que todo mundo queria, mas moleques são mesmo assim, só brincam quando querem.

Leia mais...

Santos perto do título

Os meninos do Santos conquistaram mais uma vitória na trajetória rumo ao título de Campeão Paulista. Venceram o Santo André por 3 a 2 e estão bem próximos de colocar a mão na taça.

Leia mais...

Pelos caminhos do mundo


A engenheira civil Andréa Dougenik e sua filhinha Natália, em Santa Lúcia, na Flórida - USA.

Leia mais...

Presente do passado



Do gaucho Hermes Aquino, uma linda música para relaxar

Leia mais...

Sétima arte

Sensível, engraçado e comovente, assim é o filme Tapete Vermelho, produzido em 2006. Na minha opinião, a mais bela homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi. Matheus Nachtergaele é Quinzinho e Gorete Milagres vive Zulmira e juntos eles formam um casal de caipiras que para cumprir uma promessa dele, levam o filho Neco (Vinicius Miranda), de nove anos, para assistir a um filme, qualquer um, do genial Mazzaropi, em algum cinema de uma cidade grande. Mas os tempos mudaram, os cinemas desapareceram. E os que restaram não conhecem nada sobre o Carlitos brasileiro. Na caminhada o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas. O filme é obrigatório para quem, assim como eu, tem origem na zona rural e recomendado aos universitários que acham que ouvem sertanejo, pois a trilha sonora ancorada por Renato Teixeira é simplesmente linda. Bom filme e boas gargalhadas com Mateus Nachtergaele, sem dúvida alguma um dos melhores atores tupiniquins. A direção é de Luiz Alberto Pereira, e tem ainda a participação especial de Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cacá Rosset.

Antonio Santiago

Leia mais...

Miniatura

Foto: AP
Esse cavalinho é um bêbe de três dias. Ele nasceu em uma fazenda no Estado de New Hampshire, e pesa apenas 2,7 kg e tem 35 cm de altura.

Leia mais...

Pelos caminhos do Brasil

Santiago, se achando, na famosa Avenida Vieira Souto, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Leia mais...

Memórias


Encontro de estudantes em 1977, em um tempo que os universitários se preocupavam mais com o país e menos com coisas supérfluas, como rodeios, bebedeiras e música sertaneja de gosto duvidoso.

Leia mais...

De volta

Vi agora pela manhã a entrevista do jogador Maicom, lateral direito da Inter de Milão e da seleção brasileira de futebol. O cara além de ser o grande craque que é, dá um show de simpatia , humildade e reconhecimento por quem o projetou. Ponto para Galvão Bueno.

E por falar no ufanista apresentador global, meu correspondente em Londrina, me garante que ele a pedido da mulher, Desiree, estaria retornando à cidade, numa inequívoca prova de amor a esposa londrinense.

Leia mais...

Pelos caminhos da Cidade Canção


Vista da rotatória da Avenida Juscelino Kubitchek

Leia mais...

Charge

Charge de Ique via JB

Leia mais...

Cara de pau

Vi ontem no Jornal Nacional a prisão dos envolvidos no escândalo da Assembleia Legislativa, denunciados pela própria Rede Globo, via RPC. O que me chamou a atenção foi a tranquilidade do marginal Abib Miguel, o Bibinho. Uma afronta aos paranaenses, como se nada tivesse acontecido. É a certeza da impunidade que esses bandidos têm. Sabem que não ficarão presos e nem terão que devolver a grana que roubaram. Por muito menos que isso, um ladrãozinho qualquer, sem deputado para protegê-lo, seria preso, algemado e conduzido aos empurrões e tapas para o camburão.

Leia mais...

Dia do Contabilista

Leia mais...

Presente do passado



Para matar as saudades

Leia mais...

Hoje é dia do...

Hoje, 25 de abril, é o Dia do Contabilista. Parabéns a todos esses profissionais que lidam com a área financeira, econômica e patrimonial.

Leia mais...

Bandidagem

Quanto tempo leva um trabalhador para ganhar esse dinheiro? Mais de 20 anos com certeza. Pois os ladrões da Assembleia ganhavam isso em um mês, usando de laranjas, funcionários fantasmas. Sem contar os carros e as armas, uma verdadeira quadrilha, bandidos da pior espécie.

Leia mais...

Domingo

Domingo gostoso, sem chuva e sem sol, temperado. Na medida. O jeito é pegar estrada, pagar o pedágio que não acabou e nem aumentou e ir almoçar na vizinha Engenheiro Beltrão. Quem sabe eu não levo sorte e tenha arroz doce de sobremesa. Meu anjo da guarda tem andado bonzinho comigo ultimamente. Então...

Leia mais...

Diferença

Enquanto a Band nos brinda com o futebol arte do Santos contra o bem arrumadinho Santo André, a RPC nos empurra o “emocionante” Atlético e Iraty valendo o vice Campeonato Paranaense de futebol. Argh!

Leia mais...

Zoom


Foto de Eduardo Heleno

Leia mais...

Perguntar não ofende

Será que teremos goleada e consequentemente muitas novas coreografias hoje com a meninada do Santos?

Leia mais...

Charge

Charge do Simon

Leia mais...

Dicas para uma navegação segura

Quer se proteger contra criminosos virtuais? Leia as dicas para navegar com segurança na internet.

Leia mais...

Taxa extra

Cinquenta reais de taxa é o que a TAM está cobrando para quem ocupar a primeira fila ou as poltronas localizadas nas saídas de emergência da aeronave. Tudo porque estes lugares têm mais espaço e quem quiser desfrutar de mais conforto será obrigado a desenbolsar cinquentinha a mais. Por enquanto a taxa está sendo cobrada apenas nos voos para os Estados Unidos (Miami, Nova Iorque e Orlando). A empresa informou que gestantes, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou acompanhadas de crianças de colo estão isentos da taxa para ocupar esses assentos.

Leia mais...

Devolução de dinheiro

As operadoras de telefonia fixa poderão ser obrigadas a devolver dinheiro a clientes que entraram na Justiça contra a cobrança de PIS e Cofins. Segundo advogados, a prática é irregular e ocorre há mais de uma década.
Cálculos iniciais indicam que as teles podem ter de devolver cerca de R$ 1 bilhão por ano se os 41,2 milhões de assinantes brasileiros decidirem acioná-las.
Em maio, o STJ deve julgar ação do advogado Claudio Belmonte contra a Brasil Telecom (adquirida pela Oi), que balizará outras ações. O tribunal já condenou a Oi num caso similar em 2008.
"As teles nunca discriminaram corretamente os serviços e os impostos na conta. Só com o ICMS [cuja cobrança é legal], ela nunca fechou", diz Belmonte. As teles não quiseram falar; a Folha apurou que elas pressionam a Anatel alegando risco financeiro.

Fonte: Folha Online

Leia mais...

Batata à moda libanesa

Ingredientes
5 batatas médias
3 cebolas picadas
1 xícara (chá) de coentro picado
3 colheres (sopa) de óleo de canola
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de sal
pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Com uma escovinha, lave muito bem as batatas sob água corrente. Com a casca, transfira para uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 15 minutos.
2. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo médio. Quando esquentar, junte o óleo e 1 colher (sopa) de azeite. Acrescente a cebola picada e refogue por 20 minutos ou até dourar. Junte o coentro, misture bem e desligue o fogo. Reserve na frigideira.
3. Quando o cozimento da batata terminar, desligue o fogo e deixe a panela esfriar e perder a pressão completamente. Retire as batatas, descasque-as e transfira para uma tigela.
4. Amasse as batatas com um garfo e tempere com 2 colheres (sopa) do azeite, sal e pimenta-do-reino. Transfira para uma travessa e cubra com a cebola refogada. Sirva quente.

Leia mais...

Apenas três

Em 20 anos de carreira, Rivellino cobrou apenas três pênaltis — e perdeu um deles. Por ir mal nos treinos, preferia não arriscar durante os jogos.

Leia mais...

Gigante

Quando foi inaugurado, o Maracanã era o maior estádio do mundo. O maior público registrado no Maracanã foi na final da Copa de 1950, entre Brasil e Uruguai: 199.854 torcedores assistiram à derrota brasileira por 2 a 1.
Ocupa uma área de 146.452 metros quadrados. Se os 550 mil sacos de cimento usados em sua obra fossem empilhados, formariam duas colunas da altura do Pão de Açúcar. O ferro usado daria para fazer uma volta e meia ao redor da Terra.
A construção teve início no dia 2 de agosto de 1948 e durou 665 dias. Ele foi inaugurado em 16 de junho de 1950. A Seleção Paulista de Novos venceu a Seleção Carioca por 3 a 1. Didi, da equipe carioca, marcou o primeiro gol.

Leia mais...

Ausência

Quem assistiu ao Jornal Nacional na quinta e na sexta-feira deve ter percebido a ausência de Fátima Bernardes. Ela se ausentou por dois dias para acompanhar sua mãe, dona Eunice, que foi internada por problemas cardíacos. Dona Eunice já recebeu alta e está em casa.

Leia mais...

sábado, 24 de abril de 2010

Para encerrar bem o dia



"A vida pode ser maravilhosa?"
Não só pode, como é.

Leia mais...

O consumo e a vida

Por Juarez Firmino*

Em nosso atual sistema econômico, muitos são os estímulos que nos levam ao consumo desenfreado e compulsivo, dada nossa falta de reflexão sobre a real necessidade. Vejam os exemplos: Janeiro é ano novo, estamos em férias, em Fevereiro tem carnaval? Tem sim senhor! Março marca o retorno às aulas, Abril chega e mal acabam as festividades – porque no Brasil o ano só começa depois do carnaval - e já é Páscoa! Começa a correria atrás de chocolates, Maio é a vez das Mães e das Noivas... como amamos as mulheres da nossa vida! O movimento nas lojas é grande. Em Junho a paixão está em alta e os enamorados trocam presentes e juras, por vezes eternas, de amor. Ufa! Uma pausa em Julho! Férias escolares, ganhamos um fôlego para enfrentarmos a outra metade do ano que está por vir, no entanto , a criançada quer viajar, quer ir à colônia de férias, cinema, também se comemora o dia do amigo, mas como as amizades verdadeiras são poucas, o comércio não fatura com a data. Agosto é o mês, segundo o ditado popular, mês do desgosto, não sei a origem deste pensamento em relação ao mês, mas é o momento de agradecer àquele que nos conduziu pelos caminhos da vida desde pequenininho, o meu bom e velho pai, este homem que, de sol a sol, nos deu educação, alimento, nos formou para vida. Setembro! Um novo tempo esta no ar, é primavera, as ruas e praças com suas árvores imponentes e majestosas desabrocham cheia de flores, os pássaros cantam alegremente, tudo fica mais colorido. Como todos, dependemos de uma secretária, mesmo que seja nossa esposa que nos auxilia dia a dia, as flores são para agradecer e retribuir vocês pelo apoio e parabenizando-as pelo dia da secretária. Chegamos em outubro, mês das crianças, logo é fim do ano, e a gurizada está afoita, olham os comerciais na TV e já escolhem qual presente querem ganhar no Natal. Para os mais religiosos, o mês é dedicado à Nossa Senhora Aparecida, aquela que roga por nós. Em novembro as famílias lembram os seus entes queridos, visitam o campo santo, momento em que refletimos o quanto a vida é efêmera e passageira, o que estamos fazendo por este mundo e pelo outro que iremos um dia habitar? Enfim, dezembro torna-se o mês que acordamos e nas conversas cotidianas o que mais escutamos e falamos: “puxa já foi o ano, mas passou tão rápido eu nem vi, parece que janeiro foi ontem.” Começamos então os preparativos as festividades do Natal e Ano Novo, as famílias querem se encontrar e festejar juntos, mesmo que o ano tenha sido duro, sempre há o que comemorar, todos querem tirar férias na mesma época, comprar presentes para todos, o comércio fica aberto à noite, as avenidas centrais iluminadas, tem também o Papai Noel, o trenzinho. É uma data encantada, relembramos o nascimento do menino Jesus e as expectativas para o dia de Natal são grandes, mas, como tudo na vida, o Natal vem e passa. Chega o dia 31 de dezembro: réveillon! “10, 9, 8...” e em apenas alguns segundos de contagem regressiva, o estouro de uma champanhe em casa ou à margem da praia, acompanhados ou não, nossas esperanças se renovam e começamos novamente o ciclo.

*Juarez é contabilista e nas horas vagas escreve crônicas

Leia mais...

Maravilhas do Brasil

O Brasil é um país privilegiado. Tem mais de oito mil quilômetros de litoral e praias lindas, de tirar o fôlego. Aqui 30 delas, todas maravilhosas. Conheço quase todas e posso afirmar que vale a pena conhecer, se não todas, pelo menos algumas.

Leia mais...

Desculpas

O Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica da USP publicou nota condenando o texto homofóbico publicado no períodico "O Parasita", que incitava jogar fezes em um gay a troco de um convite para uma festa.

Leia mais...

Campeão paranaense

O Coritiba conquistou o Campeonato Paranaense esta tarde ao vencer o Cascavel pelo placar de 2 a 1. O alviverde já tinha conquistado o título por antecipação desde a rodada anterior.

Leia mais...

Agenda cultural

Veja a programação dos cinemas para a semana que começa.

Leia mais...

Pelos caminhos do mundo

Malu, às margens do Rio Danúbio em Viena, na Áustria

Leia mais...

Presente do passado



Música e letra de Paulo Leminski. Arranjo e interpretação do grupo A Cor do Som.

Leia mais...

Reflexão

"Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado."

(Carlos Drummond de Andrade)

Leia mais...

Banda Remember na Festa da Canção

Hoje (24), às 21h, a Banda Remember se apresentará na Festa da Canção. Compareça! É uma ótima oportunidade para ouvir boa música e relembrar velhos tempos. Vá ver e ouvir os meninos apresentarem os maiores sucessos dos anos 50, 60 e 70.

Leia mais...

Famosos

Foto: divulgação
Sophia Reis , 22 anos, em ensaio para a revista "Maxim" deste mês. Ela é estudante de cinema e filha do ex-titã Nando Reis.

Leia mais...

Pelos caminhos do Brasil

A aposentada Bernarda, na Ilha de Itaparica, na Bahia

Leia mais...

Amizade verdadeira

Fotos: Divulgação/www.suryiaandroscoe.com
Um macaco e um cachorro podem ser amigos? Sim! Podem. Exemplo disso é a amizade que existe entre a orangotango Suryia, de 3 anos e Roscoe, um velho cão. Suryia vive em um zoológico americano e após a morte dos pais entrou em processo depressivo, deixando até de se alimentar. Para amenizar sua solidão, os veterinários resolveram colocar um cão abandonado que vivia nas imediações do zoológico para fazer companhia para ela. A mudança foi radical e agora cão e macaco não se largam e um cuida do outro com o maior carinho.

Leia mais...

Mais prisões

Já tínhamos noticiado aqui que o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, o empresário Abib Miguel, conhecido como Bibinho, e dois dos seus ex-colaboradores, Cláudio Marques da Silva e José Ary Nassif haviam sido presos hoje pela manhã. Agora matéria da Folha de São Paulo informa que foram dez as pessoas presas por suspeita de envolvimento no desvio de dinheiro público e nomeação de funcionários fantasmas.

Leia mais...

Ouviu o coração

Queria escutar meu coração, ele me disse que devia permanecer no Botafogo, pois fui muito bem recebido aqui. Agradeço à diretoria pelo apoio desde que cheguei”.

Do técnico Joel Santana, dizendo que pretende continuar no Botafogo.

Leia mais...

Memórias

Os Beatles na famosa Abbey Road

Leia mais...

Sacanagem

Sacanagem do palmeirense Rogério Fischer com o meu Timão.

Leia mais...

Pelos caminhos da Cidade Canção

Leia mais...

Charge

Charge de Ique via JB

Leia mais...

Atleta

Comecei as minhas caminhadas matinais há alguns meses. No começo foi difícil em virtude da vida sedentária, mas aos poucos fui me acostumando e agora me arrisco até a correr. Estou me sentindo praticamente um queniano. Do Buracão da Vila Morangueira para a São Silvestre é um pulinho.

Leia mais...

Faxina

Foto da Gazeta do Povo
Se existe uma organização que funciona no Paraná, o nome dela é Gaeco (Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado). Esse grupo composto por promotores, delegados e policiais já disse a que veio. Em Londrina já colocaram no xadrez prefeito, vereadores e empresários e estão investigando mais alguns. Já prenderam em Foz, Cascavel e Curitiba. Só aqui em Maringá ainda não chegaram. Porém para desespero de alguns políticos e empresários, principalmente do ramo de combustíveis, eles estão chegando. Mas enquanto isso, eles vão fazendo uma faxina na Assembleia. Hoje de manhã colocaram em cana, três ex-diretores da Casa envolvidos até a medula com desvios de dinheiro público e há boatos que até deputados conhecerão o falido sistema prisional brasileiro. A população agradece.

Leia mais...

Presente do passado



Um grande sucesso do passado

Leia mais...

Sábado

Depois de uma semana preguiçosa, com um feriado no meio, eis que chega o tão esperado (por mim) sábado. Um dia gostoso de outono, com um clima agradável e as flores de abril enfeitando as ruas. Já fiz a minha caminhada solitária, agora uma visita básica ao mercado e logo após o programa de Rádio, que está sendo uma verdadeira terapia para mim. Como a noite a turma deu um tempo, vou aproveitar para terminar a leitura de “Cem anos de solidão” do genial Gabriel Garcia Marques e talvez amanhã eu vá almoçar em Engenheiro Beltrão a convite de neo-amigos.

Leia mais...

Prejuízo

Relatório elaborado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) diz que obras do governo federal que estavam paradas geram prejuízo, pois aumentam em cerca de 100% sobre o valor orçado.

Leia mais...

Prisões

Nem tudo está perdido. Hoje pela manhã o Gaeco (Grupo de Atuação contra o Crime Organizado) efetuou as prisões de Abib Miguel (Bibinho), José Ary Nassif e Cláudio Marques da Silva. Todos estão envolvidos no escândalo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia mais...

Programa Resumo Semanal

Sintonizem a frequência 105,9 da Rádio São Francisco e ouçam o programa 'Resumo Semanal", que enfoca as notícias da semana. Comandado pelo comunicador Carlão Augusto e com a participação dos jornalistas Antonio Santiago e André Leandro Venerucci, tem o técnico de som J. Silva que também é participante ativo no programa. A Malu de vez em quando aparece e escolhe as músicas do dia. O horário é das 13h às 14h. Não percam!

Leia mais...

Zoom


Foto de Vania Viana

Leia mais...

Teatro

Hoje (24) e amanhã (25) haverá a apresentação do espetáculo teatral - "Máscaras". O evento terá início às 21 horas no Teatro Barracão. A censura é 14 anos e os ingressos podem ser adquiridos por R$10,00 reais (inteira) e R$5,00 (estudante). Mais informações pelo telefone (44) 9133-1630.

Leia mais...

XV Festa Canção

Começou ontem e vai até o dia 02 de maio a XV Festa Canção em Maringá. O evento acontece no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio e além das comidas e bebidas terá várias atrações culturais, com apresentação de músicos e bandas da região.

Leia mais...

Paraolímpico

Acontece entre hoje (24) e amanhã (25) os eventos da programação da Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico em Maringá.
Nestes dois dias haverá competições de Atletismo, Halterofilismo e Natação. As provas serão disputadas na Vila Olímpica. A previsão é que participem da competição cerca de 787 atletas, de 10 estados.

Leia mais...

Desvalorizados

"Não é aceitável que o professor tenha em São Paulo o 14º piso salarial do Brasil. Além disso, só 20% da categoria pode receber o bônus. Recebeu, só pode receber de novo dali a quatro anos. Conosco, haverá uma mesa de diálogo permanente. Educação é obra coletiva. A outra face desse problema, é o agravamento da criminalidade."

Do pré-candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, falando sobre a remuneração dos professores de São Paulo.

Leia mais...

Vizinha

"Se eu for candidato e não tiver a ventura de ter a preferência do povo, de ganhar a eleição, como eu pretendo, eu vou apoiar Dilma que é minha vizinha. Todo mundo sabe que eu não vou apoiar o Serra".

De Ciro Gomes, afirmando que não apoiará José Serra.

Leia mais...

Teorias

"Ronaldo fumou a vida inteira e agora descobriram que ele está fumando dois cigarros a mais por dia. Por que isso agora? Temos uma caixinha onde dá para contar quantos cigarros ele fuma por dia. O futebol é assim. Quando alguém não está bem surgem várias teorias".

Do técnico Mano Menezes, do Corinthians, que não gostou de algumas especulações sobre o mau rendimento do atacante Ronaldo nos campos.

Leia mais...

Emoção

Uma cerimônia fechada e simples. Assim foi a missa de sétimo dia de Lady Laura, mãe de Roberto Carlos. O Rei cantou algumas músicas, entre elas, Lady Laura, que ele compôs em homenagem a mãe e chorou algumas vezes, sendo consolado por parentes e amigos.

Leia mais...

Vai espernear

"Só o partido pode me tirar. Vou espernear até terça-feira (27), quando haverá reunião da Executiva do PSB. Ainda estou vivo".

De Ciro Gomes, dizendo que ainda não perdeu as esperanças de ser candidato à presidência da República.

Leia mais...

Bloqueio

O Ministério Público do Paraná pediu o bloqueio de bens de três ex-diretores da Assembleia Legislativa e de um servidor daquela Casa. O valor solicitado para o bloqueio é de R$ 23 milhões de reais. Caso os acusados sejam condenados, o dinheiro servirá para cobrir os prejuízos que eles causaram aos cofres públicos.

Leia mais...

Arrependimento

Um ladrão se arrependeu e devolveu cerca de R$ 26 mil que ele tinha roubado de uma residência. O caso aconteceu em Nova Lima, Minas Gerais e o gatuno arrependido voltou ao local do crime e deixou um pacote com todo o dinheiro que ele tinha subtraído. Seria bom se a moda pegasse e alguns políticos corruptos resolvessem devolver as fortunas que desviam dos cofres públicos.

Leia mais...

Homofobia

Um jornal editado pelo alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP está causando revolta nos meios acadêmicos e também na sociedade. O jornal divulga um convite para uma festa, em que o pagamento para entrar na festa é jogar fezes em um gay. Entre outras coisas, diz o texto "jogue merda em um viado, que você receberá, totalmente grátis, um convite de luxo para a Festa Brega 2010. Contamos com a colaboração de todos."
As autoridades estão investigando para descobrir quem está por trás do discurso homofóbico, já que a mensagem é assinada por um tal de Joãozinho-Zé Ruela.

Leia mais...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Para encerrar bem o dia



O grande compositor e cantor baiano Vicente Barreto cantando os contrastes do Brasil

Leia mais...

Dengue vira epidemia

O mosquito da dengue está tomando conta da cidade. Também pudera! Quando ligamos para a tal Ouvidoria para denunciar um foco, por sinal enorme, a resposta é a seguinte: "Passe protetor e feche as portas e janelas". Método eficaz sem dúvida. Eficaz para quem trabalha com ar-condicionado e pode se dar ao luxo de fechar todas as entradas. Enquanto isso o mosquito prolifera e cada dia mais aumentam os casos. Se você não acredita ou tem dúvidas a respeito leia a matéria do Jornal de Maringá.
Ah, o foco denunciado no número 156, no dia 22 de fevereiro, está cada dia pior. Um lago enorme, com grande quantidade de mosquitos e apesar de já ter vindo um fiscal da Secretaria da Saúde e de um funcionário da prefeitura e terem ficado horrorizados com o que viram, nenhuma atitude foi tomada até esta data. No bairro estão acontecendo dezenas de casos de dengue e até agora o poder público não se manifestou a respeito.

Leia mais...

Inexplicável

Por Miro Pedroso Morais*

Não, não me peça para explicar o que não compreendo e finjo entender. Me veja apenas como uma coisa natural, assim como um abacateiro e sua sombra no quintal. Como crianças, correndo alegres, como pássaros, voando longe ao léu.
Quero ser assim com você. Com você tudo é natural. É assim como andar no mar, correr no ar ou voar no chão. Não ser o centro, não ser o lado, ser um sentimento, uma lembrança, uma saudade, uma esperança, uma certeza, assim como a ressurreição dos dias.
Quer na chuva, quer no Sol.
Você vive dentro do meu tempo há tanto tempo...
É tão natural pensar em você, como transpirar fazendo amor.
Ver a amada distante é como olhar a lua e sentir o luar. E encontrá-la entre tantas é uma alegria maior que a do pescador quando encontra a pérola.

*Miro é poeta em Campinas

Leia mais...

Homenagem justa

A fundadora da Pastoral da Criança, doutora Zilda Arns, recebeu uma homenagem póstuma hoje (23), durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Zilda Arns fazia parte do Conselho.

Leia mais...

Vacina gripe

Começa amanhã (24) a vacinação contra gripe comum para os idosos com mais de 60 anos. Os idosos que forem portadores de doenças crônicas também poderão se vacinar contra a gripe A. A etapa de vacinação contra a gripe comum termina no dia 7 de maio.

Leia mais...

Aliança

O secretário de nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), André Vargas, comentou sobre as possíveis alianças políticas para a campanha eleitoral de 2010. Vargas lembrou que o Democratas (DEM) e o Partido Popular Socialista (PPS), irão apoiar o candidato ao governo do Paraná, Beto Richa e que o PMDB tem candidatura própria, com Orlando Pessuti. “Há um leque de partidos da base aliada ao presidente Lula que tem disposição de apoiar o senador Osmar Dias (PDT) como candidato ao governo, seria lamentável que ele desistisse, já que todos os esforços para que ele fosse candidato foram feitos, pelo presidente Lula e pelo PT”, declarou o deputado.
O secretário informou ainda que as únicas condições exigidas pelo PT para fazer a aliança com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) é respeitar as decisões. “Nós queremos e vamos disputar o Senado com a Gleisi Hoffmann”, comentou o deputado, que ainda disse acreditar que o senador Osmar Dias não vá voltar atrás, na sua decisão sobre a aliança. “Ele assumiu um compromisso com o Paraná, percorreu o Estado, seria muito desgastante para sua carreira política uma renúncia nesse momento” concluiu.
Segundo André Vargas, quando o PDT nacional resolveu apoiar a campanha da pré-candidata à presidência, Dilma Rousseff, colocou o Paraná como prioridade e é por isso que o PT tem feito todo esse movimento no sentido de apoiar e construir um amplo leque de alianças com Osmar e Dilma no Paraná.
Na próxima semana o presidente do PT nacional José Eduardo Dutra deve procurar o presidente do PDT nacional Carlos Lupi, para que sejam feitas as negociações entre os partidos.

Leia mais...

Para descontrair

O rapaz, todo cheio de si, puxa assunto com a mocinha no bar:
– Olá, gatinha. A gente já se encontrou em algum lugar, né?
– Claro! E é exatamente por isso que eu não vou mais lá.

Leia mais...

Ursinho de pelúcia

"Eu acho que o PV está ficando careta, abandonando o seu programa. Ele surgiu no Brasil com uma coragem imensa de colocar questões comportamentais na política, defendendo com muita ousadia uma política de drogas para a redução de danos, defendendo os direitos dos homossexuais. E agora está todo mundo meio aderindo a um comportamento tradicional de se apresentar como ursinho de pelúcia da política brasileira, todos fofinhos, sem arestas, sem levantar nenhuma questão polêmica. Estão caretas, com uma escoliose para a direita, só querem alianças com o DEM. No Rio, o Gabeira está fazendo altos elogios e só quer aliança com o DEM, César Maia. Em São Paulo, há muito tempo tem alianças com DEM e PSDB e assim já em muitos Estados convivendo com o fisiologismo tradicional da política brasileira."

Do ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, mais conhecido como Juca Ferreira, dizendo porque suspendeu sua filiação do PV por um ano.

Leia mais...

Risco de exclusão

"Posso assegurar que se a cidade não cumprir o prazo de início de obras de 3 de maio, passa a ter o risco de exclusão da Copa. A decisão de fazer a Copa em 12 cidades foi do presidente Lula, para que todas as regiões do Brasil pudessem receber jogos, mas a Fifa só precisa de oito cidades, porque são oito os grupos de seleções. Então, nosso plano de contingência é eliminar cidades que não consigam cumprir os prazos."

Do ministro do Esporte, Orlando Silva, ameaçando retirar algumas das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Leia mais...

Voz de Cristo em um mundo desorientado

"O sacerdote deve ensinar “não com a presunção de quem impõe verdades próprias e sim com a humilde e alegre certeza de quem encontrou a Verdade, foi agarrado e transformado por ela e, por isso, não pode senão anunciá-la. O sacerdócio, de fato, não pode ser escolhido por ninguém, não é uma forma de alcançar a segurança na vida, de conquistar uma posição social: ninguém pode oferecê-lo nem buscá-lo por si só."

Trecho do texto de Dom Anuar Battisti - arcebispo de Maringá, publicado esta semana no blog arquimaringa.

Leia mais...

Pelos caminhos do mundo

O gerente comercial Paulo Cesar Cardoso de Oliveira, em Serra da Estrela, em Portugal.

Leia mais...

Flamengo dispensa técnico

O técnico Andrade foi dispensado do Flamengo nesta sexta-feira. O comunicado foi feito pela presidente do Clube, Patrícia Amorim. Cogita-se a contratação de Joel Santana, porém nada foi confirmado até agora.

Leia mais...

Presente do passado



O som brasileiro do baião

Leia mais...

Chuva causa prejuízo no Paraná

O Estado do Paraná foi castigado por fortes chuvas que começaram na tarde de ontem (22). Cerca de 16 cidades tiveram prejuízos e quase 5.000 pessoas ficaram desabrigadas. Os municípios mais prejudicados foram Curitiba, Almirante Tamandaré, Cascavel, Pato Branco, Palmas, Barracão, Araucária, São José dos Pinhais, Marmeleiro, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Campo Mourão e Manfrinópolis.

Leia mais...

Salvador

Salvador
de todos os santos
de todos os becos
de todos os cantos
de todos os cultos
de todas as crenças

Cidade única e mágica
Sua história foi escrita
Com sangue, suor e lágrimas
Também com alegria e festa

Povo valoroso
De fé
Nesta terra de vários deuses e uma só ideologia
A liberdade sempre gritou mais alto.

Pelourinho, triste e lindo
Pode-se ainda ouvir os lamentos dos negros
Profusão de sons que parecem advir de suas entranhas e de seus dorsos chicoteados.

Uma cidade unindo o antigo e o moderno
Suas praias de coqueirais imensos
Decantadas por poetas e trovadores
Com seus fortes e farois a conduzir os marinheiros
Cidade de gente maravilhosa
Com seu falar arrastado e tão cheio de alegria.

Malu Pedarcini

Leia mais...

Reunião do PPS

Segunda-feira (26), às 18h30, na Avenida Paraná, 1343, acontecerá a reunião dos filiados do PPS de Maringá, agora sob a presidência de Ana Estela Codato. Em pauta os informes da reunião do Diretório Estadual realizada em 17 de abril em Curitiba e a escolha dos pré-candidatos às eleições 2010.

Leia mais...

Pelos caminhos do Brasil


A funcionária pública Sonia e sua filha, a advogada Tania Maria, na praia da Barra em Salvador.

Leia mais...

Circuito de Corridas Tecno Sport

Foto divulgação
Já estão abertas as inscrições para a etapa de Maringá do Circuito de Corridas Tecno Sport. A prova maringaense será no dia 13 de junho. Esta é a segunda corrida do circuito, que começou em Londrina, em março. A última fase está marcada para Foz do Iguaçu, em outubro.
A disputa será em percursos de 4,5 quilômetros e 9 quilômetros, nas categorias masculino e feminino. A largada será às 17 horas, na Avenida Papa João XXIII, tendo como cenário a Catedral de Maringá. De lá, os corredores contornarão o Parque do Ingá.
As inscrições para a segunda etapa vão até o dia 8 de junho, nas lojas da Tecno Sport, nos shoppings Avenida Center e Cidade, em Maringá, e no Catuaí, em Londrina. O valor da inscrição é R$ 30,00 (desconto de 50% para corredores com 60 anos ou mais). O atleta também poderá se inscrever pelo site www.circuitotecnosport.com.br.

Leia mais...

Viajam na maionese

Vi ontem o programa partidário do comunista PC do B, também conhecido com o partido da boquinha, dado ao apego que eles têm por um carguinho público. Na mensagem de dez minutos, os outrora vermelhinhos fazem apologia ao governo Lula e dizem que o capitalismo está com os dias contados. Alguém precisa avisar os banqueiros, pois acho que eles ainda não sabem disso. Haja estômago!

Leia mais...

Memórias

Comemoração pelo aniversário de JK em 1961

Leia mais...

Reitoria

E as articulações para a eleição da reitoria na UEM continuam mais devagar que as obras do estádio Willie Davis. Na situação, o virtual candidato fugindo da raia e outro (a) atirando para todo lado. E a oposição mais perdida, que deputado sério na Assembleia Legislativa.

Leia mais...

Pelos caminhos da Cidade Canção

Vista parcial do centro e da praça da catedral

Leia mais...

Ainda está no páreo

"Ele não está fora do páreo ainda. Vai depender de a maioria do partido entender se ele deve ser candidato".

Do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, dizendo que a candidatura de Ciro ainda não foi descartada pelo partido.

Leia mais...

A evolução do beijo

No período da Renascença, o beijo na boca era uma forma de saudação muito comum. Na Inglaterra, ao chegar na casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, sua mulher, todos os filhos e até mesmo o cachorro e o gato.

Leia mais...

Insegurança

Meu correspondente em Londrina está assustado. Diz que a cidade está parecendo Chicago nos anos 30, com a bandidagem deitando e rolando. A população está assustada e com medo. A coisa tá feia por lá.

Leia mais...

Chorinho

Hoje se comemora o Dia Nacional do Choro, uma homenagem ao nascimento do músico Pixinguinha. A data existe oficialmente desde 4 de setembro de 2000, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei proposta pelo senador Artur da Távola e originada por iniciativa do bandolinista Hamilton Holanda e de seus alunos na Escola de Choro Rafael Rabello.

Leia mais...

Diga-me com quem andas

E o Alexandre do Milan caiu como um “pato” na conversa do grande baladeiro Ronaldinho Gaucho. Caiu na gandaia. Com isso perdeu juntamente com o “amigo” a vaga na seleção e agora a esposa. “Diga-me com quem andas, que te direi quem és”

Leia mais...

Penteados para noivas

Confira alguns penteados simples e bonitos para você que vai se casar e quer impressionar.

Leia mais...

Presente do passado



Para aquecer o coração

Leia mais...

Terremoto

Um tremor de terra foi sentido hoje no sul do Chile. O terremoto de 6,1 de magnitude afetou a região de Concepción, a 500 km ao sul de Santiago.

Leia mais...

Nada mudou

E a falta de copos continua na SASC, e agora para ajudar quebrou um bebedouro. Como diz um amigo meu, “não há nada ruim que não possa piorar mais um pouquinho”.

Leia mais...

Cansei

Tiraram de mim o direito de ser candidato. Mas quer saber? Relaxei. Eles não querem que eu seja candidato? Querem apoiar a Dilma? Que apoiem a Dilma. Estou como a Tereza Batista cansada de guerra. Acompanho o partido. Não vou confrontar o Lula. Não vou confrontar a Dilma.”

De Ciro Gomes, dizendo que fará o que o PSB mandar.

Leia mais...

Semelhanças

Quanto mais eu assisto ao excelente programa “A Grande Família” da Rede Globo, mais me convenço da semelhança de caráter do personagem Agostinho com um certo político da região.

Leia mais...

Separação

Após nove meses de casado, o jogador Alexandre Pato confirmou que está se separando da atriz Sthefany Brito. O que parecia ser um conto de fadas não durou nem um ano.

Leia mais...

Hoje é o dia do...

Hoje, 23 de abril, é o Dia do Corintiano, Lei Nº 14.399 de 18/05/07 (Vereador Goulart/PMDB), o Dia Nacional do Choro, o Dia do Síndico, o Dia Mundial do Escoteiro, o Dia Mundial do Livro e o Direito de Autor, instituido pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, em 1616.

Leia mais...

De volta

Depois de uns dias em Salvador, estou de volta. Curti bastante, ri muito, revi lugares bacanas, comi todos os quitutes da terra, conheci pessoas maravilhosas e de quebra, claro, peguei uma cor, pois depois dos temporais que cairam por lá, São Pedro deu uma trégua e os dias foram perfeitos, com muito sol, calor e alegria. Agora é voltar a labuta diária e esperar julho para cair no mundo novamente.

Leia mais...

Benefícios

O trabalhador que parou de pagar a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode conseguir benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Para isso, é preciso comprovar que a doença começou quando ele ainda era segurado.
Neste mês, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul) publicou novas decisões reconhecendo o direito ao benefício de trabalhadores que deixaram de efetuar as contribuições à Previdência. Em dois casos, a causa da interrupção das contribuições era a doença.
Em 2008, a AGU (Advocacia-Geral da União) editou uma súmula (entendimento unificado sobre um tema) reconhecendo esse direito, que deve ser concedido até no posto do INSS. Se o órgão negar, o segurado deverá entrar com uma ação na Justiça.

Fonte: Agora SP

Leia mais...

Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-palatal

Por Priscila Trezza*

A AFIM – Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-palatal de Maringá – é uma entidade sem fins lucrativos, que atua em Maringá desde 1987, e oferece atendimento às pessoas com fissura labiopalatal.
A fissura labiopalatal é uma malformação congênita, isto é, um defeito que surge durante a gravidez, que ocorre pela falta de fechamento de estruturas da boca e do nariz, gerando comunicação entre eles. Pode ser de graus variáveis, com consequências proporcionais ao seu tamanho. As cirurgias de correção são feitas em centros especializados, fora de Maringá. Porém, além das cirurgias, o indivíduo fissurado precisa de tratamentos contínuos e longos, tais como o odontológico, o fonoaudiológico, o psicológico, entre outros.
A AFIM oferece estes tratamentos complementares à cirurgia, de forma gratuita. Atualmente, possui cerca de 600 pacientes cadastrados, de Maringá e cerca de 80 municípios da região. Oferece os serviços de assistência social, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, nutrição, pedagogia e ortodontia.
Quando tratado adequadamente, o indivíduo fissurado pode ter reabilitação total, com vida absolutamente normal e plena. Porém, se não tratado, pode ter sequelas que comprometem sua vida profissional, afetiva e social.
A AFIM subsiste de doações e promoções, como esta barraca da Festa da Canção. Se quiser saber mais ou se interessar em ajudar, a associação está sediada à Rua Pitanga, 463, Jardim Tropical, próximo ao HU. O telefone de contato é 3225-1785 ou 3265-7851, ou pelo e-mail afim_maringa@yahoo.com.br.

*Priscila Trezza é fonoaudióloga e é voluntária na AFIM

Leia mais...

A importância da Organização por local de trabalho (OLT) na luta dos trabalhadores

O SISMMAR realiza neste sábado (24), de 8 às 12 horas, o Seminário “A importância da Organização por local de trabalho (OLT) na luta dos trabalhadores”. O evento acontece no Plenarinho da Câmara Municipal e é voltado aos servidores públicos municipais de Maringá.
A organização dos trabalhadores por local de trabalho é uma proposta bem sucedida da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A diretoria do SISMMAR pretende implantar esta ideia em Maringá e está mobilizando a categoria.
Um dos primeiros passos para implantação da OLT será a realização deste encontro com a categoria. A segunda etapa será a eleição de um representante dos trabalhadores em cada setor que será o interlocutor entre o seu local de trabalho e o Sindicato para, juntos, buscar melhorias e lutar pelas reivindicações de toda a categoria.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3269-1782 ou 8431-1174.

Leia mais...

Fundo Arquidiocesano de Solidariedade

Ontem (22), no salão da paróquia Santo Antônio em Maringá, foi feito o repasse oficial dos recursos dos projetos aprovados pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, referentes à Campanha da Fraternidade de 2009.
Na oportunidade, foi lançado o novo edital para os projetos da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, com o tema Economia e Vida, e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Os projetos beneficiados pela CF 2009 na Arquidiocese de Maringá são:

Projeto 1: Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá.
Titulo do projeto: Indígenas na Universidade
Valor aprovado: R$ 3.735,10

Projeto 2: Paróquia Jesus Bom Pastor, Paiçandu.
Título do projeto: Espaço Sagrado nas Escolas
Valor aprovado: R$ 6.500,00

Projeto 3: Ação Social Santa Rita de Cássia, Maringá
Título do projeto: Arte Capoeira
Valor aprovado: R$ 4.860,00.

Projeto 4: MPA – Movimentos dos Pequenos Agricultores, Mandaguari.
Título do projeto: Produção de Alimento sem Agrotóxicos e Comercialização Solidária, Como Ponte de Aproximação Campo e Cidade.
Valor aprovado R$ 2.768,00.

Projeto 5: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Grupo Bom Samaritano, Maringá
Título do projeto: Viabilizando o Curso de Corte e Costura
Valor pedido e aprovado R$ 3.000,00.

Projeto 6: Coopercanção – Cooperativa de Materiais Recicláveis dos Conjuntos João de Barro e Santa Felicidade, Maringá.
Título do projeto: Apoio aos Catadores de Material Reciclável Como Forma de Combate à Exclusão Social e a Violência.
Valor aprovado: R$ 2.500,00

Projeto 7: Colégio Estadual Cora Coralina, Sarandi
Título do projeto: Rádio Local Estudantil
Valor aprovado R$ 9.285,00

Projeto 8: Delegacia de Policia de Maringá
Título do projeto: Implantação de psicoterapia para adolescentes que abusaram sexualmente de crianças ou adolescentes.
Valor aprovado R$ 5.000,00

Projeto 9: Paróquia São Paulo Apóstolo, Sarandi
Título do projeto: Prevenção e apoio psicológico aos dependentes químicos
Valor aprovado R$ 5.720,00

Leia mais...

Só prendiam pobres

"Eu acho que ficou visível que nunca antes na história desse país houve caso de prisão de governador, prefeito, deputado, empresário e banqueiro. Não que os políticos ou empresários sejam as pessoas que comentem mais malfeitos. No Brasil, antes só se prendia os pobres, as pessoas de menos recursos e menos poder. Hoje não, o governo mostrou que ninguém está acima da lei".

Da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, falando sobre como a corrupção era tratada antes do governo Lula.

Leia mais...

Sem apoio do partido

O PSB não vai ter candidado próprio à presidência da República. A decisão vai ser anunciada na próxima semana e segundo a cúpula do partido, a aliança com Dilma está em franco progresso, o que inviabilizaria uma possível candidatura de Ciro Gomes.

Leia mais...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Para encerrar bem o dia


Maysa, em uma interpretação magnífica da música de Jacques Brel

Leia mais...

Presente do passado



Do negro "Ebano" Luiz Melodia

Leia mais...

Correndo o trecho

Depois da maratona pelo Norte Pioneiro, na semana passada, Beto Richa (PSDB) volta à estrada para uma viagem a 21 municípios do Noroeste, a partir de Xambrê, no dia 28. O roteiro terminará em Umuarama, no dia 30, onde o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela promoverão uma audiência pública para discutir Plano de Governo. “Estamos fazendo uma caminhada por todo o Paraná para construir um amplo projeto de desenvolvimento social e econômico sustentável, que contemplará todas as regiões do Estado”, diz Richa.“Nossa relação é de confiança com a população do Paraná, respeitando o sagrado direito do cidadão de decidir sobre seu futuro.”

Leia mais...

Frase canalha do dia

“O amor é a ilusão de que uma mulher é diferente da outra.”

Leia mais...

Vai, Curingão, vai


Do blog do Juca Kfouri

Leia mais...

Por aclamação

Pelo andar da carruagem e o alvoroço dos tucanos, Beto Richa acha que vai ser eleito por aclamação. Oito em cada dez deputados estão com o bonitinho, a cada dia que passa mais prefeitos aderem a sua candidatura e agora fala-se até na desistência de Osmar Dias em favor de Richa. Mas plano de governo que é bom, nada. Necas de pitibiribas.

Leia mais...

Tigrão

Pelo visto, Osmar Dias assumiu mesmo a alcunha de tigrão que o deputado André Vargas(PT) lhe concedeu. Ele rugiu com o presidente Lula e conseguiu abortar uma visita que a presidenciável Dilma faria aqui no estado. O homem ainda tem prestígio e força política.

Leia mais...

Presente do passado



A linda voz de Karen Carpenter

Leia mais...

Charge


Charge do Simon

Leia mais...

  © GAZETA MARINGAENSE O PORTA-VOZ DA COMUNIDADE. template Configurado por Carlos Jota Silva 2010

Voltar ao TOPO